Para iniciantes Para jogadores RPG

Como começar a jogar RPG de mesa – o guia completo para iniciantes

Se você não sabe como jogar RPG de mesa nem por onde começar, então este texto é para você!

Pois aqui irei detalhar parte por parte do que é um jogo de RPG de mesa, assim como o que você precisa fazer para começar a jogar. E, fique tranquilo, se você é iniciante, não tem problema!

Pois, por mais que isso possa te surpreender, a comunidade de RPG de mesa é extremamente receptiva a novos jogadores!

Mas afinal, o que é RPG de mesa?

Se você está aqui lendo este texto, é porque você provavelmente viu RPG de mesa em algum lugar.

Pode ter sido em alguma live, como a do Cellbit, do Gruntar ou do Mestre Pedrok, pode ter sido algum amigo que te contou, dentre várias outras opções.

Então, você provavelmente já sabe que se trata de um jogo de contação de histórias em grupo! Ou seja, você e seus amigos irão se reunir para contar, juntos, uma história, onde cada jogador irá interpretar um personagem diferente.

Conselheiro Aleksander Karcz Nuckturp
Tá anotando aí? Arte por Aleksander Karcz

A sigla RPG vem do inglês, Role-Playing Game, um jogo de interpretação de papéis! Você já deve conhecer jogos digitais assim, como The Witcher, Skyrim, Mass Effect, dentre outros.

Porém, fala-se RPG de mesa, pois ao invés de usar uma tela como interface para os acontecimentos, usa-se uma mesa na qual coloca-se um tabuleiro, as fichas de cada personagem e os dados a serem rolados.

Porém, existem várias informações relevantes para que você realmente entenda como esse jogo funciona e para que você possa se envolver nele.

“Será que RPG de mesa é pra mim?”

Para responder a sua pergunta, eu vou explicar como uma partida de RPG de mesa funciona. Para isso, eu quero que você imagine comigo a seguinte situação.

Você encontrou pessoas incríveis e elas resolveram te acolher na mesa de RPG delas. Vocês se encontram ou pessoalmente ou por uma plataforma online (como Discord ou Zoom). Ao chegar, uma das pessoas da mesa diz que ela será a narradora e ela te entrega um papel com inúmeras informações.

Você olha aquele papel e não entende nada. A pessoa narradora diz para você ficar tranquilo, pois em breve tudo fará sentido. Assim, todos se sentam, cada um com este papel cheio de informações. E então essa pessoa narradora olha para você e diz:

“A partir de agora, vocês assumirão o papel de um personagem em um mundo de fantasia. Neste mundo, vocês são aventureiros. Como tal, vocês vagueiam pelo mundo cumprindo contratos e procurando moedas para sobreviver mais um dia. E hoje, em uma tarde de primavera, vocês estão acampados em uma clareira no meio de uma floresta, descansando e enchendo os seus odres de água no riacho ao lado antes de seguir em frente com a jornada de vocês. Quando, de repente, vocês ouvem um barulho no meio das árvores. Vocês se entreolham. O que querem fazer?”

Então, eu te pergunto: o que você faria? Você ficaria parado? Conversaria com seu grupo para entender o que está acontecendo? Você procuraria na floresta pela fonte do barulho e a caçaria?

Se essas opções já estão vagando a sua mente e você anseia para descobrir o que era, então o RPG de mesa com certeza é para você. Caso contrário, leia este texto até o final pois este jogo possui inúmeros outros elementos que podem fazer você se apaixonar por ele.

Como o jogo funciona

Uma vez que a pessoa narradora tenha colocado uma situação para as demais pessoas dentro de uma mesa de RPG, é a hora delas agirem.

Então, no caso que exemplifiquei acima, você tomaria uma decisão. Talvez você conversasse com os outros do grupo ou não antes de fazer algo, mas, eventualmente, você realizaria alguma ação. E, uma vez que essa ação fosse tomada, a pessoa narradora pega o holofote para si e mostra para você as consequências de sua ação.

Mas… como assim? Como a pessoa narradora sabe o que está acontecendo?

Pois bem, aqui entra a parte legal!

Sabe como em livros, séries e jogos a história já está inteira montada? E conforme os personagens vão vasculhando o mundo eles vão encontrando novos elementos e informações? Então, em um RPG de mesa é exatamente igual!

Porém, tem dois detalhes importantes aqui.

Primeiramente, quem cria esses elementos é a pessoa narradora. Ela que, de antemão, preparou a aventura e irá informar aos jogadores, conforme eles exploram o mundo, exatamente quais elementos são encontrados e como eles enfrentam cada ameaça.

