13 dicas essenciais para mestre de RPG iniciante
Se você está começando a sua aventura para se tornar um mestre de RPG, seja num vôo solo ou participando da Academia de Mestres da Nuckturp, talvez você queira algumas dicas rápidas e essenciais para aprimorar sua habilidade de mestrar rapidamente.
Quando comecei minha jornada como mestre de RPG tive dois momentos importantes: quando me aventurei pelas florestas escuras do aprendizado sozinho e quando encontrei o mestre Vitão, o mestre Marcel e outros mestres que me ajudaram iluminando meu caminho.
No primeiro momento foi muito importante bater a cabeça e perder jogadores, como conto aqui na página de vendas da Academia de Mestres da Nuckturp. Pois foi onde testei minhas habilidades e o que eu acreditava que era esse processo.
No segundo momento, foi importante ter pessoas com mais experiência ao meu lado, pois me ajudaram a rapidamente ver minhas falhas e aprimorar quase que instantaneamente meu jeito de mestrar. Assim, garanti que jogadores ficassem interessados na minha mesa e eu pudesse continuar me desenvolvendo constantemente.
Sim, ser um mestre de RPG é um processo de aprendizado constante! A gente ganha XP e sobe de nível a cada sessão e a cada campanha que entregamos, não é mesmo?
Dicas essenciais para mestre de RPG iniciante
Essas são as dicas que aprendi ao longo da minha jornada e que hoje, ensinamos na Academia de Mestres, em nossas lives e para todos aqueles que querem aprimorar na sua arte de narrar jogos de RPG.
01. Você não precisa saber todo o sistema de cor.
Uma das principais armadilhas para o mestre de RPG iniciante é achar que ele precisa saber TUDO de cabeça. Não, ninguém é tão gênio para saber as regras em sua completude. Além disso, você pode se aproveitar dos próprios jogadores para aprender com eles. Assim, você consegue criar um ambiente de cooperação e co-criação.
Porém, é importante saber duas coisas nessa dica:
a. Você é o mestre!
Se você acredita que a regra A ou a regra B fazem mais sentido dentro do seu jogo, se você quer inventar suas regras, está tudo bem! Os bons jogadores são aqueles abertos e flexíveis aos devaneios do mestre. A única coisa que você não pode corromper de jeito nenhum é a confiança dos jogadores. Se você os enganar ou mudar as regras para ferrá-los ou para ajudá-los, tome cuidado. Existe uma linha tênue entre ajustar o jogo para servir a narrativa e ajustar o jogo para servir a você.
Você é o mestre e as regras são suas, porém como um bom líder, você precisa ser coeso e tudo estar perfeito dentro do cenário criado. Ok? Faz sentido para você?
b. A história é mais importante do que a regra.
O que será lembrado após anos da experiência de você como mestre de RPG na mesa em que irá mestrar? Todos irão lembrar do mestre incrível que fez uma história onde todos se engajaram, tomaram decisões e que trouxe várias elementos incríveis. É disso que as pessoas lembram, não é se você usou perfeitamente as regras XYZ.
Por exemplo, eu mudo as regras dos sistemas que eu jogo para que se adaptem ao meu estilo narrativo e ao ritmo da história. Veja aqui o motivo de eu mudar algumas regras e cenário de Cyberpunk 2020.
Na Academia de Mestres de RPG da Nuckturp nós ensinamos que a nossa última preocupação é o sistema. Para entender isso você pode fazer parte da Academia de Mestres ou comprar a apostila completa do que ensinamos.
02. Você não conta a história sozinho.
Primeiramente é importante você entender que a história é narrado por você, mas não contada por você, caro mestre de RPG. Essa é uma diversão em grupo onde você narra os eventos, as situações e descreve o cenário, ambiente e atitudes dos NPCs, mas quem domina o protagonismo e decide o caminhar são os jogadores.
