Criando figuras e heróis da mitologia grega em Dungeons & Dragons
Não é segredo que mitologias diversas são algumas das fontes não só para Dungeons & Dragons como para a criação de histórias em geral; afinal, narrativas focadas em heróis improváveis, magia, deuses e jornadas transformadoras fazem parte do imaginário popular desde o começo da civilização.
A mitologia grega é cheia de figuras icônicas conhecidas por seus feitos, suas tragédias e suas habilidades; você já parou para pensar como essas personalidades seriam criadas em Dungeons & Dragons?
Obviamente, é impossível capturar todos os aspectos desses personagens tão complexos e antigos apenas com arquétipos e regras, até porque muito dependeria da interpretação. Ainda assim, essas sugestões podem ajudar na adaptação de figuras clássicas gregas para o mundo do RPG.
Aquiles
Filho do rei mortal Peleus e da ninfa do mar Thetis, Aquiles foi o grande herói da Guerra de Tróia. Quando ele era um bebê, em uma tentativa de lhe conceder imortalidade, Thetis mergulhou Aquiles no rio Styx, tornando-o invulnerável – a não ser por seu calcanhar, por onde o segurava. Após ficar ciente, por meio de uma vidente, que seu filho morreria heroicamente em uma batalha contra os troianos, Thetis o disfarçou como uma mulher e o mandou para viver na ilha Aegean.
Aquiles tinha um destino, no entanto, e logo se juntou ao exército grego. Ao mesmo tempo que era extremamente corajoso e leal, Aquiles também era vingativo e tinha temperamento explosivo, por vezes até petulante. Seu amado companheiro, Patroclus, foi morto por Hector durante a Guerra de Tróia, e Aquiles jurou vingança, matando troianos até derrotar Hector; mas não parou por aí – Aquiles ainda arrastou o corpo do inimigo pendurado em sua carruagem até seu acampamento.
No final da Ilíada, no entanto, Aquiles entrega o corpo de Hector a seu pai para que tenha um funeral decente. Aquiles finalmente foi morto por Paris, irmão de Hector, que, com a ajuda de uma flecha guiada pelo deus Apolo, acertou uma flecha diretamente no calcanhar do herói – o único lugar onde ele podia ser machucado.
Construindo o personagem Aquiles
Raça: Humano Variante Mark of Passage (fonte: Eberron: Rising from the Last War) OU Aasimar (fonte: Volo’s Guide to Monsters).
Humano Variante Mark of Passage: O foco em destreza (além da habilidade de usar o feitiço Misty Step, por exemplo) ajuda a torná-lo mais resistente e resiliente no campo de batalha, simulando um pouco de sua invulnerabilidade sobrenatural.
Aasimar: Apesar de não ser diretamente filho de um deus, de ser mortal e de ter aparência humana, pode-se considerar que Aquiles tem sangue divino. Isso porque, além de ser filho de uma ninfa do mar (divindade ligada a aspectos da natureza), seu pai era descendente de Zeus.
Classe: Guerreiro Battlemaster (fonte: Player’s Handbook) OU Guerreiro Champion (fonte: Player’s Handbook) OU Bárbaro Path of the Totem Warrior (fonte: Player’s Handbook).
Guerreiro Battlemaster: O treinamento rigoroso de Aquiles, combinado com sua ambição, fazem do campo de batalha seu habitat natural. A subclasse Battlemaster representa isso muito bem ao permitir que aprenda manobras especiais, tenha dados de superioridade à sua disposição e seja capaz de avaliar seu inimigo.
Bárbaro Path of the Totem Warrior (Urso): Com essa subclasse é possível representar, pelo menos parcialmente, a invulnerabilidade de Aquiles se o totem de Urso for escolhido; isso porque, desse modo, o personagem tem resistência a todo tipo de dano a não ser psíquico enquanto estiver em Fúria (habilidade adequadamente nomeada, considerando a personalidade de Aquiles).
