Conheça o RPG de mesa de Pokémon!
E se você pudesse jogar um RPG de mesa de Pokémon? Não apenas capturando, treinando e batalhando com seus Pokémons, mas também tendo uma ficha de treinador complexa e poderosa? Pois eu tenho uma boa notícia: este RPG já existe e você pode acessá-lo gratuitamente!
No Pokémon Tabletop United, um sistema criado pelos fãs, para os fãs, gratuitamente, você é um treinador Pokémon capaz de conquistar tudo que você quiser no continente Pokémon. Seja capturar todos os Pokémons do mundo, vencer a Liga Pokémon ou apenas se aventurar pelo mundo, você escolhe seu objetivo e pode atravessar o mundo em busca dele.
Portanto, se você já quer jogar este RPG apenas de saber da existência do RPG de mesa de Pokémon, assim como eu, então se prepara que eu vou explicar como funciona este sistema!
Ficha de Treinador
Ao se aventurar pelo RPG de mesa de Pokémon, você, como personagem, será um treinador Pokémon. Isto não significa que você necessariamente irá batalhar com todos os oponentes que você encontrar. Possivelmente, você é apenas um pesquisador que quer conhecer os Pokémons, estudá-los e liberá-los na natureza. Porque não?
E, para montar seu personagem, você irá preencher a sua Ficha de Treinador Pokémon. Nesta ficha, você preencherá diversas informações, como atributos, origem, foco, dentre outros. Portanto, primeiramente, faça o download da sua ficha clicando aqui:
Conceito
Primeiramente, claro, o conceito de seu personagem! Quem é você, dentro do universo Pokémon?
Você se imagina como um campeão Pokémon igual ao Ash? Ou um renomado pesquisador como o Professor Carvalho? Quem sabe um treinador especialista em um tipo Pokémon, que talvez até tenha um ginásio próprio, como o Brock?
Você escolhe e, neste passo, a sua escolha é livre! Não existem pontos para serem distribuídos, habilidades para escolher, nem nada. Você irá simplesmente imaginar e descrever quem você será no universo em que o jogo se passará.
Para nosso personagem exemplo deste post, chamado Shoras, faremos um trabalhador da infraestrutura da cidade. O sonho dele é se transformar em um Mestre Pokémon, capturando todos os pokémons que ele encontrar. O seu tipo de Pokémon favorito são os de água e os insetos. Porém, seu desafio é que ele não consegue largar seu trabalho para capturar os pokémons que tanto deseja.
Origem
Em segundo lugar, com base no conceito do seu personagem, você deve estruturar a origem dele.
Assim, neste momento, você começará a olhar para a sua ficha de treinador e a preenchê-la com as informações adequadas! O que combina com o conceito que você imaginou para seu personagem? Para isso, você deverá escolher em quais habilidades você é bom e em quais você não é tão bom assim.
Neste sentido, todas as habilidades abaixo começam no nível 2. Mas, de acordo com a sua ficha, você irá abaixar 3 delas para o nível 1, subir uma para o nível 3 e outra para o nível 4. O máximo possível é o nível 6. As suas opções de habilidade são em três áreas possíveis: Corpo, Mente e Espírito.
Assim, as de Corpo são acrobacia, atletismo, combate com as próprias mãos, intimidação, furtividade e sobrevivência; as de mente são de Conhecimentos Gerais, Medicina, Ocultismo, Conhecimento de Pokémon, Conhecimento de Tecnologia, Astúcia e Percepção; as de Espírito são charme, comandar, foco e intuição.
Neste sentido, nosso treinador Pokémon, Shoras, terá nível 1 nas habilidades de astúcia, comandar e medicina; nível 3 em intuição; nível 4 em sobrevivência. Todas as demais, permanecem no nível 2.
O seu nível na habilidade é a quantidade de dados de 6 lados que você irá rolar na hora de fazer um teste de perícia! Ou seja, no nosso caso exemplo, Shoras irá rolar 4 dados de 6 lados sempre que fizer um teste de sobrevivência.
Especializações
Então, após estruturar as suas habilidades básicas, você poderá escolher especializações para o seu personagem.