Geralmente eu começo uma campanha apenas com o prólogo e algumas alternativas, porém os jogadores que decidem para onde querem ir. Se eles escolherem uma opção totalmente diferente do que eu havia imaginado, está tudo bem. Agora é confiar na minha imaginação e deixar o jogo fluir.
Ninguém irá criticá-lo por uma pequena pausa para pensar e criar rapidamente um local ou NPC. Saiba disso. É um jogo de amigos e não um campeonato de julgamentos e críticas. Fique tranquilo e narre no seu tempo. Assim você permite uma evolução gradual das suas competências como mestre de RPG.
Para One-Shots eu já uso um pouco mais de ambientes controlados, usando barreiras reais que impedem o avanço dos personagens, como na próxima dica.
03. Comece em lugares fechados.
Essa dica eu aprendi com o mestre Vitão! Pois eu era um mestre que sempre se estressava com as dezenas de possibilidades de caminhos dos jogadores de ficarem numa taverna. Eu ficava doido em ter que preparar tudo ao redor dos personagens e investia HORAS criando tudo, para que os jogadores fizessem outra coisa, além do que eu criei.
Então, após um tempo, entendi que a melhor maneira de começar é em um lugar fechado. Pode ser uma caverna, um prédio, um corredor e assim por diante. Portanto, você usa as barreiras físicas do ambiente para impedir o devaneio dos jogadores para outro lugar. Dessa forma eles começam tendo que sair do local ou algo do gênero.
Decerto você pode até achar besta essa dica, mas deixa eu te dizer o que acarreta essa estratégia:
- União dos jogadores logo no início! Pois com um objetivo comum eles precisam se unir para sair. Dica para os mestres, crie desafios que sejam necessários o uso da habilidade de todos os personagens, para todo mundo brilhar. (Veja a dica 07)
- Oportunidade dos jogadores e seus personagens se conhecerem. Não saia colocando desafio logo nos primeiros segundos, deixe por uns 15 minutos rolar interpretações para cada um calibrar a si mesmo e para que os personagens interajam entre si.
- Você não precisa preparar dezenas de locais e NPCs, você sabe o que vem pela frente. Depois, nas próximas sessões, você já terá entendido um pouco mais sobre o estilo de jogo de cada um e pode calibrar o estilo de jogo com eles.
Existem outras, mas vamos deixar para outro post futuro falando só de lugares fechados no RPG.
04. Excesso de preparação na funciona.
Um dos principais erros que cometi no começo! Apesar de sempre acreditar no meu potencial de improviso, minha insegurança me levava a preparar dezenas de possibilidades locais e NPCs para todo o lado. Assim eu passava horas debruçado sobre uma sessão, às vezes mais horas do que a própria sessão para criar todos os NPCs, ambientes e situações pelas quais os jogadores poderiam passar.
Porém, em 99% das vezes os jogadores faziam algo diferente do que eu montei. Uma vez cheguei a montar 27 possibilidades distintas de sair de um ambiente. Eu queria estar preparado! Embora eu tivesse pensado em tudo, eles fizeram algo diferente!
Desse dia em diante eu decidi que não ia mais preparar uma sessão e cometi o erro da dica 05.
05. 100% no improviso TAMBÉM não funciona.
Decidido a improvisar minhas campanhas, percebi que nem sempre só o improviso funciona. A gente fica perdido e não sabe o caminho. Além disso, a gente perde a coesão e transforma uma potencial diversão em algo chato e difícil de engajar.
O improviso é algo magnífico e uma habilidade que todo mestre de RPG deve desenvolver. Na Academia de Mestres a gente dá umas desafiadas em nossos mestres-alunos e sempre nos surpreendemos com a rápida capacidade de adaptação de TODOS.
O que é improviso, de verdade?
O improviso é a nossa capacidade de extrair de nossas memórias, o que chamamos de biblioteca mental, todas as referências para criar algo novo ou trazer uma releitura de algo que já vivemos, assistimos ou lemos. Portanto, improvisar é usar tudo aquilo que já está na sua cabeça ao seu favor.
