Dungeons & Dragons RPG Sistemas

A Ordem de Nuckturp – Diário do Mestre #04

Assim, se você quer que eu seja sincero, este foi provavelmente o episódio mais marcante de A Ordem de Nuckturp. Afinal, não é sempre que vemos por aí uma batalha pirata embaixo da água!

Então, se você quer ver na íntegra como foi esse intenso episódio, basta clicar no link aqui embaixo. Ali você vai ver algumas coisas épicas, dentre elas, um personagem recebendo 8d10 de dano por causa de uma bala de canhão.

Porém, contudo, todavia, entretanto, nós já estamos no episódio 15 da série, indo para o 16! Mas, eu achei que eu estava devendo mostrar os bastidores de cada episódio pra vocês, mesmo tendo passado tanto tempo assim.

Se ainda não viu como foi a quarta sessão de A Ordem de Nuckturp, clique no vídeo abaixo e confira!

Neste texto, vou trazer para vocês os bastidores de como foi preparar e narrar a 4ª sessão desta campanha! O que achei que iria acontecer, como foram os desafios, o que saiu do esperado e muito mais.

Se ainda não leu a primeira parte deste diário e quiser ler, só clicar neste link para ler o Diário de Mestre #01.

E se você ainda não é inscrito na nossa twitch, clique abaixo para se inscrever:

Como narrar uma batalha embaixo da água

Logo no início da sessão, como você pode ver na live, os personagens rolam iniciativa pois um combate se inicia. Ao estarem dentro de um navio naufragado, os esqueletos piratas acordam e avançam na direção do grupo. Porém, como funciona exatamente essa batalha embaixo da água?

Se você for ver as regras práticas de D&D, basicamente o que acontece é que as magias de fogo possuem dano reduzido pela metade e os ataques à distância (com exceção de arcos e armas de fogo) possuem seu alcance reduzido ao meio. De forma geral, eu decidi seguir essas regras, porém eu adicionei algo a mais.

Conforme você vê o episódio, em determinado momento eu aviso os personagens que eles estão em uma distância mais segura do barco. Isso porque a regra que eu inseri foi: projéteis tem dano cortado ao meio se atingem alvos muito distantes. E, cá entre nós, acredito que essa regra foi fundamental para um episódio mais balanceado.

Nesse sentido, o resto da luta é basicamente igual – com exceção de que os personagens estão nadando ao invés de andar.

O ataque de um canhão

Mas, sem dúvidas, o ponto alto do episódio foi a bala de canhão. Sim, dando um leve spoiler, conforme os personagens fugiam do barco naufragado, os piratas esqueletos ativaram os canhões para acertá-los. Assim, o grupo nadava para longe enquanto tentava desviar desses projéteis.

Contudo, Ryunosuke, o guerreiro do grupo, foi atingido por um deles. E aqui estamos falando de um canhão! Algo capaz de destruir navegações. Nesse sentido, o dano que o tritão recebeu foi de apenas 8d10 de dano. Algo básico, não é mesmo?

A melhor parte disso foi ver a reação dos personagens. Eu não sabia se eles seriam atingidos ou não, mas eu estava pronto para que eles soubessem a consequência de suas ações. Afinal de contas, conforme exploravam o navio eles viram que existiam canhões à espreita de serem utilizados.

O desfecho de Nyx e a baleia assassina

Além de toda a luta que aconteceu, e da qual os personagens conseguiram sair vivos, apesar de extremamente feridos, a trama se aprofundou.

Conforme o grupo analisou as informações que retiraram do navio naufragado, Nyx veio à tona de novo. Nesse sentido, Anrenn e Misha descobriram que ambos compartiham uma conexão com ele. Desde então eu estou muito animado e curioso para que eles explorem ainda mais essa ligação.

Por fim, conforme eles voltavam à superfície para respirar um pouco e entender tudo, eu precisava colocar mais um desafio, né? Assim, introduzi mais uma criatura única de Nindäle: a baleia com couraça de corais.

Assim, se eu for sincero, eu assumo que ela ficou mais forte do que eu esperava. Sendo uma criatura de alta CA, altos pontos de vida e alto dano, ela é extremamente perigosa de ser enfrentada. Mas, para a sorte do grupo, Ryunosuke utilizou seu item mágico e convocou uma cobra gigante. Cá entre nós, eu não lembrava que ele tinha esse item.

Nesse sentido, o grupo terminou a sessão de volta à superfície, em uma ilha que prometeu – e entregou – muitos mistérios e revelações.

Toda quinta, às 20h, na twitch, a Ordem de Nuckturp!

Se quer acompanhar essa aventura e ver estes desafios na prática, estaremos ao vivo toda quinta-feira às 20h!

Vem conosco e manda um oi no chat, vai ser um prazer ter você lá.

Até quinta-feira!