Como lidar com Jogador Sabotador na sua Mesa de RPG
Mestre, você sabe lidar com aquele jogador que está sempre quebrando o jogo, querendo agir de forma destrutiva e tirando a diversão de todos? Nesse post vamos falar sobre a dúvida de um mestre que pediu para ficar anônimo lá no nosso Instagram.
Sempre estamos atendendo as perguntas de vocês no insta, discord e e-mail, mas algumas valem criar um vídeo para você ter outra perspectiva sobre o assunto. Assista esse que gravamos para você.
Quem é o jogador sabotador?
O jogador sabotador é aquele cara que participa da sua mesa de RPG, mas não deixa as pessoas se divertirem. Ele gosta de tirar o assunto da pauta, faz muita zoeira e atrapalha o andamento da aventura. Portanto, é um cara que, para muitos mestres, não é legal ter em suas mesas, pois é cansativo.
Porém, antes de julgar o jogador sabotador, temos que entender qual é o seu papel e a responsabilidade do mestre sobre todos.
Como a gente gosta de falar na Academia de Mestres de RPG, o mestre tem como função criar o mundo e cenário, desenvolver a narrativa e, principalmente, liderar os jogadores em sua diversão. E, nessa parte, de liderar há um complexo mundo que envolve técnicas, atenção e até a autoestima e autoconfiança do mestre de RPG.
Sim, pois se posicionar é algo que envolve um trabalho interno. Algumas pessoas fazem isso facilmente, porém outras precisam exercitar o colocar e implementar a sua opinião.
Dessa forma, o jogador sabotador é um cara que irá criar situações que atrapalham o jogo. Alguns exemplos são:
- Ficar fazendo piadinhas o tempo todo, onde a proposta da mesa é um jogo sério.
- É atuar de forma que não respeita os colegas.
- Agir fora do personagem e fazendo muito meta jogo proposital.
- Atrasar e infringir as regras colocadas por todos.
Ok, mas como lidar com esse jogador?
O jogador sabotador é um desafio para o mestre, pois, conforme o exemplo do mestre anônimo do nosso Instagram, ainda afeta o grau de amizade.
Primeiramente é importante entender que é necessário avaliar o tipo de situação e agir como líder. Portanto, um líder não é um cara que irá agir agressivamente (agressão é um sinal de fraqueza, ok?), você irá agir com sabedoria e inteligência. Pode escolher o atributo e rolar seu d20 aí.
Agora que tirou um sucesso crítico, você já deve imaginar que quando a emoção está alta, o nosso intelecto fica baixo. Quando conseguimos ter inteligência emocional e fazemos a gestão de nossos sentimentos, nossa capacidade de centramento e lógica é superior. Portanto, na hora de trocar ideia com o grupo, você consegue expressar melhor o que deseja, sem afetar a si e aos outros.
Agora, vamos analisar algumas situações e ações.
Jogador faz tudo ao contrário do grupo.
Quando o jogador fica meio disruptivo e coloca a aventura em jogo, muitos mestres escolhem questionar a falta de “sensibilidade” do jogador com o grupo e aventura. Porém, vamos lembrar que o mestre é o cenário e o jogador faz o papel dele? E se encararmos essas ações como o do personagem e criarmos consequências para ele? Deixe ele experimentar sofrer um pouco com seu personagem e libere até que o grupo, em atuação, tenha alguma atitude em relação a ele. Só cuidado com o PVP (Jogador contra Jogador) que pode ser quente.
Jogador atua fora do personagem o tempo todo.
Bem similar ao caso de cima. Aqui, você pode explorar transformar a conversa paralela e ações do jogador em ações do personagem. Assim, o jogador começará a perceber que as suas ações estão dentro do jogo e começará a repensar seu papel na mesa. Essa é uma atitude que aplico MUITO e sempre traz de volta o jogador para seu personagem.
A parte interessante é que você terá que lidar com o improviso constantemente e isso trará muito material para dentro do jogo. Por exemplo, uma piada do jogador pode se tornar a piada do personagem e pode gerar um resultado com um NPC. Aí, esse personagem irá começar a ficar do lado para escutar mais piadas ou irá caçá-los.
Dessa forma, se o jogador tiver, por exemplo, olhando o celular e falando sobre o resultado do jogo de futebol, enquanto todo mundo está sério. Coloque essa narrativa dentro do jogo, faça os personagens se questionarem sobre “a loucura” dessa fala e comece a trazer insanidade para o personagem do jogador caótico.
Jogador interrompe todo mundo.
Aqui, você como mestre terá duas ações.
Primeiramente você sempre cortará a pessoa. Por exemplo, o jogador fala algo em cima do outro jogador. Sua ação será ignorar o jogador que fez a interrupção e voltar para o outro jogador: “Como você estava dizendo…” e dê a voz de volta para o outro jogador.
Se fizer isso duas ou três vezes e o outro jogador não se tocar. Terá que ir para o outro lado da moeda e pedir para ele parar com as interrupções mesmo. Aí será uma diretona na cara que será importante. Exemplo que eu gosto: “As atitudes do jogador X está atrapalhando todo mundo ou só eu?”, normalmente todos irão falar que sim e aí, você pode pedir com calma para que ele pare.
Jogador não para e tá sem imersão na história.
Quando isso acontece, a melhor opção para se fazer numa mesa de RPG é tirar a maça podre do sexto. Portanto, aqui você poderá fazer o convite para que o jogador saia da mesa (e não volte. kkk). Não tem chororô, se já testou algumas técnicas e o cara não para, e a proposta, como falo no vídeo acima, não é de zueira, então é tchau. Zele pelo grupo e pela diversão, se alguém está causando, não precisa estar mais ali.
Jogadores só ficam na zueira e a aventura morre.
Se você tá sem energia porque todos os jogadores estão zuando o tempo todo e você não tá na mesma vibe. Se você já conversou com todos e eles querem brincar de jogar e não levar a aventura do jeito sério. Minha pergunta para você é: “por que você está investindo seu tempo nessa mesa?“
Encerre a mesa ou a sua participação nela. Nada é tão importante quanto a sua saúde mental e emocional, além disso o seu tempo é extremamente precioso. Não invista em pessoas que não estão dedicadas quanto você.
É só você quem sabe o tempo que demora para montar uma aventura, se organizar e estruturar para jogar. Só você sabe a energia e massa cefálica gasta para criar algo divertido e interessante. Portanto, desfaça as amizades e encontre outro grupo. Há muitas pessoas procurando o jogo que você quer mestrar.
O jogador sabotador como aliado seu.
Por fim, uma coisa que você pode ter em mente é que o jogador sabotador é um aliado para o seu desenvolvimento como mestre – e como pessoa -, pois ele irá te desafiar a ser melhor. Dessa forma, não importa o final da aventura, mas sim como essa aventura será percorrida. Faz sentido?
Então não deixe um jogador estragar sua mesa e sua mente, combinado? Se imponha e garanta seu posicionamento como mestre líder. Você é um mestre de RPG cuja a história passa por você para ser construída, não é mesmo?
Aproveite para conhecer os diferentes tipos de jogadores, leia esse post.
Conheça também O livro completo do mestre de RPG.
Crie um mundo seu, para seus melhores jogadores explorarem através do curso de Worldbuilding.
Nos vemos no próximo post.