Como começar a jogar RPG de Mesa
Você deve estar curioso para saber como começar a jogar RPG de Mesa e entrou no lugar certo! Minha missão pessoal e da Nuckturp é te auxiliar nessa jornada incrível pelo mundo do Role-Playing Game.
Então sente-se confortável e pegue sua água, pois hoje você irá se apaixonar por RPG e, quem sabe, já começar a jogar!
Os tópicos ficam mais fáceis de serem acessados por este menu:
- O que é o RPG de Mesa?
- Como começo a jogar?
- O que precisa para aprender a jogar?
- O que mais me atrai no mundo do RPG de Mesa?
- Como jogar online?
O que é o RPG de Mesa?
RPG de Mesa é um jogo de interpretação com base em uma história e um sistema de regras. Simples assim. No RPG você cria e interpreta um personagem, toma decisões e vivencia as consequências.
Diferente de um RPG que você talvez jogue no computador ou em outra plataforma, como em Skyrim, Fallout, Final Fantasy, Chrono Trigger, Assassins Creed e muitos outros que você pode tomar as decisões, escolher as falas dos personagens, subir de nível melhorando atributos e executar os combates, no RPG de Mesa você tem tudo isso com uma liberdade muito maior!
A diferença mais importante é que no RPG de Mesa o jogo acontece na sua mente. Para isso, primeiramente entenda quem participa do jogo.
Começando pelo mestre. O mestre da mesa é o responsável por apresentar o sistema de regras, por unir os jogadores, ajudar a criar os personagens e introduzir o cenário. Portanto ele pode ser considerado como um árbitro ou juiz de uma partida de RPG de Mesa.
Os jogadores são literalmente os personagens da história. Por exemplo, você joga com um personagem que criou, no que chamamos de sessão zero, ou um personagem pronto. Você decide tudo o que ele faz, fala, sente e pensa. Você tem controle absoluto do que seu personagem faz.
No início do jogo o mestre apresentará o cenário para os jogadores e as primeiras decisões você fará nesse momento.
Exemplo de um diálogo de RPG de Mesa
Mestre: Você está em uma floresta escura, pela umidade você sabe que choveu a pouco tempo. Além disso, você acorda um pouco enlameado, mas ainda portando a sua espada e seu escudo. Ao longe você enxerga uma pequena clareira e percebe que há cânticos sendo entoados. O que você quer fazer?
Jogador: Eu me levanto e verifico se há algo comigo além da minha espada e escudo.
Mestre: Você percebe que há uma chave no seu bolso. Uma chave dourada cheia de entalhes.
Jogador: Eu consigo saber de onde é essa chave?
Mestre: Você não sabe exatamente o que essa chave destranca, mas sabe que o desenho cravado nela representa o rei do reino em que está agora.
Jogador: Ok. Então eu tenho uma espada, um escudo e uma chave. Eu avanço lentamente em direção à clareira para não ser percebido.
E assim o jogo se desenrola. Entre comandos do jogador que diz o que vai fazendo e do mestre que vai narrando o cenário.
Inclusive, essa é a primeira chave para você entender o que é o RPG de Mesa. Portanto, aqui está a melhor descrição de todas (na minha opinião, é claro!):
O que é o RPG de Mesa afinal?
O RPG de Mesa é um jogo onde duas ou mais pessoas se unem para criar uma história. Enquanto há um mestre responsável pelo cenário e ambientação, também há jogadores responsáveis por interpretar os personagens.
Os jogadores geralmente fazem parte do mesmo grupo e possuem um objetivo em comum, que os faz agirem em cooperação.
Cada vez que jogar uma aventura, seja ela pronta ou criada, você irá vivenciá-la de maneiras diferentes todas as vezes!
Como começo a jogar?
Existem várias maneiras de começar a jogar RPG de Mesa e vou te apresentar todas:
A primeira e mais fácil é se unir com um amigo que joga RPG e perguntar se ele te ensina a jogar. Simples assim. Você pode acabar caindo em um mundo tão divertido que não irá querer voltar.
