Como construir sua ficha de personagem em Cyberpunk 2020
Você já deve estar imerso em tanta informação sobre Cyberpunk 2020 que estou subindo dentro do nosso site. Sim, quero ser sua referência nesse sistema tão desafiador.
Simples e desafiador.
Para você começar a construir a sua ficha, você irá precisar de um VTT – Virtual Tabletop, um PDF editável ou imprimir o seu.
Você pode pegar uma ficha para impressão aqui.
Os primeiros passos para a construção do seu personagem
Criar um personagem não é tão complexo, mas precisa de uma boa pesquisa em relação a quantidade de materiais, armas, tecnologias e acessórios.
Acredito que é a mesma complexidade de montar um personagem com magia em D&D.
Vamos aos passos:
- Definir seu papel dentro do universo
- Rolar os pontos de personagem
- Definir as perícias profissionais
- Combinar os pontos nos atributos
- Eleger as perícias opcionais
- Calcular suas capacidades
Pronto para criar seu personagem Punk Cibernético? Lá vamos nós!
Definindo seu papel
No universo de Cyberpunk 2020 é necessário escolher qual profissão você quer ter. A profissão determina o seu papel na sociedade.
Existem algumas opções:
- Roqueiro, o cara quem tem a lábia e conquista as pessoas.
- Solo, o soldado solitário louco por combate.
- Netrunner, uma pessoa que fundiu o corpo e a mente com computadores.
- Técnico, profissional que consegue reparar e aprimorar acessórios, veículos e tudo mais.
- Tecnomédico, um técnico especializado no ser humano.
- Nômade, uma pessoa que vive mudando de lugar com seus familiares.
- Atravessador, o cara cheio de contatos que consegue o que quer através de negociações.
- Corporativo, é um executivo que usa o poder das organizações à seu favor.
- Mídia, são os jornalistas e influenciadores que revelam os fatos.
- Policial, são os protetores da cidades, por assim dizer.
Você pode ler sobre todos os papéis em Cyberpunk 2020, clicando aqui.
Escolheu como irá jogar e quem irá interpretar? Agora vem a parte divertida!
Rolagem de atributos
Vamos criar um personagem juntos para ficar mais fácil de você entender?Escolhi criar um Corporativo, que vou dar o nome de Nuckturpiano, por que será?
Nosso primeiro passo é rolar os Pontos de Personagem!
Para isso temos 3 métodos:
1. Método Aleatório Racional
Nesse método iremos rolar 9d10, ou seja, rolar 9 vezes o dado de 10 faces e somar seus resultados.
Por exemplo: 5+6+8+9+1+5+7+8+3
Resultado: 52
Então tempos 52 pontos de personagem para alocar nos atributos.
2. Método Aleatório da Sorte
Iremos rolar 9d10 aqui também, porém já rolando 1 dado para cada atributo.
Inteligência – Rola 1d10 – Resultado = 9
Reflexo – Rola 1d10 – Resultado = 5
e assim por diante até fechar todos os atributos.
3. Método Cinematográfico
Com base nos estudos Hollywoodianos dos autores. Você como mestre pode dar a pontuação para os personagens.
Lembrando que uma pessoa com 50 pontos é uma pessoa normal e 80 pontos é um herói já bem treinado.
Escolhendo suas perícias profissionais
Cada profissão possui uma habilidade especial e algumas perícias específicas de sua profissão.
Eu gosto de usar as opções padrões que do livro, mas você pode criar tanto a profissão, uma sub-profissão ou inventar um caminho na história do personagem que fez, por exemplo, um Solo saber Pintura.
Aqui temos 40 pontos para distribuir entre as opções da profissão, fique tranquilo que depois teremos mais alguns pontos de perícia opcional e você poderá aprender perícias novas durante o jogo.
Para o nosso personagem Corporativo, escolhi as seguintes perícias profissionais:
- Hab. Especial – Recursos – 9 pontos
- Atenção/Notar – 7 pontos
- Percepção – 6 pontos
- Educação – 5 pontos
- Pesquisa em Biblioteca – 0 pontos
- Trato Social – 0 pontos
- Persuasão – 0 pontos
- Mercado de Ações – 0 pontos
- Roupas & Estilo – 7 pontos
- Cuidados Pessoais – 6 pontos
Veja como ficou na ficha do personagem:
Tranquilo, não é mesmo? Você só precisa ler o que significa cada uma dessas perícias no livro e tomar sua decisão. Lembre que seu mestre pode te ajudar com as escolhas caso se sinta perdido.
Combinando seus pontos de Atributos
Agora que você já escolheu suas perícias, vamos construir a parte mais importante do seu personagem: seus atributos.
