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Artífice D&D 5e – Guia Completo da Classe

E se você conseguisse canalizar magias através de tecnologias? O Artífice no D&D 5e faz exatamente isso!

Como um Artífice, você sabe que a magia é um sistema a ser decodificado.

Assim, o estudo é seu maior aliado!

E, ao lado dele, o desenvolvimento de tecnologias arcanas.

Ficou interessado por este conceito?

Então descubra tudo que esta Classe reserva a você!

Criando um Artífice no D&D 5e

Primeiramente, suas características de Classe!

Artífice D&D 5e Nuckturp - Urza, MTG
Urza, um dos maiores artífices da história do Magic the Gathering, por Greg Rutkowski

Dado de Vida

Você recebe um dado de vida complicado: apenas 1d8.

Por isso, já tenha em mente estratégias para te proteger de tomar dano nas lutas.

Proficiências

Porém, suas proficiências são amplas e te ajudam a não ser um alvo tão fácil.

Primeiramente, você é proficiente em armaduras leves, armaduras médias, escudos e armas simples.

Além disso, se o seu Mestre permitir, você também tem proficiência com Armas de Fogo!

Em segundo lugar, suas proficiências em testes de salvaguarda são em Constituição e Inteligência.

Já em relação a ferramentas, sua proficiência tem um leque amplo de opções.

Em terceiro lugar, você pode escolher entre ferramenta de ladrão, de funileiro ou qualquer uma de artesão.

Por fim, suas perícias!

Escolha duas entre: Arcana, História, Investigação, Medicina, Natureza, Percepção ou Prestidigitação.

Equipamentos

Primeiramente, uma ressalva: além desses itens, você recebe os do seu antecedente.

Mas, simplesmente por ser artífice, você tem acesso a um kit interessante de armas, armaduras e equipamentos.

Duas armas simples, uma besta leve e 20 virotes, armadura de couro reforçado ou cota de malha.

E, além de armamentos, você escolhe entre ferramentas de ladrão ou de explorador de masmorras.

E aí, já surgiu algumas ideias de personagem artífice em sua mente?

Conjuração Arcana Artífice D&D 5e

Assim que você cria seu personagem, logo no nível 1 você já é um conjurador.

Porém, você precisa de alguma ferramenta na qual você é proficiente para realizar magias: ferramentas de ladrão ou de artesão.

Isso porque a magia do artífice não vem de um dom, mas sim da tecnologia que ele emprega em sua arte.

Para os observadores, parece que você está simplesmente criando invenções e bugigangas.

Por isso, tenha em mente que a sua conjuração não sai de suas mãos, mente ou palavras, mas sim de suas invenções!

Uma magia que cura pode ser uma aranha mecânica que fecha ferimentos ou uma torrente de fogo uma poção que você assopra e ela entra em ebulição.

Então, já idealize: qual será a ferramenta que seu artífice usa?

Mas agora, vamos para os detalhamentos de suas magias!

Artífice D&D 5e Nuckturp - Gnomo Artífice
Gnomo Artífice pronto para a batalha, por Francell Garrote

Truques

Assim que cria seu personagem, você já tem acesso a 2 truques da lista de magias do artífice.

Conforme você sobe de nível, você aprende mais truques conforme a tabela no final deste guia.

Porém, além disso, sempre que subir de nível você pode trocar um truque que conheça.

Preparando e Conjurando Magias

Ao longo dos níveis e de sua aventura, você irá ter cada vez mais espaços para magias.

Inicialmente, você possui 2 espaços de magias de nível 1.

Mas, ao longo do tempo você aprende magias mais poderosas podendo chegar até magias de 5º nível.

Seus espaços de magia sempre recuperam com um Descanso Longo.

Já em relação às magias que você conhece e prepara, elas estão relacionadas à sua inteligência e nível.

Você conhece um número de magias de artífice igual a seu modificador de inteligência mais metade do seu nível.

Se você for, por exemplo, um artífice nível 6 com modificador de inteligência 3, você consegue ter ao todo 6 magias preparadas!

E a parte mais legal: sempre que faz um Descanso Longo, você pode mudar completamente a sua Lista de Magias Preparadas.

Ou seja, você tem acesso a todas as magias de artífice, mas a cada Descanso Longo escolhe quais quer usar.

Porém, você não faz igual ao Druida ou o Mago que se conectam às energias divinas ou estudam seu livro de magia.

Como um Artífice, você prepara as bugigangas que irá utilizar no dia.

E, para conjurar as magias que preparou, você irá utilizar a sua Inteligência!

Afinal, quanto mais inteligente você for, melhor as bugigangas que você cria.

E, por fim, você consegue conjurar magias de artífice como um ritual!

Basta passar um tempo focado em suas invenções e as imbuir com suas conexões e criações.

Artífice D&D: trajetória ao longo dos 20 níveis

Assim como todas as classes, você como Artífice irá melhorar todas suas invenções ao longo dos níveis!

