A Ordem de Nuckturp – Diário do Mestre #02
Após um primeiro episódio de investigações e reviravoltas, a primeira sessão da campanha terminou com o início de um combate que se tornou intenso e épico! Se ainda não viu como foi a segunda sessão de A Ordem de Nuckturp, clique no vídeo abaixo e confira!
Neste texto, vou trazer para vocês os bastidores de como foi preparar e narrar a 2ª sessão desta campanha! O que achei que iria acontecer, como foram os desafios, o que saiu do esperado e muito mais.
Se ainda não leu a primeira parte deste diário e quiser ler, só clicar neste link para ler o Diário de Mestre #01.
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Combate intenso, erros e desafios
Quando eu montei este combate, eu considerei algumas regras legais de se pensar ao estruturar desafios no D&D 5e: utilização de recursos e cálculo da XP em grupo.
Primeiramente, o grupo tinha enfrentado um desafio na sessão 1 pouco antes de chegar em Talakuutur e tinham feito um Descanso Curto. O que significa que eles ja haviam parado para recuperar alguns recursos e tinham condições de um combate desafiador.
Além disso, eu calculei o combate para que ele fosse Difícil. Ou seja, os personagens conseguiriam superá-lo com algumas dificuldades, existindo chances de que alguém sairia ferido no processo.
Porém, a luta foi mais desafiadora do que eu imaginei, visto que faltou eu considerar o elemento adicional de perigo que eu inseri: dois dos quatro personagens do grupo iniciaram o combate encantados e, portanto, incapazes de agir.
Isso, sem dúvidas, complicou bastante a luta — porém, considerando que eu esqueci que “prayer of healing” da Tulipa precisa de 10 minutos pra ser conjurada, podemos dizer que foi até um equilíbrio no fim das contas. Não?
Independente disso, uma coisa foi certa: o combate resultou em um personagem inconsciente e outro com um ponto de vida, além de durar mais de 1h30 de uma luta intensa com o chat ativo e tenso! Ryunosuke quase morreu.
Portanto, foi mais difícil do que o esperado e planejado — mas, sem dúvidas memorável. Então, valeu a pena.
Narrando a cena de quase-morte
Porém, a morte de um personagem, na minha visão, não deve ser tratada de forma tão “leviana” assim, como se fosse apenas números e letras em uma folha de papel (no caso, na tela do Foundry).
Assim, eu entendo que essas cenas de rolagem contra a morte precisam ser memoráveis. Elas necessitam de um caráter emocional conforme as rolagens são feitas. Além disso, acho sempre legal oferecer uma “saída” à morte. Então, alguns detalhes importantes.
Primeiramente, conforme Ryunosuke caía inconsciente, eu fiz questão de narrar o que ele via do mundo e quais eram as entidades que circulavam em sua visão neste momento importante e que poderia ser o último. Uma voz o convidou a permanecer, mas ele optou por não fazê-lo.
Em segundo lugar, enquanto seus aliados tentavam ajudá-lo, o corpo do tritão reagia ou não aos estímulos — tudo isso enquanto a luta acontecia ainda contra o Chefe Coralídeo.
Cenas de morte são intensas e desafiadoras de narrar, mas também uma grande recompensa em quem capricha nelas.
Exploração e fuga
Por fim, depois da luta e de mais um descanso realizado, os personagens resolveram continuar explorando Talakuutur, ainda restavam alguns lugares de importância.
Neste sentido, eu já sabia que haveria algum prisioneiro que viu tudo acontecer. A princípio, seriam três, porém eu acho que muitos NPCs em um grupo podem prejudicar a dinâmica de um grupo — especialmente em um RPG online.
Porém, era fundamental que alguém pudesse lhes trazer clareza sobre o ocorrido. Eu gosto de colocar pistas e segredos para serem revelados porém sem determinar quem os possuem. Um prisioneiro, tendo vivenciado tudo que ocorreu mas sem poder fazer nada, parecia a forma certa de fazê-lo.
E assim aconteceu. Uma nova raça jogável foi apresentada ao grupo e ao cenário de Nindäle, uma nova NPC para acompanhar o grupo temporariamente e muitas informações relevantes sendo mostradas aos personagens.
Porém, simplesmente sair andando do reino seria muito “ok”, né? Então a sessão acabou com o surgimento de diversos coralídeos e, portanto, a sessão que vem começa direto nesse combate — que, creio eu, virará uma fuga, afinal os personagens já viram o poder marcial destes coralídeos.
Toda quinta, às 20h, na twitch, a Ordem de Nuckturp!
Se quer acompanhar essa aventura e ver estes desafios na prática, estaremos ao vivo toda quinta-feira às 20h!
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Até quinta-feira!