Avanço Rápido: Técnica Narrativa de RPG
Será que você pode usar o Avanço Rápido na narração da sua aventura de RPG e deixar sua sessão mais dinâmica?
Muitas vezes, como mestre de RPG, a gente acredita que precisa narrar cada detalhe de uma cena. Assim, a gente traz uma imersão para o jogador e faz ele entrar completamente na nossa imaginação. Porém, será que precisa narrar tudo?
Quando comecei a ficar com preguiça em algumas sessões por ter que narrar cada local que os jogadores passavam, eu comecei a pensar no RPG como um filme ou série. Comecei a perceber que nem sempre o filme mostra as transições de um local para o outro. Assim, em um momento o personagem está no local A e depois ele está no local B, pulando a transição que não agrega na história.
Portanto, comecei a colocar o botão de Avanço Rápido – Fast Foward – na história.
Se não faz sentido, não coloca
Se uma narrativa ou local não faz sentido, não coloque dentro da sua história. O grande segredo aqui é começar a entender o que ajudará os jogadores a seguirem o caminho ou até mesmo completar a missão em aberto. Portanto, se você vai narrar uma trilha na floresta, será que é necessário narrar?
Existe um ponto que eu vou falar aqui abaixo para narrar sim, mas antes…
Antes, entenda que se a trilha não irá revelar algo para a história, se não irá criar algo novo para os jogadores, trazendo pistas e elementos para o próximo passo deles. Não narre essa trilha! Faça como os filmes e diga:
“Vocês viajaram por dois dias em uma floresta verde, onde as copas das árvores escondiam os céus. Passaram por animais selvagens e dormiram sob a luz de uma lua que se esforçava para atravessar a copa da árvore. Porém, nesses dois dias de viagem, conseguiram descansar, se alimentar e agora estão finalmente frente ao portão da Aldeia do grande Orc. O portão é […]”
Dessa maneira, você trouxe a sensação do caminhar e dos desafios da caminhada, porém não “perdeu tempo” narrando cada passo deles. Isso traz mais dinamismo e mantém os jogadores conectados na história. Portanto se eles estão na missão principal ou em uma side quest, eles estarão com foco nessa missão.
Quando usar o Avanço Rápido?
O Avanço Rápido você usará a todo momento que algo não relevante será feito. Assim, você traz a oportunidade dos jogadores chegarem de pronto no destino e liberando um grande tempo de narração para eles. Muitas pessoas ficam presas em ter que narrar TUDO para seus jogadores, porém é aqui que você se liberta!
Entenda que a mente do jogador não é a sua mente. Existe um filme que passa por sua cabeça e um filme que passa pela cabeça de cada jogador e é tudo diferente. Similar, mas diferente. Pois o contexto histórico, de vida e a bagagem do que esse jogador viveu é que constrói o universo na mente dela.
Então se liberte e deixe que o jogador preencha os espaços vazios com sua própria imaginação. Você se surpreenderá com o que pode surgir de coisas boas para sua história através da mente deles.

Quando não usar o Avanço Rápido?
Na Academia de Mestres a gente ensina que narração tem Ritmo! Você deve estar atento ao que os jogadores estão sentindo e percebendo a todo momento. Assim, se você estiver em um ritmo bom, seus jogadores estarão engajados e conectados com sua história.
Como te ensinamos: você é um líder, tem que assumir essa postura. Além disso, você é o senhor(a) do tempo e precisa ficar atento ao dinamismo das pessoas.
Assim, quando uma aventura está indo mais rápido do que o esperado, narrar essas trilhas e usá-las como momentos chaves é extremamente importante. No módulo de One-Shot da Academia de Mestres, explicamos como preparar encontros para esses deslocamentos, para que os personagens peguem alguma informação, sintam alguma adrenalina ou encontrem um NPC. Assim, calibrando o tempo da aventura.
Outro ponto importante é saber que os jogadores irão enfrentar um inimigo mais forte na frente e criar uma trilha com criaturas que podem ajudá-los a subir de nível. Dando experiência, armas e itens que podem fortalecê-los em combate.
Nesses dois pontos, você como mestre precisa estar atento ao desempenho dos jogadores e do controle do tempo. Ainda mais se for uma one-shot.
Sua aventura, suas regras!
Agora é a sua vez! Será que essa dica faz sentido para você? Será que cabe você usar o Avanço Rápido como uma técnica narrativa nas suas mesas de RPG? A gente quer saber! Deixe nos comentários sua opinião e venha participar da Academia de Mestres com a gente!