Guerreiro Champion: Como Guerreiro Champion, Aquiles teria, a partir do nível 18, a característica de “Sobrevivente” – ou seja, se estiver com menos da metade de pontos de vida no começo de sua rodada, pode recuperar 5 pontos + seu modificador de Constituição. Assim, se trata de outra possibilidade para refletir sua invulnerabilidade. Além disso, esse tipo de guerreiro foca no aperfeiçoamento de seu poder físico para causar danos críticos.
Atributos: Priorizar Força e Constituição.
Antecedente: Herói do Povo OU Soldado
Talentos: Robusto, Resistente, Atleta
Circe
Circe era uma feiticeira, filha do deus Hélio (titã deus do Sol) e de Perse (uma ninfa do oceano). De acordo com algumas histórias, foi exilada por Hélio por matar Colchis, com quem era casada, e então passou a viver isolada na ilha de Aeaea. De todo jeito, uma coisa é certa: Circe tinha poderes mágicos poderosos e uma ligação especial com a natureza, vivendo na companhia de diversos animais selvagens. Ela também conhecia muito sobre poções e ervas, usando-as contra seus inimigos – inclusive para se defender, transformando os homens que chegavam em sua ilha em animais.
Foi exatamente isso que fez com vários dos companheiros de Odisseu quando desembarcaram em Aeaea. Alguns saíram para investigar e encontraram a moradia de Circe, rodeada por inúmeros animais selvagens parecendo domesticados. Circe fingiu acolher os visitantes, oferecendo um farto banquete, mas a comida estava repleta de ervas e poções mágicas; ela então usou sua varinha mágica para transformá-los em porcos.
Odisseu, com a ajuda do deus Hermes, ficou imune aos feitiços de Circe graças a uma planta mágica e a convenceu a retornar seus homens a suas formas originais. O herói e sua equipe permaneceram na ilha por algum tempo e, antes de Odisseu continuar sua jornada, ele e Circe tiveram um envolvimento que resultou em filhos.
Criando a personagem Circe
Raça: Humano Variante Mark of Handling (fonte: Eberron: Rising from the Last War) ou Elfa (fonte: Player’s Handbook)
Humano Variante Mark of Handling: Essa variante aumenta a Sabedoria em dois pontos e fornece diversas habilidades relacionadas à natureza, inclusive permitindo a comunicação com criaturas. É ideal para Circe, que além de possuir amplo conhecimento de plantas e ervas também nutre uma forte conexão com os animais, vivendo harmoniosamente com eles na ilha de Aeaea.
Elfa da Floresta: já que Circe é algumas vezes representada como uma ninfa, é possível também interpretá-la como uma elfa da floresta – principalmente levando em conta sua importante relação com a natureza e a fauna e flora da ilha onde vive.
Classe: Feiticeira Divine Soul (fonte: Xanathar’s Guide to Everything) OU Maga da Escola de Transmutação (fonte: Player’s Handbook) OU Druida do Círculo do Pastor (fonte: Xanathar’s Guide to Everything).
Feiticeira Divine Soul: apesar de ter sido exilada por seu pai Hélio por matar o príncipe de Colchis, a família de Circe é, de fato, divina. Essa subclasse, além de oferecer feitiços normalmente atribuídos a clérigos, inclui o aspecto “Favored by the gods”.
Maga da Escola de Transmutação: conhecida por transformar homens em animais – incluindo os companheiros de Odisseu, que ela tornou porcos – Circe poderia facilmente ser uma Maga especializada em Transmutação. Nessa classe, ela inclusive teria acesso facilitado ao feitiço Polymorph.
Druida do Círculo do Pastor (Shepherd): Circe pode ser interpretada como uma druida devido à sua relação com a natureza e conhecimento da terra. Mais especificamente, essa subclasse está ligada à sua conexão com os animais; no nível 2, por exemplo, esse tipo de druida já ganha a habilidade de conversar com animais, além de invocar espíritos animalescos.
Atributos: Priorizar Sabedoria e Inteligência.
Antecedente: Eremita, por ter sido exilada e passado a viver isolada na ilha de Aeaea.