Neste sentido, agora você pode usar 4 pontos para escolher algumas habilidades possíveis de acordo com uma lista que você pode acessar diretamente no livro. Essas habilidades possuem pré-requisitos, que geralmente estão relacionados às suas habilidades.
Poranto, dentro do conceito e origem do seu personagem, você já define quais especializações você pode ou não pegar na hora de montar seu personagem.
Para o Shoras, por exemplo, as especializações que vamos escolher são: sentidos místicos, que nos permite usar intuição invés de charme para facilitar a captura de pokémons selvagens; nadador, que nos permite nadar com muito mais habilidade; viajante, que melhora nossas capacidades de viajar pelos ermos; e, por fim, desejo de sobrevivência, que nos permite saber o poder Pokémon “bulk up”.
Talentos
Em seguida, para continuar estruturando a sua ficha, você precisa escolher os seus talentos. Eles irão definir quais ações são únicas e poderosas suas. Se as especializações são uma continuação de suas habilidades, os talentos são um poder à parte que você possui e você pode escolher entre talentos genéricos ou talentos de classe!
E, assim como com as especializações, você pode escolher até 4 opções para seu personagem! Porém, dentre as os talentos de treinamento, você pode escolher um de graça! Ou seja, ao todo são 5 talentos.
Assim, para Shoras, nosso personagem exemplo, vejamos o que faz sentido. Pegaremos, como nosso talento gratuito, Ordens Selvagens, o que nos permite atacar com nossos pokémons de forma intensa; porém, por incrível que pareça, não iremos escolher nenhum outro talento. Assim, ficamos apenas com este talento gratuito por enquanto, nos restando outros 4 pontos a serem utilizados para os talentos de Classe, explicados abaixo!
Classe
E, claro, chegou a hora de a gente escolher a nossa classe de personagem!
Porém, antes de escolher a classe que você irá escolher, é importante que você entenda que existem 5 papéis distintos para os personagens no RPG de mesa do Pokémon. Cada classe possui uma sinergia diferente com esses 5 papéis. E você, como jogador, irá escolher qual dos papéis você quer cumprir no seu grupo de jogadores.
Neste sentido, as opções de papéis são: auxílio ativo aos pokémons, para você que quer dar ordens e motivar seus pokémons; auxílio passivo aos pokémons, para você auxiliar e preparar seus pokémons antes e depois dos combates; criação de itens, para você fazer itens como pokébolas e poções; treinador em combate, para você que quer lutar com as próprias mãos invés de usando seus pokémons; viajar e investigação, para você que quer focar nas atividades de viagem e situações fora de combate, como diplomacia e investigação.
Neste sentido, há uma extensa lista de opções de classe para você escolher. Cada uma delas lhe fornecerá diferentes vantagens, habilidades e características. Portanto, vai do seu desejo e gosto escolher uma delas!
Para nosso personagem aqui, o Shoras, que quer ser um Mestre Pokémon e capturar todos os pokémons possíveis, pegaremos:
- Especialista em capturar, que nos dá 2 técnicas dentre algumas opções e iremos escolher “jogada desvitalizante” e “laço”;
- Sobrevivente, que nos torna especialistas em um tipo de terreno, no nosso caso, para o Shoras, escolheremos Urbano.
- Ainda dentro da Classe Sobrevivente, o talento lutador natural, que nos fornece um golpe para usar em cidades: fling!
- E, por fim, ainda dentro da Classe Sobrevivente, Caçador, que nos permite criar uma armadilha que impõe condições negativas no pokémon alvo.
E, por fim, como pegamos dois talentos dentro da Classe “sobrevivente”, podemos escolher um segundo tipo de terreno. E, para manter o conceito do personagem, escolheremos cavernas!
Status
Agora, para nos encaminhar para as etapas finais do nosso personagem, chegou a hora de distribuir os pontos dos nossos Status. Sim, assim comos pokémons, os treinadores também possuem status de batalha. Afinal, se você quiser bater em um Pokémon com as próprias mãos, porque não?
Os status são: HP, ataque, defesa, ataque especial, defesa especial e velocidade. Inicialmente, o HP possui um valor de 10 e todos os outros status possuem um valor de 5. Agora, basta adicionar mais 10 pontos para estes atributos, porém não podendo distribuir mais que 5 para um atributo.
