Guerra dos Tronos Para jogadores Para mestres

Criando a Casa Nobre em Guerra dos Tronos RPG de mesa

Se você quer jogar Guerra dos Tronos RPG de mesa, então você deve estar animado para criar a sua Casa Nobre. Afinal, essa é uma das partes mais legais deste sistema de RPG!

Pois criar a sua Casa Nobre é fazer parte de uma parte que, geralmente, pertence ao Mestre da mesa. Isto é, o ambiente no qual você irá realizar suas ações, alianças e tramas, é você, os demais jogadores e os dados que definem!

Então, se você quer saber como exatamente funciona a criação de uma casa nobre em Guerra dos Tronos RPG de mesa, este texto é para você!

Mas antes, claro, se ainda não comprou, adquira o seu livro oficial já, diretamente no site da Jambô!

Comprar livro oficial

Porque criar uma Casa Nobre?

Mas, realmente é necessário isso? E, na verdade, a resposta é não!

Você não precisa jogar como um nobre pertencente à uma Casa Nobre criada pelos jogadores. Existem infinitas formas de se jogar Guerra dos Tronos RPG de mesa, e esta é apenas uma delas.

Eu mesmo já mestrei aventuras em que os personagens eram selvagens ao norte da muralha, e até mercenários errantes por Westeros! Inclusive, você pode fazer aventuras em Essos, Valyria em seu auge, ou o que mais desejar!

Porém, para realmente vivenciar tudo o que o sistema tem a oferecer – especialmente o Combate Verbal e o sistema de Guerra em Larga escala – então, criar uma Casa Nobre realmente pode ser a melhor opção.

Daenerys Targaryen Guerra dos Tronos RPG de mesa Nuckturp
Daenerys Targaryen curtindo um verão, por Tomasz Jedruszek

Pois, através da Casa Nobre, você poderá ter a ficha da Casa à qual pertence, poderá ver as reais consequências das ações que você e os demais jogadores estão realizando, e, por fim, poderá gerenciar as tropas, conquistas de territórios e avanços através de alianças e manipulações.

Ou seja, se você quer experienciar o sistema ao máximo, então com certeza criar uma Casa Nobre é uma opção a ser considerada.

A ficha da Casa Nobre

Assim, se a sua mesa decidir pela criação, de fato, de uma Casa Nobre, então o primeiro passo é pegar o modelo de ficha abaixo e prepará-lo para preenchimento.

Ficha Casa Nobre

Desta forma, ao baixar a ficha, você verá que ela tem alguns atributos: defesa, influência, terras, lei, população, poder e riqueza. Cada um desses atributos pode ir de 0 até 70! E, claro, quanto maior o valor deste atributo, melhor.

Porém, claro, você não começará com uma casa que possui todos os atributos no 70 – isso é basicamente impossível de existir.

Ou seja, a ideia é que a sua Casa Nobre comece com atributos reduzidos para que através de ações, estratégias e manipulações, vocês possam aumentar a ficha da Casa, ter mais status e subir na escala de poder do reino!

Mas, para que serve cada atributo?

Cada um dos atributos da ficha terá duas funções: um valor fixo e os “ativos” do atributo.

O valor fixo significa o quão bom a sua Casa Nobre é naquele atributo. Sua Casa pode ser muito boa em defesa, por exemplo, mas ser ruim em Lei. Através do valor total do atributo, você sabe onde a Casa se situa na escala de poder, que irá de 0 a 70.

Já os “ativos” são a FUNÇÃO do atributo. Cada um deles trará algum benefício ou malefício para casa. Assim, enquanto lei determina se a Casa terá uma boa administração ou não, Defesa determinará quão poderosas são as proteções de sua Casa Nobre.

Bora falar de cada um deles?

Defesa

Este atributo determinará o quanto uma Casa Nobre consegue se defender! Quanto maior o valor deste atributo, melhores são as estruturas defensivas do seu domínio. Assim, através dos pontos que você tiver em Defesa, você poderá adquirir torres, salões e castelos como estruturas defensivas!

Daenerys Targaryen Guerra dos Tronos RPG de mesa Nuckturp
Tá fácil de defender esta castelo que o Saby Menyhei fez, né?

