Como construir sua ficha de Cyberpunk 2020 – Parte II
Você já sabe quem é o seu personagem de Cyberpunk 2020. Já deve estar imaginando nesse momento como ele age, como ele toma suas decisões e como você irá interpretá-lo.
Quão durão ou durona você será para aguentar as saraivadas de balas? Como se expressará para mostrar que tem autocontrole e que é o ban-ban-ban do lugar?
Tudo isso você viu no post anterior, onde você escolheu atributos e perícias, certo?
Agora chegou a hora de falar sobre uma das magias de Cyberpunk! Seus equipamentos, armas, roupas e CYBERWARE.
Vamos aos passos desse nosso artigo:
Sair pelado é Punk!
Vamos começar falando do que você irá vestir e como cada parte (menos sua cueca) tem efeito de proteção no seu personagem?
Então vamos!
A roupa em Cyberpunk 2020 define sua armadura! Isso significa que cada parte do seu corpo precisa ser protegida contra as balas que voarão em sua direção quando estiver em combate.
Como você viu em Tiroteios de Sexta à Noite, mecânica de combate do sistema, é definido logo na primeira ação a direção do tiro. Que pode ser Cabeça, Torso, Braços ou Pernas, portanto você pode, ou não, escolher proteger essas áreas. Veja que na sua ficha há um espaço que se chama Blindagem PB (Poder de Bloqueio).
Cada roupa protege uma parte do seu corpo.
Vamos aos exemplos!
Jaqueta Blindada Leve protege Tronco (Torso) e os Braços e seu Poder de Bloqueio é de 14. Assim, você irá colocar no TORSO, BRAÇO D. e BRAÇO E. o valor de 14.
Vou acrescentar uma Calça Reforçada para proteger minhas pernas. A Calça Reforçada tem um PB de 20, portanto em PERNA D. e PERNA E. eu coloco 20.
Tipo de Blindagem | Proteção | PB | VC |
Couro | Braços, Tronco e Pernas | 0 | 0 |
Couro Grosso | Braços, Tronco e Pernas | 4 | 0 |
Camiseta ou Colete Blindado de Kevlar | Tronco | 10 | 0 |
Capacete de Aço | Cabeça | 14 | 0 |
Jaqueta Blindada Leve | Tronco e Braços | 14 | 0 |
Jaqueta Blindada Média | Tronco e Braços | 18 | +1 |
Colete Reforçado | Tronco | 20 | +1 |
Calça Reforçada | Pernas | 20 | +1 |
Capacete de Nylon | Cabeça | 20 | 0 |
Jaqueta Blindada Pesada | Tronco e Braços | 20 | +2 |
Vestimenta de Canhoneiro | Tronco | 25 | +3 |
Metal Gear TM | Todo o Corpo | 25 | +2 |
Na cabeça eu não vou colocar nada. Lembre que na cabeça o DANO é sempre multiplicado por 2. Por que será? Rsrsrs
Então nossa ficha fica assim:
Fácil até aqui, certo? Porém, há um segredo!
Sempre que a gente usa roupa, ela atrapalha nossa vida, não é mesmo? Usar um Jeans para fazer ginástica olímpica impede os movimentos. Usar uma Jacona Pesada não deixa a gente fazer movimentos amplos e em Cyberpunk 2020 a roupa impacta no movimento.
Por isso na ficha de Tipos de Blindagem Corporal, existe o VC (Valor de Carga), que você deve somar de todas a sua blindagem e subtrair do seu REFLEXO.
Sim, a roupa irá impactar diretamente no seu REFLEXO (REF), por isso que existe uma barra no contador (veja imagem abaixo).
No nosso exemplo pegamos Jaqueta Blindada Leve que tem VC = 0 e pegamos Calça Reforçada que tem VC = +1.
Portanto, nossa penalidade por usar essa roupa é de 0+1 = 1.
Então o REFLEXO do nosso personagem que era 10, agora é 9.
Escolhendo suas armas
Que tipo de dano você quer dar nos seus inimigos? Você quer ser ágil como um ninja e cortá-los com uma espada? Quer matá-los no silêncio com um arco e flecha? Entrar atirando com duas pistolas? Explodir geral e rezar para sobreviver nesse ataque suicida?
Você decide como quer atacar!
Existem alguns tipos de armas no RPG Cyberpunk 2020:
- (P) Pistolas
- (SM ou SMG) Submetralhadoras
- (ESP ou SHG) Espingardas
- (FUZ ou RIF) Fuzis
- (ArPes ou HVY) Armas Pesadas
- (ArBra ou MELEE) Armas Brancas
- (ArEx ou EX) Armas Exóticas
Para entender as armas, escolhi 3 modelos para a gente estudar!
