Conheça o RPG de mesa focado em diplomacia
E se você pudesse jogar um RPG de mesa focado em diplomacia e interação? Ou seja, ao invés de ter como principais desafios a luta, aventuras e masmorra, na verdade ter a maior tensão da mesa ao redor de conversas e ameaças?
Pois essa é a premissa de, é claro, Guerra dos Tronos RPG! Este RPG traduzido pela Jambô veio para o Brasil há alguns anos atrás e eu, Vitor, narrei ele por mais de 5 anos seguidos.
Clique aqui para comprar o livro oficial
Já fiz aventuras ao Norte da Muralha, disputas entre Casas Nobres, traições e tensões imensas. Inclusive, minha maior glória como narrador veio em uma mesa de Guerra dos Tronos.
Os personagens eram selvagens que fugiram do Norte da Muralha e precisavam do auxílio de Ramsay Bolton para se proteger contra os Caminhantes Brancos. Mas, como você deve imaginar, Ramsay não gosta muito dos selvagens. Assim, no momento em que eles estavam na mesa de jantar com o Ramsay, eu falei para os jogadores: a partir de agora, tudo que vocês falarem será dito pelo personagem de vocês. Todos ficaram com tanto medo de falar algo errado que um silêncio dominou a sala. Foi incrível!
Portanto, se esse é o tipo de mesa de RPG que você está buscando neste momento, Guerra dos Tronos RPG pode ser para você!
Mas o RPG de Guerra dos Tronos serve apenas para jogar Guerra dos Tronos RPG?
Não! Este sistema é criado de uma forma que ele pode ser adaptado para qualquer ambiente de baixa fantasia medieval.
Então, caso você esteja querendo se aventurar pela Europa Medieval, pelas disputas de poder do Império Romano, ou qualquer outro temática do tipo, este sistema é excelente!
Pois através de seus sistemas de Criação de Casa Nobre e Criação de Personagens, você pode montar sua aventura da forma que você quiser. Inclusive, se quiser ver como funciona a Criação de uma Casa Nobre, fizemos um vídeo justamente sobre isso:
Porém, se o seu desejo é um nível de fantasia maior, incluindo magias como algo comum, monstros a serem derrotados e outros elementos assim, então provavelmente você se dará melhor com The Witcher RPG de mesa — que, contudo, é mais difícil de adaptar para outros cenários.
Como funciona a diplomacia em Guerra dos Tronos RPG?
Se você já viu ou leu Guerra dos Tronos, você sabe que as minúcias das disputas verbais domina as cortes de toda Westeros. Isto é, as palavras são tão afiadas quanto as lâminas dos melhores guerreiros. Portanto, bons argumentos podem de fato te levar muito longe nesta jornada em busca do poder.
Desta forma, existem várias nuances para o funcionamento deste RPG focado em diplomacia. Vamos falar sobre cada uma delas agora.
Primeiramente, existem 3 níveis de disputas verbais: comuns, difíceis e complexas. As comuns são como em qualquer RPG, pois envolvem apenas uma rolagem — algo como convencer um guarda a te deixar entrar no castelo. As outras duas, porém, envolvem mecânicas.
E, para entender essas mecânicas, antes você precisa entender os seguintes conceitos.
Status
Ao criar ou pertencer a uma Casa Nobre, você determinará qual é o Status do Lorde da Casa. Este atributo, Status, é o que determina o quão poderosa é a reputação do personagem em questão. Ela é usada para as rolagens de iniciativa em Combates Verbais dentro do Guerra dos Tronos RPG.
Porém, uma vez determinado o Status do Lorde da Casa, todos os outros personagens pertencentes à Casa Nobre em questão podem ter, no máximo, o Status que seja pelo menos 1 a menos do Lorde.
Ou seja, se o Lorde tiver Status 5, os demais personagens não podem possuir status 5 ou mais, apenas status 4 ou menos.
Para exemplificar, vamos imaginar dois personagens: Lorde Jon e Lady Sarah. Lorde Jon possui Status 4 e Lady Sarah possui Status 5. Nas rolagens de iniciativa, digamos que Lorde Jon, por sorte, tirou um resultado maior e irá começar.
