6 Tipos de jogadores que o Mestre de RPG precisa conhecer!
Calma, já explico, não se trata de jogar apenas com aquelas pessoas com quem você já tem contato, embora isso seja excelente por vários motivos… Acontece que como mestre é interessante você saber que os jogadores podem ser separados em “tipos” e isso te auxiliará a lidar com eles. Mas, vamos por partes…
Conhecendo seus jogadores
Existe um livro dos anos 80/90 chamado (numa tradução livre) “As Leis de Robin para mestrar bons games”, uma jogada genial já começando pelo título em inglês mesmo: Robin’s Laws for a good game mastering”, escrito pelo já dito… Robin Laws! Sacada de mestre aqui na parte do sobrenome que complementou o título.
Voltando, esse livro lançado em meados de 2002 pela Steve Jacksons Game visava trazer um tipo de manual que ajudaria aqueles que desejassem se aventurar pelo mundo de RPG como narradores. Dentre vários tópicos interessantes como dicas de improvisação, espontaneidade e design de campanha, temos o primeiro capítulo do livro: Knowing your Players, ou: ” Conhecendo seus jogadores”, e é sobre isso que vamos falar agora.
Geralmente as pessoas têm motivos diferentes pra jogar RPG, ou ao menos modos diferentes de apreciar o game, e o seu trabalho como narrador é, além de dar forma a esses desejos, balancear a experiência para cada um deles de maneira igualitária. E isso não deve ser excludente para você, afinal, o jogo tem de ser divertido para TODOS, certo?
Certo, mas como é a aplicação disso?
Vamos lá! Esses são os tipos de jogador mais recorrentes que o mestre pode encontrar, compreendê-los vai te ajudar a guiar sua narrativa de modo que ela forneça esse prazer pra esses jogadores de forma equilibrada e transformar essa experiência em algo viciante.
Power Gamer/ Jogador Poderoso
É aquele que quer transformar o personagem em alguém maior, mais forte, mais durão, mais buffado, mais rico e a lista continua. Ele costuma ver o personagem como uma abstração, uma coletânea de superpoderes otimizados para adquirir ainda mais superpoderes. Ele é o tipo de cara que lê as regras e encontra formas de usá-las com eficiência e baixo custo. E o que esse jogador quer de você… são oportunidades para evoluir e ficar ainda mais poderoso. Nem o céu é o limite.
Butt-Kicker / Chutador de B%¨&as
O que esse tipo quer é ir para a massa, dar porrada, sentar o braço, deitar o cabelo e derivados, esse jogador geralmente escolhe um personagem combatente que não exija dele muito esforço. Pense em alguém que saiu de um dia trabalho maçante e quer sentar na mesa e sarrar a galera na pancada para aliviar o estresse. Alguns podem até ter aquela mentalidade combeira, enfim, ele quer rolar uns dados e dar tons de dano. E é isso que ele espera de você, oportunidades para bater em geral em combates onde ele faz o que o título dele sugere.
Tactician / Tático
É aquele que procura soluções lógicas para os problemas, podendo ou não ser usadas no campo de batalha. Ele quer interpretar as regras de modo real e resolver os problemas do jogo com lógica consistente. Sabe quando alguém faz uma jogada que até faz sentido dentro do contexto, mas é taticamente um erro? Esse cara aqui é aquele que ficará verdadeiramente irritado com isso. O jeito de satisfazê-lo é colocando desafios que ele consiga resolver com o uso da lógica, pois é isso o que lhe dá prazer e estimula a superá-las!
Specialist / Especialista
Fácil, é o tipo de jogador que grita na primeira sessão do jogo: “vou jogar de Paladino”, e 5 anos mais tarde, todos já jogaram com tudo o que o jogo oferece, mas ele não! Ele manteve o Palada desde o começo… E sabe de tudo o que há pra saber da classe que ele escolheu(ou raça, geralmente). Sem novidades, o que ele espera de você é que ele tenha oportunidade de mostrar o que quer que a classe/raça dele faça de melhor, no exemplo do paladino, coloque ele pra discursar contra o mal, esconjurar inimigos, se for o ladino, permita cenas onde ele possa roubar alguma coisa e se vangloriar depois, permita que o bardo encante a taverna com as rimas que ele passou a semana criando e etc…
Method Actor / Ator Metódico
é aquele que dá vida a um personagem como forma de expressão pessoal, ele acredita que criatividade é determinante e vai ser o cara que vai deixar o Tático puto ao agir exatamente como deveria, embora ineficazmente. A partir desse tipo de jogador, o sistema e regras se tornam menos importantes do que as interações dele com os demais jogadores, NPCS, cenários e o mundo como um todo. Permita que esse cara possa se aprofundar em sua própria personalidade, seu passado, seus interesses e, com certeza, nem a rolagem de dados o afastará do seu grupo de RPG.
Storyteller/ Contador de Histórias
Aqui se segue a máxima anterior, mas ainda acima do seu interesse pessoal com o personagem, esse jogador está interessado no desenrolar da narrativa. Ele se identifica com tudo como se fosse uma série ou filme que goste, desejando cenas, flashbacks e plot twists. Ele não se importa quase nada com regras e rolagens e sim se terá um desfecho interessante pra ele e os demais no geral. Para mantê-lo vidrado no jogo, não faça paradas longas ou permita aqueles marasmos onde não parece haver objetivo (ou pressa pra ele), esses momentos de inércia o incomodam profundamente.
Por último, mas não menos importante, temos o Casual Gamer/ Jogador casual, que basicamente….é aquele cara que veio junto dos demais, que aceitou a nova experiência, que quis ver com os próprios olhos como era. Por incrível que pareça, esse cara pode assumir uma dos tipos citados anteriormente de acordo com o ritmo do jogo, ou oferecer uma pausa para eles, uma quebra, formando também o ponto de equilíbrio entre os demais.
E é claro que a lista continua, no livro do Mestre de D&D 4º edição, inclusive, tem algumas variações além dessas citadas, recomendo a leitura, mesmo não sendo um sistema querido por muitos…
Enfim, o que achou dessas dicas? Se você conseguir (e você irá!) equilibrar essas informações com esses tipos de jogadores, a tendência é que seus jogos sejam maravilhosamente bem-vistos pelos demais, que sempre vão se manter engajados, atentos e desejosos de mais histórias para você contar. E sinceramente… O que mais poderíamos querer, não é mesmo?
E ah, antes que eu me esqueça, qual tipo de jogador é você? Quais desses tipos de jogadores compõe sua mesa? Conta pra gente nos comentários!
Um forte abraço a todos,
A Noite é nossa.