Inicialmente você possui algumas bugigangas, mas você as melhora com o tempo.

E, claro, aprende a criar ainda mais tecnologias que parecem magias!

Então prepare-se, aperte o cinto e aproveite a jornada.

Nível 1 – Melhorias Mágicas (“Magical Tinkering”)

Ao criar seu personagem, além das conjurações que falamos acima, você tem uma habilidade especial: você imbui magia em objetos mundanos.

Assim como suas magias, para usar essa habilidade você precisa ter ferramentas de ladrão ou uma de artesão de sua escolha.

A partir de um objeto não-mágico minúsculo, você pode gastar uma ação para imbuir uma magia nele, algo como emitir luz ou som.

Todas as possibilidades para esta habilidade estão na página oficial do Artífice e no livro de Eberron.

Você pode usar essa habilidade em um número de objetos igual o seu modificador de inteligência e cada objeto só poder ter uma propriedade mágica.

Nível 2 – Infudir Item (“Infuse Item”)

Ao chegar no nível 2, você expande suas capacidades e se torna capaz de infundir magias mais poderosas em itens mundanos.

Assim, mais do que pequenos efeitos, você ganha acesso a tecnologias interessantes e que podem fazer a diferença na sua vida como Artífice.

Essas tecnologias, chamadas de infusões, são conhecimentos únicos seus! Enquanto você viver e guardar o segredo para si, elas permanecerão.

Mas, caso você morra ou alguém descubra os segredos de suas infusões, os objetos que você infundiu voltarão a ser não-mágicos.

Inicialmente você conhece apenas 4 infusões. Conforme sobe de nível, você aprende mais!

Artífice D&D 5e Nuckturp - Artífice
Misterioso Artífice por Dimitris TzilivakisP

Sempre que subir de nível você pode trocar alguma infusão que conhece.

E, por fim, toda vez que fizer um Descanso Longo, você pode usar essa habilidade em um objeto não-mágico de sua escolha – mas cada objeto só pode ter uma infusão mágica.

Existem inúmeras opções legais de infusões mágicas do Artífice, vou mostrar duas para você conhecer um pouco das opções:

  • Anel de Recuperação Mágica: com uma ação, uma vez por dia você pode recuperar um espaço de magia gasto de 3º nível ou menos.
  • Arma Radiante: esta arma tem um modificador de +1 para ataques e danos, emite luz e ainda pode cegar seus oponentes!

Os detalhes da quantidade de infusões que você pode fazer estão na tabela ao final da descrição da classe.

Nível 3 – Especialização e Ferramenta Certa para o Trabalho

Ao chegar no nível 3, você escolhe uma especialização de Artífice!

Existem algumas opções muito interessantes que são somadas às da Classe em si.

Exploraremos todas essas opções no próximo texto da classe.

Além da especialização, você também ganha uma nova habilidade.

Está precisando e uma ferramenta de ladrão ou artesão? Simples, crie uma magicamente!

Ao gastar uma hora concentrado, você consegue criar ferramentas não-mágicas e usá-las como quiser.

Porém, se usar essa habilidade uma segunda vez, a primeira ferramenta criada desaparece.

Nível 4, 8, 12, 16 e 19: Incremento no Valor de Habilidade

Nestes níveis especificados no título, você tem acesso a aumentar suas Habilidades ou ganhar Talentos.

Isso significa que toda vez que chegar em um destes níveis, você tem 2 pontos para distribuir entre seus atributos.

Mas, se preferir, você também pode pegar algum dos talentos disponibilizados em sua aventura.

Para quem gosta de otimizar personagens, as vezes um talento é ainda mais interessante que aumentar habilidade!

Nível 6: Expertise em Ferramenta (“Tool Expertise”)

Até então você é um artífice que explora ao máximo sua proficiência com ferramentas.

Sejam as de ladrão ou as de artesão, sua capacidade de criar bugigangas é inigualável.

E, ao chegar no nível 6, essa sua habilidade aumenta ainda mais!

Quaisquer testes que fizer usando as ferramentas com as quais é proficiente, sua proficiência é dobrada!

Então se seu modificador de proficiência for um +5, quando fizer testes usando essas ferramentas na qual é proficiente você na verdade adiciona +10 ao resultado!

Nada mal, né?

Nível 7 – Estalo de Genialidade (“Flash of Genius”)

A sua experiência em criar bugigangas e tecnologias é tão ampla que seu raciocínio se torna mais rápido.

Você se torna capaz de tomar decisões sob pressão – e ajudar seus aliados a fazer o mesmo!

Sempre que alguém fizer um teste de habilidade ou de salvaguarda próximo a você, você pode usar uma reação para adicionar seu modificador de inteligência ao resultado do aliado.

Ao finalizar um Descanso Longo, você ganha todos os usos desta habilidade – que você pode usar um número de vezes igual ao seu modificador de inteligência.

