Call of Cthulhu RPG de mesa: guia para iniciantes
Então chegou o grande momento de você perder a sua sanidade em Call of Cthulhu. Não sei quem indicou que você deveria fazer isso, mas talvez esteja na hora de rever suas amizades. Brincadeiras à parte, prepare-se para uma incrível aventura que mexerá completamente com seu senso do que é real e o que não é.
Pois em Call of Cthulhu RPG de mesa você será um investigador de eventos sobrenaturais. Independente de qual local do planeta terra e em qual época estiver ambientado, a insanidade será sua maior inimiga. Afinal, você encontrará eventos que seu intelecto é incapaz de compreender.
Então, seja bem-vindo à Call of Cthulhu RPG de mesa. Este será o guia completo para iniciantes, explicando tudo que você precisa fazer para começar a jogar.
Introdução à Call of Cthulhu RPG de mesa
O que é RPG de mesa
Primeiramente, se você está chegando agora, vamos começar do básico! Comecemos falando exatamente o que é um RPG de mesa. E a definição é simples: RPG de mesa é um jogo de se contar histórias.
Neste jogo, um dos jogadores cumprirá o papel de Mestre de RPG e os demais o de Jogadores de RPG. O Mestre é quem cria a aventura e narra a história aos jogadores. Estes, por sua vez, assumem o papel de personagens e os interpretam nas decisões e desafios que aparecem.
O nome “mesa” vem do fato de que geralmente este jogo é jogado em uma mesa, às vezes com tabuleiro, miniaturas e quase sempre dados.
Por fim, neste jogo você fará uma ficha de personagem e, em decisões tensas, precisará recorrer a ela para avaliar se a sua decisão foi ou não bem-sucedida — mas falaremos disto depois.
O que exatamente é Call of Cthulhu?
Também conhecido como “Chamado de Cthulhu”, este é um jogo baseado no universo do autor H.P.Lovecraft. Ele, que conheceu a fama apenas após falecido, criou um universo de ficção que possui entidades sobrenaturais e com um teor profundo de terror cósmico. Isto é, um horror causado por seres de outros planos e universos.

Neste jogo, os jogadores são investigadores que encontram justamente fontes deste terror. Os mistérios e horrores sobrenaturais fazem com que eles enfrentem pistas e desafios que desafiam a própria sanidade deles.
Tais segredos macabros e sombrios criam uma atmosfera opressora e sombria. Com uma forte ênfase narrativa, este é um jogo que causa grande imersão nos jogadores. Atualmente é um dos RPGs mais populares, especialmente no âmbito de terror e horror.
Preparando-se para jogar o RPG de mesa de Call of Cthulhu
Reunir jogadores e encontrar um Mestre
Caso você ainda não tenha um grupo pronto para jogar, você precisará procurar por mais pessoas. Porém, a parte boa é que com o advento da internet, a popularização do RPG de mesa e a migração para o online, hoje é muito fácil fazer isso!
Existem diversas comunidades (discord, facebook e instagram) que se reúnem para procurar jogadores e mestres. Nelas, você facilmente encontra pessoas interessadas em se juntarem a uma mesa.
Porém, se você quer começar com o pé direito, então dá uma lida neste nosso texto sobre como começar a jogar RPG de mesa. Nele explicamos certinho com quais aspectos você deve se preocupar e o que não pode passar batido.
Enquanto você procura um grupo, você pode ir entendendo melhor do sistema de jogo!
Regras Básicas do sistema
Atributos e Habilidades
Primeiramente você precisa saber que todas as fichas de personagem possuirão atributos e habilidades. E, em Call of Cthulhu RPG de mesa, cada um deles receberá um valor de 0 a 100. Os atributos vão representar os aspectos básicos do personagem e as habilidades as especialidades dele.
Você poderá, tanto na criação do personagem quanto ao longo da aventura, distribuir pontos em seus atributos e habilidades. Quanto maior o valor deles, melhor! Isto porque, sempre que você precisar fazer um teste, você irá rolar um dado de 100 lados. Você será bem-sucedido apenas se tirar um valor igual ou menor ao seu atributo.
Isto é, se você tem, por exemplo, 70 de charme, você apenas será bem sucedido em tentar ser charmoso com alguém caso você tire um número igual ou menor a 70 no dado de 100 lados. Caso contrário, você irá falhar no teste.
Mas como exatamente funciona um teste?
