Para mestres RPG

5 razões para você mestrar uma mesa de RPG

Quando fazemos o questionário para os alunos da Academia de Mestres, é quase unânime a insegurança em relação a mestrar uma mesa de RPG. Não confiamos na nossa intuição, na nossa capacidade de improvisar e questionamos, algumas vezes, se a história é boa. Óbviamente que você aprenderá tudo isso com a gente na Academia de Mestres da Nuckturp, porém…

Tenho que adiantar nesse texto que eu comecei a mestrar no final de 2020 e desde então Mestrar RPG tem tido uma grande influência na minha vida. Diferente do mestre Vitão que mestra sem parar a 14 anos, do mestre Sam que está a 28 anos mestrando, do mestre Luiz que já devorou dezenas (senão centenas) de livros de RPG e do mestre Marcel que manja de todas as tecnologias para se jogar RPG. Eu estou apenas começando e vivendo uma nova experiência.

Assim, quero compartilhar com você 5 motivos que me fazem querer mestrar mais! Pois, podemos aprender mais com one-shots e campanhas de RPG do que imaginamos.

De jogador para mestre de RPG

Sempre fui jogador de RPG desde os meus 14 anos de idade. Nunca havia sentado para mestrar e confesso que ao assumir a primeira campanha – Phandelver de D&D – eu comecei a ler e pensei sobre o que eu tinha feito. Antes que eu pudesse ler os primeiros passos da campanha, meu coração já estava saltitando na minha garganta.

Esse medo e insegurança que a gente consegue trabalhar em um ambiente seguro dentro da Academia de Mestres, é um grande incentivador da nossa coragem interna para nos tornarmos narradores poderosos.

Assim, com intenção de me tornar um bom mestre de Cyberpunk 2020 e de outros sistemas modernos e futuristas, eu decidi me empenhar em aprender cada dia mais. Portanto, nessa jornada eu comecei a perceber algumas mudanças em mim. Então vou compartilhar com você, os 5 motivos que me inspiram a mestrar mais e melhores mesas de RPG.

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O Dungeon Master e seus artefatos mágicos por Katarzyna Madej.

5 motivos para mestrar RPG

Capacidade de Liderança

Ao mestrar RPG você assume o papel de um líder, pois é de sua responsabilidade ajudar, inspirar e motivar os jogadores a estarem presentes. Além disso, você começa a perceber que ser um líder é uma questão de exemplo. Sim, você é o exemplo que quer ver nos seus jogadores. Quer compromisso com horário? Chegue primeiro. Quer engajamento dos jogadores? Se envolva e deixe seus jogadores hypados.

Na nossa Apostila da Academia de Mestres você entenderá todos os papéis do mestre de RPG como líder. Porém, saiba que ao testar suas habilidades de liderança mestrando RPG, você também estará levando essa experiência para sua vida pessoal e profissional. Louco isso, não é mesmo?

Assim, como diz T. Harv Eker – “Como fazemos uma coisa, fazemos todas as outras.

Essa completude e complexidade do RPG, ajuda você na sua vida em diversos aspectos. Por isso, quando mestro uma aventura ou apenas uma one-shot, sempre reflito sobre o que eu posso melhorar e como eu posso engajar mais meus jogadores. Pois, no final criamos a campanha juntos e, para mim, é a diversão que importa.

Aprender Planejamento Otimizado

O RPG é um dos meus professores de organização e planejamento. Porém, o que mais aprendi com o mestre Vitão na Academia de Mestres é o planejamento otimizado. Isso significa que super planejar uma história pode acabar com sua mente e energia.

Em uma aventura, logo no início, criei 26 possibilidades de ações dos jogadores e sabe qual eles fizeram? A 27ª que eu não tinha nem imaginado. Assim, isso me mostrou que não adianta fazer uma “over preparation”. Logo, entendi que o grande segredo é montar os ambientes, os NPCs e inimigos e ir colocando eles de acordo com o andar da trama. Pois, no final, quem manda são os jogadores.

Nós narradores somos apenas o ambiente, os efeitos, a descrição e os personagens coadjuvantes. Os jogadores são as estrelas desse filme tão divertido e aventureiro.

