Beyond The Wall and Other Adventures
Beyond The Wall and Other Adventures é um RPG OSR (Old School Renaissance) que está chegando ao Brasil pela Tria Editora. Nós tivemos acesso aos documentos iniciais e trago hoje nossas impressões deste RPG que tem alguns toque muito interessantes para instigar a sua curiosidade e querer fazê-lo jogar.
Primeiramente, vamos falar sobre a temática e suas inspirações, as mecânicas de jogo e as principais características deste jogo “indie”, mas que pode conquistar bons corações de amantes de OSR ou não, como eu.
Se você quiser, você pode assistir a entrevista feita com o Bruno, um dos idealizadores da Tria Editora, clicando neste link.
Além disso, se você já se sentir inspirado. Corra para o catarse e descubra o Financiamento Coletivo deste RPG sem preparação (calma, já vou te explicar).
Sobre o que é Beyond The Wall and Other Adventures?
Beyond The Wall and Other Adventures é sobre um grupo de amigos, podem ser bem jovens ou não, que moram numa mesma aldeia. A vida é boa e eles aprendem várias coisas durante a vida, porém o chamado para a aventura bate e os personagens dos jogadores precisam sair para ajudar ou resolver um problema além da muralha — Beyond The Wall.
O jogo tem inspiração nas obras de:
- Obras de Ursula K. Le Guin (Terra Mar).
- As Crônicas de Prydain de Lloyd Alexander.
- The Dark Is Rising de Susan Cooper.
Essas obras contam a histórias de vilarejos e pequenas comunidades onde personagens tem laços fortes com seus amigos e vizinhos, além da conexão com a natureza. Assim, explorando uma temática de baixa fantasia, onde os personagens são iniciantes como guerreiro, ladino ou mago e se desenvolvem ao longo do tempo.
Além disso, Beyond The Wall and Other Adventures brinca com o bem que existe em cada um de nós para proteger a aldeia, a família e com a riqueza cultural e mitológica que estas aldeias tinham. Pois, para eles os folclores eram reais, ainda mais que não tinham tanta informação de fora.
Por isso, ir atrás de fadas ou cultos é algo natural em Beyond the Wall, transformando-as em lutas épicas!
A influência do OSR em BTW
O Beyond The Wall and Other Adventures pode-se dizer que é um OSR, pelas suas características de jogo. Pois, os autores priorizam a arbitragem do mestre, assim como manda o “manual do OSR”, ajustando-se tudo para uma melhor narrativa.
Pegando o gancho, o Beyond The Wall é 100% narrativo, usando o teatro da mente para exploração e combate. O que nos leva a regras bem simples e flexíveis, tanto que eu faço a ficha de personagem bem simples neste video aqui.
Outra característica do OSR que o Beyond The Wall traz é o reconhecimento e fortalecimento das habilidades do jogador. Assim, acreditando em sua criatividade e habilidades para lidar com desafios e resolver problemas. Além disso, há uma criação colaborativa constante, mas que abordarei em tópico único.
Mecânicas e Sistemas de Beyond The Wall
O RPG Beyond The Wall traz regras simples, com baixa rolagem de dado e dando foco à interpretação, a narrativa e aos jogadores. Neste RPG você terá alguns elementos de mecânicas de OSR e dos antigos D&D’s, mas com um toque mais atualizado.
O jogo consiste em três mecânicas básicas:
- Rolagem de Atributo
- Teste de Salvaguarda
- Rolagem de Ataque
O resto é interpretação e seguir as regras específicas, como de magias, curas, descansos, etc.
Neste jogo a Magia é algo singular, pois elas são estratégicas e suas propostas não são apenas de dano, mas de controle, proteção e manipulação. Sendo elas divididas em três tipos: truques, coisas fáceis de se fazer; magias, já precisa de certa concentração e elaboração; e os rituais, potentes magias que causam um grande diferencial nas batalhas ou dias, mas que precisam de bastante preparação.
As magias podem ser um diferencial no jogo, mas elas precisam ser pensadas anteriormente, senão pode dar bem ruim. E como recuperar vida neste jogo não é igual ao D&D que é só fazer um descanso longo que deu bom, terão que pensar bem antes de um ataque, por exemplo.
Agora eu quero repetir e travar um conceito em sua mente: Beyond The Wall tem mecânicas SUPER SIMPLES e sua simplicidade faz você até ler o livro algumas vezes para dizer: é isso, tá certo? E o insight da simplicidade gera uma carga de felicidade que é bem interessante.