Postura
Porém, além do Status, você precisa avaliar também a relação entre os dois personagens envolvidos na intriga! Eles são amigos? Inimigos? Eles se amam?
A definição deste passo irá trazer 3 informações: o “Valor de Postura” do personagem, que é a armadura dele durante o diálogo, o modificador nas rolagens de persuasão e o modificador nas rolagens de enganação.
Quanto mais amigo os personagens forem, menor o “Valor de Postura” que cada um possui, mais fácil persuadir e mais difícil enganar. E, o contrário é verdade também.
As posturas possíveis são: Afetuoso, Amigável, Afável, Indiferente, Desgostoso, Inamistoso e Malicioso.
Para nosso exemplo, digamos que Lorde Jon e Lady Sarah possuam uma Postura Indiferente entre eles. Isso fornece aos dois um “Valor de Postura” de 4 e um modificador de Persuasão e de Enganação iguais a 0.
Compostura
Em terceiro lugar, a sua Compostura é o que determina a sua “vida” durante um Combate Verbal. Ou seja, o quanto você aguenta receber bons argumentos e ameaças.
A sua compostura é determinada diretamente por um dos atributos da sua ficha: Vontade, através da fórmula abaixo.
Compostura = Vontade x 3
Ou seja, quanto mais vontade você tiver, mais você consegue aguentar não apenas ameaças e intimidações, mas também argumentos longos e difíceis.
Continuando com o exemplo, digamos que Lorde Jon possui 12 de compostura e Lady Sarah possua 9 de compostura.
Defesa em Intriga
Porém, para conseguir causar dano na Compostura de alguém, você antes precisa superar a Defesa em Intriga do alvo.
Isto é, você precisará fazer um teste e rolar igual ou maior ao seguinte valor do seu oponente:
Defesa em Intriga = Astúcia + Percepção + Status
Assim, se você não fizer uma rolagem alta o suficiente, você não causará dano à Compostura de seu oponente.
No nosso caso, suponhamos que que Lorde Jon possui 10 de Defesa em Intriga e Lady Sarah possua 9.
Ferramentas
Em quinto lugar, as ferramentas de um combate verbal.
Uma vez que você esteja dialogando e tentando convencer um alvo, você pode optar por atacá-lo diretamente em sua compostura, ou usar ferramentas. E, embora atacá-lo seja o objetivo final, as ferramentas podem te ajudar e muito!
Dentre algumas das opções, você possui “ler o alvo” e “auxiliar”. O primeiro serve para entender se um determinado personagem está mentindo ou não, enquanto o segundo serve para corroborar o argumento usado por um aliado.
Portanto, veja as suas opções de ação antes de agir! Muitas vezes é preferível que você estude seus oponentes antes de agir imediatamente contra eles.
Ataques Verbais
Em sexto lugar, agora sim podemos falar dos Ataques Verbais.
Estas ações utilizarão sempre sua Persuasão ou Enganação, juntamente com alguma especialidade, para tentar superar a Defesa em Intriga do oponente e causar dano em sua Compostura.
As suas opções de Ataque Verbais são: Barganha, Charme, Convencer, Incitar, Intimidar, Provocar, Seduzir. Porém, você pode usar ambos através de Persuasão ou de Enganação.
Ou seja, você pode seduzir alguém, realmente falando o que você acha da pessoa, ou seduzir este alguém dando elogios falsos e mentirosos.
Ao fazer seu Ataque Verbal, você irá realizar um teste de seu atributo e de sua especialidade. E, caso a sua rolagem seja igual ou maior à Defesa em Intriga de seu oponente, você causará dano à sua compostura.
Para nosso exemplo, digamos que Lorde Jon tentou Seduzir, de forma mentirosa, Lady Sarah. Para tal, digamos que ele tenha 4 em Enganação e 2 de Especialidade em Seduzir. Desta forma, ele irá rolar 6 dados e retirar da somatória os 2 menores — pois é assim que ‘Especialidade’ funciona neste sistema. Assim, digamos que ele tirou na somatória 9. É a exata quantia que ele precisa para causar dano na compostura de Sarah.
Dano causado
Por fim, uma vez que você tenha feito um bom argumento e superado a Defesa em Intriga de seu oponente, você calculará seu dano.
