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10 dicas quentes para você criar a história do seu personagem de RPG

O que dá vida para seu personagem de RPG? Como é possível expressarmos o melhor de nosso personagem? Como podemos deixá-lo coerente?

Nesse post eu quero te trazer as dicas que eu uso na criação dos meus personagens para minhas mesas de RPG e para NPCs também!

São dicas que podem parecer simples, mas a diferença entre um personagem raso e sem graça, e um personagem profundo e memorável está nos detalhes.

Detalhes que envolvem história!

Você já parou para pensar que você é hoje o resultado da sua história? Você é o resultado de tudo que aconteceu, como você reagiu e das decisões que tomou?

Pois é! Você é o resultado da sua história. Uma história que você cria diariamente. O fato de estar lendo este post faz parte da história que está criando, sobre quem você está se tornando.

Profundo, não é mesmo?

É para você entender o quanto uma história pode impactar seu personagem e a sua interpretação!

Nós vamos falar de 10 detalhes importantes para seu personagem:

  • Origem
  • Família e Antecedentes
  • Motivações
  • Personalidade
  • Ideais
  • Fraquezas
  • Decisões
  • Amigos
  • Mentores
  • Evolução

Faz sentido para você? Continue lendo…

Origem

Onde seu personagem nasceu? Qual era o clima e o terreno? Nasceu na cidade, em uma vila ou foi encontrado na floresta?

Parece bobo pensar nisso, mas a nossa origem define muitos dos recursos que temos ao longo da vida. Não falo só de recursos financeiros, há também emocional, físico, mental e espiritual, por exemplo.

Se você assistiu Perfume – A história de um assassino – você pode perceber que ao nascer no meio de uma feira, no meio do mau cheiro, no meio de diversos estímulos olfativos, Jean-Baptiste Grenouille desenvolve uma capacidade incrível de sentir cada nuance do ambiente e se tornou um excelente perfumista.

Mogli, o nascido da floresta é acolhido pelos animais e com eles desenvolve um relacionamento profundo, eles se tornam amigos e protetores entre si.

Batman, nascido em berço de ouro na cidade gótica e sombria desenvolve seus contatos e recursos para criar um herói, ele próprio, mais forte e capaz de derrotar seus inimigos que são cada vez mais fortes (e loucos).

Então, te pergunto: De onde o seu personagem veio? Qual era a situação de seu nascimento? O que faz esse lugar ser tão especial na vida dele?

Essa família de bebês fofos tem todos os direitos reservados ao artista Leonardo Vitti.

Família e Antecedentes

Quem você seria sem seus pais? Aliás, até com a ausência deles? Quem substituiria? Quem são seus avós, irmãos e tios?

Você é uma somatória de todos os aprendizados da sua vida, principalmente até os 7 anos de idade. Até esse momento você só “suga” informação do mundo, a partir dos 7 você começa a questionar o mundo e entender como as coisas funcionam.

Com seu personagem é a mesma coisa! Quem são seus pais, avós e parentes? Como eles influenciam no seu personagem?

Wurg Brotën, um personagem recente, criado para jogar o evento de Halloween do Heróis de Papel, é um meio-orc que teve seu pai assassinado, sua mãe torturada e morta. Porém, foi criado pela Rainha como seu filho. Aprendeu arte, música e como guerrear com os principais protetores do reino.

A morte de seus pais deixou uma cicatriz em sua alma, que faz ele achar que os “mortos são sortudos” e que ele tinha que sofrer nesse mundo a saudade com pequeno flashs de algo que não lembra.

A rainha, desenvolvendo Wurg nas escondidas, o transformou em um quase lord, porém não deu tempo de ensiná-lo sobre o mundo fora do castelo.

Esses acontecimentos fazem Wurg ser um personagem bondoso, respeitoso, com conhecimento das artes, um meio-orc que prefere a paz e não a guerra. Um cavaleiro que veste a armadura do reino com orgulho, mas que não sabe se relacionar com as pessoas agora que está em aventuras.

Divertido pensar nas ações históricas e consequências, não é mesmo?

Então fica para seu pensar: O que a família de seu personagem deixou para ele de legado? Quais são os ensinamentos que permeiam a vida dele até hoje?

Crie o passado e desvende o futuro!

Motivações

A gente se move no mundo porque temos um motivo, também podemos chamar de propósito!

Eu escrevo aqui por uma motivação interna que me faz digitar e querer compartilhar meu conhecimento contigo.