Nível 10 – Adepto a Item Mágico (“Magical Item Adept”)

Após a sua imensa experiência como artífice, itens mágicos são objetos com os quais você está acostumado.

Você imbui magia em itens mundanos diariamente e, agora no nível 10, sua proficiência nessa arte é ainda maior.

A partir deste nível você consegue se sintonizar com 4 itens mágicos invés de 3.

Artífice D&D 5e Nuckturp - Gnomo Artífice
Artífice estudando e confeccionando seus itens mágicos, por Annadel Cinco

Além disso, ao criar um item mágico comum ou incomum, você leva um quarto do tempo e metade do ouro para produzí-lo!

A magia agora corre em suas veias e em todos os objetos que te cercam.

Nível 11 – Item Armazenador de Magia (“Spell-Storing Item“)

Ao finalizar um Descanso Longo, você pode tocar uma arma simples ou marcial ou um item que usaria como foco arcano e armazenar uma magia nele.

Escolha uma magia de 1º ou de 2º nível da lista de artífice que exija uma ação para conjurá-lo.

Enquanto estiver segurando o objeto, uma criatura pode usar a magia armazenada nele usando o seu modificador de inteligência.

Sim, você faz o item e a pessoa que o usa se aproveita da grandiosa inteligência de artífice que você possui!

Essa magia pode ser usada um número de vezes igual ao dobro do seu modificador de inteligência.

Nível 14 – Sábio dos Itens Mágicos (“Magic Item Savant“)

Se no nível 10 você se tornou um “adepto”, agora você é um “sábio”!

Ou seja, aquelas habilidades ficam ainda mais intensificadas.

A partir deste nível você pode se sintonizar a 5 itens mágicos ao invés de 4.

E, ao usar ou se sintonizar a um item mágico, você pode ignorar todas as exigências de classe, raça, magia e níveis dele.

Sim, você se torna basicamente um Deus dos itens mágicos!

Nível 18 – Mestre dos Itens Mágicos (“Magic Item Master“)

Se 4 níveis atrás você se tornou um Sábio, agora você é um Mestre!

As restrições de itens ficam ainda menores para você.

Se um personagem tem uma restrição de 3 níveis mágicos sintonizados, como artífice você tem acesso a 6 itens sintonizados!

Sim, o dobro de qualquer outra classe.

E aí, já consegue imaginar seu Artífice equipado com inúmeros itens mágicos?

Nível 20 – Alma do Artífice (“Soul of Artifice“)

Assim, após muitas aventuras e desafios, você chegou ao nível 20!

Você se tornou um Semi-Deus da confecção de itens mágicos e da sua sintonização com eles.

Enfim a sua conexão com seus itens agora é mística de tão poderosa que se tornou.

Assim, os modificadores e habilidades que você ganha são intensos. Dá uma olhada:

  • Você ganha um bônus de +1 para os testes de salvaguarda para cada item mágico com o qual está sintonizado.
  • Se você for reduzido a 0 pontos de vida mas não for morto, você pode usar uma reação para desfazer uma de suas infusões e ir a 1 ponto de vida invés de 0.
Artífice D&D 5e Nuckturp - Tezzeret, Artifice Master
Tezzeret, mais um poderoso artífice de Magic the Gathering, Josh Hass

Pois é. É exatamente isso.

Assim que atinge o nível 20, você se sintoniza com 6 itens mágicos, ganhando um bônus de +6 em seus testes de salvaguarda.

Além disso, no nível 20 você tem acesso a 6 infusões, conforme tabela no fim deste guia, e pode desfazer uma delas para não morrer.

Ou seja, você basicamente tem 7 vidas.

Na minha humilde opinião, uma das melhores habilidades de nível 20.

Resumo das Habilidades do Artífice D&D

Pois é, bastante coisa né?

O Artífice realmente é uma classe muito rica não apenas em conceitos, como também em magias e versatilidade!

Pois existem inúmeras possibilidades de construção de personagens, tecnologias e interpretações.

Além disso, para ajudar você a rastrear todas as possibilidades que seu personagem possui, fiz esta tabela abaixo.

Mas, se quiser ver mais a fundo, todo o detalhamento de informações da Classe pode ser acessado no site oficial do D&D Beyond ou no livro de Eberron.

Assim, se gostou da classe, dá uma conferida que ela é bem divertida de jogar!

Tabela Resumo das Habilidades do Artífice no D&D 5e

Alguma dúvida sobre o Artífice D&D 5e?

O que achou da Classe, ficou com vontade de jogar?

Ela é uma das mais versáteis, dinâmicas e interessantes, havendo diversas possibilidades de construção de personagens.

Em breve farei um texto apenas sobre as subclasses do Artífice.

Mas, se ficou alguma dúvida, deixe ela aqui embaixo nos comentários que responderei com o maior prazer!