A segunda jeito e também muito fácil é se unir com desconhecidos apaixonados por RPG de Mesa no nosso canal do Whatsapp.
Sem propagandas, mas amamos ensinar novos jogadores e difundir o RPG de Mesa!
Terceiro formato é aprender por si só sobre o jogo e convidar alguns amigos para experimentar essa diversão. Ainda que seja um jeito um pouco mais lento de começar, esse é um jeito legal de conhecer detalhes.
O que precisa para começar a jogar?
Você precisa para começar no RPG de Mesa de alguns itens: primeiramente um mestre (que pode ser você) e um jogador (recomendamos de 3 a 4, mas só para aumentar a diversão e a interação. Imagine viajar numa estrada sozinho em comparação com viajar com 3 amigos, qual é mais divertida?).
Além disso, você precisará de um cenário, um local onde os personagens estarão. Por exemplo, uma floresta cheia de fadas, faunos e dragões, uma cidade invadida por zumbis, um castelo de princesas e príncipes com poderes mágicos ou até em outro planeta com raças alienígenas.
O grupo decide o cenário e o sistema que irão jogar, comandado pelo mestre, que geralmente estuda um pouco mais para saber todas as regras e aproveitá-las durante o jogo.
O sistema de RPG
O sistema é o conjunto de regras do RPG de Mesa. Ele fala como as coisas acontecem nesse mundo que irão criar em conjunto. Por exemplo, quais são os monstros, armas e poderes que estarão disponíveis nessa aventura.
O sistema também diz quais regras para análise das ações será utilizado, como por exemplo, o uso de dados (que são os maiores parceiros de um jogador de RPG).
Os dados são as probabilidades da vida, ajudam a definir o que dá certo e o que dá errado, assim como na nossa vida. Às vezes fazemos uma coisa que praticamos há décadas e erramos, e há coisas que nunca fizemos e acertamos perfeitamente na primeira vez, não é mesmo? Assim, os dados são os amigos que dizem o resultado daquela decisão, porém não é para tudo que usamos dados.
Na nossa Academia de Mestres você aprende sobre como criar essa aventuras, preparar seus jogadores e manter um conjunto de regras que funcione para você. Além de saber quando e onde usar os dados de RPG da maneira certa.
Quais sistemas recomendo para iniciantes?
Primeiramente quero que você saiba que todos os sistemas são legais para iniciantes, você pode começar onde e como quiser. Porém há alguns sistemas de RPG que podem facilitar a sua vida no começo.
O D&D, famoso Dungeons & Dragons, é o sistema mais difundido no mundo, pelo universo de fantasia medieval e pela quantidade de jogos, séries e filmes desse universo. O D&D está na sua quinta edição!
Recomendamos para um iniciante o Starter Set, pois tem tudo o que precisa para começar. Um livro curto com as regras básicas, uma aventura pronta, 5 personagens e um conjunto de dados.
Além disso, no mesmo universo de fantasia medieval, temos o sistema nacional (e poderoso) Tormenta 20. Que possui uma das explicações mais simples de começo de jogo que já li.
E há um dos sistemas focado em narrativa e menos em sorte que se chama Vampiro: a máscara. É um sistema focado em interação e diálogo. Portanto chamam esse sistema de storyteller (contador de histórias).
Poxa, mas os sistemas são carinhos…
Como um futuro excelente jogador de RPG você irá sua criatividade! Sim, eu acredito que você pode e consegue comprar esses jogos, sabe como?
- Calcule o tempo de jogo, comparado ao jogo de plataforma ou computador? Provavelmente você irá jogar por muito mais tempo e se divertirá mais.
- Lembre que você não precisa comprar sozinho! Não é um jogo em grupo? Então por que não comprar em grupo? Aqui na Nuckturp nós compramos os livros e trocamos entre nós. Assim, quem for o mestre daquele sistema estará com o livro em mãos.
(Por outro lado, só o D&D que todos nós temos. rsrsrs…) - Comece jogando com quem já tem o livro. Bem como aquele seu amigo que joga RPG pode te emprestar o livro.
