Chamado de Cthulhu

Como fazer sua ficha de personagem no Call of Cthulhu 7ª Edição

Ficha de Chamado de Cthulhu pronta para ser preenchida.

O RPG de Call of Cthulhu (Chamado de Cthulhu) é até hoje um dos maiores sistemas quando falamos de terror. Traduzido e distribuído pela Editora New Order no Brasil, o sistema que tem como base os mitos de H.P. Lovecraft é um dos RPGs mais jogados no país.

Inclusive, as suas regras inspiraram a criação do sistema de Ordem Paranormal, o RPG do streamer e criador de conteúdo, Cellbit.

Aprenda aqui como criar a sua ficha de personagem no Call of Cthulhu 7ª Edição com dicas exclusivas para tornar esse processo muito mais rápido e divertido.

Então coloque a sua playlist de suspense para rodar, pegue sua ficha, um lápis e vamos criar juntos!

>> Acesse aqui a minha Playlist no Youtube>>

O que é Call of Cthulhu

Inspirado nos contos de terror escritos por H.P. Lovecraft no início do século passado, o RPG Chamado de Cthulhu traz regras realistas baseadas no D100 e com valores pré-estabelecidos para definir sucesso e fracasso.

O título é baseado em uma obra de mesmo nome publicada em 1928, acompanhando diversos relatos sobre um deus em formato de polvo, cultuado por aldeias escondidas e que realizam diversos rituais terríveis.

O que você precisa para começar a jogar Call of Cthulhu?

Usando apenas o Livro do Guardião, podemos jogar em praticamente qualquer lugar e em qualquer era, já mestrei uma campanha que se passava durante os anos 70 no Brasil e foi bem divertido e diferente!

O seu objetivo principal é ter o foco em terror e mistério, além disso, os personagens podem perder não só pontos de vida, como ponto de sanidade, tornando a mesa bem desafiadora e cruel.

Para começar a jogar, apenas um jogador precisa ter o Livro do Guardião em mãos, lá você vai encontrar tudo o que precisa para já sair jogando. Porém, se quiser, pode adquirir o Livro do Investigador, com informações e dicas para os jogadores.

Ideação da ficha do investigador

Antes de começar, caso você esteja acostumado com as fichas de Dungeons & Dragons (D&D), vou explicar um pouco das diferenças. No Call of Cthulhu 7ª Edição temos apenas uma raça para escolher, sendo ela humano.

Se você está habituado com as classes de D&D, não se preocupe, aqui vamos usar as profissões para definir quais habilidades você domina e quais tem mais dificuldade.

Construindo sua ficha de personagem no Call of Cthulhu 7ª Edição

Passo 01 – Plano de Fundo do Personagem

Eu gosto de começar pelo plano de fundo, para poder começar a criar empatia e carinho pelo personagem, chame ele pelo seu nome durante a criação e veja o efeito que isso faz quando você perder ele (e você vai)

Essa é a primeira parte da ficha, no canto superior direito (imagem abaixo) e deixe a profissão para preencher mais a frente.

Aqui não tem segredo, lembrando de sempre fazer sentido com a campanha que o Guardião (Mestre) está propondo e a época da história. Outro ponto importante a se ter em mente é que a idade do seu personagem, vai interferir nos seus atributos, mas veremos isso mais a frente!

Primeiro passo: Plano de Fundo do personagem.

Passo 2 – Atributos do Investigador

Antes de começar, dê uma boa olhada em quais são os atributos e o que ele modifica na sua jogatina.

Por exemplo, se você quer fazer um personagem mais voltado para força bruta, foque em Força, Constituição e Tamanho. Agora, caso prefira desenvolver um personagem mais técnico ou intelectual, coloque mais pontos em Inteligência e Educação.

#Dica: Preencha os valores de lápis, pois existem monstros que podem consumir os seus atributos e além disso você vai fazer modificações de acordo com a idade do seu personagem.

Tipos de criação

Antes de começar, você precisar decidir com o seu grupo, qual vai ser o método para escolher os atributos, coloquei aqui os mais indicados:

Tipo 01 – Role os dados por Atributo: role 3D6, some os valores e multiplique por 5. Isso vai dar algum valor entre 15 e 90. Quanto maior o valor, mais fácil vai ser de passar nos testes.

Tipo 02 – Role os dados e escolha: role cinco vezes 3D6 e três vezes 2D6+6. Multiplique cada um dos 8 resultados por 5, agora é só pegar os resultados e escolher em qual atributo cada valor vai entrar.

