Como Criar sua Campanha de RPG Vampiro V5, Parte 2
Olá, ávidos leitores! Promessa é dívida e cá estou para a parte complementar sobre como criar uma campanha de RPG Vampiro V5 utilizando o livro básico lançado no Brasil. Caso você ainda não tenha visto, eu falo sobre isso: aqui! Se você desejar, leia-o primeiro e depois venha direto pra cá para um melhor entendimento do assunto no geral. Vamos ao conteúdo?
A Coterie

Junte seus jogadores para criarem os personagens ao mesmo tempo, desse modo eles vão desenvolver uma conexão entre si. Aqui o livro recomenda essa reunião por que você já pode abordar o tema e o que você pretende com a sua cidade. Evitando que por acaso alguém crie um personagem que pouco tenha a ver com a lore, dando trabalho para fazê-lo participar sem motivações.
No RPG de Vampiro V5, ser seres solitários foi minimizado aos anciões e membros mais velhos, paranoicos e loucos pela Jihad e suas manipulações. Vampiros novos são incentivados a se unir a outros novatos para sobreviver nesse mundo de Máscaras. Assim, ter um grupo de vampiro parece menos esquisito ou descolado do ambiente do mundo das trevas. Não se engane, porém, os vampiros continuam sendo CAÇADORES solitários.
O grupo de jogadores pode se complementar ou não, a depender deles mesmos. Não há problemas em uma campanha onde todos os personagens são Malkavianos (que loucura! Me convide pra assistir) Ou se eles vão no melhor estilo D&D de “eu tô com sociais, quem pega mental e físico ai?”. Simplesmente deixe-os livres para jogar da maneira que divertir a todos, mas naturalmente, se dentro da sua crônica os Nosferatus foram expulsos da cidade… Qualquer clã pode estar indisponível por motivos de Lore.
Munido disso, acompanhe o desenvolvimento das touchstones dos personagens (ou ancoras/ marcos, dependendo da tradução). Essa parte vai ajudar você a complementar o roteiro de sua história e, de quebra, povoar a localidade que você escolheu anteriormente. Afinal, fora a coterie de vampiros, existem os senhorXs deles, as relações que eles podem ter ou não (um senhor abraçou mais de um vampiro?) etc.
Mapa de Relacionamentos

Aqui é onde a coisa toda ganha um sabor a mais. O RPG de Vampiro é , acima de tudo, um jogo politico, ou pela manipulação Cainita – aqueles que advém de Cain – sobre os mortais ou pela manipulação dos Cainitas sobre os próprios Cainitas. A dita Máscara do título se refere a esconder-se dos humanos, refere-se a esconder a besta que reside dentro de cada um dos não-vivos e também representa aquilo que você mostra ao outro sem deixar transparecer seu verdadeiro interesse ou intenções, certo?
O mapa de Relacionamentos vem para ajudar nessas intersecções. Você demarca em uma folha ou por meios digitais (com programas especificos ou qualquer editor de imagens) a sua Coterie e começa a determinar como é a visão deles um sobre o outro.
Toda a Coterie se dá bem, mas a Toreador sente asco do Nosferatu por motivos óbvios, o Nosferatu trabalha bem com o Ventrue mas o acha um almofadinha, enquanto o Ventrue considera o Malkav um incapaz para certos assuntos. Nosso Malkav é mais legal e sente paixão pela Toreador, acha o Ventrue um bom líder mas não retribui o apreço que vem do Nosferatu, julgando-o inconsistente (ninguém disse que precisa ser ruim sempre, né?)
Todas essas determinações são a cereja no topo do bolo para fazer as interações da coterie mais interessantes, junte a isso a relação dos vampiros jogadores com a de seus senhores e com as próprias touchstones para encontrar um emaranhado de possibilidades a serem exploradas dentro do roteiro que você já desenvolveu. Se você precisava popular sua cidade com 20 vampiros, metade deles podem sair só pelas interações do mapa de relacionamentos. E é aqui que você descobre que aquele Toreador a quem você decidiu entregar importante papel pode ser o senhor do vampiro da Coterie. E que embora o Malkav do grupo adore o Ventrue, o clã dele busca uma maneira de derrubar todos os de sangue azul.
Enfim
Percebe? Você só substitui npcs genéricos por npcs que você julga ter importância para os jogadores.
Ahhh, eu já consigo imaginar onde tudo isso pode parar. E se você for como este que vos escreve, sem dizer nada aos jogadores, você mesmo pode fazer algumas relações ali, por baixo dos panos, e surpreendê-los in-game.
E é isso, queridos membros, resumi o que acredito ser necessário para você criar uma campanha rápida, mas consistente, do RPG de Vampiro, a Máscara. É claro que quanto mais profundo você quiser ir, mais você tem que entender da lore e do sistema, mas vá por partes e aos poucos, sempre visando a diversão. Se esse artigo te ajudou ou se você ficou curioso sobre alguma coisa específica, sinta-se livre para interagir conosco aqui nos comentários! E ah, comenta também, caso você já tenha criado alguma, qual o nome você usou para a sua primeira campanha de Vampiro???
Fiquem seguros,
A Noite é nossa.