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A Ordem de Nuckturp – Diário do Mestre #01

E nós estamos de volta na Twitch! Sim, uma nova campanha de RPG de D&D 5e, a Ordem de Nuckturp, começou na semana passada e, caso você tenha perdido, você agora pode acompanhá-la também pelo nosso youtube clicando aqui embaixo:

E já que estamos de volta narrando ao vivo, eu quero trazer algo diferente para vocês: o diário do Mestre!

Ao longo desta série de postagens aqui no blog eu vou contar para vocês o “backoffice” da produção desta aventura da Ordem de Nuckturp. Quais as ideias, os desafios, os inesperados e até alguns detalhes que precisei improvisar na hora de narrar cada sessão.

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Então, se você quer saber um pouco dos bastidores de como eu, Mestre Vitão, preparo uma mesa de RPG para live, chega aqui e bora falar disso!

O dia da campanha: “e se…”?

Uma das partes mais desafiadoras desta primeira sessão foi que, no dia da mesa, com tudo preparado, eu decidi mudar completamente como seria a primeira sessão.

Nesta campanha, os personagens foram ao fundo do oceano através de um submarino. Seu primeiro destino: Tarakuutur, o reino dos tritões do qual Ryuonosuke faz parte.

Junto com o Deds, jogador que interpreta o tritão, eu fiz o worldbuilding de todo o reino. Arquitetura, cultura, ameaças, segredos, cultura e tudo que você pode imaginar. Até na economia do reino eu pensei!

E a ideia é que aconteceria uma cena de diplomacia com o Rei. Uma negociação para unir o povo da superfície com o do oceano.

Porém… eu pensei: e se, na verdade, o reino estiver vazio quando eles chegarem lá? E assim se seguiram algumas boas horas mudando completamente a sessão um.

Pois é, abandonar algo que eu criei assim não é fácil. Mas, no fim, valeu a pena, afinal os jogadores pareceram gostar bastante da aventura.

Criando o submarino

Além dessa mudança brutal de primeira sessão, um dos maiores desafios foi idealizar o submarino e como ele funcionaria na aventura da Ordem de Nuckturp.

Afinal, esta é uma aventura subaquática de alta fantasia. Como então eu poderia unir tecnologia e magia ao mesmo tempo em que tornava possível uma exploração oceânica e fizesse eles se sentirem ameaçados e sem recursos?

Assim, cheguei a alguns pontos legais que já foram explorados logo na primeira sessão:

  • Eles podem usar equipamento de mergulho, mas isso os torna mais lentos;
  • Golpes e magias com rolagem de acerto só podem ser diretamente do oceano;
  • Existem dias limitados de oxigênio na embarcação, assim como alimento e outros recursos;
  • O submarino é dividido em 5 partes e todas tem funções específicas, CA e pontos de vida;
  • Cada personagem ocupa uma função na tripulação, como buscar comida e estar atento a perigos;

Desta forma, o grupo ficou organizado em suas funções, recursos e limites.

Acredito que isso trouxe um senso de aventura e perigo interessante, pois eles sabem que esta não é uma aventura, pelo menos inicialmente, que eles podem simplesmente vagar pelo oceano sem medo.

Existem sim perigos e, caso o submarino seja destruído ou falhe, eles precisarão arcar com essas consequências.

Ah sim, os perigos!

O oceano é um vasto e complexo mundo que pode ser recheado de elementos vindos da nossa criatividade. Conforme eu estudei e criei o oceano de Nindäle, muitas ideias vieram na mente.

Assim, ao longo da campanha, um vasto universo de criaturas e ameaças novas surgirá. Afinal, todas as criaturas desta campanha serão autorais e estarão no nosso futuro bestiário de Nindäle.

Porém, logo na sessão um, eu quis explorar alguns perigos específicos.

Primeiramente, ameaçar o submarino em si. Acredito que é importante que os personagens entendam que precisam proteger a embarcação. Como se tivesse um NPC extra no grupo. Por isso, o dragão azul logo atacou o próprio submarino em si.

Em segundo lugar, a luta na água deve ser feita com cautela pela redução de movimento que possuem — a menos que consumam Hidrelina, a planta que os dá movimento aquático.

Por fim, a movimentação livre pela água ao consumir a planta e os desafios do mar em si também são importantes. Por isso, a cena final na qual acabou a mesa vai ser bem legal de ser explorada.

Os perigos são muitos! E devo dizer que estou animado para ver como os jogadores enfrentarão cada um deles.

Toda quinta, às 20h, na twitch, a Ordem de Nuckturp!

Se quer acompanhar essa aventura e ver estes desafios na prática, estaremos ao vivo toda quinta-feira às 20h!

Vem conosco e manda um oi no chat, vai ser um prazer ter você lá.

Até quinta-feira!

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