Dica: é recomendado que TAM e INT sejam no mínimo 40, mas se o mestre deixar fique a vontade.

Tipo 03 – Compra de pontos: Divida 460 pontos entre os oito atributos, mas não se esqueça de manter os atributos entre 15 e 90. Dessa forma, você tem o domínio total da construção de seu personagem.

Dica: é recomendado que TAM e INT sejam no mínimo 40, mas se o mestre deixar fique a vontade.

Tipo 04 – Recomendado – Tiro rápido: atribua 40, 50, 50, 50, 60, 60, 70, 80 nos atributos que você quiser. Esse é meu método favorito, você ganha muito tempo e é bem mais divertido.

Modificadores de idade

Agora chegou o momento de aplicar os modificadores de idade, mas não se preocupe, é bem simples, basta só seguir a lista:

Se o seu personagem tiver de 15 a 19 anos, reduza 5 pontos no total distribuídos entre Força e Tamanho e reduza também 5 pontos de Educação. Na hora de gerar a sua sorte, você vai poder rolar duas vezes e escolher o valor maior, não se esquece em!

Caso ele tenha de 20 a 39 anos, faça uma verificação para ver se você consegue melhorar sua Educação. Mas como eu faço essa verificação? Jogue um D100 e caso tire um número maior do que sua Educação, adicione um D10 ao atributo.

De 40 a 49 anos, faça duas verificações de melhoria para Educação. Reduza 5 pontos no total distribuídos entre Força, Constituição e Destreza e reduza também 5 pontos de Aparência.

Entre 50 e 59 anos, faça três verificações de melhoria para Educação. Reduza 10 pontos no total distribuídos entre Força, Constituição e Destreza e reduza também 10 pontos de Aparência.

De 60 a 69 anos, faça quatro verificações de melhoria para Educação. Reduza 20 pontos no total distribuídos entre Força, Constituição e Destreza e reduza também 15 pontos de Aparência.

70 a 79 anos, faça quatro verificações de melhoria para Educação. Reduza 40 pontos no total distribuídos entre Força, Constituição e Destreza e reduza também 20 pontos de Aparência.

Por fim, entre 80 a 90 anos, faça quatro verificações de melhoria para Educação. Reduza 80 pontos no total distribuídos entre Força, Constituição e Destreza e reduza também 25 pontos de Aparência.

Agora é só preencher a tabela de características da forma em que mais fizer sentido com o seu personagem.

Preenchendo as metades e quintos nos atributos

Você pode perceber que existem quadrados menores do lado direito do seu atributo, não se preocupe. No quadrado de cima, você vai preencher a metade do seu atributo e no de baixo um quinto do seu valor total. Pois, a regra de metades e quintos irá ajudar nos cálculos na definição de tipo de sucesso de rolagem que terá.

É simples, pegue o seu atributo e divida por dois e depois por cinco, sempre arredondando para baixo (no livro tem uma tabela com todos os números possíveis, suas metades e quintos na página 49).

Passo 2 – Preenchendo os Atributos

Passo 3 – Os derivados dos atributos

Agora que você já definiu cada um dos oito atributos, suas metades e quintos, você vai utilizar eles para preencher mais algumas lugares.

Vamos começar com os pontos de sanidade, que são iguais as pontos de Poder, lembrando de sempre preencher de lápis, você vai precisar alterar, e muito, esse número.

Sanidade = Poder

Os pontos de magia são iguais a um quinto do seu Poder, sim, esse jogo também tem magias!

Magia = 1/5*Poder

Jogue três D6 e multiplique por 5 para definir sua sorte, caso seu personagem tenha entre 15 e 19 anos, repita o processo e escolha o resultado maior.

Sorte = 3d6*5

Os seus pontos de vida são definidos por Tamanho + Constituição dividido por 10 e sempre arredondando para baixo.

Pontos de Vida = (Tamanho + Constituição) /10

Passo 4 – Taxa de Movimento

Esse é um tópico um pouco mais complexo, então você vai precisar ler com atenção para não errar. Mas fique tranquilo que estamos juntos nessa!

  • Se Destreza ou Força forem menores do que Tamanho, seu MOV (Taxa de Movimento) é 7.
  • Se Força ou Destreza são iguais ou maiores do que Tamanho, ou se os três forem iguais, seu MOV é 8.
  • Agora, se Força e destreza forem maiores do que Tamanho, seu MOV é 9.
  • Se a sua idade estiver na faixa dos 40, reduza 1 de MOV.
  • Se a sua idade estiver na faixa dos 50, reduza 2 de MOV.
  • Se a sua idade estiver na faixa dos 60, reduza 3 de MOV.
  • Se a sua idade estiver na faixa dos 70, reduza 4 de MOV.
  • Se a sua idade estiver na faixa dos 40, reduza 5 de MOV.