Em um RPG de mesa, há momentos em que um jogador tentará realizar uma ação e ela não terá sucesso automático. Ou seja, existe um desafio em completar aquela ação. Movimentos como levantar, pegar um garfo e outras tarefas simples não requisitam testes. Porém, quebrar uma porta, atirar em alguém ou escalar uma parede, são mais desafiadores.
Assim, para saber se você é ou não bem sucedido, como jogador, em uma tarefa assim, um teste de habilidade será exigido de você. Quem define o teste a ser feito é o Mestre de RPG do grupo. Ele determinará tanto qual habilidade será utilizada, quanto qual a dificuldade e por fim se existe algum modificador para a realização do seu teste.
Neste momento, o Jogador irá consultar a sua ficha de personagem, checar o valor que ele possui na habilidade requisitada e rolar um dado de 100 lados (ou dois dados de 10 lados). Caso ele tire um valor menor ou igual ao resultado do dado, seu teste é bem sucedido.
Porém, a parte legal é que em Call of Cthulhu RPG de mesa, mesmo um teste que falhou pode trazer algum resultado benéfico. Por exemplo, se um personagem tentar escalar mas falhar, embora ele não tenha conseguido alcançar seu objetivo, ele pode encontrar um caminho alternativo. Isto é ótimo pois estimula os personagens a agirem!
Combate e dano
Contudo, em momentos de combate, a mecânica funciona de uma forma um pouco diferente. Aqui, diferente de RPGs como D&D ou Pathfinder, o combate é projetado para ser rápido e mortal. Afinal, os personagens são simples humanos que com uma bala podem acabar morrendo.
Mas, assim como os demais sistemas de RPG, você perceberá que em Call of Cthulhu os combates são realizados em rodadas e turnos. Desta forma, você irá rolar iniciativa para seu personagem (ou NPCs), determinar a ordem das iniciativas e então realizar a luta. Por isso, se você tiver uma pontuação alta em “Agir sob pressão”, você terá benefícios nesta parte pois este é o atributo levado em conta na hora da iniciativa.

Uma vez definida a ordem dos turnos, você poderá planejar o seu turno. Nele, você poderá realizar uma ação. Esta ação pode ser atacar, se mover, usar um item ou alguma outra ideia que você tiver na hora. Caso você decida atacar, então você primeiro fará um teste de ataque para aí sim determinar o dano.
De acordo com o ataque realizado (soco, arma, faca), você rolará dados diferentes (entre dados de 6 lados e dados de 10 lados) para determinar o dano causado. É possível que você tenha que adicionar modificadores neste momento, confira a sua ficha para ter certeza.
O resultado do seu dano será subtraído da constituição do seu alvo. Se um personagem chegar a 0 ou menos de constituição, ele será incapacitado ou então morto dependendo da gravidade do dano.
Porém, prepare-se: você não vencerá todas as batalhas! Existem algumas situações em que é simplesmente impossível vencer um combate. Portanto, escolha bem em quais lutas você irá entrar.
Magia e sanidade
Se você está pensando em combater as entidades cósmicas com magia, então esta parte é para você.
Você pode sim ter magia em Call of Cthulhu RPG de mesa, porém, virá com um custo. Você irá aprender magias de formas variadas como livros de feitiçaria, mentores ou através de rituais. Cada feitiço terá um custo em Pontos de Magia e precisará de um teste pra ser realizado. Caso você falhe neste teste, você pode tentar de novo — mas correndo risco de afetar a sua sanidade.
A sua sanidade, por sua vez, é um fator importante neste jogo. Afinal, você pode morrer não apenas através de pontos de dano, mas também através de insanidade! Sim, você pode perder seu personagem caso ele fique completamente louco.

Neste sentido, sempre que você enfrentar um evento traumático, você irá realizar um teste de sanidade — que terá sua dificuldade definida de acordo com a gravidade do evento. Caso seja bem-sucedido, você sofre uma consequência leve. Caso contrário, você pode adquirir fobias, ter um colapso mental ou outras consequências graves.
Conforme a sua sanidade diminuir, você pode ganhar alguns aspectos de insanidade que são permanentes. Eles podem afetar suas habilidades e tornar sua sobrevivência ainda mais difícil. Porém, em outras ocasiões, a insanidade pode te ajudar a sobreviver pois você também está se tornando mais capaz de enfrentar eventos traumáticos.
Criação de Personagens
Ao criar um personagem para Call of Cthulhu RPG de mesa, você precisará pensar em todo um conceito, depois partir este conceito para a sua ficha e transformar este conceito em algo jogável. Por isso, o primeiro passo é baixar a sua ficha de personagem clicando aqui embaixo:
Uma vez com a sua ficha em mãos, agora nós iremos partir para o preenchimento dela! A grande parte das informações na ficha serve para você falar sobre seu personagem de forma mais geral ou para preencher conforme você se aventura.