Influência

Já a influência determina o tamanho da reputação do Lorde da Casa! Quanto maior a influência, maior a reputação que ele possui. E, além disso, você pode usar os pontos de influência para “comprar” filhos. Afinal, quanto mais herdeiros, maiores as oportunidades de casamento e, portanto, de aumento da sua influência.

Terras

Enquanto isso, Terras determinará o tamanho do seu domínio. Quanto mais Terras você possuir, mais… terras você possui em seu comando. Assim, através deste atributo, você definirá como é o seu terreno. Vastas planícies ou terrenos montanhosos? Você e seus companheiros de casa escolhem! Desde que, claro, faça sentido com o país no qual a Casa está inserida.

Lei

Lei, por sua vez, determina o quanto é comum a ocorrência de crimes no território da sua Casa Nobre. Quanto maior a lei, mais seguro é andar pelos seus domínios. E, consequentemente, melhor é a administração da Casa Nobre em questão.

População

Já População, como o nome diz, determina quantas pessoas estão sob o seu domínio! Quanto maior o atributo, maior o contingente populacional que está sob o comando do Lorde de sua Casa Nobre. Porém, valores pequenos ou muito altos neste atributo podem ser ruins, já que ambos são difíceis de administrar. Portanto, este atributo também influenciará na administração da Casa Nobre.

Poder

Por sua vez, Poder é o fator que determina a quantidade e a qualidade dos exércitos da Casa Nobre. Cada porção de exército terá um tipo e um treinamento, consequentemente tendo um custo. Assim, os pontos que existirem aqui serão usados única e exclusivamente para a determinação e criação de tropas da Casa. E, já adianto, você poderá usar essas tropas para guerrear com as Casa Nobres que se oporem à você!

Riqueza

Por fim, Riqueza irá determinar o quanto de dinheiro a sua casa possui. Cada ponto aqui equivale a 10.000 dragões de ouro. E, através dos pontos neste atributo, você poderá adquirir itens que completam o território da Casa, como um templo, um bosque sagrado ou uma guilda de artesãos.

Criando a ficha da Casa Nobre na prática

Mas, para que ficar só na teoria? Vamos mostrar na prática como funciona a construção de uma Casa Nobre?

Porém, se você prefere assistir este conteúdo ao invés de ler sobre ele, nós fizemos um vídeo mostrando cada detalhe deste processo! Você pode conferir aqui:

Mas, se você quer ver por aqui o passo-a-passo, então, vamos lá!

Definindo um Reino

Primeiramente, você precisa definir onde será o Reino da sua Casa Nobre! Afinal, existem vários reinos em Westeros e cada um possui determinadas características. Que, obviamente, irão influenciar diretamente os atributos da sua Casa!

Para a nossa Casa Exemplo aqui do texto, vamos utilizar o Norte como o Reino de nossa Casa. Assim, temos os seguintes modificadores: +5 Defesa, +10 influência, -10 Lei, -5 Poder, -5 População, -5 Riqueza e +20 Terras.

Recursos Iniciais

Assim, após definir em qual dos países ficará na Casa Nobre, está na hora de começar a rolar dados e definir o quão boa a sua Casa é em cada atributo. Para isso, é simples! Basta rolar 7d6 para cada um dos atributos, pegar a somatória e adicionar à ficha da Casa. Simples, né?

Para a nossa Casa Exemplo, fazendo as rolagens aqui, obtivemos: 18 em Defesa, 29 em Influência, 27 em Lei, 26 em Poder, 29 em População, 27 em Riqueza e 20 em Terras.

História da Casa

Após estes dois primeiros passos, está na hora de definir a História da Casa e seus devidos modificadores. Para isso, existem três passos.

Primeiramente, defina a idade da casa. Quanto mais antiga a Casa, mais eventos terão acontecido deste sua existência.

Depois, defina os eventos que marcaram a história da sua Casa Nobre! Basta rolar na tabela dos eventos e ver como cada um modificou ela.