Portanto no planejamento otimizado, não se cria uma linearidade. Se cria um cenário com possibilidades e no meio do caminho, você como narrador escolhe onde irá inserir os elementos que imaginou.

E sobre organização, algo que muito preciso aprender mais. O RPG me trouxe a possibilidade uma nova perspectiva, pois comecei a usar ferramentas online de gestão que acabaram se tornando um vício e hoje usamos para gestão da Nuckturp também. Além disso, método de anotação rápida e brainstorming, para não perder nada do jogo. Você já se pegou com um jogar questionando sobre algo e você não lembra? Eu já! A gente improvisa e dá certo, mas é ruim para o andamento da história.

Expandir a Confiança em Si

Ser mestre de RPG é acreditar em si mesmo, pois você terá que aprender a confiar na sua memória, nas palavras que deverão chegar para você narrar, na sua intuição e na sua capacidade de improviso. Isso tudo é excelente para aprender na mesa de RPG e levar para a vida.

Por vezes você usará os princípios aprendidos de forma ativa como mestre de RPG na sua vida pessoal e profissional. Eventualmente estará em uma reunião, por exemplo, e começará a agir e pensar como mestre e irá tomar as rédeas da reunião e conduzir com maestria. Eu faço isso! (imagine o emoji do macaquinho com as mãos nos olhos).

Quanto mais mestra, mais melhora a sua capacidade de compreender o outro, de entender suas necessidades, de saber se comunicar e de expor a sua ideia em uma zona sem julgamentos. Assim, você cresce e todos ao seu redor crescem juntos! Você expande o seu nível de autoconfiança ao fazer, fazer e fazer. Repetição constante!

Se tornar um bom ouvinte

A gente está acostumado com o mestre ou narrador que temos que falar constantemente e dizer o que as pessoas estão vivenciando. Porém, uma das coisas que mais aprendi ao jogar RPG é que o mestre tem que ser um bom ouvinte. Assim, um mestre fica presente 100% do tempo e garante que todos os envolvidos estão se divertindo na mesa.

Sim, essa é uma quebra de paradigma e comecei a perceber que as mesas que eu narro o “necessário” e deixo a interpretação rolar solta, o resultado final é mais diversão. Além disso, eu uso a técnica de cinema de avançar rápido, para que novamente caia em pontos importantes para a trama e para que os próprios jogadores se envolvam novamente.

Um ponto que aprendi com o mestre Vitão é o inclusive de alternar a narração com o jogador. Isso mesmo, dar a oportunidade em momentos específicos a liberdade do jogador narrar sua ação ou seu feito.

Percebo que quanto mais escuto, melhor direciono, melhor imagino e melhor a mesa flui. Leveza, diversão e interpretação se elevam quando o mestre se coloca como líder e observa o grupo. Bem interessante.

Colocar o holofote para inspirar pessoas

Uma das coisas que me dá mais prazer ao mestrar RPG é, conforme diz o Pedrinho (aluno da Academia de Mestres), colocar o holofote nos jogadores. Colocar a luz no momento certo para aquela pessoa brilhar. Não importa se está fazendo algo épico ou apenas uma interpretação básica, o que importa é colocar a luz nele e deixar, dentro daquele conjunto estratégico de segundos ou minutos, ele interpretar e vivenciar o jogo.

Esse estilo de narração ajuda a desenvolver excelentes jogadores (maduros), pois cada um sabe que terá o seu tempo e todos acabam colaborando uns com os outros. Assim, criando uma sinergia inigualável no jogo. O poder dessa ordem e direcionamento? Vem do mestre!

Sim, você tem o poder de tirar aquele jogador silencioso das sombras de seus pensamentos e colocar ele no foco da ação. Eu tento o tempo todo equilibrar o jogo, calculando o quanto cada um está participando ou não. Portanto, você consegue ter grande influência na capacidade de comunicação e extroversão na vida dos jogadores.

O poder do acolher, sem julgar!

Seu turno!

Agora é a sua vez de compartilhar. Nos comentários, coloque uma razão extra pela qual você gosta de mestrar. Vamos ampliar esse post unidos, cada um no seu tempo de falar (escrever no caso)!

Grande abraço e até o próximo post.