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Bruxo D&D 5e – Guia completo de classe

Se você está pensando em jogar de Bruxo no D&D 5e, então este texto é para você. Aqui iremos explorar tudo sobre esta complexa e incrível classe. Na minha opinião, essa é uma das classes com mais versatilidade e desafios na hora de montar a sua ficha.

Portanto, já escolha a sua entidade preferida, pois você está prestes a fazer um pacto com ela. Vamos falar do Bruxo no D&D 5e!

E, se você quer acesso a materiais exclusivo de D&D 5e, para Bruxos, outras classes e um mundo único te esperando, venha se tornar um aventureiro de Nindäle conosco!

Quem são os bruxos no D&D 5e?

Mas, antes de falarmos dos aspectos práticos do bruxo no D&D 5e, vamos falar sobre o conceito dele. Um bruxo não é exatamente o que você pensa quando imagina uma bruxa. Ele é um poderoso conjurador. Porém, seus poderes não vem de estudo como o mago, do seu sangue como o feiticeiro ou de um talento como o bardo. Se você é um bruxo, isso significa que você fez um pacto com uma poderosa entidade.

Assim, seus poderes vem de alguma entidade. Isso não significa que ela é maligna, mas com certeza ela é poderosa. E, se ela está te dando os seus poderes, então existe uma alta chance de que ela irá pedir algo em troca por isso.

Isso significa que eles são maus? Com certeza não! Muitos personagens bruxos, como o Wyll de Baldurs Gate 3, fazem um pacto pois querem proteger algo precioso e essa é a única forma que encontram de fazê-lo. Ou por vezes até fazem estes pactos sem saberem completamente no que estão se envolvendo.

Portanto, pense muito bem antes de fazer este pacto e jogar de bruxo no D&D 5e. O seu Mestre pode a qualquer momento interpretar a sua entidade aparecendo e querendo cobrar um pouco dos favores que a entidade tem concedido a você.

Ideias de história para seu Bruxo

Nesse sentido, vamos pensar um pouco, antes de ir para a ficha em si, qual é a história por trás do seu personagem. Existem aqui alguns pontos legais para pensar, então vamos passar um por um e te dar algumas ideias!

Condições do Pacto

Primeiramente, qual situação fez o seu bruxo querer se envolver com um pacto? Foi algum evento caótico, foi algum desejo ardente de vingança? Aqui estão algumas ideias fora do comum:

  • Resgatar Alguém do Tempo: seu personagem deseja resgatar alguém querido preso em um ponto específico do tempo, impedindo que sua existência continue linearmente sem essa pessoa.
  • Recuperar Memórias: seu personagem perdeu memórias cruciais que revelariam uma verdade importante sobre sua identidade ou missão. O pacto promete restaurar essas memórias.
  • Reescrever Realidade: seu personagem quer corrigir um evento histórico crucial que resultou em uma catástrofe. O pacto permitiria ao personagem reescrever aquele momento.

Relação com Entidade

Em segundo lugar, qual é a sua relação com a sua entidade? Você a conhece e fala com ela? Ou você não sabe direito de onde vem seus poderes e nem entende como os conjura? Aqui estão algumas ideias incomuns para te ajudar:

  • Espelho Sombrio: A entidade é uma versão distorcida do próprio personagem, representando seu potencial sombrio. O personagem tem conversas introspectivas com essa entidade, como se estivesse falando consigo mesmo.
  • Entidade Infantil: A entidade se manifesta como uma criança curiosa e caprichosa, que fornece poderes ao personagem em troca de histórias e jogos. A relação é de mentoria mútua.
  • Biblioteca Viva: A entidade é uma vasta biblioteca de conhecimento arcano. O personagem pode acessar esses conhecimentos ao meditar, com visões e vozes de antigos sábios surgindo para guiá-lo.