Porém, logo de início, você precisará fazer 3 coisas, sendo a primeira delas opcional: escolher um arquétipo, distribuir ponto e escolher habilidades e desvantagens.
Escolhendo um arquétipo
Caso você queira facilitar o seu processo de criação de personagens — o que é recomendado para quem está começando no sistema — então escolher um arquétipo pode ser uma boa solução para você. Existem várias opções disponíveis e você pode escolher a que faz mais sentido para o conceito de personagem que tem em sua mente. Ou então você pode escolher um arquétipo e desenvolver seu personagem a partir dele.
Ao escolher um arquétipo, você receberá traços de personalidade sugeridos de serem seguidos, assim como habilidades básicas já pré-montadas. Alguns exemplos de arquétipos são Detetive Particular, Professor e Médico.

O Detetive Particular, por exemplo, é bom em investigação e detecção de mentiras.
Mas, não se preocupe. Após escolher um arquétipo, você ainda poderá personalizar seu personagem através de habilidades adicionais e características únicas.
Distribuição de pontos
Se você acessar a ficha, você verá que no canto direito em cima existe um quadrado com opções de Características e Rolamentos. Ali existem 9 Características que seu personagem possui e que você poderá mexer.
Inicialmente, você precisa determinar essas características principais. Siga as instruções a seguir:
- Força: jogue 3D6 e multiplique por 5;
- Constituição: jogue 3D6 e multiplique por 5;
- Tamanho: jogue 2d6+6 e multiplique por 5;
- Destreza: jogue 3d6 e multiplique por 5;
- Aparência: jogue 3d6 e multiplique por 5;
- Inteligência: jogue 2d6+6 e multiplique por 5;
- Poder: jogue 3d6 e multiplique por 5;
- Educação: jogue 2d6+6 e multiplique por 5;
Por fim, nos quadrados ao lado dos valores gerados acima, preencha-os com a metade e um quinto dos valores gerados. Exemplo: se você tirou 50 em Aparência, preencha com 50/2, ou seja, 25 e o outro quadrado por 50/5, ou seja, 10.
Então, defina os seus atributos secundários — que são calculados com bases nas características acima.
- Dano extra: some força e tamanho e então procure na tabela do livro qual o valor você deve inserir aqui;
- Movimento: aqui você vai comparar destreza e força com seu tamanho. Se ambos forem menores, seu movimento é 7; caso um deles seja igual ou maior, o movimento é 8; por fim, se ambas forem maiores, o movimento é 9.
Não esqueça de escolher a idade do seu personagem pois, de acordo com a idade, seus atributos serão modificados.
Por fim, calcule seus atributos derivados:
- Sanidade: terá um valor igual à Poder;
- Pontos de magia: tem um valor igual à um quinto de Poder;
- Sorte: jogue 3d6 e multiplique por 5;
- Ponto de vida: some constituição e tamanho e então divida por 10;
Ocupação, Perícias e Finanças
Então, com sua ficha já distribuída de pontos, você agora precisa escolher uma ocupação. A sua ocupação servirá para entender quais são as suas perícias relacionadas à ocupação e quais não são. No livro existem algumas opções prontas — mas você pode personalizar alguma com seu Mestre de RPG. No caso de antiquário, por exemplo, as perícias relacionadas são avaliação, arte/ofício, história, dentre outras.
Uma vez definida a sua ocupação, é hora de distribuir as perícias! Elas são dividas entre perícias ocupacionais e pontos de perícia.

Em cada ocupação, você fará um cálculo para ver quantos pontos de perícia ocupacionais você possui, de acordo com seus atributos. No nosso caso, do antiquário, os pontos são definidos por EDU x 4. Então, com este número em mãos, basta distribuí-lo nas suas perícias ocupacionais, assim como em seu nível de crédito (desde que ele esteja dentro do estipulado para a ocupação). E, assim como as características principais, determine seus valores de metade e de um quinto.
Por fim, as suas perícias pessoais podem existir e você possui uma quantidade de pontos para elas iguais ao dobro da sua inteligência. Ou seja, multiplique seu valor de inteligência por 2 e distribua o resultado como quiser entre as demais perícias da sua ficha.
Assim, definidos todos estes valores, basta você personalizar seu personagem ao detalhar o seu antecedente. Ah, e não esqueça de usar seu nível de crédito para ir às compras!
