3 Segredos de Lovecraft para o Horror
Criaturas disformes e rastejantes permeiam o ambiente com um cheiro pútrido que se assemelha ao de um corpo humano já em decomposição.
Se você já se deparou com o Horror Cósmico de Lovecraft, provavelmente deve pensar que essa frase saiu direto de um de seus contos. Entretanto, ela foi pensada por mim enquanto escrevia este post utilizando de algumas artimanhas, aproveitando dos segredos de Lovecraft para o horror que causam esta sensação.
Neste post, iremos dissecar os textos do cosmicismo lovecraftiano para que VOCÊ seja capaz de criar sua própria ambientação de horror cósmico e causar tensão e medo em seu leitor ou jogador, tornando suas cenas ainda mais marcante para o público.
Antes de começar, imagino que você já saiba como criar uma história e, a partir da sua ideia iremos utilizar os segredos de Lovecraft para criar o elemento do horror nela.
LOVECRAFT E A ESTRANHEZA
Um dos elementos principais da mitologia criada por H.P. Lovecraft que nos atrai tanto e causa a sensação de pavor perante aos Mythos é a ESTRANHEZA. Mas como assim?
Os humanos naturalmente possuem em si o medo daquilo que está além da compreensão. Isso significa que quanto menos se sabe, mais se teme. Em seu conto intitulado Dagon, Lovecraft utiliza a estranheza ao descrever as figuras encontradas pelo protagonista no monólito.
O autor nunca descreve a forma de suas criaturas. Essencialmente ele se agarra à coisas conhecidas por nós para tentar criar uma falsa compreensão sobre tais entidades. Por exemplo, imaginando a frase “a criatura é um peixe com boca e olhos largos”, poderíamos criar estranheza de 3 formas.
- Tornando Incompreensível. Ao invés de usarmos “a criatura É um peixe” usaríamos “a criatura SE PARECE com um peixe” e isso seria o suficiente para adicionar estranheza a esse monstro específico. Quando não definido exatamente o que uma criatura é, ativamos aquele medo inato do ser humano de não compreender aquilo que está à sua frente.
- Usando Outros Sentidos. Nós ficamos mais imersos em uma história quando podemos senti-la por completo. Adicionar um odor ou até uma textura torna as coisas mais realistas e deixa a imersão mais fácil. Continuando com nossa frase de exemplo, a criatura pode ter um cheiro de carne podre e de mar, já que falamos de um tipo de peixe.
- Tornando Repulsivo. O cérebro automaticamente tende a evitar coisas que trazem repulsa e, pensando nisso, pode-se tornar as coisas ainda mais estranhas. Adicione gosma, fedor, sons ou aparência, tudo que você acha que seu jogador ou leitor vai achar nojento e veja sua reação. Em nosso caso, faremos nosso peixe estranho expelir gosma pelas escamas.
Cuidados
Se você está mestrando um RPG, é importante que saiba as ferramentas de segurança do narrador para que as coisas não se tornem ruins aos jogadores. Existe uma diferença entre a sensação que queremos causar e o completo desconforto do jogador com o jogo e seus elementos.
Ao entrar na sala, você nota a presença de uma criatura que se parece com um peixe de olhos e boca largos junto à um cheiro forte de carne podre e água salgada. O ser te encara, expelindo uma gosma verde translúcida por dentre as escamas e grunhindo pra você.
A INCAPACIDADE CÓSMICA NO HORROR
Em adição à estranheza das criaturas, outro segredo que Lovecraft usa em seus textos é o controle do sentimento de impotência. Primeiramente o autor estabelece os limites da capacidade humana, e então apresenta uma entidade que supera esses limites.
Acima de tudo, o poder de um ser do panteão dos Mythos tem sempre ênfase pela sua influência no mundo. Em exemplo temos o famoso Cthulhu, que mesmo “morto” ainda influencia seus seguidores através de visões e pesadelos, sendo capaz até de enlouquecer aqueles que tem vislumbres de tal poder.
É apresentado um horror invencível e é essa impotência que tanto nos assusta. Se desejar inserir uma temática cósmica em sua história, é necessário que você estabeleça a incapacidade de vencer esses perigos. Isso definitivamente pode tornar os seus horrores mais impactantes e temíveis.
Agora, seu trabalho é identificar o nível de perigo das suas criaturas e, por mais pequenas que sejam, imaginar que risco vai além dos danos que pode causar no físico de um personagem, mas também diz respeito aos impactos que pode ter na mente de um ser humano que jamais havia presenciado tal horror.
De volta à nossa entidade aquática, adicionamos um impacto mental para exibir seu poder e criar nosso elemento lovecraftiano à nosso exemplo. Os personagens podem até matar a criatura que criamos anteriormente, mas o horror está impregnado na mente dos investigadores para sempre.
MANTENHA OS SEGREDOS
Por fim, algo sempre presente nas obras de Lovecraft é o mantimento dos mistérios. Não importa quanto os protagonistas investiguem e pesquisem, eles jamais saberão de tudo. Primeiramente se estabelece o mistério e, após isso, as perguntas só aumentam.
Para cada resposta que os seus jogadores ou leitores obtiverem, adicione mais perguntas. Isso decerto trará aquela sensação de que o que está sendo investigado está além da compreensão. Lovecraft já dizia: “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.”
Se você deseja trazer a ambientação lovecratiana para sua história, é necessário que você mantenha o desconhecido. Ele é o seu maior aliado em criar horror, por isso não deve ser descartado em nenhuma hipótese. Os segredos devem ser revelados, mas nunca por completo.
Mas não se esqueça de responder algumas dúvidas antes de sair adicionando mais enigmas na história. Afinal ninguém gosta de sentir que seus esforços não levam a lugar nenhum. Por isso é importante saber quando é hora de responder perguntas em vez de adiciona-las.
A partir de agora, você já sabe os SEGREDOS DE LOVECRAFT PARA O HORROR e é capaz de transformar o sua narrativa em algo completamente novo. Sua história poderá se tornar digna de gerar insanidade e medo. E se por acaso for usar essas dicas em um RPG, confira Cultos Inomináveis, um sistema lovecraftiano que vale a pena dar uma olhada.