Desta forma, para nosso personagem, o Shoras, considerando o conceito do personagem, deixaremos os Status dele da seguinte forma: HP 10, Defesa 10, Defesa Especial 10, Ataque 5, Ataque Especial 5.
A partir deste ponto, você precisa apenas preencher a sua ficha com os valores derivados dos status e atributos. Além de, claro, escolher os seus equipamentos. Mas, como essas partes são muito mecânicas, vamos para a parte legal: escolher o nosso Pokémon Inicial!
Pokémon Inicial
Assim como nos jogos clássicos de Pokémon, você começa com um dos bichinhos ao seu lado! Sim, é só escolher. Porém, existe uma lista da qual você pode realizar esta escolha. E, esta lista, é definida de acordo com a localização da aventura, mas, principalmente o que os jogadores e o Mestre deicidirem.
No livro, você encontrará na página 459, uma lista sugerida de Pokémons iniciais. Mas, sinta-se a vontade para modificá-la para a sua aventura!
Por fim, para finalizar o nosso personagem, Shoras, iremos escolher um Pokémon inicial para ele. Seguindo as sugestões da lista da página 459, escolheremos o Machop! Assim temos um fiel aliado para nos ajudar a carregar os equipamentos de infra-estrutura e nos ajudar caso entremos em perigo nas cavernas.
Assim, o nosso Treinador Pokémon, que é especialista em Capturá-los e em Sobrevivência, está finalizado! Agora chegou a hora de entender como funcionam os Pokémons em si, seus poderes, habilidades e ações. Bora lá?
Ficha do Pokémon
Assim como o treinador, os Pokémons possuem uma ficha de personagem. Esta ficha possuirá diversas informações úteis e que você usará para tudo que for relacionado aos seus Pokémons.
Além de atributos, status, tipo, dentre outras informações, você também saberá, de acordo com a ficha do Pokémon, quais habilidades ele possui, quais ataques conhece e qual a forma de luta que ele utiliza.
E, a parte legal, é que você, como treinador, pode definir como será a ficha de seu Pokémon! Desde que ela esteja, claro, dentro de alguns parâmetros básicos.
Ah, e vale ressaltar que o recomendado é que você tenha até 6 pokémons com você no máximo! Qualquer pokémon capturado a partir do 6º é enviado para o Poké Center.
E, para que você saiba tudo que seu Pokémon faz, assim como todos os demais, você vai precisar da Pokédex do sistema! Aqui está ela:
Então, bora falar sobre como funciona a ficha dos seus Pokémons?
Status de Combate
Assim como você, treinador, possui status de combate, seus Pokémons também possuirão os mesmos: HP, ataque, ataque especial, defesa, defesa especial e velocidade.
Desta forma, para definir a ficha de seu pokémon, você seguira três passos simples:
- Olhe os Status base do Pokémon capturado na Pokedéx
- Aplique os modificadores de acordo com a natureza do seu Pokémon, conforme indicado na tabela da página 199
- Adicione (10+Level do Pokémon) pontos da forma que quiser em seus status
- Calcule os pontos de vida de seu Pokémon de acordo com a fórmula HP = level+ (HPx3) + 10
Porém, existe uma limitação no passo 3. Você precisa respeitar a ordem dos atributos de maior para o menor. Ou seja, se um Pokémon tiver, naturalmente, mais defesa do que vida, a sua distribuição de pontos precisa ser feita de um jeito que, ao final dela, defesa ainda seja maior do que vida.
Para o Pokémon do nosso personagem teste, Shoras, por exemplo, o Machop, vamos dizer que a natureza dele é “relaxado”, o que nos fornece um aumento na defesa e uma redução na velocidade. Assumindo que nosso Pokémon começa no nível 5, podemos adicionar 15 pontos à ele. Vamos colocar 5 em ataque, 5 em vida, 2 pontos em defesa, 2 pontos em defesa especial e 1 ponto em velocidade. O que nos fornece um Machop com 13 de ataque, 12 de HP, 9 em defesa, 6 em defesa especial e 3 em velocidade. Por fim, ele possui 51 pontos de vida.
Habilidades
Além dos status de combate e dos ataques, os Pokémons também possuem habilidades passivas! Ou seja, uma espécie de poder natural à ele.
