Clérigo D&D 5e – Guia Completo de Classe
Mais do que um arcanista ou um guerreiro, você como um Clérigo no D&D 5e é um canalizador de Energias Divinas.
Se você gosta da ideia de se conectar à uma divindade, seguir os seus códigos de conduta e utilizar seus poderes, essa é a Classe para você.
Pois seu poder vai muito além da luta marcial e do dano radiante: você é um símbolo.
E, como um símbolo, você representa um conjunto de ideais.
Mas não qualquer ideal: um ideal divino.
E quem escolhe qual divindade seguir? Você!
Apesar do Clérigo não ter ido longe no nosso Campeonato de Classes, ele ainda assim é uma incrível escolha!
Por isso, aqui está mais um guia para o nosso Guia dos Guias de D&D! Aproveite a leitura.
Criando um Clérigo no D&D 5e
Para você criar o seu clérigo, o passo-a-passo é bem simples!
Se um Clérigo é conectado à sua divindade, qual o atributo chave para ele?
Isso mesmo, sabedoria! Pois só alguém muito sábio consegue se conectar aos Deuses, né?
Então, como atributo secundário, escolha Constituição ou Força!
Constituição será útil se você quiser ser resistente e conseguir se concentrar com facilidade em suas magias.
Força será benéfico se você lutar com armas corpo-a-corpo.
Agora, se você ainda não sabe o que significa tudo isso, então antes de continuar, entenda a sua ficha de D&D!
Dados de vida
Seu dado de vida é razoavelmente baixo – por isso a importância de priorizar Constituição.
Você possui 1d8 de dado de vida.
Proficiências
Como um Clérigo no D&D 5e, você é focado em proteger e em canalizar sua divindade.
Por isso, suas proficiências são um pouco restritas.
Em termos de armaduras, você têm proficiência com armaduras leves, médias e escudos!
Já em relação às armas, porém, apenas as armas simples.
Seus testes de salvaguarda principais são Sabedoria e Carisma – um clérigo deve se manter firme em seus dogmas, não é mesmo?
Apesar de não ter poficiência em nenhuma ferramenta, você como clérigo pode ser proficiente em alguma das seguintes habilidades: História, Intuição, Medicina, Persuasão ou Religião.
Equipamentos
Assim que cria seu Clérigo no D&D 5e, você Já tem acesso a uma lista bem interessante de itens:
- Uma Maça ou um Martelo de Guerra (se você for proficiente);
- Uma Cota de Escamas, Armadura de Couro ou Cota de Malhas (se for proficiente);
- Uma Besta Leve e 20 virotes, ou uma Arma Simples;
- Um Pacote de Padre ou um Pacote de Explorador;
- Um Escudo e um Símbolo Sagrado.
Nível 1 – Conjuração e Domínio Divino
Você é um canalizador de Energia Divina!
Isso significa que você não aprende magia através de estudo ou nasce com ela.
Você, na verdade, conecta-se com seu Deus para conjurar as magias dele!
Por isso, as magias de clérigo que você conhece estão sempre disponíveis para você.
Porém, todo dia quando medita de manhã você deve escolher quais magias deixará preparadas para aquela jornada.
Ou seja, sempre que realiza um Descanso Longo, você pode trocar as suas magias de clérigo preparadas!
Quanto maior sua sabedoria, maiores as magias que você pode ter preparadas – e maior a chance de sua magia ser bem sucedida.
Inicialmente, você conhece apenas alguns truques e magias de nível 1.
Mas, conforme adquire níveis na Classe Clérigo você aprende inúmeras magias – cada vez mais poderosas.
Quando chega no nível 17, você acessa as magias de 9º nível – ou seja, o Clérigo é um Conjurador Completo.
Além disso, como um clérigo no D&D 5e você deve escolher um caminho divino para seguir.
Qual é a divindade a qual você está conectado? Quais as crenças e valores que ela defende?
Existem diversos domínios que você pode escolher e várias divindades atreladas a cada uma delas, que trataremos em um futuro texto.
Mas, por enquanto, saiba que você já precisa fazer esta escolha no nível 1!
Nível 2 – Canalizar Divindade
Já no nível 2 você aprende a canalizar o poder de sua divindade!
Sempre que finalizar um Descanso Curto você pode usar o seu Canalizar Divindade.