Passo 5 – Escolha a sua ocupação/Profissão

Para mim, essa é a parte mais divertida na hora de criar a ficha, escolher a sua profissão é bem simples.

Pense na época da campanha e na história que você criou para seu personagem, lembrando de sempre conversar com o Guardião (Mestre de Jogo) e os outros jogadores para que seja uma mesa balanceada.

Eu sempre recomendo para que na mesa tenha um personagem focado em um desses pontos: Investigação, combate (exemplo do que acontece quando ninguém sabe atirar) e ocultismo.

Dica extra: Existem várias ocupações que os jogadores fazem em casa. Basta pesquisar em inglês ou português “Ocupações Call Of Cthulhu 7º Edição” que você vai encontrar. Além disso, caso você tenha o Livro do Investigador, ele traz diversas profissões extras.

E caso não encontre, você pode criar sua própria profissão! Use alguma outra como base, mas tome cuidado para não desbalancear e converse sempre com o Guardião.

Após escolher é bem simples, anote as perícias obrigatórias da ocupação, é basicamente aquilo que você aprendeu para trabalhar, o nível de crédito e o cálculo para os Pontos de Perícia.

Passo 6 – Perícias ocupacionais e pessoais (calma, é simples!)

Para te ajudar a entender esse processo, vou dar o exemplo da ocupação Detetive Particular. Vamos anotar em um caderno as perícias:

  • Arte/Ofício (Fotografia)
  • Direito
  • Disfarce
  • Encontrar
  • Uma perícia interpessoal (Escolha uma entre Charme, Intimidação, lábia ou Persuação)
  • Psicologia
  • Usar Biblioteca
  • Qualquer outra perícia da lista de perícias
  • Nível de crédito

Para saber o que cada perícia faz, você pode olhar a partir da página 57 do Livro do Guardião.

Agora é simples, cada Ocupação tem uma conta para descobrir a quantidade de pontos que você vai distribuir, não se esqueça de preencher de lápis, pois você vai poder evoluir em breve!

No caso do Detetive Particular, você pode somar sua Educação x2 + Destreza ou Força x2, escolha qual for maior.

No meu caso, eu somei com a Força do meu personagem Joseph e consegui 280 pontos. Então a minha distribuição foi a seguinte (toda perícia tem uma valor padrão, olhe na ficha e faça a soma junto dos pontos que você está colocando):

  • Arte/Ofício (Fotografia): 30
  • Direito: 20 + 5 (padrão da ficha)
  • Disfarce: 20 + 5 (padrão da ficha)
  • Encontrar: 40 + 25 (padrão da ficha)
  • Uma perícia interpessoal (Escolhi Intimidação): 40 + 15 (padrão da ficha)
  • Psicologia: 30 + 10 (padrão da ficha)
  • Usar Biblioteca: 40 + 20 (padrão da ficha)
  • Qualquer outra perícia da lista de perícias (Escolhi Pistola): 60 + 20
  • Nível de Crédito: 0

Mais pontos de perícia!

Ainda não acabou, multiplique a sua Inteligência por 2 e distribua esses pontos em qualquer outra perícia. Essas foram as habilidade que o personagem aprendeu durante a vida fazendo hobbies ou estudando fora do trabalho.

Preencha o valor padrão de cada perícia que está ao lado no nome, além disso, não se esqueça dos meios e quartos, assim como nos atributos.

Dica: Quase sempre coloque alguns pontos em Pistola, Encontrar, Escutar, Esquiva e não se esqueça do Nível de crédito, pois cada profissão tem um mínimo e máximo de pontos para distribuir, você pode usar pontos de Ocupação ou Pessoal.

Preenchendo as Perícias do Investigador em COC.

Passo 7 – Valores de combate

Estamos quase terminando, essa parte é bem simples, some a sua Força e Tamanho e preencha o seu Dano Bônus e Corpo de acordo com a tabela a seguir

FORÇA + TAMANHODano bônusCorpo
2 a 64-2-2
65 a 84-1-1
85 a 12400
125 a 164+1d41
165 a 204+1d62

Caso sua soma ultrapasse 204, consulte o livro para regras extras.

Para facilitar, preencha o campo de Esquiva na parte de baixo da ficha copiando a sua perícia Esquiva que você já distribuiu.