Antes, vamos entender o que significa cada sigla da sua nova parceira?
- Nome – É o nome da arma. Pode ser a que está no livro ou o que você inventar (lembra que RPG é mestre e jogadores contando histórias juntos).
- Tipo – É o tipo da arma, igual aos 7 itens listado acima. Arma Branca, Pesada, Exótica, Pistola, SMG, Fuzil e Espingarda.
- Precisão – O quão boa a arma é. Você soma ou subtrai esse valor no ataque.
- Ocultamento – Onde você pode esconder a sua arma.
- B – Bolso, Perna da Calça e Manga
- J – Jaqueta, Casaco ou Coldre de Ombro
- S – Sobretudo
- N – Não pode ser escondida
- Disponibilidade – É a dificuldade de encontrar essa arma em um mercado aberto. Algumas são fáceis e vendidas a cada esquina, outras são mais complexas de encontrar.
- Dano – É o dano que a arma dá.
- #Tiros ou Número de Disparos – Quantidade de bala no pente.
- Cadência de Tiro – Quantos tiros é possível disparar em um turno.
- Confiabilidade – É a chance que ela tem de emperrar quando no modo automático.
Agora vamos ver isso na ficha do nosso personagem?
Arma 1 – Sternmeyer Type 35
Pistola automática pesada, sem bônus de precisão que pode ser oculta na Jaqueta (tem que usar jaqueta para ocultar) e é comumente encontrada no mercado aberto.
Ela dá 3d6 de dano, sendo que ela tem 8 balas no pente e dá 2 tiros por turno. Se der falha crítica é necessário testar a confiabilidade, no caso da Type 35 é MC – Muito Confiável.
Viu como é fácil entender uma arma? Vamos ver as outras.
Arma 2 – Kalishnikov A-80 Fuzil Pesado
Fuzil de Assalto Pesado, com -1 de penalidade de precisão que não pode ser oculta. É fácil de achar em qualquer lugar.
Ela dá 6d6+2 de dano, sendo que ela tem 35 balas no pente e libera 25 tiros por turno. No caso de falha crítica ela é considerada Confiável – C.
Arma 3 – Kendachi Monoknife
Atacar no silêncio e pelas sombras é sempre bom. Quando dá certo! kkk
Temos aqui uma Arma Branca, com +1 de bônus de precisão e que pode ser oculta nas mangas, barra da calça ou bolsos. Pode ser encontrada somente em estabelecimentos especializados.
Você com ela dará 2d6 de dano! Não há cadência de tiro e nem quantidade de balas. Você pode atacar com ela 1x por turno. Se der falha crítica, ela é Muito Confiável.
Boa! Você já sabe escolher suas armas e a atirar, porém tem mais coisa para vir que são seus brinquedos!
Ferramentas para zonear a zona
Para completar o seu personagem para a sua aventura é sempre bom colocar algumas ferramentas e o RPG Cyberpunk 2020 sugere uma lista, na medida certa, para te ajudar a pensar no que pode te ajudar na aventura. Entendeu?
Você encontrará itens de moda, ferramentas, eletrônicos pessoais, itens de sistemas de dados, comunicação, itens de patrulhamento, entretenimento, segurança, veículos, comida, celulares, medicamentos e tipos de residência.
Lembre que no ano que o RPG Cyberpunk 2020 foi impresso pela primeira vez, os celulares eram tijolos, os computadores eram gigantescos (a gente usava disquete!) e assim por diante. Então, eu te convido a adaptar um pouco para nossa realidade futurística de hoje.
Agora, pegue seu dinheiro e invista no seu personagem. Só lembre de ser COERENTE com a aventura e com o personagem.
Se transforme em um Ciborgue
Você quer tecnologia no seu personagem? Quer aprimorar algumas habilidades ou equipamentos? Chegamos ao limiar das tecnologias!
Quais partes do seu corpo você arrancaria para colocar algo novo e tecnológico?
Atenção à Humanidade
No cenário Cyberpunk o que está na moda é usar implantes de alta tecnologia. Dá um ar poderoso para o seu personagem. Porém, cuidado com o excesso! Cyberpsicose é algo que está rolando pelas ruas, pois a conexão com o cérebro demanda muita atividade e isso pode começar a causar algumas alucinações, memórias ou falta delas e assim por diante.
Lembre que para cada 10 pontos de humanidade que o seu personagem perder, ele subtrai 1 ponto do atributo empatia.
Existem psicoterapias para recuperar memórias e elevar novamente a humanidade e o ponto de atributo empatia, podemos falar disso futuramente.