Lá na rolagem, nós somamos 52 pontos de personagem que iremos distribuir entre os 9 atributos: Inteligência, Reflexo, Habilidade Técnica, Auto Controle, Atratividade, Sorte, Capacidade de Movimento, Empatia e Tipo Corporal.
Você pode ler sobre todos os detalhes dos atributos, nesse post aqui.
Para o nosso personagem Nuckturpiano que é um grande executivo, aloquei os pontos da seguinte forma:
- Inteligência – 9
- Reflexo – 10
- Hab. Técnica – 2
- Auto Controle – 7
- Atratividade – 2
- Sorte – 2
- Cap. de Movimento – 2
- Tipo Corporal – 8
- Empatia – 10
Isso significa que nosso personagem é grande, forte, inteligente, reage rápido ao que acontece e sabe lidar com as pessoas, mas é lento e feio pra caramba! Talvez as perícias cuidados pessoais e estilo ajudem ele a ficar um pouco mais aceitável para um executivo. rs
Elegendo as Perícias Opcionais
Agora chegou a hora de acrescentar algumas perícias que seu personagem pode ter obtido ao longo da vida que não precisam estar relacionadas à profissão escolhida.
Para saber quantos pontos você têm para incrementar sua ficha de personagem de Cyberpunk 2020, você precisa somar Inteligência e Reflexo.
Perícias Opcionais = Inteligência + Reflexo
Para nosso personagem Corporativo Nuckturpiano, nós temos:
Perícias Opcionais = 9 + 10 = 19
Então, podemos investir 19 pontos em nosso personagem. Escolhi:
- Interrogatório – 7
- Armas Curtas – 9
- História – 3
Cálculos de Capacidade
Agora, para referência, precisamos saber se nosso personagem é forte ou fraco, rápido ou lento, e outros atributos mais para você colocar na sua ficha.
Vitalidade
VIT, como está na ficha, é a capacidade que você tem de resistir à morte e ao atordoamento. Por isso, quanto maior for sua vitalidade, menor a chance de morrer ou de ficar sem agir.
Vitalidade = Tipo Corporal
No caso do nosso personagem:
VIT = 8, pois o Tipo Corporal (TCO) = 8
MTC – Modificador de Tipo Corporal
O tipo do seu corpo pode dizer como você recebe dano. Um lutador de sumô recebe e sente o dano, diferente de um cara magrinho que um jóquei. Um pesco-tapa pode desmontar um jóquei, enquanto uma voadora do Liu Kang pode nem fazer cócegas nele.
Um tiro no peito do The Rock pode não atordoar ele, porém um tiro no peito do Harry Potter poderá deixá-lo inconsciente.
Entendeu como funciona?
O MTC é um fator de absorção de dano, que somará com a armadura.
Ele segue a seguinte tabela:
Valor em TCO | Tipo Corporal | MTC |
2 pontos | Muito Fraco | -0 |
3-4 pontos | Fraco | -1 |
5-7 pontos | Médio | -2 |
8-9 pontos | Forte | -3 |
10 pontos | Muito Forte | -4 |
Super-Humano | -5 |
Você entenderá lendo o post Tiroteio de Sexta à Noite que é o modo de combate de Cyberpunk 2020. Link direto para Blindagem.
Lembrando que:
Dano = Dano da Arma – Blindagem do Local – Modificador de Tipo de Corpo
Next!
Correr
Simplesmente sua capacidade de corrida.
Correr = Capacidade de Movimento (MOV) * 3
Para nosso personagem com MOV = 2, nossa capacidade de Corrida é de 6m a cada 3,2 segundos, ou seja, pensa em alguém lento! Ele deve ter algum problema que o impede de correr. Vamos criar essa “falha” depois.
Saltar
Saltar ou Pular é a capacidade da pessoa se mover verticalmente. Eu acho um pouco forçado os números do jogo, mas vamos colocar conforme às regras.
Saltar = Corrida / 4
Portanto, nosso personagem consegue saltar 1,5 metros de altura. Eu acho bem bom para alguém comum. Não sei nem se eu, quando jogava vôlei, saltava tudo isso. Rs
Levantar
É a capacidade de você conseguir levantar um determinado peso. A base de cálculo usa agora o seu Tipo Corporal. Um tipo mais forte levanta e sustenta mais peso do que um tipo mais fraco, concorda?
Levantar = Tipo Corporal * 40
Portanto nosso personagem que tem Tipo Corporal 8, consegue levantar até 320kg! É forte o Nuckturpiano.
Próxima rodada
No próximo post, vou te ensinar a escolher armas, roupas e acessórios que irão te ajudar na sua jornada, além de influenciar em Reputação e Humanidade. Certo?
Lembre que enquanto você cria seu personagem, é bom que ele seja coerente e alinhado com a história dele, leia esse post para saber mais.