Dungeons & Dragons Para mestres RPG Sistemas

3 passos para você criar um desafio em D&D 5e

Criar um desafio para seus jogadores no D&D 5e pode parecer difícil. Especialmente considerando o quão difícil é matar os personagens, como o Snow lindamente explicou neste post aqui.

Porém, isso não precisa ser algo tão difícil assim. Existem alguns truques que você pode usar e que irão facilitar – e muito – o preparo de suas aventuras.

Eu sigo esses 3 passos quando monto desafios para as minhas mesas. Tenho percebido que consigo atingir 3 elementos que, sendo um escritor, são muito importantes para mim: variabilidade, intensidade e imersão.

E esses 3 elementos são: tipo de desafio, nível de dificuldade e elementos únicos.

Desafio

Apesar do D&D 5e ser um sistema focado em exploração de masmorras e matar dragões, ele não precisa ser APENAS sobre isso.

Você pode sim e, ao meu ver, deveria, incluir muitas intrigas envolventes e mistérios mais curiosos ainda. Se uma aventura for muito “direto ao ponto”, isso pode se tornar maçante. Ou seja, se ela for uma repetição de “encontra ameaça, enfrenta ameaça, comemora a vitória”, uma hora os jogadores cansam.

Por isso, varie o tipo de desafio que seus jogadores enfrentam. Existem vários tipos diferentes que você pode usar nesta hora e aqui vou te dar alguns exemplos:

  • Inimigos: claro, derrotar inimigos é sempre divertido, então não deixe de incluir este elemento vez ou outra;
  • Terreno: e se o terreno for desafiador? Algo que ataque ou imponha condições aos jogadores?
  • Intrigas: quando você coloca tramas e motivações por trás dos acontecimentos, os personagens se sentem parte de algo maior.
  • Emboscadas: nem sempre os personagens serão os mais inteligentes do mundo. Por isso, vez ou outra, engane-os! Coloque-os em uma situação difícil e deixe eles descobrirem como sairão dela.
  • Sanidade: vez ou outra, explorar as profundezas da mente dos personagens é muito importante. Isso faz com que eles possam perder o personagem de outras formas além de chegar a 0 pontos de vida.
Masmorra Nuckturp
E aí, você encararia essa masmorra do Boris Turano?

E esses são apenas alguns exemplos. Existem várias formas de você desafiar os jogadores.

Portanto, o mais importante é: varie o tipo de desafios. Ao fazer isso, seus personagens se sentirão em um mundo vivo e complexo.

Nível de Dificuldade

O segundo ponto bem importante para você pensar é o quão difícil você quer que o desafio seja.

Pois pense comigo: se todos os desafios foram igualmente difíceis, isso se torna cansativo. Apenas imagine uma aventura com apenas desafios mortais ou apenas desafios fáceis, por exemplo. Ela se torna repetitiva e os personagens mal possuem tempo de respirar.

Por isso, gerencie a sequência de vitória e derrotas da aventura ao colocar níveis diferentes de dificuldade. Insira desafios mais fáceis por um tempo, aumente a mortalidade dele aos poucos até chegar em um pico de adrenalina e emoção.

Para saber como fazer isso detalhadamente, confira esse post sobre como criar desafios no D&D 5e.

Elementos Únicos

Por fim, faça com que cada um dos desafios encontrados seja único.

Se você conseguir realizar essa façanha, seus jogadores realmente sentirão que estão em uma aventura dinâmica e divertida pois a cada novo pedaço da aventura eles precisam usar mais ainda a sua criatividade.

Para isso você não precisa de muito. Basta você incluir algumas características criativas em cada encontro. Pode ser uma árvore que fala, um artefato especial, um cheiro diferente – o que você quiser!

E, claro, sempre que faltar referências para te ajudar nisso, nada como uma boa fuçada no Pinterest para dar aquela inspiração!

Como lembrar de tudo isso?

Mesmo sendo apenas 3 pontos, é comum esquecer de montá-los.

E não só montá-los, mas também entender certinho como estruturar cada uma dessas etapas de uma forma que faça sentido para você e, mais importante, para seus jogadores.

Para te ajudar nessa missão, nós fizemos uma checklist para preparar sessões. Nela, você encontrará as informações desse texto e muito mais!

Dá uma conferida lá, pode te ajudar bastante, basta clicar neste link aqui.