Para mestres

8 ideias simples para você começar sua campanha

Toda vez que eu vou começar uma nova mesa me falta a ideia da campanha. Algumas vezes fico olhando para o teto aguardando a inspiração. Porém, sempre lembro que as melhores one-shots e mesas vieram de temas simples.

Assim, resolvi resumir 8 ideias que eu gosto de mestrar para que você não fique sem ideia de campanha! Lembrando que as ideias são atemporais, independente de sistema e cenário. É pegar a ideia e encaixar no que está criando.

Vamos por fogo nessa mesa? Ilustra por Qichao Wang.

Cardápio de ideias

  1. Resgate da Princesa
  2. Escapar da Prisão
  3. A busca por um tesouro
  4. Enfrentar um grande inimigo
  5. Recuperar o status
  6. Derrubar um Líder
  7. Catástrofe
  8. Transporte Especial

1. Resgate da Princesa

Um clássico das mesas de RPG, jogos de videogame e filmes. Nessa ideia os personagens dos jogadores serão abordados por alguém importante que solicitará o resgate de sua filha ou filho. Dessa forma, os jogadores terão que decidir se farão isso por zero custo ou se farão isso cobrando algo.

Aqui você pode explorar vários tipos de plot como por exemplo: a princesa está enamorada do sequestrador ou a princesa raptou o suposto sequestrador. Quem sabe a princesa tenha contratado alguém para fugir de seu pai, os jogadores devolveriam ela ou não? Aí entram dilemas morais que esquentam a mesa.

2. Escapar da Prisão

Nessa ideia existem variantes. Primeiramente o básico seria os jogadores foram presos, e você pode deixar a cargo do jogador te contar como foi, e eles estão ali se reunindo para sair de um lugar. Bem parecido com a campanha Out of The Abyss do D&D, onde os personagens estão em uma prisão no underdark e precisam sair de lá.

O legal do escapar de uma prisão é que ajuda os jogadores a se conhecerem logo no início e geralmente é uma saída única, assim se transforma numa dungeon, onde você mestre pode estudar seus jogadores para ir elaborando as próximas sessões, assim como ensinamos na Academia de Mestres.

Outra variante é os personagens estarem perdidos e precisam voltar para casa. Pois o retorno para casa pode ser árduo, cheio de armadilhas e inimigos, não é mesmo? O que sua imaginação de mestre de rpg pode criar?

3. A busca pelo tesouro

Encontrar um tesouro, artefato ou informação pode ser um trabalho para incríveis investigadores, detetives e heróis da fantasia. Receber o pedido de uma pessoa importante para resgatar uma informação, por exemplo, sendo que essa informação pode ser importante para um dos personagens, isso pode ser bem interessante. Quem sabe o tesouro que está sendo resgatado é na verdade a joia da família de um dos jogadores? Plot twist com dilema de moral, será que devolve ou não? Quais são as consequências?

Aqui, você pode colocar tanto num mapa aberto, como em uma dungeon, pois o tesouro pode estar bem guardado por uma grande criatura, um grupo de inimigos, gangues, bandidos, corporações e assim por diante. Olha o quanto dá para ser criativo aqui.

4. Enfrentando um Dragão

Similar à busca por um tesouro, um líder irá solicitar a cabeça de uma criatura ou de um inimigo em troca de recompensas ou apenas para proteger a cidade. Uma outra opção é iniciar a sessão descrevendo o caos que a criatura, gangue ou grupo de inimigos fez na cidade, assim dando motivação para os jogadores agirem.

Imagine que os personagens estão em uma vila pacífica e a filha do taverneiro chega ensopada de sangue, será que é dela, será que é de outra pessoa? Ela desmaia no chão. Assim, os jogadores precisam descobrir o que está acontecendo e o lado investigativo explorador da campanha de RPG inicia.

O importante é deixá-los motivados para matarem o inimigo, portanto deixe rastros do (ou dos) inimigo no caminho de descoberta para que eles peguem mais raiva e queiram aniquilá-lo.