Termos do pacto

Por fim, quais são os termos do seu pacto? Como explorado em Baldurs Gate, bruxos muitas vezes assinam contratos que são péssimos para eles, o famoso “contrato leonino” para os advogados de plantão. Aqui algumas ideias para você:

  • Custo Vital: Cada vez que o personagem usa seus poderes, ele envelhece um pouco. A princípio, é quase imperceptível, mas com o tempo, o impacto se torna devastador.
  • Memórias em Troca: Para cada novo poder adquirido, o personagem deve sacrificar uma memória preciosa. Ele começa a esquecer momentos importantes de sua vida, amigos e familiares.
  • Marca Visível: O uso dos poderes deixa uma marca física visível no corpo do personagem, que se torna mais pronunciada com o tempo, tornando-o facilmente identificável por inimigos e caçadores de bruxos.

Personagem exemplo

Uma vez tendo pensado nesses aspectos básicos, vamos falar do nosso Personagem Exemplo para este texto: Nyx, o Bruxo da Maldição do Deserto. Um poderoso combatente corpo a corpo, Nyx utiliza seus poderes da entidade com a qual fez um pacto para proteger seu tão precioso deserto.

Um personagem que marcou a nossa Live A Ordem de Nuckturp, Nyx terá as seguintes respostas para as perguntas acima:

  • Situação que o fez fazer um pacto: buscando proteger um vilarejo no deserto de uma terrível tempestade, pediu à Energia-Mãe por poderes que o ajudariam a salvar o local, mas quem respondeu, sem que ele percebesse, foi uma entidade.
  • Relação com sua entidade: passou sua vida sem saber quem era sua entidade, acreditando que era a Energia-Mãe, porém recentemente ele descobriu sua verdadeira identidade: Melina, a Trovadora das Algas.
  • Termos do pacto: Nyx não pode deixar o deserto por mais de um ciclo lunar sem começar a perder seus poderes gradualmente. Se ele ficar ausente por mais de três ciclos lunares, perderá os poderes completamente.

Inclusive, se quiser ver o Nyx em ação, aqui está o episódio em que ele lutou ao mesmo tempo contra todos os personagens da nossa live e venceu!

Agora sim podemos pensar na Ficha do nosso Bruxo no D&D 5e!

Como criar um bruxo no D&D 5e?

Atributos

Primeiramente, vamos começar pelo começo. O bruxo no D&D 5e tem como atributo principal de conjuração Carisma. Portanto, este será o nosso atributo principal.

Além de Carisma, você precisará de Destreza para a sua CA e de Constituição para seus pontos de vida e testes de concentração. Portanto, esses serão nossos 3 atributos principais: Carisma, Destreza e Constituição.

É através do Carisma que o Bruxo domina a si mesmo e convence a sua entidade a lhe conceder seus tão desejados poderes

Personagem exemplo

Para Nyx, o Guardião do Deserto, nossa distribuição de atributos será:

  • Força: 8
  • Constituição: 15
  • Destreza: 14
  • Inteligência: 14
  • Sabedoria: 10
  • Carisma: 15

Assim, temos um poderoso guardião com alta pontuação em carisma, destreza e constituição, nossos atributos principais. Porém, com a baixa força, sabemos que precisaremos recorrer a outros recursos quando formos desafiados em nosso físico e músculos.

Antecedente

Continuando nosso personagem, vamos pensar em qual antecedente melhor se alinha com a história que criamos. Temos várias opções legais e algumas comumente escolhidas para Bruxos devido à sua versatilidade e boa combinação.

Assim, tendo pensado já na história, fica muito mais fácil escolher. Aqui estão algumas boas opções que alinham bem com a classe do Bruxo devido ao seu conceito e/ou perícias que fornecem:

  • Sábio
  • Acólito
  • Criminoso

Porém, para nosso personagem exemplo, Nyx, iremos escolher o antecedente Herói Local. Visto que ele fez o pacto apenas para salvar seu vilarejo, combina muito bem! Assim, nós temos:

  • Proficiência em Lidar com Animais e Sobrevivência
  • Proficiência em Ferramentas de Pedreiro (afinal, tivemos que reconstruir nosso vilarejo)
  • Alguns itens como roupas, panelas e 10 moedas de ouro

Com isso definido, vamos falar sobre nossa Ancestralidade.

