Artífice D&D 5e – subclasses
Como já explicados na parte 1 deste guia, o Artífice no D&D 5e é uma classe muito poderosa e versátil.
Mas, na primeira parte do guia falamos apenas dos aspectos gerais desta classe.
E se você se interessou e quer se especializar junto com seu personagem, este guia é para você.
Pois agora vamos falar sobre as subclasses do Artífice no D&D 5e!
E se você está começando agora no D&D, confira este guia para iniciantes.
Alquimista
Se você gosta da ideia de combinar poções mágicas com suas bugigangas, esta é a subclasse para você!
Como um Alquimista, você é capaz de combinar reagentes e criar poções únicas!
Nível 3 – Proficiência e Elixir Experimental
Assim que escolhe esta subclasse no nível 3, você recebe proficiência em alquimia e aprende um elixir.
Sua proficiência será ou em ferramentas de alquimista ou em alguma outra ferramenta de artesão.
Agora, o seu elixir é a parte mais interessante!
Pois você pode, sempre que termina um Descanso Longo, preparar um elixir novo!
Este elixir pode ter vários efeitos, dentre eles: velocidade, aumento na CA e velocidade de vôo!
Interessante né?
“Ah, mas e se eu quiser fazer mais que um elixir?”
Pois é, você pode! Basta gastar um espaço de magia de nível 1 ou superior.
Nível 5 – Sábio da Alquimia
E se você pudesse usar sua alquimia para melhorar suas magias?
Como um Alquimista, a partir do nível 5 suas magias são potencializadas!
Sempre que você conjurar magia usando suas ferramentas de alquimia, você ganha um bônus para a rolagem!
Este bônus pode ser usado para uma magia de cura ou de dano elemental e é igual ao seu modificador de inteligência!
Pois é, nada mal ter um modificador adicional de +3 ou até +4 já no nível 5 né?
Nível 9 – Reagentes restoradores
Quando você atinge o nível 9, seu grupo agradece seus conhecimentos.
Pois a partir de agora sua cura é melhorada ainda mais!
Não apenas você concede pontos de vida temporário a seus aliados, como você pode conjurar restauração menor sem gastar espaços de magia.
Nada mal né?
Nível 15 – Mestre da Química
Se até então você vinha se especializando em poções, no nível 15 você se torna um mestre nelas!
Não apenas você ganha resistência a dano ácido e veneno, como você também é imune a envenenamento!
E, além disso, a partir de agora você pode usar magias de cura sem gastar nada a não ser seus suprimentos de magia.
Mesmo isso acontecendo apenas uma vez por Descanso Longo, não é nada mal né?
Artífice D&D – Armeiro
Se poções não é a sua praia, talvez focar em armaduras seja!
Como Armeiro, você consegue criar armaduras como as do Homem de Ferro!
Se essa ideia te atrai, prepare-se para conhecer esta subclasse.
Nível 3 – Proficiência, Armadura Arcana e Modelo de Armadura
Se como Alquimista você tem proficiência com suprimentos de alquimia, aqui sua proficiência é de ferreiro!
Afinal de contas, seu foco é fazer uma armadura poderosa, né?
E, além disso, já no nível 3 você tem acesso à duas habilidades muito interessantes.
Primeiramente, uma Armadura Arcana que não apenas tira qualquer requisito de força para ser usada como pode ser usada como seu foco para conjurar magias!
Pois é, você consegue conjurar magias diretamente de sua Armadura!
A sua segunda habilidade é a de customizar a sua Armadura Arcana.
Assim, você tem duas opções.
A primeira é a Armadura Guardiã. Ela amplia tanto seus ataques quanto sua defesa!
A segunda é a Armadura de Infiltração. Ela te ajuda a ser furtivo e a atacar de longe.
Pois é, foi como eu disse: basicamente o Homem de Ferro!
Nível 5 – Ataque Extra
Como você pode perceber, você é um combatente nesta subclasse.
E o que melhor para uma classe de combate do que um Ataque Extra?
Chorem guerreiros, pois você como Artífice no D&D ganha esta característica ao chegar no nível 5.
Nível 9 – Modificações de Armadura
Lembra que você como Artífice no D&D possui algumas infusões?
Falamos disso na 1ª parte deste guia.
Pois é, suas infusões são feitas em itens e viram itens mágicos.
Mas e se você quiser fazer estas infusões em sua Armadura Arcana?
Pois é, a partir do nível 15 você pode!
Pois a partir deste nível você pode separar sua Armadura Arcana e inserir infusões em quaisquer partes dela quiser!
Nível 15 – Armadura Aperfeiçoada
A partir do nível 15, a sua Armadura Arcana ganha benefícios com base em seu modelo.
Se você escolheu a Armadura Guardiã, você vira um poderoso tanque para o grupo.
Pois você pode puxar um oponente para perto de você e, ao fazer isso, atacá-lo.
Agora, se você escolheu a Armadura de Infiltração, então seus ataques à distância ficam fortalecidos.
Sempre que acertar um oponente com seu ataque elétrico, o alvo fica brilhando.
E, ao brilhar, não apenas ele tem desvantagem em atacar mas o próximo ataque a acertá-lo é feito com vantagem e tem dano extra!
Nada mal, né?
Pois é, se seu objetivo é ser literalmente uma máquina de combate, esta subclasse é para você!