Em segundo lugar, não é através de uma tela ou livro que você vivenciará essa história, mas sim através de sua imaginação. Da mesma forma que palavras escritas de um livro fazem você visualizar o que acontece nele, em um RPG de mesa são as palavras proferidas por um narrador que criam cenários, personagens e acontecimentos na sua imaginação.

Então, a pessoa narradora sabe o que está acontecendo pois foi ela que preparou tudo! E… caso os jogadores vão para um caminho inesperado, então a pessoa narradora precisará recorrer ao improviso. Mas isto é um outro assunto.

Um jogo de vai e volta

Portanto, perceba que o RPG de mesa é basicamente um ping-pong de contação de histórias.

A pessoa narradora coloca uma situação para as pessoas jogadoras. Elas, por sua vez, conversam e tomam decisões. Então, a pessoa narradora explica quais as consequências. As pessoas jogadoras novamente conversam e tomam uma decisão.

E assim, desta forma, a história vai sendo contada, de situação em situação, de forma que a cada conflito resolvido mais do mundo é conhecido e mais consequências são vivenciadas pelos personagens da história.

RPG de mesa online - Nuckturp
Você está pronto para uma aventura? Alex Accorsi está.

Mas, como a pessoa narradora sabe se eu vou conseguir fazer o que eu quero?

Lembra que eu falei que você receberia uma folha cheia de informações? Então, é aqui que entramos em um detalhe sobre o RPG de mesa.

Quando você joga jogos digitais, os personagens possuem forças e fraquezas. Poderes, vida, defesa, esquiva, armas e por aí vai. Em livros e filmes, personagens possuem certas características, são bons em alguns elementos porém defasados em alguns outros.

O RPG de mesa utiliza estes mesmos elementos. E ele faz isso através de uma ficha de personagem.

Neste papel cheio de informações, estará a ficha de seu personagem. Ali estarão contidas todas as informações relevantes a quem você é dentro deste mundo de fantasia no qual você irá se aventurar. Assim, você pode ser um elfo, um mago, um goblin espacial e qualquer coisa que você imaginar!

E aqui entra a parte mais interessante. Através dessa ficha, você saberá o quão bom você é em determinados elementos e o quão você é defasado em alguns outros, pois tudo isso estará especificado na sua ficha.

Mas, além desses elementos, o RPG de mesa conta também com a aleatoriedade de resultados. Em um livro ou filme, é o autor que define o que acontecerá. Porém, em jogos digitais ou de tabuleiro, existem algoritmos e dados que calculam e definem os próximos passos. No RPG de mesa temos este mesmo elemento retirado dos jogos.

E, para definir se uma ação que você tomou trouxe resultados bons ou ruins, um dado será rolado! E, de acordo com a sua ficha de personagem, este dado pode ser mais potente ou ter menos chance de trazer resultados bons. Tudo dependerá de quão bom você é nas habilidades que envolvem a ação que você tomou.

Portanto, procure agir de acordo com a ficha de seu personagem – isso trará mais chance de bons resultados para você.

Interpretando personagens

Por fim, existe algo muito divertido em jogos de RPG de mesa que é a interpretação de personagens.

Ao receber a sua ficha de personagem, você pode encará-la de duas formas: um papel cheio de informações, ou, o que recomendamos aqui na Nuckturp, uma história esperando ser desenvolvida.

Se você pensar dessa segunda forma, então você verá que por trás deste papel cheio de informações existe um personagem completo. Ele tem raça, classe, habilidades, pontos fortes, pontos fracos e, de acordo com tudo isso, uma forma de agir.

Essa forma de agir dependerá 100% de você, jogador de RPG. Você pode interpretar uma mesma ficha de personagem de infinitas formas. Cabe a você definir e começar a criar elementos para deixar de ser você por algumas horas, e assumir o papel de um personagem em um mundo de fantasia.

Assim, ao invés de ler um livro e descobrir as decisões dos personagens, de ver um filme e acompanhar como um expectador o que está acontecendo, ou jogar um jogo e acompanhar a personalidade que o personagem do jogo possui, você irá criar um personagem único e totalmente seu.

E, através dele, poderá ser livre para fazer vozes únicas, emoções intensas, criar vínculos com diferentes personagens, explorar locais desconhecidos e sentir, na sua pele, tudo o que o seu personagem está sentindo.

Os diferentes mundos e sistemas de RPG

Se você chegou até aqui, então você provavelmente quer saber mais e mais e começar logo a sua mesa de RPG.

