Começando 2022 de Personalidade Nova – criando seu MBTI
Já teve aquela dúvida cruel de qual tipo de personagem fazer? Seja um jogador iniciante pensando em qual seria a melhor escolha de personagem para sua primeira aventura ou um veterano querendo uma opção nova e diferente de personagem das muitas outras que ele já apresentou por aí, se liga nesse novo crossover recheado de ideias: RPGxMBTI.
Mas o que é MBTI?
Para quem caiu de paraquedas no assunto: MBTI é uma sigla para Tipologia de Myers-Briggs, grandemente conhecida pela internet como teste das dezesseis personalidades. É a avaliação de gostos e personalidades mais amplamente utilizada no mundo que mede tipos psicológicos, tomando um agrupamento de letrinhas para falar sobre suas atitudes, funções cognitivas e seu estilo de vida. As personalidades são dezesseis no total, primordialmente separadas em grupos de quatro personalidades: os analistas, os diplomatas, os sentinelas e os exploradores.
E (extroversão) | I (introversão) |
S (sensorial) | N (intuitivo) |
T (razão) | F (sentimento) |
J (julgamento) | P (percepção) |
Se você ainda não fez o seu teste, aqui vai o link: Teste de personalidade gratuito, descrições dos tipos, relacionamentos e conselhos sobre carreiras. | 16Personalities
A Cor da Diplomacia
Aqui vamos abordar a criação de personagem de uma maneira a dar profundidade para o personagem e não deixar ele somente a mercê da mecânica do sistema e vamos começar pelas quatro personalidades representadas pela cor verde: os Diplomatas. São aqueles que unem a empatia e a cooperação, atuando em maior parte como harmonizadores dentro do seu círculo social e sendo as melhores opções para trabalhar em equipe. Fazem parte desse quarteto o Advogado, o Mediador, o Ativista e o Protagonista.
Um Por Todos
Você começa então com um personagem simpático e que se presta ao serviço de ajudar todas as pessoas que consegue, colocando a necessidade de todos acima da sua própria, pensando o quanto suas habilidades te trazem grandes responsabilidades de uma maneira social. Já vieram alguns em mente? Pois essa é nossa primeira personalidade: da sigla ENFP, temos o Ativista. São pessoas que prezam por suas conexões sociais e são moldados por uma natureza de certo visionária, fazendo tudo com muita empatia e amor ao próximo, resolvendo todos os enigmas da vida colocando sempre o coração antes da razão. Alguns dos exemplos de personagens que temos dentro desse grupo são o Peter Parker, vulgo Homem-Aranha, o Chapeleiro Louco da Alice no País das Maravilhas e o Willi Wonka da Fantástica Fábrica de Chocolate.
Em sua maioria, são personagens um pouco espalhafatosos, grandemente voltados para o misticismo, cheios de ideias alternativas e inesperadas, mas isso só torna eles ainda mais especiais.. Você sabe a diferença entre um corvo e uma escrivaninha?
Coadjuvante em Destaque
Mas digamos que você queira criar um líder nato, um professor ou algum arquétipo político, com certeza ele vai ser da personalidade ENFJ, o Protagonista. São pessoas que tomam a frente do grupo, guiam os outros para dar seu melhor e desenvolvem sua equipe da melhor maneira, com força e autenticidade. São extremamente altruístas e acreditam no potencial das pessoas, sendo naturalmente comunicativos, otimistas e estrategistas: protagonistas sempre tem um plano debaixo da manga ou uma resposta para os problemas que o rodeiam. Entre os exemplos de personagens desse grupo de confiantes e genuínos temos o Morpheus de Matrix, o Mufasa de Rei Leão e Padmé Amidala de Star Wars.
Os personagens dessa personalidade não necessariamente serão os protagonistas do filme como a Moana é, mas eles serão aqueles que, mesmo coadjuvando, guiarão nosso protagonista a seguir o caminho que deve, incitá-lo a dar o seu melhor nas situações mais adversas e prestará um papel de significativa importância onde quer que faça sua aparição. Afinal, tudo o que o sol toca, pode ser seu reinado.
No Mundo da Lua
Nessa sua nova aventura, faria mais sentido um personagem um tanto idealista, aquele famoso incompreendido que procura o bem e o melhor das pessoas e situações até em seus piores momentos. Os INFP ou Mediadores são desses que lideram seus momentos pelos seus princípios mais do que pela razão ou praticidade, não dando importância para qualquer prêmio ou punição que suas ações podem vir a acarretar para si e ele têm orgulho disso. São ótimos ouvintes e conseguem concentrar sua ação em uma única pessoa a fim de ajudá-la da melhor maneira que pode. Dentro desse grupo de poetas, temos como exemplo o Frodo Bolseiro de Senhor dos Anéis, a Luna Lovegood de Harry Potter e a Lúcia Pevensie das Crônicas de Nárnia.
Esses sonhadores podem muitas vezes se perder de si nessa incessante luta para alcançar o bem maior, mas não se engane: se isolar para mergulhar em pensamentos profundos à deriva de uma nova utopia pode ajudá-los a recarregar suas energias e se colocar de volta a ativa. Você será o primeiro a abrir o guarda-roupa?
Raros Moralistas
Se nenhuma das opções acima ainda não te atingiu, não tema: talvez o INFJ possa ser aquela quem você procurava. O Advogado é uma das mais raras personalidades, sendo moralistas firmes e determinados, lutando sempre por aquilo que acreditam estar certo mesmo demonstrando uma feição calma e suave. São pessoas que buscam um equilíbrio dentro da equipe e estão sempre trabalhando para que a vontade de todos sejam atendidas, para que todos os erros e problemas presentes sejam devidamente sanados, para que eles possam dormir bem a noite. Como exemplos de advogados, temos o Obi-Wan Kenobi de Star Wars, Jon Snow de Guerra dos Tronos e a Elsa de Frozen.
Uma fraqueza para esses personagens logo de cara seria a gama de querer abraças os problemas e causas do mundo todos para si com a certeza que será capaz de resolver todos, sempre se esquecendo de que estão em meio a um grupo de pessoas tão dispostas a ajudar e que são pessoas que se esgotam como qualquer outra. No fim, acabam se isolando para conseguir esfriar a cabeça.
Vem por aí…
O desenvolvimento dos nossos personagens diz muito sobre nós mesmos. Muitas vezes, criamos personagens com uma personalidade com a qual nos identificamos ou até com traços que odiamos para nos “desafiar” a interpretar uma coisa nova e diferente, mas sempre que colocamos uma possibilidade em pauta, é porque provavelmente, sem percebermos, temos um pouco (ou muito) daquela característica. E você, se identificou com alguma das quatro personalidades que foram apresentadas aqui hoje? Conta para a gente nos comentários do post! Se não, fica de olhos atentos aqui no blog, porque as próximas personalidades vêm aí…
Caso você esteja se perguntando como criar um personagem do zero absoluto, recomendo correr para os posts sobre criação de personagem: Criando um personagem de RPG do Zero. Simples e Efetivo – Nuckturp e 10 dicas quentes para você criar a história do seu personagem de RPG – Nuckturp, são ótimos para quem está começando! No mais, agradeço a todos que leram até aqui e nos vemos numa próxima aventura!
Myst em câmbio e desligo.