Artífice D&D – Artilheiro
Como um bom artilheiro, você irá usar sua magia para emanar energia, projéteis e explosões!
Se você gosta de ser aquele personagem que destrói os oponentes de longe, esta subclasse é para você.
Estes Artífices do D&D 5e são tão poderosos em sua especialidade que são altamente desejados pelos exércitos.
Nível 3 – Proficiência e Canhão Mágico
Assim que chega no nível 3, você recebe proficiência com ferramentas de marcenaria!
Porque?
Porque você irá cravejar o canhão que usa para canalizar suas magias.
Seja de madeira ou de metal, você conjura um canhão mágico.
Este canhão tem vida, defesa própria e até pernas se você quiser!
E, ao conjurá-lo, você precisa escolher uma de 3 funções para ele: Lança-Chamas, Balista de Força ou Protetor.
O lança-chamas bem, lançará chamas! Usando uma ação bônus você pode controlar o fogo que sai deste canhão.
A balista irá atingir um alvo com uma energia de força e puxar o alvo para longe de você.
O Protetor emana uma aura de energia mágica que dá pontos de vida temporário a você e seus aliados.
Nível 5 – Arma de Fogo Arcana
Como um bom Artilheiro e Artífice, você pode criar varinhas mágicas poderosas.
Ao finalizar um Descanso Longo, você pode fazer um símbolo mágico em um objeto de madeira.
Este objeto virá um foco Arcano para suas magias e as potencializa sempre que usá-lo.
Cada magia sua recebe 1d8 a mais em seu dano quando usar esta varinha.
Nível 9 – Canhão Explosivo
O canhão que você cria agora fica ainda mais forte!
Você não apenas consegue causar 1d8 a mais de dano usando ele, como também explodí-lo!
Sim, alguém chegou perto dele e você estava do outro lado? Simplesmente o exploda!
Assim, veja seus oponentes temerem estar perto do canhão para tentar desativá-lo.
Nível 15 – Posição Fortificada
Como um Artilheiro, sua especialização em atacar de longe agora também fortalece suas defesas.
Ao estar próximo de seus canhões, você consegue criar uma barreira mágica para te proteger.
Esta barreira concede Meia-Cobertura, ou seja, mais 2 de CA para você e seus aliados.
Além disso, você agora pode ter dois canhões ativos ao mesmo tempo.
E, mais legal ainda, você pode ativar os dois usando a mesma ação bônus!
Pois é, imagine dois canhões lança-chamas ativos ao mesmo tempo.
Legal, né?
Artífice D&D – Ferreiro de Batalha
A última subclasse do Artífice no D&D 5e é a que é considerado tanto um protetor quanto um médico!
Nesta subclasse você tem um Defensor de Aço ao seu lado.
Junto com ele, você consegue andar pelo campo de batalha salvando seus aliados e consertando o que precisar ser reparado.
Vamos conhecer mais desta subclasse?
Nível 3 – Proficiência, Pronto para Batalha e Defensor de Aço
Ao escolher esta subclasse, já no nível 3 você recebe várias características interessantes.
A primeira delas é a proficiência com ferramentas de ferreiro! Faz sentido, né?
A segunda é que você está sempre Pronto para a Batalha.
O que isso significa?
Primeiramente, você tem proficiência com Armas Marciais.
Em segundo lugar, e mais legal ainda, é que você usa seu modificador de inteligência para atacar.
Ou seja, você pode atacar corpo-a-corpo sem se preocupar com Força ou Destreza!
Legal, né?
E a terceira característica de nível 3 é o seu Defensor de Aço!
Ou seja, você recebe um companheiro feito inteiramente de metal.
Ele atua junto com você em combate, tanto atacando quanto te ajudando a proteger.
E para mim, particularmente, uma parte legal é que ele não pode ser surpreendido!
Pois é, os dias dos ladrões e ladino acabaram!
Nível 5 – Ataque Extra
Lutar ao lado de seu Companheiro de Aço não seria tão legal se você não pudesse atacar múltiplas vezes.
Por isso, no nível 5 você pode atacar além de sua ação normal e com seu companheiro, uma segunda vez.
Com inteligência e velocidade, você aos poucos se torna um oponente poderoso no combate.
Nível 9 – Solavanco Arcano
Atuando basicamente como um Mestre Jedi, você consegue canalizar dano de força em seus ataques.
Sempre que você ou seu companheiro acertarem um golpe, você pode canalizar uma energia mágica.
Esta energia pode ou dar um dano de força a mais em seu oponente, ou curar seus aliados.
Assim, você ganha versatilidade e poder em seus golpes.
Nível 15 – Defensor Melhorado
De tanto lutar ao lado de seu Defensor de Aço, você agora melhora suas habilidades.
Primeiramente, o dano e cura extra do seu Solavanco Arcano são melhorados.
Em segundo lugar, seu Defensor de Aço recebe +2 em sua CA.
Por fim, sempre que seu Defensor de Aço usar a reação para refletir projéteis, o oponente recebe dano de força.
Qual a melhor subclasse?
Na sua opinião, qual dessas subclasses é a melhor?
Para o personagem que você imaginou, qual mais se encaixa?
Não gostou tanto e quer conhecer alguma outra classe do D&D? Temos guias de quase todas elas aqui!
Conte para gente nos comentários aqui embaixo qual você mais se interesou e o porque!
E, se ficou alguma dúvida, pergunte que será um prazer responder!