Desta forma, cada Pokémon terá algumas opções, em sua Pokedéx, de habilidades iniciais. Geralmente é o mestre do jogo que escolhe com qual das habilidades o Pokémon inicia a sua trajetória de vida ao nascer.
Além disto, os Pokémons ganham habilidades adicionais ao atingir os níveis 20 e 40.
Para o Machop de nosso querido Shoras, temos as opções de habilidade “guts” e “steadfast”. Iremos com “guts”, pois ela combina mais com o personagem, já que ela aumenta o ataque do Pokémon quando ele estiver sob efeito de alguma condição imposta à ele.
Golpes
Ao falar de golpes, estamos falando das ações que nossos Pokémons poderão ter em combate! Seja o famoso “choque do trovão” do pikachu, ou o “esmagar pedras” do geodude, todos os Pokémons possuem golpes em sua ficha.
Porém, existem algumas regras importantes para você saber!
Primeiramente, o máximo de golpes que cada Pokémon pode ter é 6. Muito embora alguns talentos e habilidades permitam que este limite seja ultrapassado.
Em segundo lugar, apenas 3 destes 6 golpes podem vir de itens e de treinamentos. Isto é, no mínimo 3 dos 6 golpes que o Pokémon conhece precisa ser natural à ele.
Por fim, os golpes disponíveis para cada pokémon estão em sua Pokedéx! Nela você verá a lista completa de todos os golpes que cada Pokémon aprende, assim como todos que ele pode aprender caso seja ensinado. Pois é, não podemos ensinar nosso Machop a voar. Mas vamos ver como ele fica?
Para o Machop de nosso querido Shoras, temos que ele já começa com 3 golpes no nível 5: Leer, low kick e focus energy. O primeiro reduz a defesa do oponente, o segundo é um golpe que pode fazer o alvo hesitar e não agir em seu turno, e o terceiro aumenta a taxa de dano crítico de nosso Pokémon.
Capacidades
Além de tudo isso, os Pokémons também possuem capacidades únicas! Como voar, nadar e definições como o quanto eles pulam ou correm. E, adivinha onde estão estas informações? Sim, na Pokedéx!
Porém, além dessas capacidades mais “normais”, os Pokémons também podem ter capacidades diferenciadas, como diminuir em tamanho, respirar embaixo d’água e utilizar poderes psiônicos.
Mas, diferente do treinador, um Pokémon possui as suas capacidades determinadas pela sua espécie, não pela sua ficha.
Portanto, no caso do nosso querido Machop, suas capacidades são: caminhar pela terra 5, nadar 4, pular 2/2, poder 5, andar na natureza (caverna e montanhas) e azarão.
Quer saber o que cada uma dessas significa? Só continuar lendo!
Perícias
Por fim, as perícias de seu Pokémon! Assim como os treinadores, os Pokémons também possuem perícias como intimidação, comandar, entre outros. E, adivinha? É na Pokédex que você vê quais são as perícias de cada Pokémon.
Mas, caso você queira dar uma personalizada em seus Pokémons, faça o mesmo que fez com a sua ficha de treinador! Mas, neste caso, basta você escolher 3 perícias para aumentar, 3 perícias para reduzir e pronto! As perícias de seu Pokémon estão definidas.
Porém, para o caso do Machop de nosso querido Shoras, iremos com o que está na Pokédex: Atletismo 3d6, Combate 3d6+2, Furtividade 2d6, Percepção 2d6 e Foco2d6.
Como funciona o sistema
Para jogar este sistema você precisará de poucos dados: dados de 6 lados e dados de 20 lados. De acordo com o nível da sua habilidade, você irá rolar uma quantidade maior ou menor de dados de 6 lados. E, a partir do seu sucesso ou falha, determinar as consequências, como dano causado, furtividade bem sucedida ou armadilha encontrada. Porém, existem ações que demandam mais esforço e utilizam seus Pontos de Ação.
Pontos de Ação
Primeiramente, os treinadores possuem uma reserva de 5 pontos de ação, mais um ponto para cada 5 níveis que ele evoluir. Ou seja, um treinador nível 15 possuiria 8 pontos de ação.