Quanto mais alto for seu nível, mais vezes você pode canalizar a sua divindade por Descanso!
No nível 2 você pode usá-la apenas 1 vez.
Mas, ao chegar no nível 6 este valor aumenta para 2x por Descanso e, no nível 18, 3x por Descanso.
E este poder sempre tem duas opções: assustar mortos-vivos ou alguma outra de acordo com seu Domínio Divino.
Portanto, a partir do nível 2 você já possui um poder bem específico e característico de sua Classe!
Quanto mais sabedoria você tiver, mais forte será este poder.
Então, use-o com sabedoria (pegou o trocadilho?).
Nível 4 – Melhoria de Habilidade
Assim como todas as Classes do D&D 5e, no Nível 4 você recebe uma melhoria no seu valor de habilidade.
Ou seja, você pode aumentar algum atributo em 2 pontos ou dois atributos em 1 ponto.
Além disso, caso você queira, você pode escolher um talento ao invés da melhoria de habilidade.
Dessa forma você consegue deixar seu clérigo ainda mais versátil!
Nível 5 – Destruir Mortos-Vivos
Já deu para perceber que o Clérigo é uma classe bem ativa contra os morto-vivos, né?
Pois é. Se no nível 2 você já conseguia assustá-los, dessa vez seu ódio por eles fica ainda maior.
Isso porque sempre que você canalizar sua divindade, a partir de agora, o morto-vivo será destruído.
Exatamente. Ele não irá mais simplesmente fugir – ele perecerá frente ao seu poder divino!
Claro que não é qualquer morto-vivo, se não seria apelação, né?
Esta habilidade é regida pelo seu nível e pelo poder do morto-vivo e segue a seguinte lógica:
- Nível 5: destrói mortos-vivos de ND 1/2 ou menos;
- Nível 8: ND 1 ou menos;
- 11: ND 2 ou menos;
- 14: ND 3 ou menos
- 17: ND 4 ou menos
Portanto, prepare-se para canalizar sua divindade e fazer os mortos-vivos perecerem frente ao seu poder divino!
Nível 10 – Intervenção Divina
Se até agora você conseguia canalizar os poderes de sua Divindade, a partir do nível 10 você pede intervenção à ela!
Implorando pela ajuda de sua Divindade, você pode usar uma ação para rolar um dado de 100 lados.
Se o resultado for menor ou igual ao seu nível na Classe Clérigo, sua divindade fará uma intervenção!
Porém, quem escolhe qual é esta intervenção é o seu Mestre, não você!
Mas, de forma geral, é interessante que esta intervenção seja feita através de uma magia de clérigo.
E, por fim, use este poder com cautela! Você só pode usá-lo a cada 7 dias.
E, se falhar, você só pode usar novamente após um Descanso Longo.
Mas, existe um porém bem interessante!
Ao chegar no Nível 20, se você utilizar sua Intervenção Divina ela funciona com 100% de certeza.
Afinal de contas, você dedicou toda sua vida à ela, não é mesmo?
Mas… é só isso?
Na verdade, não!
No caso do Clérigo do D&D 5e, a maior parte de seu poder vem dos poderes de seus Domínios Divinos.
E, pasme, existem mais de 10 domínios clericais!
Claro que iremos explorar todos eles, porém faremos em um texto futuro para não lotar este aqui de informações.
Resumo da Classe Clérigo do D&D 5e
Agora que você já sabe todo o básico do Clérigo, vou deixar um resumo para você.
Como você pode perceber, o Clérigo é uma classe focada em se sintonizar com alguma Divindade e usar seus poderes.
O foco principal do Clérigo no D&D 5e são os mortos-vivos, mas não se limite a isso.
Há diversas formas de usar suas magias, poderes e domínios para atordoar seus oponentes.
Além de, claro, ser um bom clérigo e manter seus aliados vivos!
Para te ajudar, segue uma tabela resumindo o funcionamento nível a nível do Clérigo no D&D 5e.
Alguma Dúvida sobre o Clérigo do D&D 5e?
Procurei explicar ao máximo como funciona esta classe, sem ainda entrar nas nuances de cada subclasse.
Porém, se ficou qualquer dúvida, comente abaixo!
Será um prazer ajudar você a montar o seu clérigo em sua campanha de D&D 5e!
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