Ancestralidades para Bruxos no D&D 5e

Até então nós já escolhemos atributo e antecedente. Mas, além dessas duas características, também temos que escolher a nossa Ancestralidade. Não há uma ordem específica necessária para escolher esses três itens, então fique a vontade caso queira começar por este ponto.

Para que você crie um bom bruxo, o ideal é escolher uma ancestralidade que combine com suas habilidades. Nesse sentido, você pode escolher a que achar mais interessante para a sua história ou a que te torne mais poderoso como personagem – o que nem sempre converge para a mesma escolha.

Como a escolha de acordo com a história é muito aberta e depende do que você criar, vamos indicar aqui as melhores ancestralidades para você utilizar para seu personagem bruxo.

Boas escolhas:

As melhores opções no livro do jogador são:

  • Draconato Metálico: A maioria dos bruxos pode investir tanto em Constituição quanto em Carisma, então as opções adicionais de sopro podem ser um complemento maravilhoso para sua conjuração de feitiços;
  • Meio-elfo: Duas habilidades gratuitas são ótimas, especialmente se você for a “Cara” do grupo.
  • Humano Variante: Dois aumentos de +1, uma habilidade extra e você pode conseguir um talento no nível 1.

Porém, em suplementos do D&D 5e, também existem as seguintes opções interessantes:

  • Eladrin Destreza e Carisma são uma ótima combinação para bruxos, e teletransporte gratuito em um descanso curto significa que você não precisa gastar um dos seus espaços de feitiço para isso. Os efeitos adicionais de teletransporte também são baseados em Carisma, o que é perfeito para o Bruxo.
  • Fadas: Fogo das Fadas é incrível para o Bruxo, e qualquer quantidade de conjuração inata racial é um complemento bem-vindo para o número limitado de espaços de feitiço do Bruxo. Voar é igualmente incrível. No total, esta é uma ótima base para qualquer coisa, exceto Lâmina Maldita corpo a corpo;

Assim, para a nosso personagem do exemplo, o Nyx, nós vamos escolher a ancestralidade Humano Variante. Afinal de contas, ele é um humano. Nesse sentido, temos acesso a um talento e a melhorar dois atributos em +1. Escolheremos aumentar nosso Carisma e nossa Constituição em +1, trazendo ambos para o valor de 16.

Além disso, podemos escolher um talento para Nyx e vamos escolher o talento Conjurador de Guerra para facilitar nosso combate conforme avançamos e lutamos corpo a corpo.

Características únicas de um Bruxo no D&D 5e

Informações Básicas

Primeiramente, vamos falar do básico. Todas as classes no D&D concedem dados de vida e proficiências, então vamos ver quais são os benefícios que recebemos como um Bruxo no D&D 5e.

  • Dados de vida: 1d8+Mod.Con.
  • Proficiências: Armadura Leve, Armas Leves
  • Proficiências em Salvaguardas: Sabedoria e Carisma
  • Perícias com proficiência: duas entre Arcana, Enganação, História, Intimidação, Investigação, Natureza e Religião

Assim, sabemos que não poderemos usar armaduras pesadas e que temos um dado de vida baixo. Portanto, somos um personagem sem tanta resistência, precisando usar da nossa inteligência e recursos para sobrevivermos em combate.

Para nosso personagem exemplo, Nyx, escolheremos ter proficiência em Arcana e Intimidação.

Pacto Mágico – Nível 1

Assim que você cria seu personagem Bruxo, você já começa com um pacto mágico. Este pacto é o que te dá poderes e acesso à magia. É a partir dele que seu personagem irá ganhar cada vez mais magias e capacidades únicas.

Nesse sentido, você será um meio-conjurador. Isso significa que você terá acesso a magias de até 5º círculo, não chegando às poderosas magias de 6º círculo em diante. Porém, você tem algumas vantagens interessantes. Vamos falar delas.

Truques e magias

Você terá acesso a truques e magias de acordo com a tabela do bruxo abaixo. Você aprende mais truques conforme ganha mais níveis nesta classe.

Além disso, você também já inicia sabendo duas magias da lista de magias do Bruxo. Ambas são magias de nível 1.