O que mais me atrai no mundo do RPG de Mesa?
O mundo do RPG de Mesa é encantador! Primeiramente você irá se conectar com histórias fantásticas, pessoas incríveis e universos que jamais imaginou viver. Conforme você for conhecendo mais estilos de mestres, você se surpreenderá com as histórias que pode vivenciar.
Após alguns anos eu descobri o universo do sistema Cyberpunk 2020, que estou estudando, mestrando e desenvolvendo o meu cenário próprio.
Nosso professor da Academia de Mestres, o mestre Vitão, é um expert em D&D e utiliza esse sistema nas aventuras de Nindäle (universo próprio da Nuckturp), que jogamos online na nossa Twtich.
Porém o que me atrai é a diversidade de pessoas que conheço, que jogam juntas e que se respeitam. Por exemplo, no nosso servidor um dos valores que pregamos é a diversidade de opiniões e escolhas. Lá todo mundo é igual e o que faz a diferença é a nossa maturidade como jogador, que afinal vai evoluindo conforme você joga.
Similarmente o que me encanta demais é o uso da minha criatividade! Eu me divirto muito criando personagens para jogar nas mesas que o pessoal mestra no nosso servidor. Seja uma one-shot (uma história com começo, meio e fim em apenas 1 dia de jogo – 3 a 5 horas) ou nas campanhas mais longas. É provável que criar personagens seja a atividade que mais enche o povo de energia, pois é um processo de autodescoberta incrível.
Dá para jogar online?
Em primeiro lugar saiba que o RPG de Mesa não se joga só na mesa! Sem dúvida a palavra “mesa” indica que um tabuleiro seja necessário, mas não é verdade, pois ele é uma ferramenta que auxilia na visualização da história que está sendo contada.
A princípio, como jogador, você terá apenas a sua ficha de personagem para gerir e seus dados, que podem ser compartilhados, para jogar. Da mesma forma no mundo online você pode rodar os dados nos aplicativos de jogos, no Discord há códigos para rolagem de dados e há aplicativos para celular para o mesmo fim.
Da mesma forma existe um aplicativo web gratuito que une mapa, rolagem de dados e comunicador entre os jogadores que é o Roll20. Segundo o que acompanho por aí, além de que uso para jogar, é o mais completo aplicativo para seus jogos de RPG de Mesa online.
No Roll20 você pode subir seus mapas, miniaturas, músicas, fichas de personagens e fica tudo organizado e além disso tudo, é gratuito!
RPG de Mesa, uma história que você não irá querer parar
Definitivamente o RPG de Mesa é uma diversão que você começa e não irá mais querer parar, pois ao descobrir o seu poder como contador de histórias você irá querer mais!
Além disso, você poderá viajar por vários universos e algumas vezes na mesma mesa, ou seja, é como assistir um seriado infinito (ou vários ao mesmo tempo) que extrapolam a nossa criatividade.
Ainda mais, você pode ser quem você quer ser. Você pode experimentar interpretar homem ou mulher, orc, elfo, anão, dragão ou humano, não importa! Sua criatividade define o seu limite.
Seus próximos passos…
Você pode se aventurar em outros posts do nosso blog e aprender um pouco mais sobre RPG de Mesa.
Ao mesmo tempo, você pode entrar no nosso canal do Whatsapp e ficar por dentro das novidades do mundo do RPG de mesa.
De fato o universo nos reuniu com pessoas que gostam de ensinar iniciantes, então seja bem-vindo!
Por fim, você pode optar por comprar o seu D&D Starter Set e começar seus próprios estudos. Eu recomendo o D&D pela quantidade de informação fácil que se se tem na internet hoje sobre o assunto. Provavelmente você encontrará milhares de caminhos internísticos ao escrever D&D RPG no Google.
Por último me conte se esse post foi útil para você. Faltou alguma informação? Quer que eu complete com mais algum item? Só colocar aqui nos comentários que farei com maior prazer.