Assim como na vida, no jogo seu personagem precisa ter uma razão para se mover, mesmo que o motivo seja encontrar seu propósito. Faz sentido?

  • Por que ele aceita o contrato?
  • Por que ele irá na caverna com o grupo?
  • Por que ele quer salvar a cidade?
  • Por que ele irá assassinar o tirano?
  • Por que ele quer ouro?

Lembre que não é o jogador que quer algo, mas o personagem que tem uma motivação dentro de si. Saiba separar, nada de metajogo!

Esse, para mim, é uma das principais dicas! Dê um motivo para as pessoas se moverem.

Personalidade

Ok. Só pelos passos anteriores já é possível entender bem seu personagem e como ele atua no mundo, ou seja como você irá interpretá-lo.

Porém, são suas percepções desse mundo que definem como você age.

Personalidade, uma vez me disseram que tem como significado Realidade Pessoal. Nessa percepção de mundo se constrói um movimento interno.

Se você enxerga o mundo com o copo meio cheio, otimista, gosta de se relacionar com pessoas e acredita que a vida tem o melhor para te oferecer, sua personalidade será como? Será de uma pessoa feliz e que está disposta a ajudar os outros? Uma pessoa que segue com coragem frente aos desafios?

Observa um mundo mais pessimista, com medos, onde nada é justo, nada se encaixa (nem o próprio personagem) e que tudo é ruim. Qual personalidade teremos? Um grande reclamão e briguento, ou um bully que quer machucar os outros?

Todos os direitos reservados à Sarah Petruzzi. Trabalho maravilhoso dela!

Para e pense por alguns instantes: como meu personagem reage nesse mundo? Como ele se sente sendo quem ele é? Está confortável ou desconfortável? Feliz ou triste?

Ideais

Junto com a Personalidade (acima) é importante a gente entender os ideais do seu personagem. No que ele acredita? O que ele defende?

Aqui é bem legal a gente entender quais são suas crenças e valores.

Alguns exemplos de pergunta que você pode se fazer:

  • O que ele defende com unhas e dentes?
  • Em que acredita sobre o governo do seu cenário atual?
  • O que significa parceria e amizade?
  • Quais são os grupos em que participa ativamente?
  • Como ele enxerga o uso de armas e sangue?
  • Do que ele gosta de se alimentar?
  • Quais são suas preferências?

Pegue as informações que o mestre da campanha te enviou e analise os pontos. Sinta e perceba o que seu personagem pensa sobre local, pessoas, sua condição atual, seus colegas de jornada e etc.

Esse dá um pouco mais de trabalho, mas é lindo ver um meio-orc vegetariano em uma taverna ou um gnomo querendo entrar em batalha, talvez um robô cyberpunk tunado que é contra o aprimoramento e assim vai.

Como seu personagem reage a tudo isso?

Sua criatividade e sua experiência de vida irá te ajudar muito nessa parte, pois falar de crenças exige bastante maturidade.

Fraquezas

Sabe o que nos torna realmente humanos?

Você tem ciência o que faz os outros se vincularem com a gente?

A dica está no título: Fraquezas.

Nossas forças e talentos nos impulsionam na vida, nos dão destaque e ajudam em nosso crescimento, porém são as fraquezas que fazem as pessoas se vincularem umas com as outras.

São nos momentos de vulnerabilidade que a conexão acontece.

É no momento que você aceita um ponto fraco seu, que você começa a superá-lo e inspira as pessoas ao redor a fazerem o mesmo.

Você começa a abraçar seus monstros ao invés de lutar contra ele e isso lhe dá forças para vencê-lo.

Seu herói tem uma baixa destreza? Dê um problema de mobilidade para ele. Verá seus companheiros o ajudando.

Um personagem com inteligência baixa? Faça-o não entender o que aprende, deixe-o mais lento no raciocínio, até sua fala mais lenta.

Quer carisma baixo? Experimente um herói arrogante ou um personagem quieto, tímido, silencioso.

Um velho sábio tem sua fraqueza no corpo, dificuldade de locomoção, mas isso não o impede de ser um grande herói com suas magias. Todos os direitos da ilustradora Anastasia Ovchinnikova.

Nos jogos essas falhas são carismáticas. Na vida é um pouco mais complexo de lidar, mas lembre que é a partir da vulnerabilidade, em lugar seguro, que conexões e o poder aparecem.

