RPG Sistemas

8 famosos jogos em sistema PbtA para você jogar

Powered by the Apocalypse é um sistema de RPG de mesa com foco em narrativa. Inclusive seu sistema é aberto par você adaptar para o seu cenário, caso faça sentido. Dessa forma, ele não é um Open License, mas seus desenvolvedores “deram” os direitos para você usar e publicar como quiser.

O PbtA tem como foco a narrativa, tanto que o mestre de RPG não faz rolagens. Além disso, ele favorece a narrativa compartilhada, dando espaço para mestre e jogadores descobrirem a história juntos. Dessa forma, quando falam jogar para descobrir, isso significa que nem todos terão as informações. Portanto, juntando a criatividade de todos e a visão de cada um é que você irá construir a história. Se você é um mestre que gosta de preparar pouco sua sessão e quer fluir com os jogadores, esse pode ser um excelente sistema para desbravar.

Porém, quais são os cenários/jogos de Powered by the Apocalypse que conseguimos encontrar por aí?

The Veil

Em The Veil você irá vivenciar um futuro distópico onde a realidade é virtualizada. Toda as tecnologias permeiam a vida, fazendo com que os humanos sejam todos aprimorados por tecnologias. Um cenário que lembra Cyberpunk, mas que nos leva para dentro do véu, ou seja, para viver dentro dessa realidade virtual.

Portanto, esse jogo questiona a realidade e a o mundo virtual, além das questões sociais e existenciais dessas duas polaridades. Temas como identidade, intimidade, conexões emocionais e isolamento social são tratados dentro desse jogo.

Saiba mais sobre O Véu aqui.

Apocalypse World

Após “a queda” os jogadores interpretam personagem em um mundo pós-cataclísmico. Assim, nesse cenário que serviu como base para a criação do PbtA, os personagens terão que sobreviver meio a escassez de recursos, inimigos poderosos e comunidades desestabilizadas em um mundo caótico.

Em meio ao “fim do mundo” tecnologias se transformam em fontes de riqueza, poder político constituem influência nas comunidades e a poluição pode atrapalhar a saúde. Além disso, pode ser natural encontrar mutantes dentre as gangues violentas que também lutam para sobreviver.

Veja Apocalypse World aqui, junto com todo o sistema de PbtA.

Masks

Masks já vem para um estilo diferente de cenário de Powered by the Apocalypse, pois trata de jovens super-heróis. Assim, os personagens tem que lidar com dois tipos de problemas: seus poderes e suas crises de adolescente. Crise de identidade, dramas familiares e amorosos ganham força mesmo com super-vilões atacando Halcyon City.

Nesse jogo prepare-se para ter super-poderes, desmascarar segredos e se jogar em uma rede de mistérios. Os seus poderes em Masks podem vir do tradicional super-força e super-velocidade, até criação de uma nova realidade, por exemplo.

Se infiltre em organizações secretas e gangues de super-vilões em um jogo sobre influência e poder, vivenciando uma cenário moderno e perigoso.

Conheça Masks aqui.

Dungeon World

Agora trazendo o PbtA para dentro de masmorras, Dungeon World é um RPG de Mesa inspirado em D&D, mas que não herda semelhanças em sua forma de conduzir a narrativa. Em Dungeon World, assim como em outros jogos Powered by the Apocalypse, a narrativa é compartilhada e os jogadores ajudam o próprio mestre a desvendar a masmorra.

Espere por um cenário fantasioso bem similar ao de D&D e Pathfinder com Reinos, Vilarejos e Cidades marcadas por cultura, política e religiões diversas. Use sua magia para explorar florestas e cavernas, além de derrotar inimigos importantes. Além dos monstros, também encontramos armadilhas.

Em Dungeon World, o mestre também possui alguns gatilhos que o permitem introduzir novos elementos para surpreender a narrativa.

Saiba mais de Dungeon World aqui e descubra o que acontece.

Monstro da Semana

Em Monstro da Semana você assume o papel de um caçador de criaturas misteriosas e assustadoras. Um cenário que lembra os seriados Arquivo X e Supernatural. Nesse cenário você vivencia uma cidade moderna, porém com criaturas sobrenaturais. Os personagens são caçadores de monstros e precisam salvar a cidade, por exemplo, de uma criatura que ataca os banheiros de um prédio corporativo.

Cada personagem possui habilidades únicas e devem usar seus conhecimentos e treinamentos para encontrar as fraquezas do inimigo. É um jogo que começa com investigação e pode terminar em um tortuoso combate.

É um jogo que coloca a história e a investigação em primeiro plano, ao contrário de outros jogos que abordam combates táticos e épicos.

Monstros da Semana aqui. (com Download Gratuito)

The Sprawl

Inspirado em um mundo Cyberpunk, com temperos de Blade Runner, Ghost in The Shell e Matrix, The Sprawl fala de um mundo tecnológico onde corporações dominam arranha-céus e governos poderosos dominam a cidade. Uma megacidade dividida em zonas controladas por esses diferentes governos e corporações, criam suas próprias leis.

Você jogará com mercenários e criminosos contratados pelas corporações para realizar missões perigosas e ilegais. Dessa forma, em um grupo com habilidades e equipamentos únicos, você enfrentará desafios de sabotagem, assalto, resgate e outras atividades ilegais. Além disso, criminosos rivais, inteligência artificial e até a própria cidade são os potenciais inimigos dos jogadores.

Explore um mundo sombrio e futurista em The Sprawl aqui.

Urban Shadows

Em uma versão sombria e sobrenatural da nossa realidade, Urban Shadows, que utiliza o sistema Powered by the Apocalypse, traz uma versão moderna e cheia de intrigas de conspirações que envolvem ocultismo e corrupção.

Os personagens são divididos em facções sobrenaturais. Dessa forma, cada um tem uma agenda oculta e métodos distintos de operação. As facções de Urban Shadows podem ser Vampiros, Lobisomens, Fadas, Fantasmas e Bruxos, porém vivendo em uma cidade. Além do sobrenatural e corrupções corporativas, Urban Shadows também abre espaço para Tramas Pessoais vinculadas às próprias facções e relacionamentos entre elas.

Conheça um pouco mais de Urban Shadows, aqui.

Blades in the Dark

Doskvol é uma cidade governada por um império fantasma que controla quase todos os recursos e poder da cidade. Tudo é escuro (dark) e sobrenatural e a cidade possui uma névoa onde monstros e fantasmas circulam livremente. A tecnologia é alimentada por eletricidade fantasma, que é uma fonte de energia alimentada por mortos-vivos. Dentro desse cenário pessoas comuns vivem com medo e gangues lutam pelo poder e influência.

Os personagens são membros das gangues criminosas que lutam para controlar o submundo de Doskvol. Assim, cada gangue tem um objetivo diferente: riqueza, poder, território, etc. Você lutará contra outras gangue, o império fantasma e criaturas sobrenaturais, além de lidar com corrupções e traições.

Lide com monstros e o sobrenatural em Blades in the Dark, clicando aqui.

Jogando PBTA

É legal quando a gente encontra um sistema tão versátil, não é mesmo? Com seu foco narrativista é possível criar histórias longas e complexas ou trabalhar missões e curtas aventuras. Depende do que irá fazer e desenvolver com seus colegas aventureiros. Powered by the Apocalypse é de fácil entendimento por suas simples regras e pelo mestre não rolar dados.

Curtiu os jogos? Tem mais algum que você recomenda? Conte para a gente lá no Instagram.