Como Criar Ficha de Personagem em Numenera
Chegou a hora de aprender como criar ficha de personagem em Numenera!
Gostou de nesse Numenera nesse post sobre o Nono Mundo não é mesmo?
Se quer saber um pouco mais sobre o básico do Cypher System temos esse post aqui, onde fiz um resumo do que você precisa saber para jogar Numenera!
Agora que sabe tudo sobre Numenera, só falta criar nossa ficha de personagem!
Vamos utilizar a ficha do livro Numenera Discovery, que é como se fosse a segunda edição do livro básico.
Existe um segundo livro chamado Numenera Destiny que contem outras opções de criação, mas por hora vamos usar só o primeiro. Em outro post irei falar mais sobre Numenera Destiny e as regras de crafting e salvaging.
Onde consigo minha ficha de Numenera?
Antes de tudo vamos pegar um PDF aqui no site ou usar a sua VTT (Virtual Tabletop) favorita! Algumas plataformas de RPG com ficha de Numenera são Roll20, Fantasy Grounds e Foundry VTT.
Siga os passos a seguir para adquirir a ficha oficial, mas não se preocupe! É de graça!
Agora com sua ficha do Numenera Discovery em mãos (ou no pc) podemos começar!
Estatísticas de Personagem
Primeiramente para entender a criação, vou mostrar um pouco sobre os atributos principais da ficha. Esses atributos são Might (Potência), Speed (Velocidade) e Intelect (Intelecto).
Might (Potência)
Resume todos os aspectos físicos do personagem. Essa estatística mostra quão forte fisicamente seu personagem é. Ou seja, mostra quão resistente ele será em relação à punições de dano ou até mesmo venenos.
Speed (Velocidade)
Resume os aspectos de agilidade e destreza. Ou seja, Speed irá mostrar quão rápido seu personagem pode ser. Quão preciso ele é quando faz algum ataque a distância ou quão astucioso em habilidades que se mover em silêncio.
Intelect (Intelecto)
São as habilidades propriamente vindas da inteligência, carisma e outras que envolvem a mente. Ou seja, essa estatística mostra quão bom seu personagem é com relação a lembrar de informações passadas, convencer um lorde do seu ponto de vista ou até mesmo entender um dispositivo Numenera.
Outras características importantes
Pool (Reserva)
Em português é o valor básico de cada uma das três estatísticas anteriores. Então ela mostra a quantidade máxima de pontos que o personagem pode alcançar. Portanto quando seu personagem for ferido, a natureza da fonte do dano indicará qual a Reserva que o jogador deve subtrair.
Apesar de que em Numenera não exista os famosos Pontos de Vida, existe outra maneira de medir ferimento.
Ou seja, quando seu personagem recebe dano físico é retirado da reserva associada, que no caso seria Potência. Quando for dano mental, reduz da reserva de Intelecto. Por fim, quando o dano é algum efeito debilitante, afeta a reserva Velocidade.
Edge (Margem)
É um valor na ficha que simula o quão acostumado seu personagem esta em usar alguma Reserva especifica. Da mesma forma falando em termos mecânicos, quando algo requer que você use pontos de reserva, a Margem daquele stat reduz o custo de uso.
Effort (Esforço)
Quando um personagem quer realmente se esforçar em fazer uma tarefa, ele pode aplicar Esforço. Portanto quando utilizado faz com que a dificuldade da tarefa seja reduzida e apenas é gasto alguns pontos da sua Reserva em troca.
Tipo, Descritor e Foco
Agora chegou a hora das escolhas!
Type (Tipo)
O Tipo do seu personagem é o que seria a Classe de outros sistemas. Isso é a fundação do personagem e ajuda a determinar a relação com o mundo e com outras pessoas do cenário. No caso de Numenera existem três para serem escolhidos: Glaive, Jack e Nano.
Glaives são os combatentes e guerreiros, enquanto que os Jacks são os especialistas e exploradores, e os Nanos são os chamados “magos” e “feiticeiros”. Porém, os Nanos utilizam a nanotecnologia ao seu redor que acabam parecendo magia.
Escolhendo um Jack
Então vamos escolher um Jack e colocar isso na ficha adicionando as outras estatísticas citadas antes.
No entanto antes de escrever na ficha as estatísticas, anote elas em outro lugar. Mais tarde outras escolhas podem mudar as estatísticas.
Distribua os pontos que um Jack recebe a partir dos seus valores iniciais. (Cada Tipo tem valores iniciais diferentes)
Personagens tipo Jack podem escolher qual reserva será a Margem (EDGE). Nesse caso iremos colocar 1 de margem na reserva Velocidade (SPEED)
Coloque o grau (TIER) e Esforço (EFFORT) que constam nas informações de Jack
Na parte SPECIAL ABILITIES coloque as habilidades que um Jack recebe e as duas que pode escolher no primeiro grau
Em SKILLS / INABILITIES colocamos a perícia escolhida provida pelo Tipo.
Na parte EQUIPMENT escreva os equipamentos iniciais de Jack. Atualize também o valor de Armadura (ARMOR) e custo de Armadura (COST).
Na parte CYPHERS coloque as cifras que o Mestre escolheu para você. Escreva o Limite (LIMIT) de cifras que pode carregar, que constam nas informações de Jack no livro.
Agora que completamos todas as informações do Tipo, podemos seguir para o próximo passo!
Descriptor (Descritor)
O Descritor é o que define seu personagem quanto ao “sabor“. Ele pode ser um guia de como seu personagem age em diversas situações. Além disso o descritor encaixa seu personagem no início da aventura, ajudando a fornecer motivação.
No livro básico existem doze descritores, mas para nossa ficha de personagem em Numenera, vamos escolher Stealthy (Furtivo)
Agora é só adicionar o que ganhamos nas reservas (POOL) do descritor escolhido e colocar na ficha os valores finais.
Na parte central e maior da ficha onde consta MIGHT, SPEED E INTELLECT, colocamos o valor atual do personagem. Na parte esquerda onde consta POOL, colocamos os valores máximos de cada reserva.
Agora voltamos em SKILLS / INABILITIES para acrescentar as perícias e inabilidades adicionais do descritor escolhido.
Focus (Foco)
Por fim como última escolha para criar o personagem, vamos escolher o Foco. Ele é que vai deixar seu personagem único. Ele da ao seu personagem benefícios sempre que você avança um grau. Portanto dentre esses benefícios estão algumas habilidades e possivelmente equipamentos extra.
Para o nosso Stealthy Jack, iremos escolher entre os quase 30 os focos do livro básico. Então, vamos ficar com o foco Rides the Lightning (Doma o Relampago).
Voltamos em SPECIAL ABILITIES e escrevemos as ultimas habilidades do Foco.
Adicionamos por último o em EQUIPMENT os itens recebidos pelo foco.
Ficha completa e pronta para começar a jogar Numenera!
Para finalizar é só colocar o nome do personagem (a parte mais difícil na minha opinião)!
Então estão prontos para encarar os desafios do Nono Mundo?