Talentos: Especialista em besta, Curandeiro, Iniciado em Magia
Orfeu
Orfeu era um poeta, artista e herói abençoado com talentos musicais extraordinários. De acordo com algumas histórias, o próprio deus Apolo ficou tão impressionado com Orfeu que lhe deu como presente uma lira.
Filho de Oeagrus, rei de Thrace, e da musa Calíope, Orfeu fez parte da expedição dos Argonautas, salvando seus colegas da canção das sereias ao tocar sua própria – e mais poderosa – melodia. Ao voltar, ele se casou com seu grande amor Eurídice, que acabou morrendo por uma mordida de cobra.
A tristeza e o luto de Orfeu eram tão grandes que ele decidiu partir em uma jornada ao submundo para trazer sua esposa de volta. Sua música conseguiu emocionar Charon, que o transportou em seu barco pelo rio Styx, e colocar Cérberus – o cão de três cabeças de Hades – para dormir.
Quando encontrou Hades e sua esposa Perséfone, o talento de Orfeu e sua melancolia conseguiram mexer com os corações até mesmo do rei e da rainha do submundo. Então, Hades permitiu que o herói levasse Eurídice de volta, mas com uma condição: Eurídice o seguiria, e Orfeu era proibido de olhar para trás até chegarem na superfície.
O casal começou a viagem, mas estava destinado à tragédia – de acordo com algumas versões, Orfeu ficou tão animado ao ver o Sol novamente que não aguentou e virou para compartilhar a alegria com Eurídice; em outras, ele não se conteve e, questionando se ela realmente estaria lá, se virou para checar. Ela estava, mas imediatamente foi levada de volta ao submundo, como Hades havia prometido.
Criando o personagem Orfeu
Raça: Humano Variante Mark of Finding (fonte: Eberron: Rising from the Last War)
Em referência à jornada de Orfeu para encontrar Euridice no submundo, essa variante oferece habilidades como visão noturna, bônus em rolagens de Percepção e Sobrevivência e acesso a algumas magias.
Classe: Bardo Colégio dos Espíritos (fonte: Van Richten’s Guide to Ravenloft)
Orfeu claramente era um bardo, conhecido por um talento musical tão único que emocionou Hades e Perséfone e colocou o cão Cérbero para dormir. Considerando o destino trágico de Orfeu, que quase conseguiu salvar sua amada da morte, torná-lo um bardo do Colégio dos Espíritos é especialmente triste – mas adequado. Quem sabe após sua viagem ao submundo para resgatar a alma de Eurídice Orfeu não desenvolveu uma conexão com os espíritos do outro lado?
Atributos: Priorizar Carisma e Sabedoria.
Antecedente: Artista
Talentos: Atirador Aguçado
Odisseu
Talvez o personagem mais cheio de possibilidades de se criar dessa lista, já que Odisseu é conhecido como o “herói de muitas faces”. Isso porque se trata de uma figura heróica que, apesar de ter certa força física, deve suas conquistas principalmente à sua inteligência, carisma, esperteza, astúcia e persuasão. Além disso, o herói é conhecido por seu talento com o arco e flecha. Devido à essa flexibilidade, existem várias classes que se encaixam no papel; até mesmo a possibilidade de multiclasse pode ser interessante para Odisseu.
Herói do poema épico Odisséia, Odisseu era também o rei de Ítaca. Apesar de não querer sair do lado de sua esposa e filho, foi obrigado a servir na Guerra de Tróia, exercendo um papel fundamental no conflito: foi o responsável pela ideia do Cavalo de Tróia e pela reconciliação de Agamemnon e Aquiles. Após do fim da guerra, embarcou em uma jornada de muitos anos de volta para casa, na qual enfrentou inúmeros desafios, desde a ira de Poseidon depois de cegar Polyphemus, filho do deus, até os encontros com Circe, as sereias, Scylla e Calipso.