Você regenera todos os seus pontos de ação, ao final de uma cena, como se fosse uma reserva de pontos de adrenalina. Você usará pontos de ação para conseguir realizar algumas capacidades únicas de seu personagem, ou para aumentar suas chances de sucesso em algum teste.
Ou seja, você pode usar seus pontos de ação para realizar alguma ação única que você escolheu na sua ficha, ou então para receber um modificador de +1 algum teste que você está realizando.
Controlando Pokémons
Embora você tenha criado, treinado e dá ordens a seus Pokémons, eles não necessariamente te obedecem. Sim, eles podem agir por conta própria e não te ouvir caso eles queiram. Mas, na hora do combate, você como jogador irá sim ter controle total sobre seu Pokémon.
Assim, quem interpretará os seus Pokémons é o narrador! E, de acordo com a lealdade de cada um dos seus Pokémons, ele decidirá como ele reage. Mas, na hora do combate, é você, jogador, que determina como o seu Pokémon irá agir e cada passo que ele irá tomar.
Porém, como funciona o combate?
Combate
Primeiramente, é importante saber que existem dois tipos de combate: os sancionados pela liga e os não-sancionados. Ou seja, os duelos em ginásios e na liga em si; e, do outro lado, as lutas com pokémons selvagens e demais duelos com outros treinadores.
No primeiro tipo de combate, torna-se mais difícil ações como trocar de pokémon toda hora, é impossível capturar o Pokémon inimigo e, claro, fugir não é uma opção. Nos combates não-sancionados, as três situações possuem condições opostas.
Então, vamos entender a mecânica de combate em si.
Rodadas e turnos
Primeiramente, ao entrar em combate, tanto o treinador quanto o seu Pokémon ganham um turno. Ou seja, cada rodada de luta é composta por um turno do treinador e um turno do Pokémon.
Iniciativa
Em segundo lugar, iniciativa! A iniciativa tem dois tipos de cenário. Em ambos você faz uma lista dos participantes, separando treinadores de seus pokémons ativos, e então os ranqueia em ordem decrescente de acordo com seus valores de velocidade.
O primeiro tipo de luta são os combates da Liga e demais torneios. Neles, os treinadores agem em ordem inversa. Ou seja, os mais lentos agem primeiro e depois os mais rápidos. Isto permite que os treinadores mais rápidos reajam aos mais lentos, nos casos em que eles troquem de pokémon, estratégia e afins. Depois, os Pokémons agem do mais rápido para o mais lento.
Já em combates mais diretos, como as lutas contra Pokémons selvagens, você simplesmente ranqueia todos os participantes em ordem de mais rápido para o mais lento.
Ah, e caso aconteça um empate, basta rolar 1d20 e o vencedor se torna o mais rápido dentre os dois.
Tipos de Ação
Em terceiro lugar, como você deve imaginar, existem vários tipos de ações em um combate pokémon. Afinal, as ações podem ser movimentar-se, atacar, esquivar, fugir, capturar, dentre outras. Mas, para organizar o combate, este sistema propõe 3 tipos de ações: as padrões, as de mudança e as rápidas. E cada participante recebe 1 ação de cada tipo por turno.
Dentre as ações padrões possíveis, estão: usar um golpe, jogar uma pokébola para capturar um Pokémon, usar a Pokédex para identificar um Pokémon e usar manobras de combate.
Já as ações de mudança, são: retornar um Pokémon e enviar outro em seu lugar, ou retornar um Pokémon desmaiado e enviar outro em seu lugar.
Por fim, as ações rápidas variam de acordo com a ficha de cada treinador e pokémon e estará indicada no talento/golpe/habilidade.
Movimentos
Em quarto lugar, algo que você talvez não tenha pensado é que existe um tabuleiro de batalha neste RPG! Sim, diferente dos jogos clássicos que dois pokémons apenas se encaram e lutam, neste sistema você precisará pensar em toda a movimentação, alcance de golpes e posição que os seus Pokémons ocupam.
Desta forma, o sistema usa um tabuleiro quadrado onde cada quadrado dele representa 1m x 1m. Portanto, pokémons como o Stelix, que são 8m x 2m ocupam uma posição horizontal no tabuleiro. E, sim, isto pode fazer toda a diferença!