NívelBônus
de
Proficiência
HabilidadesTruques
Conhecidos
Magias
Conhecidas
Espaços
de Magia
Nível do
Espaço de
Magia
Invocações
Conhecidas
12Pacto Mágico, Patrono2211
22Invocações23212
32Benefícios do Pacto24222
42Melhoria de Atributo35222
5336233
63Característica de
Patrono
37233
7338244
83
Melhoria de Atributo
39244
94410255
104Característica de
Patrono
410255
114Mystic Arcanum (6º nível)411355
124Melhoria de Atributo411356
135Mystic Arcanum (7º nível)412356
145Característica de
Patrono
412356
155Mystic Arcanum (8º nível)413357
165Melhoria de Atributo413357
176Mystic Arcanum (9º nível)414457
186414458
196Melhoria de Atributo415458
206Eldritrh Master415458
Tabela de habilidades e magias do Bruxo no D&D 5e

Magia de pacto, Espaços de magia e Descanso Curto

Porém, preste muita atenção nesta parte. O Bruxo, diferente das outras classes, não pode escolher em qual nível ele irá conjurar suas magias, como o mago, o bardo por exemplo podem fazer. Os espaços de magia que você possui são pré-definidos de acordo com seu nível, conforme mostra a tabela do Bruxo.

Nesse sentido, sempre que você conjurar uma magia, ela será conjurada no seu maior nível de poder. Isso é algo extremamente poderoso e que serve para muitos combos que os combeiros de plantão adoram!

Contudo, o Bruxo possui poucos espaços de magia. Por isso os truques dele são tão poderosos e por isso ele recebe muitas conjurações gratuitas (falaremos disso abaixo).

Mas, há uma vantagem: o Bruxo recupera seus espaços de magia com um Descanso Curto. Portanto, você pode conjurar duas bolas de fogo, tirar um cochilo e pronto, duas bolas de fogo estarão disponíveis para você novamente. Interessante, não?

Patrono

Além disso, como já falamos, você recebe seus poderes de um poderoso patrono. Essa é uma escolha que você precisa fazer desde o nível 1. Existem várias opções que iremos explorar no nosso Guia de Subclasses do Bruxo do D&D 5e.

Esta escolha te concederá poderes únicos no futuro, então escolha bem!

Personagem exemplo

Assim, Nyx, nosso personagem exemplo, terá os seguintes truques e magias:

  • Rajada Mística
  • Lâmina Estrondosa
  • Armadura de Agathys
  • Hex

Além disso, escolheremos para ele o seguinte patrono: Maldição do Deserto. Exploraremos mais do que ela fez no Guia de subclasses do Bruxo. Mas, de forma geral, somos um poderoso combatente corpo-a-corpo.

Esta escolha de patrono é uma escolha exclusiva do Aventureiros de Nindäle, que iremos liberar assim que nossos apoiadores votarem por ela! Então, já sabe, vem fazer parte do aventureiros de nindäle com a gente.

Invocações de Bruxo – nível 2

Assim, a partir do nível 2, seus poderes mais característicos ainda de bruxo entram em ação. Você terá acesso a algumas invocações poderosas, concedidas diretamente pela sua entidade. Assim que chega no nível 2 você tem acesso a 2 invocações mas, conforme progride em níveis, você recebe mais, chegando a até 8 invocações nos níveis mais altos.

Mas, o que são essas invocações? São alguns poderes especiais concedidos pelo seu patrono. Esses poderes únicos, concedidos exclusivamente para o Bruxo, fazem com que você possa realizar feitos como: enxergar mesmo em escuridão mágica, conjurar armadura arcana sem gastar espaços de magia, conjurar invocação mística e empurrar o alvo que você acertar e assim por diante.

São inúmeras opções de invocação que fazem de você um personagem versátil, poderoso e único!

Personagem Exemplo

Para nosso personagem exemplo, Nyx, nós escolheremos as invocações abaixo no nível 2:

  • Armadura das sombras: podemos conjurar Armadura Arcana a vontade, sem gastar espaços de magia
  • Vigor diabólico (Fiendish Vigor): podemos conjurar Vida Falsa a vontade, sem gastar espaços de magia.

