A experiência de ser um jogador
Você sofreu na infância quando seus pais queriam tirar seus jogos da sua mão? Dizendo: “você só joga menino (ou menina), vai estudar!”, “Larga esse Magic e vai fazer algo útil.”, “Sai desse computador e vai brincar lá fora.” ou então até escondiam o vídeo-game. Agora, eu te pergunto, o que aprendeu com os jogos?
A experiência de ser um jogador é extremamente rica e benéfica. Jogos estimulam diversas partes do nosso cérebro e fazem a gente enxergar os desafios com várias perspectivas, pois a lógica de qualquer jogo é transpor certas dificuldades e fazer o jogador alcançar seu objetivo.
O mais interessante é entender como eles nos ensinam e o que eles podem ensinar. No artigo anterior falamos como um jogo pode beneficiar na educação. Vamos ver o que esses jogos podem verdadeiramente ensinar e como isso impacta na vida futura?
Cada tipo de jogo tem um resultado diferente e vamos nos concentrar em jogos no geral, mas saiba que nos eletrônicos ainda há acuidade visual, destreza de pensamento e capacidade motora.
OS BENEFÍCIOS
- Capacidade Lógica – O jogador acaba desenvolvendo uma capacidade de raciocínio lógico de forma rápida, pois possui um tempo e uma “pressão” para resolver determinado problema. Seja uma pressão de tempo ou dos colegas. Essa pressão é muito relacionada ao que acontece no dia-a-dia, por exemplo, de um profissional em sua empresa que tem vários projetos para entregar. O jogador, assim, consegue lidar com uma demanda grande em seu dia-a-dia e ganha rápida tomada de decisão.
- Comportamento Positivo Frente À Dificuldades – O jogador está acostumado a tomar decisões que podem trazer a fatalidade de seu herói ou a perda do jogo em si. Ele entende que ao continuar e persistir, ele consegue continuar a sua jornada e chegar ao grande objetivo final. Desafios tendem a ser mais divertidos e leves para profissionais que foram jogadores, do que daqueles que não foram.
- Trabalho Cooperativo – O jogador aprende a respeitar o tempo e a opinião do outro, aprende a cooperar, assim como são em alguns jogos, onde os jogadores devem juntos alcançar um objetivo contra o tabuleiro ou plataforma. São casos de jogos que mais amamos aqui na Nuckturp, são os jogos onde os jogadores colaboram entre si. Isso traz mais um benefício…
- Comunicação – O jogador consegue usar o RPG e jogos de cartas como uma ferramenta de se expressar e comunicar o que pensa e sente. Inclusive há jogos que são denominados de Jogos Terapêuticos, onde os jogadores são acompanhados por terapeutas e psicólogos, e o jogador desenvolve suas emoções, reconhecendo e vivenciando-as nessa experiência. A comunicação como uma das principais habilidades de sucesso também abre as portas para o jogador ter empatia pelo próximo, querer entender e escutar e algumas vezes argumentar para defender sua posição.
- Criatividade Aumentada – Para encontrar soluções para seus desafios o jogador geralmente precisa ser criativo, pois é com essa habilidade que resolvemos nossos problemas no dia-a-dia, não é mesmo? Me mostre um líder criativo e que coloca suas ideias em ação, que te mostrarei uma empresa bem sucedida ou em potencial de sucesso. Aqui a gente abre espaço para uma outra conversa, pois esse deve ser um dos grandes benefícios que o mundo lúdico dos jogos traz para nossa aplicação no dia-a-dia. Em aplicações corporativas a criatividade se torna uma peça central em nossos treinamentos.
Poderíamos listar mais alguns itens como reflexo, capacidade de liderar e alguns outros, mas esses ficam para um próximo momento, pois seriam exclusivos de alguns tipos de jogos.
Agora existem alguns jogos que são super difundidos e conhecidos pelos seus ensinamentos: o Xadrez e o Poker. Jogos que são literalmente escolas de Estratégia, Comunicação e Atitude. Profissionais levam a filosofia desses jogos para a vida, e por incrível que pareça, jogadores entusiastas também levam.
Esses jogos saem da proposta da Nuckturp por serem jogos tradicionais, mas não podemos deixar de considerá-los aqui. O Xadrez é um jogo de estratégia que possui centenas de lições de vida sobre ele, há diversos livros com essas lições, o Poker também traz muitos ensinamentos que vai desde blefar e entender o comportamento dos outros jogadores, até a estratégia que seguirá para garantir a vitória.
Há quem diga que esses dois jogos são mais mentais do que a própria dinâmica em si, ensinando ao jogador a ter paciência, concentração, foco e atenção no que está acontecendo. Se você concorda com isso, coloca nos comentários para a gente saber.
OS RESILIENTES
Agora um benefício que merece a maior atenção e tomada de consciência é o benefício da resiliência, pois o fato dos jogos sempre estimularem o alcance dos resultados, sempre haverá um desafio no meio do caminho, um obstáculo. Muitas vezes, nos deparamos com esse obstáculo e não conseguimos vencer, seja em uma sessão de RPG, um oponente em um jogo de cartas, Zumbis em um jogo de tabuleiro ou apenas alguma mecânica do jogo que o impede de ir além.
Ser um jogador é saber que existem diversos desafios pela frente e que a gente vai tentar, errar, tentar de novo, errar e ir quantas vezes forem necessárias, até ultrapassar o desafio. É claro que existe uma calibração para isso, que falamos nesse post aqui, porém o fato de não desistir de ter um objetivo claro ajudam o jogador a conquistar o sucesso, independente do tempo que ele demore. Alguns podem conseguir na primeira jogada, outros depois de algumas dezenas. Não importa, só o fato de perder e tentar novamente já mostra que está pronto para os desafios da vida. A única diferença é que vida o tempo das coisas é diferente de um jogo, em um falamos de minutos ou horas, no outro de dias, meses ou anos.
Não é incrível os benefícios que os jogos podem trazer? Esses são alguns que ilustramos para você, para que se entregue a essa ferramenta de diversão e aprendizado. Apesar da popularidade dos games, ainda há muita gente retraída em relação a ser um jogador amador, hobbista ou apenas aquele que ama as histórias por trás dos jogos.
Deixa nos comentários sua opinião, ficaremos felizes em conhecer a tua versão dessa história, talvez até a sua experiência em relação a eles!
Grande abraço e boa diversão!