Mas, para isso, antes você precisa se preparar. Você precisa entender que existem formas diferentes de se jogar RPG de mesa e assim descobrir qual a que mais se adequa para você. Claro, você só vai descobrir jogando, mas é importante que você já saiba isso desde o começo.

RPG de mesa é sempre medieval?

Não! De forma nenhuma. O RPG de mesa tem como origem as obras de tolkien e fantasia medieval, sim. Porém, hoje o jogo evoluiu tanto que você pode jogar em qualquer mundo de fantasia que quiser! Inclusive, o nosso mundo real caso queira.

Portanto, você gosta de Harry Potter? Existe um RPG para isso. Naruto? Também. Viagem espacial? Também! Terror cósmico, vampiros e lobisomens, apocalipses zumbis ou aventuras engraçadas tipo Rick and Morty? Sim, sim, sim e sim!

Acredite, existe RPG para tudo e para todos, basta você achar pessoas que querem jogar a mesma coisa que você — e vou te mostrar como ainda neste texto.

Portanto, pare um momento, abra um bloco de notas ou puxe um caderno e anote: quais livros, filmes e jogos você gosta MUITO e adoraria jogar um RPG de mesa neles? Deixe isso anotado pois usaremos um pouco mais embaixo!

O que é um sistema de RPG? Para que serve?

Então, lembra que eu falei que você tem uma ficha de personagem cheia de informações? Pois bem, aquelas informações não são aleatórias.

Tudo o que existe ali foi pensado por um grupo de desenvolvedores de jogos. Roteiristas, criadores de mundo, designers de jogos, pessoas focadas na experiência dos jogadores e muito mais. Porém, não foi apenas um grupo específico de pessoas.

Ficha do sistema As Chaves da Torre

Não existe uma forma de se jogar RPG de mesa — existem várias! E essas variadas formas são chamadas de sistemas de RPG.

Um sistema de RPG é um conjunto de regras. Essas regras vão determinar o que está na sua ficha de personagem e o que não está. Elas irão definir quão forte você é em determinada características e quão fraco você é em outra. Definirão também quais magias você sabe e como ela funciona. E, claro, definirão quais dados você irá rolar para cada ação que tomar.

Mas, calma, você está começando agora e não precisa saber todas as regras. Para te ajudar a entender melhor, porém, aqui estão alguns sistemas famosos que você pode procurar e conhecer mais se quiser:

  • D&D: Dungeons and Dragons, um dos maiores sistemas de fantasia medieval do mundo, possui milhares de páginas em livros publicados. Neste sistema você usará vários dados (que vão de dados de 4 lados até dados de 20 lados) e poderá ser inúmeras raças e ter variados poderes distintos.
  • Call of Cthullu: um RPG de horror cósmico, onde você assume o papel de um investigador que tenta impedir cultistas de trazer monstruosidades de outros planos para o planeta terra.
  • Vampiro, a máscara: um mundo onde vampiros vivem nas sombras, mantendo-se sobreviventes e controlando o véu que engana a humanidade.
  • Cyberpunk: um RPG em um mundo tecnológico dominado por corporações, onde você pode ter implantes e até ser um andróide.
  • Starfinder: uma aventura de fantasia pelo universo, onde você e os outros personagens fazem parte da tripulação de uma nave que se aventura por diferentes planetas e desafios.

Portanto, perceba que você terá várias opções!

Como começar a jogar?

Ah, agora sim! Se você já leu tudo o que está acima, então chegou a hora de encontrar pessoas e começar a jogar RPG com elas. Você já entendeu como funciona uma aventura de RPG e não vê a hora de jogar e se aventurar com seus amigos.

Portanto, vamos agora falar sobre como jogar RPG de mesa.

Agenda e calendário

Sim, o primeiro passo para você começar a jogar RPG de mesa é olhar a sua agenda!

Um RPG de mesa, diferente de um livro, filme ou jogo digital, é um evento que envolve mais de uma pessoa e todas juntas, ao mesmo tempo, para se encontrar e se divertir.

Portanto, se você realmente quer jogar RPG de mesa, você precisa garantir que estará presente na data e horários marcados.

Pode ser que a sessão de RPG irá durar apenas uma tarde, ou ela pode ser uma campanha de vários meses com encontros semanais. Por isso, é importante você entender a sua disponibilidades.

Assim, aproveita agora para olhar os seus compromissos e suas agendas. Então entenda: quais dias e horários você pode se encontrar com outras pessoas para jogar? Com que frequência você garante que estará presente para a sessão de jogo?

