Como fazer a Vi de Arcane usando D&D 5e
Pois é, depois da hype de Arcane eu fiquei com essa pulga atrás da orelha: como seria fazer a Vi no D&D 5e? Meu personagem favorito na verdade é o Ekko. Mas, como a build dele seria um pouco mais complexa, achei que começar pela Vi seria a melhor opção.
E, boas novas: é bem simples! A Vi, apesar de possuir manoplas épicas para seu combate, é nada mais nada menos do que uma voraz boxeadora. Crescendo nas ruas, aprendeu sozinha a bater nos bandidos e a se defender. E você, jogando de Vi, naturalmente fará o mesmo: atordoará seus oponentes com socos bem dados.
Por isso, se você quer jogar de Vi, prepare-se para jogar com um personagem brutal no corpo-a-corpo. Você irá, nesta build, ter tudo que precisa para não ter medo de ir para cima de seus inimigos. E, ao fazer, verá eles correndo por temer simplesmente a visão de seus punhos à mostra.
E, claro, uma ressalva. Não faremos uma personagem nível 20 por um simples fato: a Vi não é uma semideusa. Sim, ela é muito forte e consegue enfrentar quase qualquer oponente em Zaun e Piltover. Mas, ainda assim, ela é apenas uma boxeadora voraz. Por isso, faremos a construção da Vi usando 5 níveis!
Raça
Obviamente, a Vi é humana. “Ah, mas seria mais otimizado usar outra raça”. Sim, talvez seria mesmo. Porém, eu não gosto de lançar mão de “re-skin” para otimizar. Então vou buscar nesta build construir ela como de fato a Vi é – e, dentro dessas limitações, fazer a melhor construção possível.
E, claro, Humano Variante é a melhor opção. Basta você colocar +1 em Destreza e +1 em Constituição. Porque Destreza e não força? Por causa das manoplas, mas falaremos isso abaixo! Em termos de perícias, escolha Atletismo – afinal de contas, não é tão fácil assim ficar pulando de um prédio para o outro.
Por fim, para o seu talento, escolha Iniciado em Combate – Ataque Desarmado. Um estilo de luta e opção de talento que foi liberado no livro do Caldeirão de Tasha. Assim, os seus ataques desarmados causarão 1d8+Modificador de Força de dano. Isto é, logo de início você já consegue causar 1d8+4 de dano sempre que acertar um soco em alguém.
Classe
Pois é, esta escolha é meio específica. Já vi construções da Vi por aí que usavam a Classe artífice para justificar as suas manoplas. Porém, para mim, ela não teria essa inteligência – afinal, não foi ela quem construiu as manoplas que ela usa. A vi é uma brutal boxeadora, e temos que usar uma classe que representa isso da melhor forma possível. E, para isso, usaremos a classe Bárbaro!
Pois é, ao escolher Bárbaro para essa construção, você conseguirá algumas características marcantes para a sua Vi. A primeira delas é uma defesa alta mesmo sem usar armadura. A segunda é uma resistência aos golpes quando ela recebê-los. E, por fim, dois belos ataques extras e mais movimentação ao chegar no nível 5. Além de, claro, os +2 de dano provenientes da fúria em seus ataques desarmados!
E, a parte mais legal é que nem precisa de multiclasse! Basta escolher 5 níveis de Bárbaro e você já terá em suas mãos todas as características importantes de Vi para jogar com ela.
Por fim, em termos de subclasse, escolha Berseker! Isso te dará um Ataque como Ação bônus – totalizando, ao chegar no nível 5, um total de 3 ataques por turno!
Em termos das perícias de classe que você deve escolher, acredito que Intimidação e Percepção são boas pedidas para a Vi. Vimos mais de uma vez que ela é bem capaz de perceber os inimigos ao seu redor. Além de, claro, intimidá-los sempre que ela quiser.
Ao atingir o nível 4, escolha aumento de atributos, optando por colocar +2 em constituição. Isto aumentará a sua CA em +1 devido a sua defesa sem armadura. Já que a sua força é 19 devido às manoplas (falaremos abaixo), você ganha mais ao colocar seus pontos aqui em constituição.
Distribuição de Atributos (Compra de Pontos)
Enfim, em relação aos atributos, vamos para uma escolha diferenciada! Faremos o seguinte:
- Força: 14
- Destreza: 13
- Constituição: 15
- Inteligência: 8
- Sabedoria: 12
- Carisma: 10
Ao fazer esta escolha de atributos, você conseguirá algumas características bem interessantes. Primeiramente, uma destreza alta será fundamental para a sua CA sem armadura. Constituição razoável nos mostra que ela é resistente, mas também sofre bastante quando é atacada. A sua força, apesar de não ser 15, está bem perto disso – e complementaremos com umas coisas especiais abaixo.
Perceba que, ao fazer essas escolhas junto com as de raça e classe, na verdade dois destes atributos ficarão diferentes. A sua destreza na verdade irá para 14, totalizando um modificador de +2. A sua constituição ficará em 18, permitindo um modificador de +4 que te ajudará na vida ao longo dos níveis com mais vida.
Antecedente
Neste ponto, acredito que há pouco espaço para discussão. Devido ao passado trágico, Vi sem dúvidas é uma criminosa. Como a própria descrição do antecedente define, “você é um criminoso experiente com um histórico de quebrar a lei”.
Na série vimos essa história se repetir algumas vezes. E também notamos, mais de uma vez, que ela é de fato tratada como uma criminosa – especialmente pelos policiais de Piltover.
Equipamento
Por fim, aqui sim traremos algo um pouco diferenciado. Por ser uma personagem nível 5, de acordo com o livro do Mestre você poderia ter acesso a alguns itens especiais.
E, na verdade, sabemos que a Vi não possui muitos equipamentos de exploradora, viajante nem nada. Porém, ela possui manoplas muito especiais. E essas manoplas trazem uma tremenda força em combate para ela, a tornando ainda mais ameaçadora em sua luta.
Por isso, para completar essa construção de personagem, traremos a Manopla de Força do Ogro. Este item fará com que você tenha uma força de 19! Ou seja, apesar de a sua força naturalmente ser 14, quando você estiver com a manopla – o que ainda é um ataque desarmado – você causará dano como se seu modificador nesta habilidade fosse de +4 e não de +2 apenas.
Ficha Completa
E, claro, quem sabe faz ao vivo né? Por isso, se quiser ver como fica a ficha completa de Vi usando D&D 5e, aqui está o link para você se deliciar:
Aqui você verá que essa construção de personagem nos traz algumas características bem legais:
- CA de 16;
- +7 para acertar se estiver usando as manoplas;
- Dano de 1d8+6 por soco quando estiver em fúria;
- 3 ataques por turno;
- Movimentação de 40ft por turno;
- HP igual a 60 pontos de vida;
E aí, nada mal, né?
Me avise aqui embaixo qual outro personagem você gostaria de ver no blog! Será um prazer trazê-lo e ensinar você como montá-lo usando D&D 5e!