Bem-vindo à bordo do Snowpiercer!
“Aqui quem fala é Melanie Cavill e você está prestes a começar a sua viagem pelo maravilhoso trem de 1001 vagões que garantirá a sua vida nos próximos anos.” – Tá, eu inventei essa introdução para você ter um pouco do sentimento do seriado Expresso do Amanhã.
Imagine-se confinado pelo resto da sua vida, aparentemente em um trem grandioso de 1001 vagões que roda pelas costas dos continentes do planeta, garantindo a vida dos últimos sobreviventes.
Essa é a história do seriado o Expresso do Amanhã, do seu grandioso trem Snowpiercer e dos milhares de sobreviventes.
Cenário
O mundo congelou e a única forma de viver é uma solução que o Sr. Wilford vendeu para centenas de pessoas. Um trem que em movimento ficaria rodando o mundo garantindo sua sustentabilidade.
O cenário possui vários questionamentos entrelaçados. Primeiramente fala sobre as classes sociais, como essa ordem funciona no sistema. Os mais ricos da primeira classe com seus privilégios que são dados pelo pessoal da terceira classe que não recebem nem pedaços do que eles oferecem.
A discrepância social é bem ilustrada e representada por 5 grupos. Os engenheiros que comandam a locomotiva, totalmente fora do ambiente de castas sociais, a primeira classe, os ricos que investiram no sonho do Sr. Wilford, a segunda classe, que estão as pessoas de confiança e operaçãos do dia-a-dia dos vagões, a terceira classe, onde estão os operários e pessoas que cuidam do entretenimento, cozinha, produção e higiene do trem, e por fim os fundistas, pessoas que invadiram os vagões de carga no dia da partida.
É um cenário para não julgar o certo e o errado, mas para trazer uma reflexão sobre as atitudes e comportamentos de todas as classes. Bem interessante perceber como cada um pode obter vantagens por ser da classe em que está.
O trem só consegue manter todos à salvos do congelamento se ele se manter em movimento, por isso o grande trilho que percorre o mundo!
A história
Os fundistas em condições horrendas de quase morte, pois não tem o que comer, inclusive matando ou desmembrando a si mesmos para ter o que comer por 7 anos (revoluções como fala no seriado), resolvem sair do fundo e, em parceria com a terceira classe, planejam dominar o trem.
Quem lidera a revolução é o policial cheio de valores Andre Layton, que por ser policial é chamado para fazer uma investigação sobre um assassinato, porém ele descobre mais segredos sobre o trem.
Do outro lado há Melanie Canvill, a chefe de “hotelaria” do Snowpiercer. Que tem como objetivo manter o trem em movimento, harmonia e aquecido. Ela se revela de diversas formas durante o seriado, diversos segredos vão se abrindo e a gente vai se apaixonado cada vez mais pela locomotiva e suas funcionalidades.
Melanie dá uma grande mudada de comportamento após ver 7 anos de paz sendo destruídos através de segredos que começam a vir à tona.
Violência Extrema
O Expresso do Amanhã foi classificado como um seriado de violência extrema, pois realmente há muito sangue. Eu mesmo tive que pegar um pano e colocar debaixo da TV, pois teve um episódio com muito sangue.
Porém a violência é um detalhe que faz a gente analisar a situação extrema e a irracionalidade do ser humano. Primeiramente ficamos irracionalmente violentos pela fome, depois quando estamos perdendo poder e não enxergamos saída possível.
Spoiler – Em uma cena do seriado onde Melanie tortura uma fundista, é nítido seu desgaste e desespero por não ter uma resposta para o que precisa.
Olhos questionadores
Assista com olhos questionadores e, se for um apaixonado por comportamento humano como eu sou, observe as mudanças de padrões, os detalhes que fazem um humano se empoderar e outro se sucumbir a loucura.
Já se imaginou preso em uma arca, que é um trem que se move em alta velocidade, e não poder sair, talvez nunca mais de um espaço confinado. Não pode evitar uma pessoa que não gosta ou não poder ter sua privacidade respeitada.
Observe a mudança de comportamento das pessoas.
Nova temporada!
O Expresso do Amanhã está entrando na segunda temporada e o Netflix irá liberar um episódio por semana, pois está seguindo o lançamento nos Estados Unidos.
A segunda temporada está cheia de novidades e surpresas. O primeiro episódio já revela novos personagens surpreendentes e que darão outro tempero para a trama.
Coloque o Expresso do Amanhã na sua lista do Netflix e depois volte para me dizer o que achou.
Até a próxima série!