Como criar um vilão para sua mesa de RPG
Criar um vilão é um processo bem similar ao de criar um personagem de RPG, porém ele possui alguns truques psicológicos que podem transformá-lo em algo mais profundo. E, dentro de uma mesa de RPG, é importante que o vilão seja bem elaborado para que seus jogadores fiquem atentos e com vontade de combatê-lo ou vencê-lo.
Nesse módulo da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp, vamos explorar como construir esse vilão, mas primeiro entendendo quem ele é e, principalmente, como ele se manifesta dentro de nós. Pois, como diz Carl Jung, só podemos compreender a sombra do outro, quando compreendemos a sombra dentro de nós mesmos.
Dessa forma, elaboramos uma aula profunda sobre vilania e como trabalhar esse antagonista em sua mesa de RPG. Crie um vilão tão humano que os seus jogadores irão amar destruí-lo ou até, irão querer lutar ao seu lado. Vai depender de como seguirá nas próximas aulas.
Porém, lembre-se: a Academia de Mestres só existe porque pessoas como você apoiam essa ideia. Então aproveite para deixar seu apoio no nosso Financiamento Coletivo e nos ajude a continuar construindo mais desse conteúdo para você e seus amigos.
Ei! E lembre também que esse módulo possui material de apoio. Faça o download e acompanhe as aulas. Além disso, sinta-se livre para compartilhar esse link e o material com outros mestres e amigos.
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AULA 01 | Introdução à Vilania
O módulo como criar um vilão para a sua mesa de RPG demandou muita pesquisa e experiência para criar um vilão que faz sentido, seja humano e que seus jogadores irão curtir derrotar.
Lembrando que nem toda história, aventura ou one-shot precisa de um vilão, porém esse antagonista pode ser um desafio para ajudar seus personagens se motivarem e evoluírem na aventura.
O Vilão
Tem como função bloquear, atrapalhar ou ludibriar os jogadores na sua aventura. Ele pode ser um vilão de contato direto ou até mesmo algum NPC que esteja (ou não) ajudando os jogadores. Vamos explorar isso nas próximas aulas.
AULA 02 | Aquecimento | Exercício Inicial
Nessa aula sobre como criar o seu vilão, sua missão é relembrar ou buscar conceitos e memórias sobre vilões em nossas vidas. A gente não tem o costume de lembrar deles (ou talvez você tenha), mas o interessante é trazer para a consciência referências para você ter como base de estudo e criação.
Exercício 01
Escreva em seu caderno (e depois nos comentários) o nome de 3 vilões que te marcaram e por que. Traga para sua consciência esses vilões! Se quiser fazer mais de 3, pode fazer. Porém 3 é o suficiente para o objetivo dessa aula.
Exercício 02
Escreva em seu caderno o nome de 3 vilões da sua vida. 3 antagonista que te impediram de conquistar aquilo que gostaria de conquistar. Um colega da escola ou do trabalho. Um amigo, um familiar ou até uma tecnologia. Além disso, coloque o motivo deles serem vilões na sua história de vida.
Exercício EXTRA
Se você está curtindo esse exercício e quiser aprofundar um pouco mais, faça esse exercício. Escreva em seu caderno 1, 2 ou 3 momentos da sua vida em que você foi o antagonista de outra pessoa. Todos nós fomos um dia! Descreva a cena no seu caderno. O que você queria nesse momento? Por que agiu dessa maneira?
AVANÇADO:
Descreva a cena como a outra pessoa estava vendo, pensando e querendo. Analise a cena pela perspectiva da outra pessoa. Como ela se sentiu e como ela reagiu? Como ela percebeu você?
Diga para a gente nos comentários se você gostou desses exercícios.
AULA 03 | Surge o Vilão
Você já entendeu que o vilão é um antagonista, ele é o bloqueador, desafio e até incitador da aventura dos personagens dos jogadores.
Porém, quem é o vilão? Será que se você for um vilão, você se considera um vilão? Se você for um vilão e quem tenta te impedir são heróis, eles não são os vilões da sua aventura? Eita… filosofia!
Princípios, valores e crenças
O vilão é definido por ter visão oposta dos princípios, valores e crenças dos personagens dos jogadores. Sejam eles heróis ou não. Já parou para pensar sobre isso?
PS.: Quando você cria seus personagens, você cria seus princípios, valores e crenças?
O vilão surge!
Existem opções de fazer o vilão aparecer na sua aventura.
- O vilão é revelado instantaneamente pelo mestre. O vilão se torna o objetivo primário logo no prólogo ou no início da aventura.
- O vilão surge a partir de oportunidades. Um evento acontece e surge um vilão que aproveita da situação.
- O vilão acompanha o grupo desde o começo, os ajuda na campanha e até engana eles.
- O vilão não é claro para os jogadores, mas seus eventos são. Os jogadores correm numa aventura de investigação para encontrar e derrotar.
- O vilão surge de diversas outras formas… como mais seria legal? Coloca nos comentários.
Bora discutir isso no Discord? Para participar, lembre de ser um apoiador do projeto Nuckturp!
AULA 04 | A Mente do Vilão
Vamos entender a mente de um vilão? Essa é uma aula bem interessante!
Ninguém nasce um vilão! Todos somos bons na profundeza do nosso ser.
As crenças do ser humano nascem de acordo com suas perspectivas
O ser humano nasce como uma folha em branco. Sim, há traços genéticos que o predispõem a certas atitudes, porém é o ambiente, os eventos que cercam sua história pessoal que definem seus princípios, crenças e valores.
O grande segredo é entender que cada coisa que nos acontece tem uma carga energética neutra, por melhor ou pior que seja. Porém, é a nossa perspectiva, a forma como recebemos essas informações, que dá peso e significado aos eventos.