Criação de Personagens e da Aldeia
Uma das principais características de Beyond The Wall and Other Adventures e a razão pela qual eu o quero em meu acervo é pela sua praticidade. Este RPG é conhecido por ser um jogo sem preparação, ou seja, você abre o jogo, escolhe o cenário e começa a criar em colaboração com os jogadores e os dados o que está acontecendo na Aldeia e nos seus arredores.
Como é um jogo narrativo, você não precisa preparar mapa, materiais e mais nada. Você usa a sua imaginação para trazer o jogo à vida de acordo com o que lhe é apresentando de tempos em tempos pelos jogadores e pelos guias de cenário. Então, é seguir o roteiro, montar em colaboração o que será criado e preparar a aldeia.
A aldeia ela é construída com os elementos do guia do cenário escolhido e através dos guias dos personagens. Esses que são construídos em menos de 3 minutos graças às tabelas que geram personagens únicos a todo momento.
No vídeo em que crio o personagem Herói da Vila, para fazer o vídeo eu testei a criação de ficha 3x e em todas saíram personagens completamente diferentes. Esses playbooks são tão dinâmicos e coerentes ao mesmo tempo que ao terminar o preenchimento da ficha você tem tudo o que precisa, do background aos atributos.
Inclusive um ponto forte é que os atributos são construídos JUNTO com a história, portanto não há discrepância entre o que está sendo contado e os atributos do jogador. Vale a pena estes guias e espero que bata todas as metas, para termos todos os guias de cenário e jogadores, deixando este universo bem rico.
Portanto, seguindo os passo-a-passos dos guias, você tem a Aldeia e os Personagens em minutos!
Um jogo sem preparação!
Beyound The Wall é um jogo sem preparação e isso é o seu ponto mais forte para mim. Pois, como mestre e jogador, cada dia que passa tenho menos tempo para jogar. Porém, a vontade não vai embora e, quando há a possibilidade, quero sentar em um espaço, reunir os amigos e por 3 ou 4 horas narrar uma história. Porém, a preparação é desafiadora.
Dessa forma, Beyond The Wall me dá a oportunidade de em 15 minutos criar personagens, criar a aldeia, o cenário e apresentar as regras para os jogadores. Assim, eu consigo já iniciar a one-shot ou campanha com o que é dado e vou usando os dados para me ajudar a contar essa história. Pois, uma das coisas que mais gosto é ter o cenário como meu personagem pessoal, mas adoro receber intromissão de jogador de forma colaborativa e a ação dos dados em tabelas para gerar aleatoriedade.
Tanto que a promessa do jogo é da criação à vitória (ou derrota) em apenas um dia. Apesar do meu estilo narrativo ser mais lento, priorizando cada decisão dos jogadores e suas inserções na história, BTW me mostra um mundo maleável e de fácil implementação.
Um financiamento que será muito interessante!
A Tria Editora já começa esse financiamento coletivo com uma promessa bem boa. Você já terá o PDF no momento do seu apoio! Caraca, isso é muito porradeiro para mostrar que agora chegaram para trazer não só a qualidade, mas a velocidade. Sem contar a quantidade de lançamentos que terão ainda no segundo semestre de 2024.
Na entrevista o Bruno conta toda essa estratégia que é planejada não com os olhos de uma editora, mas sentados no lugar de cliente que espera ansiosamente pelo seu produto. “Preferimos entregar e não deixar o nosso apoiador ansioso. Ele apoiou e merece jogar rapidamente.” afirma Bruno Mares.
Agora, o que me deixa mais interessado, não é só o jogo em si. Mas todas as metas extras que esse jogo promete ter. E eu já tive acesso a Spoilers e está incrível. Juro, precisa bater a meta! Por isso, podem apoiar e chamar os amigos para apoiar! Combinado?
Espero que este texto te ajude a tomar a sua decisão sobre o Beyond The Wall and Other Adventures, depois voltaremos com mais conteúdo!
Links Úteis do Beyond the Wall
Financiamento Coletivo: https://www.catarse.me/btw
Site da Tria Editora: https://triaeditora.com.br
Instagram da Tria Editora: https://www.instagram.com/triaeditora/
Assista: Entrevista com Bruno Mares sobre o Beyond the Wall.
Assista: Como fazer sua ficha de Personagem em Beyond the Wall.