Informações de Combate ne Ficha de Personagem de Chamado de Cthulhu.

Passo 8 – Informações adicionais

Agora vamos preencher a parte de trás da ficha de Call of Cthulhu. Essa parte vai ser bem mais fácil e rápida do que as anteriores.

Você pode ir preenchendo os antecedentes do personagem agora ou deixar para mais tarde, mas não deixe de preencher pois isso vai dar vida ao seu personagem.

Dica: Deixe nos seus antecedentes alguma ponta solta para que o Guardião (Mestre de RPG) possa trabalhar com ela. Como um artefato estranho que você ganhou ou encontrou em algum lugar e que você carrega consigo mas não faz a menor ideia do que é.

Caso tenha alguma dificuldade, eu recomendo para todos os meus jogadores e eles sempre adoram e são as tabelas que o livro traz, onde você rola os dados e descobre mais sobre o seu personagem de forma aleatória.

Você pode encontrar essas tabelas nas páginas 43 a 45 para se inspirar. não se esqueça de imprimir no seu personagem os objetivos dele para que ele se torne ainda mais vivo.

Dinheiro e Recursos

Cada nível de crédito, vai ter um valor diferente de Nível de Gasto, Dinheiro e Patrimônio, você pode encontrar essas informações na página 47 do Call of Cthulhu Livro do Guardião.

Mas eu confesso que como mestre nunca uso a parte de dinheiro, confio nos jogadores e no bom senso deles.

Equipamento e Pertences

Anote na área de equipamentos os objetos que normalmente o seu personagem carrega consigo. Lembre de sempre consultar a seção de finanças para saber o que o seu personagem poderia ter, sempre usando o bom senso!

Você pode encontrar a lista de equipamentos na página 396 do livro e a lista de armas na 401. Mas existem boas listas na internet com os equipamentos que podem ser levados na aventura.

Aproveite para escolher a arma que seu personagem vai usar (caso ele use alguma).

Para facilitar, coloque a arma no inventário e na área de combate na primeira parte da ficha, onde você vai realmente usa-la.

Em Regular, Difícil e Extremo, coloque as mesmas informações da perícia que vai usar para atirar com essa arma, além disso, as outras informações você vai achar nas informações do item.

Equipamentos e Pertences do Investigador na Ficha de Chamado de Cthulhu

Dicas finais

Agora sua ficha está pronta! Esse processo é bem divertido e pode ser meio desafiador, mas para facilitar, existem algumas ferramentas.

Caso você não se importe de usar a ficha digital, o Roll20 é perfeito para criar a sua ficha de Call of Cthulhu 7ª Edição.

No site você pode usar o “Charactermancer” que vai fazer todos os cálculos e vai te ajudar muito. Posso te mostrar como faz em uma próxima oportunidade, o que acha?

Como encontrar inspiração para criar o seu personagem

Precisando de inspiração para criar os seus personagens? As obras de Lovecraft estão espalhadas por toda cultura pop e vou deixar algumas indicações para você aproveitar e tirar várias ideias.

Providence, é uma história em quadrinhos escrita pelo lendário Alan Moore e que traz toda a atmosfera dos anos 20’, enquanto usa o desconforto com uma manobra do terror, uma assinatura clássica dos contos de Lovecraft.

Temos vários jogos no tema de Call of Cthulhu ou outros contos do escritor, mas o meu favorito é The Sinking City, um jogo de investigação e ação em terceira pessoas que vai te deixar viver na pele de um investigador particular, numa cidade em ruínas.

Existem diversos curtas e filmes de terror nessa temática, mas na minha opinião, The Portrait of God (O Retrato de Deus) é uma obra que mostra de forma exemplar o que é o horror cósmico. Você pode assistir de graça no YouTube.

Agora, um dos filmes que mais me marcou quando o assunto é homenagear a obra de H.P. Lovecraft, é O Farol, dirigido por Robert Eggers um gênio do terror e atuado perfeitamente por Willem Dafoe e Robert Pattinson.

Vou deixar aqui a minha recomendação do canal Explorando Segredos & Mistérios que está sempre abordando o assunto e sempre trazendo leitura dos contos de Lovecraft.

E por último, mas não menos importante, leia a obra original! O meu conto favorito de Lovecraft é Dagon, curto, sinistro e eficaz quando o assunto é mostrar ao mundo o que é o horror cósmico.

Mas não se esqueça de ser original e de se divertir enquanto cria uma nova história com seus amigos! Até as próximas dicas de Call of Cthulhu.