Primeiramente, o Mestre da mesa te falará quantos graus de sucesso você obteve em seu teste. Ou seja, quanto mais alta for a sua rolagem, maior o seu sucesso!
Os graus de sucesso podem ir de 1 a 4, e ele é um fator de multiplicação do seu dano. Ou seja, se seu dano for 5 e você tiver obtido 3 graus de sucesso, você causará 5 * 3 = 15 pontos de dano na compostura de seu oponente.
E, para definir o seu dano, você precisará verificar o livro para analisar qual atributo você deve utilizar! Dependendo do Ataque Verbal utilizado, você usará algum de seus Atributos como base para causar o dano. Uma vez identificado, é só multiplicar pelos seus graus de sucesso e causar danos à compostura de seu oponente.
No caso de Lorde Jon, ele causará dano base igual ao seu valor na especialidade “Blefar”, já que está mentindo. Digamos que ele possua 3 pontos de especialidade em Blefar. Assim, com um grau de sucesso, ele causaria 3*1 = 3 pontos de dano na Compostura de Lady Sarah. Porém, pela sua postura indiferente, o “Valor de Postura” de Sarah é igual a 4. Ou seja, o dano de Lorde Jon não é suficiente para superar a “armadura” de Sara, causando 0 pontos de dano e agora sendo a vez de Sarah.
Resultados
Assim, uma vez que um dos personagens tenha sua compostura reduzida a 0, o Combate Verbal acaba. Mas, claro, se durante a discussão você quiser largar os argumentos para levantar armas e lutar contra seu oponente, nada te impede!
Porém, o que acontece uma vez que você derrota o seu alvo? Isso é determinado pela forma que você o derrotou!
Cada uma das formas de ataque descritas acima resulta em algo diferente. Enquanto barganhar pode te fornecer melhores condições de realizar um acordo favorável, seduzir pode fazer a pessoa se deitar com você ou no mínimo deixá-la atraída por você.
Portanto, tenha cuidado com as técnicas que você usa! Caso contrário, você obterá resultados inesperados em suas empreitadas de negociação e convencimentos.
Disputas verbais difíceis vs complexas
Contudo, nem sempre bastará você vencer um oponente para conseguir o que quer. Ou seja, não basta você convencer a Mão do Rei a ficar ao seu lado que todo o Reino virará seu aliado. Isso ocorre pois existe uma diferença entre Disputas verbais difíceis e as complexas.
As difíceis são as realizadas apenas em um Combate Verbal. O que for decidido ali, resolve-se como algo certo. No nosso exemplo, Lorde Jon tentando seduzir Lady Sarah – e ela, claro, tentando obter algo dele com certeza.
Mas, e se Lorde Jon quisesse convencer os conselheiros de Lady Sarah a ficarem ao seu lado? Para isso, ele precisaria convencer não apenas uma pessoas, mas várias! E é aí que entre a Intriga Complexa.
Na Intriga Complexa, você precisa fazer Combates Verbais com inúmeros alvos e obter “pontos de vitória”. A cada combate verbal vencido, você ganha um ponto. Quanto mais complexa a Intriga, mais pontos você precisa obter para conseguir o resultado que busca.
Ou seja, ao invés dos personagens serem aventureiros que estão buscando itens e ouro pelo mundo em masmorras, você verá seus jogadores indo de NPC em NPC para convencê-los de algo que eles desejam. Eles vão conseguir? Só os dados dirão!
Mas, vale a pena jogar um RPG focado em diplomacia?
Com certezas e sem dúvida nenhuma, sim! Um RPG focado em diplomacia traz muito mais imersão às suas aventuras como Mestres e Jogadores. Afinal, cada jogador precisará efetivamente pronunciar o que eles estão dizendo ao utilizar as diferentes técnicas de Combate Verbal. Ou seja, interpretação total!
Essas mecânicas são tão legais que eu já adaptei elas, inclusive, para D&D 5e! Em momentos que eles precisavam passar por alguém importante, eu os fiz combater verbalmente o oponente caso eles quisessem – e eles quiseram.
Foi, sem dúvidas, o momento de maior tensão da mesa!
Mas, para começar a jogar este RPG, o primeiro passo é clicar aqui e descobrir como Criar a sua Casa Nobre em Guerra dos Tronos RPG de mesa.