Assim, ler, assistir séries e filmes, observar outros mestres narrando e jogar RPG com vários mestres diferentes pode enriquecer de forma poderosa sua biblioteca mental e alavancar sua capacidade de improvisar.
Entretanto existe um ponto importante: o improviso pede coragem, pois a insegurança, o medo do julgamento e da crítica causam o “branco”. Porém, saiba que no RPG, todos jogam e isso é incrível para nós mestres que podemos usar as ideias dos jogadores para criar NPCs e lugares instantaneamente.
Experimente usar:
- “Estamos na sua casa? Descreva o local que você vê.”
- “Você usa essa arma? Descreva como ela é e seu poder.”
- “Como é essa amante que tem o coração de seu personagem? Como ela se veste, quais características chamam a atenção do seu personagem?”
- “Quais sentimentos você sente ao estar aqui?”
- “Como seria a cidade ideal para seu personagem?”
Percebe que os elementos criativos também podem ser participados pelos jogadores?
Aprimorando a biblioteca mental do mestre de RPG
Se você quiser ser um bom mestre e conseguir improvisar bastante, que tal começar a ler e estudar coisas sobre o seu cenário? Você já sabe que eu curto narrar Cyberpunk, certo? Então o que eu leio? As obras de William Gibson (o Pai do Cyberpunk), assisto filmes como Blade Runner e séries como Altered Carbon.
Além disso, eu aconselho você a criar o seu próprio cenário na sua mente. Assim, tenha em mente os detalhes do cenário, o que está em qual lugar. Pois com essa visão mental, você também pode puxar rapidamente elementos de um lugar e de outro para ajudar a criar a narrativa ideal para seu jogo.
06. Construa a partir de imagens.
Uma das práticas mais discutíveis e interessantes é a de como formamos a nossa criatividade e usamos recursos visuais nas mesas de RPG. Eu, como mestre de RPG, aprendi que a gente tem duas formas de buscar referências e ilustrações na internet para usar em nossas mesas.
O método 01 usa mais uma criatividade interna, pois você irá imaginar o que está criando e irá buscar imagens que condizem com o que você criou. Entretanto esse é um processo que pode ser frustrante, porque encontrar as imagens certinhas na internet é complicado. Tive vários personagens e lugares que eu nunca consegui encontrar uma ilustração por mais que eu buscasse por horas! Pior que esse é o método que a gente usa para criar o nosso instagram. É muito demorado! Porém é ideal para quem cria seus próprios cenários e sistemas.
O segundo método é mais versátil, pois você faz o contrário. Você busca as imagens na internet que quer e depois cria o personagem em cima do que está vendo. Assim, você também explora sua criatividade, mas com chaves visuais que podem facilitar sua criação. Além disso, é muito mais rápido criar o que precisa.
Embora a criação não seja 100% sua, a não ser que saiba desenhar ou seja um ilustrador, é mais fácil de encontrar elementos e usá-los ao seu favor. Um corredor cheio de sangue, pode virar uma história de terror dentro de um bunker. Uma garotinha com as mãos coloridas no vidro pode se tornar a história de um resgate corporativo ou a história da busca dos pais e assim por diante.
Exercício de casa
Entre no pinterest e comece a buscar imagens como fan art ou ilustração e etc. Escolha um personagem ou cenário e conte a história sobre ele. Assim, você exercita o seu improviso e sua habilidade criativa nata. Então pegue papel e caneta, ou seu programa de escrita favorito, e comece a escrever algumas ideias.
07. Diversão é quando TODOS participam.
Dizem que a verdadeira felicidade só acontece quando ela é compartilhada, você concorda? E a diversão é maior quando todos os envolvidos participam, não é mesmo? Por isso em outro post escrevi que o jogador não deve ser um NPC em uma mesa de RPG. Porém é do mestre, na minha visão, gerenciar o jogo e a participação de todos os jogadores.