Dicas para jogar Call of Cthulhu RPG de mesa
Se você quer se aventurar por um RPG de mesa de Call of Cthulhu, existem várias formas de fazer isso. Há uma infinidade de tipos de personagens, formas de aventura, cenários, desafios e monstros a serem enfrentados e por aí vai.
Porém, para te ajudar, vamos separar algumas dicas sensacionais para você que está se preparando para uma aventura assim!
Tipos de aventura
Primeiramente, saiba que é possível jogar uma aventura de horror cósmico em qualquer cenário que você quiser. Desde na antiguidade humana até algo espacial com batalhas de naves. Mas, claro que sendo baseado nos escritos de H.P.Lovecraft, seguir as histórias dele pode ser benéfico para a aventura em questão.
Assim, aqui estão algumas aventuras já pensadas e que podem te inspirar para a sua mesa de RPG:
- Horror no expresso do oriente: investigação de uma conspiração sinistra com cultos antigos e criaturas sobrenaturais em uma jornada à bordo de um trem;
- Mascas de Nyartlathotep: busca por artefatos lendários vinculados ao lendário e maligno deus Nyarlathotep. Aventureiros irão em lugares exóticos como Egito e Quênia;
- A serpente de duas cabeças: os investigadores viajarão o mundo para encontrar uma criatura mitológica que possui duas cabeças e está ameaçando a humanidade.
Mas, estes são apenas alguns exemplos! Há muitas obras de Lovecraft disponíveis para você ler, se aprofundar e se inspirar na criação de sua aventura.
Como lidar com insanidade e o Horror Cósmico
Uma segunda dica importante para você é entender como lidar com o que não é compreensível. Em Call of Cthulhu, você estará cercado de elementos cósmicos e fenômenos sobrenaturais que desafiaram a sua mente. Ou seja, você perderá pontos de sanidade conforme realiza suas investigações.
Por isso, tenha cuidado com o que você investiga. A sua curiosidade como jogador pode ser sua inimiga para o seu personagem. Se ele sair cutucando e vasculhando a tudo e todos, a mente deles pode entrar em apuros e correr sérios riscos de ser danificada pelo horror cósmico das entidades extra planares.
Além disso, trabalhe em equipe! Você não está sozinho nesta aventure. Busque se unir ao seu grupo para que vocês, juntos, dividam os horrores de vasculhar aquilo que é incompreensível. Ou seja, deixe o personagem com mais capacidade investigativa e mais sanidade cutucar o que é estranho e obscuro.
Um outro detalhe importante é: entre no seu personagem e se divirta. Não tenha medo de perder seu personagem. Mas, dentro da pele dele, interpretando-o, sinta o medo e o caos que te aflige. A experiência de jogar Call of Cthulhu é a de imergir no sobrenatural e descobrir o que a aventura e a sorte/azar tem guardado para você.
Por fim, esteja pronto para se sacrificar. Diferente de RPGs clássicos como Dungeons and Dragons, no qual a morte de um personagem é difícil de acontecer (como o Snow explorou neste texto aqui) e além disso é um acontecimento raro, em Call of Cthulhu o sacrifício é muitas vezes uma ferramenta. Ou seja, para evitar que o grupo inteiro se dê mal, um personagem pode ficar para trás e evitar que alguma ameaça atinja todo o grupo. Ou seja, esteja pronto para morrer.
Dicas Finais
Sabendo de tudo isso, agora você está pronto para se aventurar em Call of Cthulhu RPG de mesa! As informações deste texto te deram toda a base que você precisa para começar a sua jornada.
Porém, é apenas começando de fato que você irá entender melhor e aperfeiçoar a sua arte de se tornar insano! Então, aqui estão algumas dicas finais para você:
- Conheça as regras! Caso tenha se interessado, compre o livro neste link e leia o livro para entender ainda melhor como funciona o livro;
- Crie um personagem que você goste. Capriche na sua criação e você com certeza irá se divertir muito mais jogando;
- Trabalhe em equipe. Call of Cthulhu é um jogo que demanda o trabalho em grupo, então pense sempre junto com os demais personagens e tenha uma melhor experiência.
- Esteja preparado para o horror. Todo o contexto de horror cósmico é fundamental para esta aventura. Portanto, esteja pronto para enfrentar aspectos sobrenaturais e assombrosos;
- Não tenha medo de falhar. Neste jogo, é comum personagens morrerem, ficarem insanos ou não passarem em algum teste. Fique calmo e siga em frente, este tipo de coisa faz parte.
E, por fim, divirta-se! Afinal, é o ponto deste jogo todo, não é mesmo?