Chamado de Cthulhu Para jogadores RPG

3 RPGs para se divertir com o Cthulhu e os Mitos de Lovecraft

Lovecraft trouxe para vida um mundo que vai além do Cthulhu! Se você já leu alguns de seus contos, talvez tenha ficado impressionado com a criatividade e velocidade de escrita desse autor. Cthulhu é um dos Mitos de H.P. Lovecraft, um dos Grandes Antigos que está adormecido e esperando o ritual certo para ser acordado.

Porém, o universo dos Mitos é um universo à parte que instiga a imaginação e o medo. Pois nunca se sabe o que esperar de uma mesa de RPG com tantas possibilidades criativas.

Um dos pontos fortes do RPG dos Mitos é a capacidade de itens que podem ser explorados e cenários a serem investigados. Assim, apesar das regras de combate, espere por um RPG investigativo, onde terá que perceber sinais, interrogar, descobrir símbolos e frequentemente encarar confrontos com a própria sanidade.

Portanto, trago três RPGs que estão inseridos nesse cenário Lovecraftiano para que você possa se deliciar com a corrupção mental de seus jogadores.

Cthulhu - RPG - Contos Inonimáveis - Richard-Wright - O chamado de Nuckturp
Um cometa chega à terra! – Ilustração de Richard Wright

Cultos Inomináveis

Cultos Inonimáveis - Buró - RPG de Mesa - Cthulhu Mitos - Nuckturp
Capa do livro vendido pela editora Buró.

Cultos Inomináveis foi o mais divertido e simples sistema do universo de Lovecraft que já joguei. Pois suas fichas são simples, é possível brincar com atributos (e ter vantagem com eles) e é um sistema bem focado na interpretação. Assim, um jogo de imersão investigativa ganha maior engajamento.

O diferencial de Cultos Inomináveis é que nesse RPG você é um dos cultistas, ou seja, você fez um pacto com as forças ocultas e recebe seus benefícios. Ainda assim, é possível juntar a força de cada cultista para solucionar os mistérios, deixando a trama mais envolvente, pois cada um tem seu ponto forte e fracos a serem explorados. Aliás, é assim que ganha pontos de Drama para usar em momentos oportunos do jogo.

Outro ponto que me deixou super interessado em jogar mais é que o RPG do Cultos Inomináveis se passa nos dias de hoje. Sim, esse é um RPG que usa nosso mundo moderno como ambientação dessas criaturas e eventos.

O sistema de RPG por trás de tudo é o sistema Hitos, onde usamos 3 dados de 10 faces (3d10) para realizar todas as nossas ações. Depois posso aprofundar, mas é um sistema rápido e prático! Gostei muito.

O chamado de Cthulhu

Ambientado nos anos 1920 você interpretará investigadores que querem acabar com os cultos e impedir o surgimento das grandes criaturas. Porém, o interessante é que esse sistema possibilita ficar no rico cenário de 1920, que foi a época em que Lovecraft viveu ou criar outras épocas no passado, presente ou lá no futuro.

O jogo tem como base também a insanidade e usa o sistema d100, pois usa a base de percentual nas rolagens. Assim, você vai ganhando modificadores em relação ao seu nível mental e os testes de perícias começam a ficar mais desafiadores, até o momento que o mestre controla o personagem de tão insano!

Por mais que o sistema seja simples, seguindo até uma criação de personagem à la D&D, para um iniciante pode ser um pouco mais robusto. Porém, quero deixar claro que não perde em nada seu charme.

Viaje e explore lugares no mundo todo com as histórias de Cthulhu e outros Mitos com seus amigos investigadores nessa versão de O Chamado de Cthulhu que é distribuído pela New Order.

Assista o primeiro episódio de uma mesa de O Chamado de Cthulhu ambientado em 1920, em Campinas, SP!

Uma mesa de Cthulhu mestrada pelo mestre Zé Savietto.

Rastros de Cthulhu

O medo cósmico pode te avassalar nas histórias investigativas de Rastros de Cthulhu, distribuído no Brasil pela editora RetroPunk. O ambiente segue o mesmo criado nos livros Lovecraftianos, a loucura à solta para quem está disposto a ver.

Nesse sistema adaptado de GUMSHOE, pois recebeu adendo de sanidade (matriz do cenário) e desejos dos jogadores, você têm uma liberdade para a criação de seus investigadores.

Cultista trazendo Cthulhu à vida? – Ilsutração de Svetlana Kostina

O que difere um pouco esse sistema é que ele pode ser jogado de duas maneiras distintas. Primeiramente de um maneira pura, onde os investigadores terão muitos combates mentais e terão que resistir às loucuras relacionadas aos monstros e horrores cósmicos. De outra maneira, também é possível jogar em um estilo mais emocionante e acelerado, que chamam de Pulp. Assim, os investigadores enfrentam as criaturas derivadas dos Mitos.


Curtiu saber sobre esses 3 RPGs baseados nos Mitos de Cthulhu? Então, vou te apresentar mais um!

Eldrith Horror (Bônus)

Esse é um jogo de tabuleiro, que talvez seja meu preferido! Onde assumimos o papel de investigadores pelo mundo à fora e temos que desvendar os mitos e rituais para acabar com as forças do mito que está em jogo. Portanto enfrentará Cthulhu, Yog-Sothoth, Azathoth e Shub-Niggurath, além de outros nas expansões.

Eldrith Horror é um jogo de tabuleiro avançado, que demanda atenção as regras e a quantidade absurda de componentes do jogo. Porém nada como ler o manual e assistir alguns vídeos para entender.

Assim, fechamos o resumo para você ficar ainda mais curioso sobre qual RPG de Mesa com o tema Mitos de Cthulhu você quer jogar! Só não recomendo que deixe para pensar sobre isso a noite, quem sabe as imagens que irão aparecer em sua mente! (E não será dados que te salvarão contra a insanidade…)

Traremos mais informações sobre os Mitos e Lovecraft aqui.

Deixe nos comentários, o que mais quer saber sobre esse universo de horror cósmico, ok?