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3 motivos para você usar GURPS na sua mesa de RPG

Você provavelmente acha o GURPS (Generic Universal Roleplaying System) assustador.

Seja porque o nome parece uma marca concorrente da Amoeba ou por saber das centenas de páginas com regras.

Mas, recentemente, eu escolhi me desafiar a narrar esse sistema.

E posso ser sincero? Foi uma das melhores decisões que tomei em 15 anos sendo Mestre de RPG.

NÃO comece pelo sistema

Antes de te mostrar os 3 motivos pelo qual você deve conhecer GURPS, um disclaimer.

Na Academia de Mestres da Nuckturp nós falamos e repetimos: o SISTEMA da sua mesa de RPG é a última coisa que você deve pensar.

Porque?

Por que RPG de mesa é um jogo de contar histórias em grupo e compartilhadas.

O sistema é apenas a métrica e o juiz pelo qual essa história é guiada.

Portanto, sempre que for começar uma mesa de RPG, primeiro defina com seus jogadores que tipo de história vocês querem contar.

Apenas depois disso decida qual sistema você irá usar – pois o sistema de RPG é uma ferramenta, não o jogo em si.

GURPS é um dos sistemas de RPG com mais liberdade que existe

De forma geral, existem dois sistemas de RPG: os que usam classe de personagem e os que não usam.

No primeiro grupo entram sistemas como D&D, Pathfinder e Cyberpunk.

Neles, você escolhe uma das classes disponíveis e recebe certas habilidades e limitações.

no segundo grupo entram GURPS, FATE, Guerra dos Tronos da Jambô, entre outros.

Neles, você não é definido por uma classe, mas sim pelas suas escolhas de características, habilidades e afins.

Nuckturp GURPS Guardiões da Galáxia
Crie qualquer um desses personagens usando GURPS! Arte por Andy ParkPRO

Eu, particularmente, sempre fui propenso ao segundo tipo – por isso eu nunca gostei muito de D&D.

Nos meus primeiros 10 anos como Mestre de RPG eu narrei apenas sistemas do segundo tipo e eu me identifico 100% com essa liberdade.

E o GURPS, estando dentro dessa classe e ainda sendo genérico (para qualquer cenário e temática), ampliou ainda mais essa liberdade para mim.

Não foi à toa que um personagem como o BUG-URI 77 surgiu na mesa de GURPS que eu narrei.

Um robô não-combativo que é espiritualizado e existe uma bola de fogo integrada ao seu sistema.

Em que outro sistema de RPG você poderia criar algos assim?

Poucos – e no D&D, por exemplo, com certeza não.

Eu acredito que RPG de mesa é sobre expressar a sua liberdade – e ter um sistema aberto em termos de regras para isso, para mim, é essencial!

Para que aprender um novo sistema de RPG sempre que for jogar algo diferente?

Quando eu comecei a jogar RPG, eu e meus amigos criamos um sistema para jogar Naruto – e ficamos nessa criação por 5 anos, ajustando e revisando até ficar incrível.

Posteriormente, na hype de Game of Thrones, eu passei 5 anos aprendendo e masterizando a narração do sistema Guerra dos Tronos da Jambô.

E, depois, quis entrar no mundo de Dungeons and Dragons e fiquei os últimos 4 anos estudando e aprendendo o sistema.

E, sinceramente?

Mesmo amando estudar e aprender, eu acho esse processo cansativo.

Se eu tiver que aprender um sistema inteiro de regras toda vez que for jogar algo, eu desanimo.

E a vantagem do GURPS é essa, ele é genérico!

Você pode narrar de uma aventura tribal primitiva à uma fantasia mágica no espaço!

E para isso você precisa aprender apenas um sistema – e escolher quais suplementos irá usar para complementar sua narrativa.

Escolha as regras de GURPS que você quer usar

E sim, GURPS possui muitas regras.

São centenas de páginas de regras com detalhes sobre inúmeras funcionalidades e mecânicas.

Desde quão longe você consegue pular à qual o dano que uma pedra causaria sendo arremessada, existem regras para isso.

Porém, aqui vem o famoso pulo do gato: você não precisa usar todas.

Na verdade, o GURPS é nada mais do que um cardápio de regras seguindo uma mesma lógica.

E você, estando no controle dessa situação, pode analisar todas as opções e escolher quais usará.

Por exemplo, quando eu narrei a minha mesa de Desventuras no Espaço, eu usei pouquíssimas regras.

Assim o foco ficou na narrativa e não na mecânica – porém com uma infinidade de opções que os jogadores puderam escolher para seus personagens.

E, claro, agora eu já sei as regas para narrar alguma outra mesa – independente do tema que usarei.

Quer aprender sobre mais sistemas?

Na Academia de Mestres da Nuckturp temos uma comunidade para te ajudar a aprender GURPS e quaisquer outros sistemas.

De Mestres novatos à Narradores com mais de 25 anos de experiência, vontade de trocar experiências é o que não falta lá.

Se quer aprender GURPS ou qualquer outro sistema, vem com a gente pra Academia de Mestres!