Por fim, veja os modificadores de cada evento e adicione à ficha da Casa, definindo assim como a trajetória impactou os recursos que a sua Casa Nobre possui. E, claro, não esqueça de pensar como exatamente estes eventos alteraram a trajetória da sua Casa.

Na nossa casa exemplo, façamos 3 eventos para facilitar o processo. Rolando os dados, tiramos Favorecimento, Traição e Infraestrutura. Ao analisar os modificadores que estes eventos, temos: +5 em Influência, +3 em lei e +9 em poder. Além disso, sabemos que nossa Casa surgiu como uma ação do Rei e que, depois disso, fomos traídos e passamos um período de desenvolvimento de nossa Infraestrutura.

Posses

Por fim, ainda no que envolve a Ficha da Casa em si e seus atributos, vamos definir as nossas Posses! Para este processo, é simples.

Primeiramente, some todos os modificadores de atributos que você teve até agora e veja como ficou a ficha da sua casa na versão final! Assim, você saberá exatamente o quanto você terá para investir em sua Casa Nobre e como a Administração dela é modificada.

Em seguida, analise o que você pode fazer com cada atributo no livro e comece a gastar seus pontos ou a entender como cada fator influencia a sua Sorte da Casa (algo que falaremos adiante). Ao finalizar, você terá terminado a sua Ficha da Casa.

Para isso, vejamos como está a ficha de nossa Casa até agora: 23 em Defesa, 44 em Influência, 20 em Lei, 30 em Poder, 24 em População, 22 em Riqueza e 40 em Terras. Isso nos permite ter um Salão; 5 de Status para o Lorde da Casa assim como 1 herdeiro e 2 herdeiras; -5 em Sorte da Casa; 2x arqueiros treinados, uma cavalaria treinada e uma guarda pessoal treinada; +1 em Sorte da Casa; Um território vasto com uma Planície, Vila Pequena, Estrada, Floresta Densa e um Lago Pequeno; um Bosque Divino e um Meistre.

Detalhes de enriquecimento

Porém, apesar de a ficha da sua Casa Nobre estar completa, você não precisa parar por aí! Afinal, pare para analisar o quanto de detalhes você criou sobre a sua Casa. Você sabe a influência do Lorde, seus herdeiros, o território no qual a sua Casa está inserida, as suas defesas, os eventos mais marcantes, tudo!

Ou seja, você está munido de elementos para enriquecer e criar a sua Casa, deixando-a cheia de detalhes e, consequentemente, ainda mais imersiva! Para isso, pense e estruture os pontos a seguir que você quiser fazer com os demais membros da mesa:

  • Lema
  • Brasão
  • Família (Lorde, Lady, Herdeiros)
  • Agregados (Castelão, Mestre de Armas, Tratador de Cães, etc)

Administrando a Casa: Sorte da Casa

Por fim, para finalizar de vez este tópico, como funciona a Administração da Casa? E é bem simples!

A cada mês que passar, a Casa, em Guerra dos Tronos RPG de mesa, pode fazer uma Ação da Casa e uma Rolagem de Sorte da Casa. A primeira opção é uma escolha que os personagens fazem; a segunda, é uma rolagem que apenas o Lorde da casa realiza.

Dentre as Ações da Casa possíveis, existem:

  • Gerenciar Recursos
  • Começar Projetos
  • Guerrear
  • Realizar Torneios

E, para as rolagens de Sorte da Casa, basta o Lorde fazer um teste de Status Administração, somar o modificador de Sorte da Casa e o mestre da mesa avaliar o resultado na tabela de Sorte da Casa no capítulo do Mestre. O resultado irá definir se a Casa passou por um evento positivo ou negativo para os atributos e modificadores da Casa.

Criei a Casa, e agora?

Uma vez que você tenha criado a sua Casa Nobre, sem dúvidas você irá querer montar a sua ficha de personagem e jogar! Então, clique aqui e descubra como montar o seu personagem em Guerra dos Tronos RPG de mesa.

Mas, se quer saber exatamente como usar seu personagem nos Combates Verbais e intrigas intensas, antes de fazer sua ficha, dá uma olhada neste texto aqui que eu expliquei exatamente como funciona as intrigas complexas do Guerra dos Tronos RPG de mesa!