Por isso eu tenho algumas manias que eu uso durante o jogo, como por exemplo, chamar os jogadores que estão quietos e só acompanhando o grupo. Como mestre de RPG, meu objetivo é ser curioso sobre o que os personagens em minha mesa pensam e sentem, pois suas ações derivam dessas duas coisas.
Se a gente se sente inseguro e com medo, o personagem foge ou se esconde. Se ele pensa que vai ganhar e quer tal coisa, ele vai agir para tal. Por isso, é importantíssimo perguntar aos jogadores o que seus personagens estão sentindo ou pensando.
Além disso, também chamo o jogador quieto e pergunto o que seu personagem está fazendo nesse momento? Interrompo todo mundo até que o jogador aceite e respeite sua própria voz e diga o que está acontecendo com seu personagem naquele momento. Dessa forma ele “volta ao jogo” e percebe que sua decisão ou fala não será julgada ou criticada – medo que percorre alguns iniciantes no mundo do RPG.
O mestre de RPG controla a mesa de luz
Como o RPG é um teatro mental, o diretor desse teatro pode ser o mestre! Decerto ele também pode ser o controlador da mesa de luz e dizer qual personagem irá se expressar naquele momento. Essa é uma técnica que nossos alunos da Academia de Mestres amam aprender e que faz muita diferença na mesa. Embora algumas pessoas gostam de ficar mais quietinha, é essencial perguntar, através da curiosidade, o que cada personagem está fazendo ou pensando.
Então, lembre-se de que todos podem estar ativos na mesa. Você como mestre de RPG pode regular o “quanto” cada um fala. Aquele que fala em excesso pode ser convidado a falar menos e aquele que fala pouco pode ser chamado a se expressar mais. Você calibra o andar da carruagem.
No ambiente online, a gente incentiva o uso das câmeras, pois assim, você mestre, pode ficar de olho nas pessoas e perceber se estão dentro, interessadas e participativas, ou se estão comprando passagem na Hellmanns Tour para viajar na maionese.
Aff… perdi os créditos com essa última piada. :p
08. Comprometimento começa com o mestre de RPG.
A gente sempre espera que nossos jogadores respeitem o tempo e cheguem cedo, estejam presentes e assim por diante. Porém a gente como mestre de RPG faz o mesmo? Com o passar dos anos, percebi que os jogadores correspondem identicamente ao mestre.
Se o mestre atrasa, os jogadores começam a atrasar. Porém, se o mestre é pontual, eles também são. A energia e o engajamento dos jogadores é diretamente proporcional ao empenho e engajamento do mestre. É incrível ver essa sinergia.
Assim, quando um mestre veio perguntar para a gente, por que ninguém estava aparecendo em sua sessão, devolvemos a pergunta. Como você se coloca nessa sessão? Qual é o seu nível de comprometimento?
Lembre que nós somos a causa de tudo que acontece em nossas vidas. Somos o início e o fim. E assim é o jogo de RPG. Se você não assume a autorresponsabilidade e entende que seus jogadores são reflexos da sua postura como mestre de RPG, então você não irá evoluir nesse quesito e estará sempre em falta.
Coloque isso dentro do seu jogo
- Use o seu aplicativo de calendário/agenda favorito e já marque todas as sessões. Dessa forma, ninguém vai ficar ocupando horário de jogo com outros eventos. Não importa a idade, profissão ou status social. Organização é o primeiro sinal de evolução e sucesso.
- Crie eventos para seus jogadores entre sessões. Mande um pedaço de lore (sabedoria popular) do seu cenário ou de um personagem para eles se entreterem. Envie um mini conto ou alguma história. Semelhantemente envie coisas que irão distrair e ajudar os jogadores a se engajarem com a narrativa das sessões.
- Seja pontual! Portanto comece a sessão na hora ou já comece a fazer a revisão da sessão anterior na hora que falou. Dessa forma os atrasados irão perder o começo e irão repensar sobre o atraso para a próxima sessão.