5. Recuperar o status

Alguém foi destronado, perdeu seu cargo, seu poder ou ao contrário, alguém que não devia (segundo a sua história) subiu de nível social. Será que é um laranja, uma armação ou é uma conquista verdadeira?

Aqui a possibilidade de intrigas políticas é intensa! Portanto, brinque com os diferentes níveis sociais do seu cenário.

  • O padre que perdeu os direitos da igreja.
  • A cinderela, a faxineira que virou princesa.
  • O rei que foi destronado.
  • Encontrou-se o filho bastardo do rei que tem direito ao trono.
  • O homem que perdeu a sua esposa e quer recuperá-la.
  • A mãe que foi ignorada pelos filhos e perdeu o status de mãe.

As ideias são muitas e você pode explorar status social, relacionamentos e intelectual.

Esse conceito é bem explicado no livro Play Unsafe de Graham Welmslay.

6. Derrubar um líder

Existe algum líder na região que está usando seu poder e recursos para escravizar pessoas, para angariar recursos ou para reprimir empresários. Alguém oculto que será descoberto ao longo da aventura pelos jogadores em um jogo de infiltração e exploração por exemplo.

Um jogo de furtividade e habilidade verbal. Você gosta dessa ideia de campanha?

7. Catástrofe

Usando o tema que o mestre Vitão mais usa na Academia de Mestres: Um vulcão entra em erupção, o que fazer? Aqui tudo vai depender do momento da catástrofe. Nessa ideia de campanha de RPG, os jogadores podem tentar impedir uma grande catástrofe ou tentar lidar com o pós-evento onde começam a surgir exploradores, oportunistas e politicagem ao redor do evento.

Pode ser a erupção de um vulcão, uma chuva de meteoros, avanço do mar, ataque zumbi ou liberação de animais perigosos na cidade. Tudo afeta a massa!

Catástrofes movem facilmente os jogadores, pois impactam diretamente na vida dos personagens e em suas histórias de fundo.

8. Transporte Especial

Algo precisa ser levado do ponto A para o ponto B em segredo e segurança. Em uma das minhas melhores mesas de Cyberpunk 2020 o objetivo era simplesmente levar um pen-drive de um ponto a outro e a mesa foi incrível! A simplicidade enriqueceu a narrativa.

Dessa forma seus jogadores podem levar um anel para um casamento, um tesouro, um objeto mágico e até informações. Perceba que muitos filmes e jogos fazem a gente transportar pessoas também!

Crie seu banco de ideias

Uma das melhores formas de ter sempre ideias é assistindo filmes, lendo livros e observando a nossa própria vida. Em todo lugar existem dicas de histórias que podemos contar. Portanto seu relacionamento, seu trabalho, seus estudos e sua família pode ser grandes exemplos de histórias que podem ser adaptadas para qualquer cenário de RPG.

Como a gente diz na Academia de Mestres de RPG da Nuckturp, uma aventura de RPG é sobre a evolução e relacionamento dos personagens entre si, entre outros e entre o cenário. As tramas que envolvem esses relacionamentos, se bem elaboradas, podem durar anos de aventuras.

Assim, sempre que assistir um filme, seriado ou ler um livro, anote qual foi a ideia principal do autor, quem sabe essa ideia não te inspire para sua próxima mesa?

Dica bônus!

Na hora de criar a sua mesa, lembre de incluir algum tipo de urgência para que os personagens se sintam aflitos e dispostos a resolver. Muita mesa morre por falta de urgência, pois os jogadores decidem não atuar em direção ao conflito à frente e o engajamento é perdido, assim como o interesse. Faz sentido?

Então, como uma bomba possui um relógio, coloque um relógio contra seus jogadores também e deixe eles tomarem as decisões. Se enrolarem muito, que arquem com a consequência.

Curtiu esse post? Que mais ideias de aventuras você tem? Coloca nos comentários.