Para mestres RPG

Como melhorar a sua taverna no RPG

A taverna do Beholder cego, arte de Yuri Perkowski Domingos.

“Vocês se encontram em uma taverna” esta é uma frase muito escutada por jogadores de RPG

Mas você sabe como melhorar esse cenário e como uma coisa simples pode afetar toda a sua campanha ?

Afinal, quando estamos interpretando um personagem em uma aventura é importante que a imersão seja constante para uma boa aventura.

Em suma a taverna é um ponto importante que pode resultar no inicio ou gancho de um capítulo da História que está sendo contada.

Mas como melhorar a imersão ?

Inesperadamente, uma taverna bem construída está nos seus detalhes, pensar em como narrar os mesmos e mostrar que o seu ambiente está tão bem construído como o mundo é muito importante.

É importante construir um ambiente que apresente uma sensação de conforto ao mesmo tempo que convide para o desconhecido.

Portanto vamos focar em diferentes tópicos para melhorar a sua taverna.

Comidas servidas

Ao construir um mundo de RPG é importante pensar na vegetação e animais que habitam o seu mundo e como eles vão virar comida também.

Uma ótima  forma de se inspirar para apresentar uma variedade de pratos para os seus jogadores é se inspirar no nosso período medieval.

Segundo pesquisas históricas o ato da refeição tem muita simbologia e mostrava poder em alguns casos.

Por conta disso os pratos apresentados podiam variar dependendo do ciclo social que estava sendo servido.

Em lugares frequentados pro camponeses tinha a falta de carnes por ser um alimento da elite e caro.

A dieta era feita com base de caldos, pães e legumes, já as bebidas eram a cerveja da época e água.

Em contrapartida, lugares frequentados pela nobreza tinham refeições muito mais fartas e o banquete era usado como formador de alianças em alguns casos.

Seu cardápio consistia em carnes de aves como o faisão e carne de boi, o uso do trigo para assar tortas e bolos, e doces a base de frutas.

Já nas bebidas era muito comum os vinhos, licores e bebidas alcoólicas adocicadas.

A igreja tinha muita influencia nas tradições de servir comidas tanto nos camponeses como com os nobres por sua influencia.

Trazer estes elementos para sua historia e apresentar essas variações mostrando a diferença cultural e económica de cada lugar é muito bom para a imersão.

Assim você mostra que cada taverna tem suas tradições, receitas e influencia na sociedade fazendo com que as tavernas do seu mundo não sejam iguais.

Atividades e entretenimento.

Adicionar eventos diferentes para cada taverna do seu mundo é uma forma de imersão e individualidade que pode ser apresentado aos jogadores.

Tente diversificar ao mesmo tempo que cada taverna tenha um evento que a torne única.

Assim não vai criar uma situação de desgaste e monotonia sempre que você precisar narrar um trecho da historia em uma taverna.

Exemplo, faça em uma cidade a principal atracão ser um jogo de cartas, enquanto na outra é um ringue de luta, ou um festival de musica, a sua criatividade ajuda muito nessa parte.

Criar ganchos que se conectem com a cidade

Se você usar a taverna como um lugar de inicio ou gancho de aventuras tente aprofundar o local e os personagens em volta dela.

Desta forma e gera um impacto maior com a imersão dos jogadores e o vinculo que eles tem com o lugar e a cidade.

Pense em começar um gancho com um plot menor que envolva a perda de algum morador ou npc importante da cidade.

E a partir desse ponto você trabalha o plot desejado fazendo com que se tenha uma imersão maior em toda a historia e no mundo criado.

Concluindo

Assim termina esse texto para te ajudar a melhorar as suas historias no RPG, são esses pequenos detalhes que podem mudar completamente a visão dos seus jogadores para a sua historia.

Não esqueça de acompanhar as outras publicações da Nuckturp 6 Tipos de jogadores que o Mestre de RPG precisa conhecer! Dicas de leitura para mestres de RPG