09. Você não é pai de ninguém. Você é mestre de RPG.
Durante os jogos de RPG é possível que haja conflito de ideias e interesses entre jogadores. Isso é normal, visto que somos humanos e não estamos aqui para agradar todas as pessoas com quem interagimos, certo? Então em alguns momentos, se você for um Mestre de RPG Paizão, talvez você irá ajudar seus jogadores a extraírem o melhor de seus personagens. Além disso, você também ajudará aqueles que não conseguirem se entender muito bem, pois a harmonia de todos é importante para o bom andamento do jogo.
Como mestre de RPG, você só precisa ter cuidado para não entrar a fundo nos conflitos. Saiba ser um líder aqui! Esse é um dos 3 pilares que a gente reforça constantemente na Academia de Mestres. Você pode conversar com todos os envolvidos e sentir a temperatura da treta, mas é seu dever, como líder definir se os jogadores podem participar juntos ou não daquele jogo.
Seja imparcial e se tiver um jogador conflituoso, convide-o para sair. Simples assim!
Portanto, lembre do seu papel de líder. Você não está lá para agradar a todos e ser amigo de todos, mas sim para garantir que todos se divirtam com saúde mental, emocional e física (sim… física!)
Tudo tem limite e é seu dever posicionar esse limite. Coloque os preconceitos, zoações e qualquer outro elemento que possa “machucar” outro jogador para fora da mesa, logo que perceber ou que outro jogador comunicar.
10. Se for contar a sua história, escreva um livro.
Acontece com muitos mestres de RPG que eles querem contar uma história fixa. Ele QUER que os personagens façam o que ele planejou, ele QUER que os personagens ajam como ele imagina, ele QUER que tudo aconteça do jeito que ele pensou. Porém, isso não é RPG, isso é um conto, uma história ou um livro.
Inegavelmente, se você for esse mestre, você deve ser muito criativo e está perdendo dinheiro, pois poderia estar vendendo seus contos e livros. Porém num jogo de RPG o objetivo é que os personagens e seus jogadores sejam os protagonistas da história e façam o que quiserem. Evoluindo ou não a história como planejada.
Aliás, esse é um ponto que eu aprendi, eu não crio mais a história!
O personagem principal do mestre de RPG
Meu principal personagem numa sessão de RPG se chama cenário! Sim, esse é o personagem que controlo o tempo todo e o que os jogadores fazem influencia o cenário, a ambientação e os NPCs que nele habitam.
Essa foi uma virada poderosa de chave na minha mente, pois quando me deparei que a ação de um personagem pode alterar todo o contexto de uma aventura, que o cenário é orgânico e vivo, e EU CONTROLO. Caraca, meu jogo mudou. As coisas ficaram mais dinâmicas e envolventes. E os jogadores amaram mais, pois perceberam que todas as suas ações tem consequências no curto, médio e longo prazo.
Portanto querido mestre de RPG, se for para contar a sua história, escreva um livro. Tenho certeza que muitas pessoas irão lê-lo se divulgar da forma certa.
11. Use ambientação para envolver seus jogadores.
Os seus jogadores irão se divertir muito e irão se engajar mais se você utilizar a maioria dos seus 5 sentidos (olfato, tato, visual, auditivo e paladar). Porém como fazer isso?
- Coloque uma música ou ambientação que ajude-os a entender o ambiente em que estão. Alguns sons de taverna se estiverem na taverna, um som sintético se estiverem em cyberpunk ou outro RPG sci-fi e assim por diante. Abuse disso e mude para uma trilha sonora de combate nos momentos certos. A música estimula muito os sentidos.
(Incentive o uso de fone de ouvido no online.) - Use mapas e imagens, ajude com esses guias visuais os seus jogadores a entenderem onde estão, com quem estão interagindo ou objetos que pegaram. Fica muito mais fácil e rápido para eles assimilarem. Porém só mostre depois da sua descrição-narrativa, senão você perde seu poder como narrador.
