Como criar sua aventura com as dicas do Dan Brown
Uma das maiores reclamações no mundo do RPG é a falta de comprometimento dos jogadores e mestres em relação às mesas. Muitos faltam, se desmotivam e abandonam. Uma ideia legal morre! Por isso resolvi trazer as dicas do autor de suspenses Dan Brown para você criar uma aventura que ninguém queira abandonar.
O abandono das mesas pode vir por diversos motivos: mestre que não protege o jogo ou que quer jogar pelos jogadores, narrativa ruim e uma história que não se desenvolve, horários dos jogadores e distância temporal entre sessões de jogo.
Hoje vamos pegar as ideias do Dan Brown e ajustar a parte da narrativa!
Esse post só é possível de acontecer, pois o Vitão me deu de presente a assinatura do Mastermind, onde eu pude me conectar com as aulas do Dan Brown e muitas outras!

Quem é Dan Brown?
Dan Brown é um dos maiores autores de ficção e suspense das últimas décadas! Começou seu sucesso lá atrás com o livro Fortaleza Digital (1998), mas foi com o protagonista Robert Langdon no livro Código da Vinci (2003), que depois foi adaptado ao cinema, que ele realmente ficou famoso.

O processo do Dan!
Dan Brown explica que o processo de escrita é um processo de descoberta! Conforme você cria ou imagina, a história, os personagens vão ganhando vida na sua consciência.
Você não precisa saber tudo para começar, não precisa ter todos os personagens, NPCs, eventos e encontros já pensados. Eles podem surgir conforma a narrativa se desenrola.
Perceba que você cria enquanto os jogadores criam com você.
Você como mestre tem 50% do trabalho, os jogadores os outros 50% e os dados dão o charme para as tentativas de ambos.
Comece com o cenário.
Uma das coisas que mais fez sentido, e eu já coloquei em prática imediatamente, é a questão de começar pelo cenário, pelo mundo!
Se questione qual tipo de cenário você quer criar?
- Fantasia Alta
- Fantasia Média
- Fantasia Baixa
- Steampunk
- Cyberpunk
- Terror
- Horror
- Atualidade
- Oriental
- Futurista
- Espacial
e assim vai, não é mesmo?
Escolha o cenário que mais te agrada, sem se preocupar se as pessoas irão gostar ou se irão entrar em sua mesa. Cada um tem uma preferência e você deve sempre respeitar aquilo que gosta, pois uma campanha de RPG pode ir de uma one-shot até anos nessa brincadeira, imagina passar muito tempo mestrando algo que não te atrai?
Elementos de um Cenário
Aqui vai algumas dicas de coisas que ensinamos em nossas Lives, Nuckturptalks e na Academia de Mestres!
Geografia – Defina os locais e o que há em cada local. Faça um rabisco em uma folha mesmo e comece a imaginar como cada formação apareceu ali. Deserto, por que há um deserto ali? Mar, floresta, montanhas…
Não precisa ser grandes explicações, lembre que tudo será construído conforme o desenvolvimento da Narrativa.
Clima – Defina o clima geral do mundo que você está criando. Em cyberpunk sabemos que é um mundo poluído e chuvoso. Em mundos de fantasia há cores, sol e muitas plantas. Em um cenário de horror há muita escuridão, trevas e frio.
Crie e desenvolva os itens de acordo com a necessidade.
Cultura – Quais são os principais hábitos dos habitantes do local? O que eles valorizam? O que é importante para a população triunfar?
Existem diversas raças e culturas? Crie para cada uma, lembrando de manter simples no começo.
Economia – Como as pessoas trocam seus pertences? Existe algum tipo de moeda? Se sim, qual? O que é importante para a economia do mundo que está criando?
Política – Quem está no poder? Quem governa e como faz isso? É uma gestão pacifica ou algo mais violento? Não pense nos personagens, só pense no todo, por enquanto. Anote se aparecer algum personagem específico na sua cabeça.
Locais Fantásticos – Onde estarão os lugares curiosos nesse mundo? Será que é uma sala dentro de um mausoléu ou ruínas deixadas por anões há milhares de anos? Crie lugares que serão interessantes de explorar.
Ok! Definiu o cenário e onde as coisas PODEM acontecer, está na hora de começarmos a deixar a coisa mais séria!