Implantando os cibernéticos
Segundo a profissão de seu personagem, quais cibernéticos ele merece receber? Começa aí a questão do que será útil e o que vale a pena implantar, substituir ou aprimorar.
No livro do sistema do jogo você terá algumas informações importantes:
- Nome do Ciberware – Biomonitor, Editor de Dor, Bolso Subcutâneo, Pele Reforçada, Estripadores e assim por diante. É o nome que na ficha de personagem colocaremos como um dos itens do Tipo.
- Código Cirúrgicos – Que são os níveis de cuidados médicos que são necessários para implantar aquele item.
- N – Nenhum
- M – Menor
- MA – Maior
- CR – Crítico
- Código do Implante – Que não serve para nada. É só um código para identificar o nome mais fácil.
- Descrição – O que o implante faz. Anote isso na sua ficha!
- Preço – É o custo de aquisição e implante.
- PH – Perda de Humanidade – Esse é super importante! Poder anotar, pois substituir muitas partes do seu corpo pode levar à ciberpsicose.
Agora vamos ao nosso personagem e ver como isso se aplica.
Lembra que o nosso Nuckturpiano é um executivo ou corporativo, você escolhe como quer chamar.
Então eu vou escolher rapidamente alguns cibernéticos que podem ser úteis para ele. Vamos ver?
A gente tem dois tipos de modificações que você pode ver na figura acima. Em laranja estão os implantes, coisas que agente arranca do corpo e troca, como olho e braço. Em vermelho estão os chips que são implantados no cérebro e transmitem algo.
Implantes
Escolhi alguns implantes para o nosso executivo.
- Gravador Video/Audio – Grava por 2 horas. É útil para pegar alguma conversa e usar contra as pessoas no futuro, talvez? Perdi 2 de humanidade.
- Módulo Ocular Básico – Permite implantar 4 itens. Perdi 4 de humanidade (ele calcula com 2d6 – tirei 2 e 2)
- TSM – Tela de LED que fica passando nótícias ou posso ler mensagens. Perco 1 de humanidade. Para instalá-lo preciso do Módulo Ocular Básico.
- Pistola Dardo – Lanço 1 dado venenoso que sai do meu olho. Ele ocupa 3 espaços de item no Módulo Ocular Básico. Perco 2 de humanidade.
- Braço de Reposição Padrão – Coloquei esse braço no Esquerdo. Perco 2d6 de humanidade, tirei 4 e 6. Então perdi 10 de humanidade.
- Supercromo – em Cyberpunk o Cromo é uma tendência de moda. Como executivo eu tenho que ter o braço mais lindo! Perco 3 de humanidade.
- Blindagem – Blinda o braço com Poder de Bloqueio de +20. Perco 1d6 de humanidade. Tirei 6!
Ok. Já podemos calcular nessa brincadeira que o nosso personagem perdeu 28 de Humanidade. Isso significa que perde 3 de Empatia. Sim, agente sempre arredonda para mais!
A Empatia que antes era 10, ficou 7.
O Poder de Boloqueio no braço Esquerdo que era 14, agora é 34!
Certo?
Chipware
Esses são chips que são implantados em seu cérebro e podem te ajudar a ter melhores reflexos em determinadas perícias (PART) ou um maior conhecimento ou memória em outras perícias (MRAM).
Para usar é necessário instalar um Soquete de Chipware, que eu esqueci de colocar antes na ficha. Ele possibilita 10 slots de chips de memória ou de reflexo.
Você pode usar uma quantidade diferente de chips de acordo com o atributo inteligência. Se a inteligência do seu personagem for 3, ele só pode usar 3 tipos diferentes. Nosso personagem tem inteligência 9, então podemos usar 9 tipos!
PART – Chip de perícias baseadas em Reflexo. Eles ativam uma série de reações musculares que faz seu personagem executar determinada ação.
MRAM – Chip de perícias que armazenam dados. Como usar tal programa ou sistema, conhecimento sobre uma matéria específica e etc.
Para o nosso personagem escolhi dois chips para ilustrar.
- Com 2 slots eu adquiri 2 chips da perícia Armas Pesadas, que me darão +2 na perícia.
- Com 1 slot eu adquiri 1 chip de Programação, que me dá +1 na perícia facilitando hackear ou programar algo.
Facilitou sua vida?
Acho que essa parte ficou mastigada para você finalizar sua ficha de Cyberpunk 2020. Não ficou? Dúvidas pode colocar nos comentários!
E para finalizar, lembre que a Humanidade que antes era 100, agora está em 72!
Espero que esse post seja útil para você como mestre ou jogador iniciante do RPG Cyberpunk 2020. Que esse jogo traga boas risadas, diversão e muita ação!
Bom jogo e até o próximo post!