E, para realizar o seu movimento, basta você usar uma Ação de mudança. Ao realizá-la, você se movimenta uma quantidade de quadrados igual ao valor de movimento relevante. Exemplo, se você quiser nadar, basta ver a sua velocidade de natação.
Ao flanquear um oponente, o que acontece quando dois aliados estão adjacentes a um oponente mas não entre si, o alvo recebe uma penalidade de -2 em sua esquiva.
Por fim, cada golpe e ação que você tomar, terá um alcance distinto em metros. Por isso, posicione seu Pokémon de acordo! Enquanto um golpe marcial do Machop é algo corpo-a-corpo, uma labareda de fogo de um charizard possui um alcance maior, por exemplo
Ataque vs Esquiva
Por fim, para realizar um ataque, basta você fazer um teste de precisão, no qual você precisa superar um número igual à evasão do alvo mais a dificuldade de acertar o seu golpe. Para isso, basta seguir a fórmula abaixo:
1d20+Precisão-Dificuldade do Golpe+Modificadores vs Evasão
Assim, caso você acerte o golpe, então você causa dano no alvo! Para isso, você irá rolar seu dano, considerando o dano base do golpe utilizado e seguindo os passos abaixo:
- Encontre o dano base do golpe utilizado
- Aplique os modificadores que mudam o dano base do golpe
- Role o dano de acordo com a tabela na página 237
- Adicione status relevantes
- Subtraia status relevantes e reduções de dano
- Aplique multiplicadores de fraqueza e resistência
- Subtraia o resultado dos pontos de vida do alvo
Sim, é complexo. Mas, afinal de contas, temos ataque x defesa, ataque especial x defesa especial, mudanças elementais de acordo com o terreno da luta, vantagens de um tipo contra outro, etc.
Morte/Desmaiar e Descanso
Por fim, o que acontece quando um Pokémon é reduzido a 0 pontos de vida?
Neste caso, ele desmaia! Sim, ele não morre. Tanto o treinador quanto o Pokémon, ao atingir 0 pontos de vida, desmaiam e ficam assim até que sejam curados, renascidos ou recebam alguma ação de cura ou item de cura. Ou seja, simplesmente descansar não traz alguém desmaiado de volta à vida
Porém, é possível sim morrer! Se você tomar muito dano, sua vida começa a ficar negativa, você recebe lesões até que, enfim, pode cair morto e não retornar independente do que aconteça. A menos que, claro, o seu pokémon inicial chore a sua morte e as lágrimas dele te tragam de volta. #memórias
Mas, também é possível descansar! Ao realizar um Descanso de pelo menos 8 horas, tanto o Treinador quanto o Pokémon recuperam 1/16 de sua vida. Ou seja, se você chegar a 0 pontos de vida, você precisa de 16 dias para retornar à vida completa.
E, por fim, você também pode descansar e recuperar seus pontos de vida em Centros Pokémons! Neles, você irá resetar sua vida até o seu valor máximo imediatamente. Embora, caso você esteja muito machucado e com lesões severas, este processo pode demorar.
Vale a pena jogar?
Sinceramente, eu ainda não joguei e achei o sistema complexo. Eu reduziria diversas das regras colocadas aqui ou automatizaria elas através do Foundry VTT. Porém, sem dúvida alguma este é um sistema rico em informações, caprichado e que com certeza vale a pena dar uma olhada.
Inclusive, eu com certeza vou testar narrar uma aventura Pokémon para meus amigos! Quem sabe a gente até não faz uma live na Twitch?
E assim, depois de quase 4.000 palavras, chegamos ao final do nosso guia sobre com jogar o RPG de mesa de Pokémon! Claro, existem 508 páginas de regras que você pode ler e muito mais detalhes avançados que não exploramos. Mas, com esta base, já é possível você se aventurar pelos livros de regras e pelos continentes recheados de Pokémons.
E claro, se este texto te ajudou, considere apoiar nosso projeto através do apoia-se! Assim você ajuda a criar mais textos e guias como este e ainda pode escolher quais serão os próximos conteúdos que iremos produzir! Basta clicar no link abaixo e descobrir como funciona. Um abraço e até a próxima!