Crie o Vilão
O vilão tem uma função: dar a razão para os personagens se transformarem em heróis. É graças às estratégias do antagonista que a história se desenrola.
Comece se perguntando: Quem é o vilão e o que ele quer?
- É um dragão ancião que está em sua caverna e sente que seu filho foi assassinado por arqueiros do reino e quer se vingar?
- Um artífice que criou uma ferramenta para mexer no espaço-tempo para tentar voltar para a sua amada e não percebe que desalinhou todo o planeta?
- Um rei que quer acabar com a superpopulação de Orcs e ordena o extermínio da raça?
Você pode viajar o quanto quiser na sua história.
Dica do Dan Brown é criar vilões que fazem a coisa errada pela razão certa. O que isso significa? Significa que o motivo é do bem, será bom para todos, porém a maneira como é feito pode ser muito prejudicial, há um custo muito alto.
Por exemplo, em seu livro, o vilão quer acabar com a superpopulação do mundo e para isso resolve disseminar um vírus que irá matar 50% das pessoas do mundo. Motivo tá certo, estamos com uma grande população no mundo e precisamos freiar. Formato tá errado, matar metade da população.
Faz sentido?
O vilão é o responsável por criar a tensão do jogo, a sensação de “será que os heróis irão conseguir derrotá-lo?”
Existem muitas outras perguntas para colocar na biografia do seu vilão: por que ele tem essa motivação, qual o seu passado, o que ele abomina, o que ele ama, o que é importante em sua vida e como ele se desenvolveu ao longo dos anos para se tornar essa pessoa.
Importante pensar é: Como ele se encaixa no cenário? Como o cenário moldou quem ele é? Quem foram as pessoas responsáveis por essa forma de pensar?
Apresente o vilão com um Bang!
Pegando emprestado do Dan Brown o termo “Bang!“, o que ele quer dizer é que seu vilão precisa ser apresentado para o público (jogadores) com uma ação que irá motivá-los a agir em direção a ele!
Ao criar a sua aventura já comece situando os personagens com uma ação do antagonista. Mostre ele atuando de forma maléfica e que precisa ser corrigido. Apresente algo que deixe seus jogadores excitados para desenvolverem seus personagens e vencer esse vilão.
Lembrando que não precisa ser somente um vilão, podem ser alguns. Porém, tome cuidado para não ter NPC demais, pois os jogadores não lembrarão e ficará cansativo ter que ficar voltando nas anotações toda hora.
Pressão temporal
Essa é uma dica de ouro do Dan Brown e que já vi o Mestre Vitão usando e alguns outros mestres e realmente funciona!
Crie para sua aventura uma pressão de tempo para resolver um determinado conflito ou arco da sua história. Se não há pressão de tempo, os jogadores podem escolher fazer qualquer outra coisa e o objetivo se torna desinteressante.
É uma bomba que irá explodiu, uma guerra a começar ou uma princesa a ser salva? Tudo tem um tempo para acontecer, deixe isso nítido!
Em Assassin’s Creed Valhalla o líder Sigurd, capturado pela Paladina é desmembrado e você como Eivor precisa tomar as atitudes para ele não morrer. Ao descobrir isso, parei de fazer as side quests e voei nas missões principais para salvar o meu irmão!
Criar aventura ficou fácil?
Agora você pode criar um cenário para jogar com seus amigos em nosso servidor do Discord com as dicas do Dan Brown! Óbvio que eu fiz uma rapidinha para você compreender e já colocar as ideias desse post em ação.
Se quiser, pode buscar mais informações assistindo a Masterclass completa! Lembrando que é pago e 100% em inglês, sem legendas (por enquanto).
Resumindo os passos para você criar sua aventura
- Crie o cenário que você se identifica.
- Imagine o vilão e como ele interage com o cenário.
- Coloque uma pressão de tempo para manter os personagens focados.
Aí teremos uma mesa agitada, sem faltas e com o pessoal focado em resolver os encontros! Deixe sua criatividade fluir.
Finalizando com uma frase do Dan que eu achei fundamental entender:
“O papel do escritor é criar uma estrutura para que o leitor preencha as lacunas com a sua imaginação.“
Traduzo para o RPG:
“O papel do mestre é criar uma estrutura para que o jogador preencha as lacunas com a sua imaginação.“
Esse post fez sentido para você? Comente o que você acrescentaria nessa criação de aventura.