Decisões

Você é feito no mundo de carne, osso, sangue e algumas coisas a mais. Porém, na sua mente e na sua história você é feito de decisões!

Sua história é um conglomerado de decisões e resultados. Cada decisão que tomou teve uma reação do mundo logo em seguida. Assim como o jogador fala sua ação para o mestre e esse narra o que aconteceu. Na vida você decide ler um post de um blog para melhorar seus personagens e pode acabar refletindo sobre si próprio, não é mesmo?

Cada movimento traz uma consequência!

Movimento? Sim. Decisão é o ato de escolher e tomar uma ação. Não adianta pensar: vou criar uma mesa de RPG para ensinar os meus amigos e não fazer nada. Tem que pensar na mesa e já postar no nosso quadro de missões no nosso servidor do Discord e ver quem jogará contigo.

Faz sentido tudo isso para você?

Se seu personagem, no passado, tomou a decisão de enfrentar o Rei, ao invés de se subordinar, talvez tenha causado o efeito dele ser preso ou expulso.

Pode ser que ele tenha escolhido fugir de uma donzela apaixonada e acabou em monastério onde aprendeu as artes marciais mais formidáveis.

O que sua imaginação pode criar para seus personagens?

Pense nas escolhas que fizeram e nas consequências. Isso deixará seu personagem tão profundo que será até difícil se desconectar dele depois.

Amigos

Assim como na família, nós temos amigos que influenciam a nossa jornada. O que seria de Frodo, sem o Sam? Talvez sem até Pippin e Merry?

Nossos amigos são nossos apoiadores, nossos parceiros, nossos ajudantes. Além das pessoas na Party, quem são os amigos que influenciaram a vida do seu personagem?

Até, talvez, ele não tenha amigos e isso também faz parte!

Olha essa reprodução da foto Man at Lunch do ilustrador Rudy Siswanto, que tem todos os direitos reservados para essa imagem.

Então coloque na sua história do seu personagem o papel desses amigos e quem são. São as famosas conexões também!

Lembre que você não precisa escrever um livro, você só precisa ter tudo claro em sua mente.

E outra coisa importante para colocar aqui também são os inimigos do seu personagem. Pessoas que ele não quer ver perto. Lembre de contar o motivo para esse desvínculo.

Mentores

Aqueles que passaram na sua vida e te deixaram conhecimento ou experiências valiosas. Pessoas que te desafiaram a você ser maior, melhor e mais de você mesmo.

Os mentores são pessoas que estimulam o início da Jornada do Herói, são eles que dão esse pequeno empurrão para que você cresça e se desenvolva.

Eles aparecem e somem, como o Mestre dos Magos, o mentor de a Caverna do Dragão. Dando dicas e acreditando no seu potencial.

Pode ser que seu personagem só tenha um mentor, talvez tenha mais de um ou então não tenha nenhum. O importante é parar para refletir sobre quem ensinou tudo o que seu personagem sabe?

Algumas vezes os pais fazem o papel de mentor, outras vezes são os amigos e algumas outras um livro encontrado na masmorra do castelo.

Pense e crie as situações e aprendizados.

Evolução

Essa dica já não faz parte da preparação em si, mas faz parte do que irá acontecer com seu personagem ao longo do caminho.

Seu personagem irá passar por várias situações e cada uma delas terá um impacto em como ele vivencia o mundo. Em como ele pensa, percebe e reage. Faz sentido?

As vezes você cria um personagem que não gosta de sangue, mas que é obrigado a batalhar com os amigos para não morrer, e isso pode mudar as crenças (lá de cima) que ele tinha sobre sangue e morte.

Saiba que seu personagem evoluí a cada jogada e não é só de XP, mas de personalidade. Ele vai amadurecendo e você vai pegando os jeitos dele muito melhor.

Eu digo que na primeira sessão eu aprendo sobre meu personagem, na segunda ele começa o processo de se transformar, pois a vida é assim, não é? Cada aventura nos transforma, deixando a gente um pouquinho mais diferente do que quando entramos.

Seu personagem!

Agora é sua vez de criar o seu personagem mais profundo e memorável.

Lembre que não é necessário escrever uma bíblia se não quiser, você pode simplesmente anotar os pontos e apresentar para o seu mestre, para ver se tem coerência com a história e para ele criar ganchos para seu personagem.

Se divirta e entretenha seus parceiros de mesa!