- Se possível faça os jogadores fazerem caretas e expressarem como seus jogadores agem e falam. Se der incentive-os a manipular a voz, senão só convide-os a mexer o corpo. Isso trabalha a cinestesia (o tato).
Legal usar essas estratégia, não é mesmo? Grandes mestres usam. Agora está na hora de você fazer também, caso já não o faça.
12. Busque inspiração constante.
Como falei na dica do improviso, abastecer sua biblioteca mental é extremamente importante para o sucesso das suas mesas de RPG. Pois quanto mais conteúdo na sua mente você tiver que possam ser agregadores aos seus jogos, melhor.
Portanto, invista um tempo da semana para assistir um filme novo, talvez até de um gênero diferente do que você curte. Leia um livro de história e observe o andar da história, como o escritor começa e linka os eventos e como ele narra algumas cenas. Jogue jogos que te interessam e veja um mundo de ideias se abrirem na sua frente.
Além de tudo isso, como mestre de RPG você também pode se enriquecer assistindo outras pessoas narrando, como na aventura Out of The Abyss que está sendo narrada pelo Aureo da Heróis de Papel na nossa Twitch e Youtube. Se inspire no narrador. Outra oportunidade é jogar na mesa de outros mestres e pegar o que cada um tem de melhor e adaptar para o seu jogo.
Quanto mais referências você obter e alimentar esse HD infinito que existe dentro da sua caixa craniana, melhor!
13. Lembre que as regras são suas e você decide o que quiser.
No final desse universo aberto de dicas par você mestre de RPG, uma muito importante é a que você é o juiz, árbitro, narrador, mestre e qual mais título for. Você é quem decide o que quer usar, como usar e o que é possível para os jogadores fazerem ou não.
Como mestre já coloquei Pokemón, Pikachu, Power Ranger, Godzilla e Sonic na mesma batalha em um ambiente Cyberpunk e foi uma batalha memorável, mesmo após um bom tempo desse evento. Os jogadores quiseram até guardar os tokens de seus personagens e dos inimigos. Foi épico!
Porém, para que isso aconteça de maneira sadia, sua lição de casa é introduzir elementos de forma que faça sentido na cabeça dos jogadores. Eventualmente a loucura tem que se aliar a razão. O excesso de loucura lança o foco para longe da mesa e o excesso de razão traz mesmice e tédio. Portanto saiba equilibrar bem e surpreenda seus jogadores.
Advogado de regras
Além disso, é possível que você tenha um advogado de regras ou até um advogado de realidade na sua mesa. Sim, já tive os dois tipos e ambos são muito chatos! Pois quem é o narrador do jogo é você. Então, assuma sua postura. Algumas ideias de saídas para esses elementos!
- “Só por hoje, será dessa maneira, para a próxima sessão eu irei conferir as regras.”
- “No universo que estamos jogando é possível sim, o que você faz agora?”
- “Eu entendo que às vezes pode não fazer sentido de primeira, continue explorando, agora volte para o personagem e me diz o que ele faz.”
Percebe que dá para ser sútil e amigo ao mesmo tempo que você toma a propriedade do jogo para si? Porém só lembre que é um jogo de diversão (e lembre esse colega também). Assim, todos pode se divertir e compartilhar de bons momentos!
Subindo de nível!
Agora você tem a opção de subir de nível como mestre de RPG! Como você quer fazer esse processo? Você pode optar por uma das 3 ações abaixo.
- Entre na Academia de Mestres de RPG da Nuckturp e venha se desenvolver com a gente e com os outros mestres que compartilham e crescem juntos. Nossa família de mestres! Onde a gente joga, aprende e evoluí juntos.
- Adquira sua apostila da Academia de Mestres de RPG onde a gente ensina tudo isso e muito mais, porém sem se conectar com os demais mestres.
- Compre uma camiseta de Mestre de RPG e vista o manto dos grandes mestres da Nuckturp!
Escolha bem seu próximo caminho que nós te ajudaremos a crescer!
Um grande abraço e até o próximo post.