Já analise a sua agenda e separe esses horários, eles serão úteis já já.

Plataformas de jogo

Como o RPG de mesa virou um fenômeno mundial e hoje dezenas de milhões de pessoas se aventuram neste jogo, existem várias formas incríveis de se jogar.

Caso você tenha a oportunidade, jogar presencialmente sempre é legal! Seja com amigos ou com grupos que se encontrem na sua cidade, esta forma de jogo será feita de fato ao redor de uma mesa, com dados físicos e fichas impressas — igual os Maias faziam.

Brincadeiras à parte, eu sou apaixonado por RPGs de mesa presenciais e reitero: se tiver a chance, aproveite!

Storm King's Thunder - D&D - Contents - Nuckturp
Você quer uma aventura presencial ou digital?

Porém, caso isso não seja possível por qualquer motivo, existem plataformas online para se jogar RPG de mesa! Algumas das mais famosas são o Roll20, o Foundry e o Fantasy grounds. Nelas, as pessoas fazem o login e possuem uma tela com mapas, tokens de personagens, fichas e rolagens de dados digitais.

Elas são sensacionais e evoluíram tanto que existem até plataformas em 3D como o talespire, por exemplo!

Portanto, se você ver pessoas mencionando algo como “mesa pelo roll20” ou “mesa pelo foundry”, não se assuste.

Onde encontrar pessoas que jogam RPG de mesa

Embora pareça que quem joga RPG fica recluso em seu canto e não fala com estranhos, isso não é verdade. Hoje estima-se que mais de 1 milhão e meio de pessoas joguem RPG de mesa no Brasil.

Por isso, é mais fácil do que parece encontrá-las! Além de que, claro, muitas pessoas ainda não jogaram RPG de mesa porém tem vontade de conhecer este jogo.

Então, existem alguns locais específicos que você pode encontrar pessoas que partilham deste hobbie, e que irão te acolher de braços abertos.

Grupos de facebook

Caso você tenha facebook igual nós, anciões, possuímos, lá é um local excelente para você encontrar jogadores de RPG.

Existem inúmeros grupos que você pode entrar, conhecer pessoas e avisar que está procurando pessoas com quem jogar. Alguns dos mais famosos são:

Servidores de Discord

Além das comunidades no facebook, o Discord está repleto de servidores com jogadores de RPG.

Existem alguns que são específicos de RPG de mesa, outros que falam de jogos mas que também têm vários jogadores de RPG e por aí vai.

Alguns dos principais são:

Eventos de RPG

E existem também, claro, muitos eventos de RPG que acontecem tanto online quanto presenciais.

Nós, da Nuckturp, fazíamos mais de uma vez por ano um evento de RPG de mesa voltado a iniciantes, inclusive!

Então, claro, se quer ficar ligado nos eventos, lives e acontecimentos, mantenha-se conectado conosco pelo Instagram que iremos te informar de tudo.

O importante aqui é você entender que existem lugares para você encontrar mais pessoas que jogam RPG. E, na maioria deles, você como iniciante será muito bem-vindo.

Encontrando um RPG para mim

E, agora que você já entendeu tudo que precisa entender para ter a sua primeira aventura, está na hora de você contar para o mundo que quer jogar RPG de mesa.

Para isso, você já precisa ter entrado em uma ou mais das comunidades que contei acima!

E, ali, você vai procurar um espaço para mandar uma mensagem avisando a todos que você quer conhecer novas pessoas e se aventurar pelo mundo do RPG de mesa. Não tenha medo de mostrar que é iniciante!

Como diz a Brené Brown, as pessoas se conectam através de suas vulnerabilidades.

E a mensagem que você vai mandar é o preenchimento das seguintes informações:

  • Nome:
  • Idade:
  • Sistema/Temática de interesse:
  • Experiência com RPG:
  • Dias e horários:

Simples, né?

Entrou nas comunidades e preencheu as informações acima? Agora basta postar a sua procura e ficar atento às respostas que darão, assim como ficar atento às divulgações de aventuras que sempre acontecem nessas comunidades!

O que fazer enquanto eu espero?

Se você já fez tudo acima e agora está esperando alguém entrar em contato para sua aventura começar, então você não precisa ficar apenas chupando o dedo.

Para que você comece a explorar mais ainda este mundo e começar a entender mais de como ele funciona, aproveite para ler este guia nosso sobre como ser um excelente jogador de RPG de mesa.