Dungeons & Dragons RPG Sistemas

A Ordem de Nuckturp – Diário do Mestre #03

Estamos indo para o quarto episódio da campanha A Ordem de Nuckturp e a aventura está cada vez mais intensa! Já tivemos dragões azuis agressivos, cidades completamente abandonadas e, na última sessão, uma tempestade oceânica e um naufrágio de um navio pirata!

Se ainda não viu como foi a terceira sessão de A Ordem de Nuckturp, clique no vídeo abaixo e confira!

Neste texto, vou trazer para vocês os bastidores de como foi preparar e narrar a 3ª sessão desta campanha! O que achei que iria acontecer, como foram os desafios, o que saiu do esperado e muito mais.

Se ainda não leu a primeira parte deste diário e quiser ler, só clicar neste link para ler o Diário de Mestre #01.

E se você ainda não é inscrito na nossa twitch, clique abaixo para se inscrever:

Fuga e como narrá-la

Assim que começa a sessão, os personagens estavam fugindo. Como eram dezenas de criaturas surgindo – das mesmas que há pouco quase os derrotaram – eu imaginei que eles iam optar pela fuga.

E eu gosto de usar uma mecânica do D&D 4e para narrar essas cenas de fuga. Funciona basicamente assim: cada personagem escolhe uma perícia na qual é proficiente, faz uma rolagem dela e eles precisam obter uma quantidade de sucessos antes de uma quantia de fracassos. Assim, quanto mais fracassos, pior o resultado e vice-versa.

Eu tinha planejado já perfeitamente o que aconteceria em cada cenário (zero, uma, duas ou três falhas). Mas, com o auxílio do chat, que usou 10.000 pontos para resgatar uma facilitação aos jogadores, eles terminaram a fuga com zero falhas e, por isso, sem consequências graves.

Caso tivessem falhado uma ou mais vezes, o submarino teria sido bastante afetado.

Tempestade Oceânica

Algo muito importante de ser feito em uma aventura de D&D é minar recursos dos aventureiros. E existem muitas formas de fazer isso – sendo combates e armadilhas as mais clássicas. Mas, que outras formas existem além delas?

Nessa parte, conforme os personagens buscavam os rastros do povo tritão, optei por uma tempestade do fundo do mar! Nela, tudo fica escuro, uma turbulência se aproxima e raios vão se espalhando por entre a escuridão.

Cá entre nós, era para um coletivo de águas vivas atacar o grupo junto, mas achei que tomaria muito tempo da sessão e tiraria o foco da tempestade em si. Considerando que o monge chegou a menos de cinco de vida, acredito que o desafio foi bom o suficiente.

Colocando pistas da trama futura

Uma das coisas que mais gosto ao narrar é receber a história dos personagens e costurá-la na trama da aventura. Por isso, sempre converso com os jogadores sobre detalhes de sua história e analiso como posso usá-los para enriquecer a trama.

O navio pirata foi uma das formas de fazer isso! No diário do capitão, o nome “Nyx” pertence ao passado não apenas a um, mas dois dos personagens do grupo – porém, eles não sabiam dessa conexão até então. Vamos ver na próxima sessão como será esse desfecho!

E, claro, a luta contra uma tripulação pirata que estará infestando o navio.

Toda quinta, às 20h, na twitch, a Ordem de Nuckturp!

Se quer acompanhar essa aventura e ver estes desafios na prática, estaremos ao vivo toda quinta-feira às 20h!

Vem conosco e manda um oi no chat, vai ser um prazer ter você lá.

Até quinta-feira!