Benefícios do Pacto – Nível 3

Assim, chegamos no nível 3. Já temos diversos poderes únicos, invocações poderosas e somos uma força a ser temida. Mas, agora, as coisas ficam ainda mais interessantes!

Pois neste nível nós escolheremos qual será a especificidade de nosso pacto. E aqui temos três opções:

  • Pacto da Corrente: você tem acesso a magia Encontrar Familiar e possui algumas opções especiais de familiar (como um pseudodragão), assim como pode usar sua ação para fazê-lo atacar;
  • Pacto da Lâmina: você cria uma arma de pacto mágica, com a qual você tem proficiência e que serve para superar resistência a ataques de armas não mágicas;
  • Pacto do Tomo: você possui um livro de magias que possui truques únicos que você pode escolher e conjurá-los.
  • Pacto do Talismã: você recebe um talismã que pode ser usado para adicionar 1d4 à rolagens de habilidades caso você falhe neles, potencialmente transformando-os em um sucesso.

Personagem exemplo

Assim, para Nyx, nosso personagem exemplo, sem dúvidas que iremos escolher o Pacto da Lâmina, para podermos lutar corpo-a-corpo com mais tranquilidade contra inimigos resistentes à ataques não-mágicos.

Melhoria de Atributos – Níveis 4, 8, 12, 16 e 19

Assim como diversas outras classes, nesses níveis o seu Bruxo tem acesso a melhorias de atributos ou talentos. Em cada um desses níveis você poderá escolher entre:

  • Adicionar +2 em algum atributo;
  • Adicionar +1 em um atributo e +1 em algum outro atributo;
  • Escolher um talento da lista de talentos;

Nesse sentido, como falamos anteriormente, a prioridade é maximizar Carisma para suas conjurações ficarem mais poderosas (ou seus ataques corpo-a-corpo com a Lâmina Maldita) e Constituição. A partir disso, aumentar algum outro atributo ou escolher algum talento interessante para o seu personagem.

Mystic Arcanum – Níveis 11, 13, 15 e 17

Além dos poderes acima que você já recebeu, lembra que falamos do limite de magias do Bruxo? Por padrão, você possui espaços de magia até o 5º círculo apenas. Contudo, isso muda com esta poderosa habilidade!

Através dela, você poderá conjurar, uma vez por dia, alguma magia de círculos de magia mais altos, sem gastar espaços de magia. É como se você tivesse acesso a uma poderosa magia fora do seu espectro arcano, uma vez por dia.

Nesse sentido, você poderá escolher uma magia de maior poder da lista de magias do bruxo para ocupar esse espaço do Mystic Arcanum. No nível 11, você escolherá uma magia de 6º círculo, no 13 uma de 7º, no 15 uma de 8º e por fim no 17 uma de 9º círculo.

Portanto, isso significa que além da sua lista de magias, que você conjurará através dos seus espaços de magia, você terá uma lista de magias para conjurar à vontade, sem gastar espaços de magia. Interessante, não?

Eldricth Master – Nível 20

Por fim, lembra como falamos dos poucos espaços de magia do Bruxo no D&D 5e? Pois é. Por padrão, você precisará fazer um descanso curto para reaver esses preciosos recursos seus. Contudo, isso muda no nível 20!

A partir deste nível você poderá se concentrar por um minuto pedindo ao seu patrono por mais poderes. E ele responderá, fazendo com que todos seus espaços de magia gastos retornem e você possa continuar lutando. Você pode usar este recurso uma vez por Descanso Longo!

E agora, o que fazer?

Uma vez que agora você saiba como criar o seu Bruxo no D&D 5e, você precisa fazer algumas ações!

Primeiramente, leia o nosso Guia de Patronos do Bruxo para realmente fazer um personagem completo. Depois disso, preencha a sua ficha, criando o seu personagem no nível 1 e deixando-o pronto para aventuras.

Por fim, venha conhecer o Aventureiros de Nindäle! Aqui você terá não apenas acesso exclusivo a materiais, como a Entidade Maldição do Deserto, como poderá jogar RPG com outros entusiastas apaixonados por este hobby, podendo se aventurar e tirar seus personagens da gaveta!