Fluxo do pensamento
- Nossas crenças definem nossos pensamentos.
- Nossos pensamentos definem nossas emoções.
- Nossas emoções definem nossas ações.
- Nossas ações geram resultados.
- Resultados reforçam ou destroem as crenças.
(reinicia o loop)
De humano para humano
Entendendo como o ser humano funciona, age e pensa, podemos agir diferente. O vilão infelizmente interpreta os acontecimentos do mundo como dor, sofrimento proposital e geralmente se coloca como vítima. Assim, ele quer poder para consertar o mundo e buscar um local confortável para si.
Discutindo com o vilão
Nesse episódio 1h26m00s os personagens encontram o grande vilão da campanha, mas ao invés de lutarem contra o vilão, os personagens preferem enfrentar verbalmente, mostrando que suas ações foram erroneamente interpretadas.
EXERCÍCIO
Pegue os vilões do exercício anterior e anote no seu caderno. O que formou aquele vilão? Quais eventos, ambiente e pessoas podem ter influenciado a pessoa a se tornar um vilão? Tente compreender como ele identificou que o mundo, um vilarejo, uma pessoa X é o culpado pelas suas mazelas, e por que ele se torna vítima nesse cenário.
AULA 05 | EXERCÍCIO | Motivações do Vilão
Está ficando interessante, não é mesmo? Então agora vamos entender as motivações dos vilões?
Exercício 1
Pegue os 3 vilões da aula 2 – exercício de aquecimento e escreva porque esses vilões se tornaram esses vilões. Qual é a razão, motivo ou causa da transformação deles em vilões.
Exercício 2
Agora, pare e escreva sobre os 3 vilões da sua vida e o porque eles se transformaram em antagonistas da sua história.
Compreender o outro lado da história fortalece nossa potencia criativa para criar personagens mais profundos.
AULA 06 | Motivações e Antecedentes
Após muitas análises e processos de identificação do vilão, nessa aula vamos focar na construção do seu vilão. Portanto, lembre-se de baixar o arquivo quer servirá como guia para essa construção. É gratuito, sem cadastro, só baixe e vamos seguir a aula.
Você pode trabalhar esse vilão de 3 formas.
- Pegando esse personagem da sua mesa de RPG que está rodando.
- Podemos criar um novo vilão para sua mesa ou ideia.
- Simplesmente criar um vilão, apenas para criar e exercitar.
Combinado?
E lembre que seu vilão pode ser grandioso, como o Thanos, que pode acabar com 50% da população do universo ou um pequeno vilão em uma casa. Não há tamanho que te impeça de usar as perguntas e estímulos desse exercício.
AULA 07 | Características do Vilão
Agora que você já entendeu as motivações e antecedentes do seu vilão, precisamos dar uma forma para ele na mente dos jogadores. Uma forma não só visual, mas uma forma de maldade. Vamos analisar o que ele fez e onde ele está.
Vamos seguir as perguntas do material de apoio desta aula.
AULA 08 | Ecossistema do Vilão
Para fechar a criação do seu vilão, descubra se ele atua sozinho ou em grupo.
Se sozinho, como ele faz isso?
Se em grupo, como é a hierarquia da sua organização? Pense quem responde para quem. Qual é a função de cada pessoa nessa organização.
Crie enquanto joga!
Uma dica para encerrar as citações dessa criação de vilão é a lembrar que você não precisa ter todas as respostas e formatos antes de começar a mesa. Você pode descobrir junto com os jogadores. Assim, facilitando seu trabalho, simplificando e tornando mais divertido.
Destrua a crença de que o mestre de RPG precisa saber tudo. Com os jogadores explorando e um cenário vivo, você tem abertura para criar e ampliar a build do seu vilão e de seus capatazes com muito mais facilidade.
AULA 09 | Finalizando seu Vilão
Lembre que o vilão é seu e você poderá desenvolve-lo como quiser e não é necessário saber TUDO sobre o teu vilão logo de início. Você pode se dar ao prazer de descobrir junto com os jogadores.
Dicas para um vilão que os jogadores irão amar derrotar
- Crie um vilão humanizado – Defina o que ele acredita, pensa e sente sobre alguns assuntos. Deixe seus jogadores envolvidos na história liberando pequenos fatos, estimulando a exploração e a investigação.
- A saída de um abre espaço para o outro – Toda vez que você tira um vilão do jogo, abre espaço para um outro vilão entrar em cena. Pode ser que apareça um inimigo mais forte ou inteligente, talvez deixe de ser um e se torne um grupo e assim por diante.
- Crie um ecossistema para seu vilão – Não deixe ele agir sozinho, crie camadas de vilões para seus jogadores irem se aprofundando em uma determinada organização.
Lembre de deixar nos comentários: Qual o insight que você leva desse módulo sobre vilões? Por que valeu a pena assistir todas as aulas até o final? Conta para gente!
Com um arsenal destes em mãos, você consegue criar o vilão que você quiser e precisa para a sua campanha de RPG. Aliás, você pode explorá-lo mais ainda, usando o material CRIE SUA CAMPANHA DE RPG. Que, ao redor de um vilão, construímos toda a narrativa para os jogadores da introdução ao final deste antagonista.
Esse módulo só existe, pois pessoas como você financiam a Academia de Mestres de RPG da Nuckturp. Um projeto onde apoiadores nos ajudam a criar e a compartilhar o conhecimento. Por isso, venha conhecer nosso financiamento coletivo, criar vilões com a gente e não deixe de conferir as outras aulas, ok?
Assista outras aulas da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp.
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