Depois de dez anos, Odisseu finalmente chegou em Ítaca, mas viu sua casa cheia de homens que desejavam se casar com sua esposa, Penélope. Odisseu se disfarçou como um mendigo para chegar na cidade sem ser notado e poder avaliar a situação, elaborando um plano para livrar o palácio dos pretendentes. Penélope, por sua vez, sabia que nenhum homem seria tão bom com um arco e flecha quanto seu marido, e propôs uma competição que determinaria quem se casaria com a rainha. Apenas Odisseu, ainda disfarçado de mendigo, conseguiu cumprir o desafio; então descartou o disfarce, revelando sua identidade, e derrotou cada um dos pretendentes.
Criando o personagem Odisseu
Raça: Humano Variante Mark of Passage (fonte: Eberron: Rising from the Last War)
Essa variante fornece a destreza característica de Odisseu e as habilidades necessárias para realizar sua longa e épica jornada de volta para casa.
Classe: Ladino Mastermind, Ladino Inquisitive (fonte: Xanathar’s Guide to Everything), OU Bardo do Colégio da Eloquência (fonte: Tasha’s Cauldron of Everything) OU Guerreiro Arqueiro Arcano (fonte: Xanathar’s Guide to Everything).
Ladino Mastermind: Essa subclasse, que foca no poder da estratégia, manipulação e enganação, pode servir para representar a mente afiada de Odisseu.
Ladino Inquisitive: Assim como Mastermind, também é capaz de representar a inteligência e astúcia de Odisseu.
Bardo do Colégio da Eloquência: Conhecido por seu carisma e por ser um excelente contador de histórias, Odisseu também se daria bem como um bardo da Eloquência, usando suas habilidades de persuasão para superar desafios. Com “Unfailing Inspiration”, habilidade ganhada no nível 6, por exemplo, o herói é capaz de inspirar todos os seus companheiros de viagem, mostrando sua característica liderança.
Guerreiro Arqueiro Arcano: Apesar de não ter levado essa arma para a guerra, Odisseu era famosamente habilidoso com seu arco e flecha. Sua esposa, Penélope, até criou uma competição a partir da arma que Odisseu deixou em casa, desafiando os pretendentes que desejavam se casar com ela a atirar – mas eles não se comparavam ao talento do rei.
Atributos: Priorize Carisma, Inteligência e Destreza.
Antecedente: Nobre OU Marinheiro
Talento: Líder Inspirador, Mente Afiada, Atirador Aguçado
Hércules
Hércules era filho de Zeus com Alcmena, uma princesa mortal e neta de Perseu. É um dos mais famosos heróis da mitologia, conhecido por sua força física e habilidades sobrenaturais. Por ser fruto da infidelidade de Zeus, Hércules, ainda criança, se tornou alvo da raiva de Hera. A primeira tentativa da deusa contra a vida de Hércules aconteceu quando ele ainda era bebê – Hera enviou duas cobras para matá-lo, mas ele, ainda criança, derrotou as duas.
Entre várias instâncias dessas perseguições, Hércules foi levado à loucura por um feitiço de Hera e, fora de si, matou sua primeira esposa (Mégara) e seus filhos. Paralizado pelo luto e pela culpa, Hércules procurou a ajuda do deus Apolo, que lhe designou 12 trabalhos como forma de redenção.
Seriam tarefas realizadas por Hércules para o rei de Micenas, Euristeu, e incluíam: matar o leão de Nemeia; matar a hidra de Lerna; capturar a corça de Cerineia; capturar o javali de Erimanto; limpar os estábulos de Áugias, conhecidos por serem os mais sujos do mundo; matar as aves do lago Estínfalo; matar o touro de Creta; capturar os cavalos de Diomedes; adquirir o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas; capturar o gado de Gerião; capturar os pomos de ouro do Jardim das Hespérides; e capturar Cérbero, o cão de Hades e guardião do submundo.
Após sua morte, devido ao seu lado divino e sua coragem, Hércules ascendeu ao Olimpo e – segundo a lenda – passou o resto da eternidade ao lado dos deuses.
Criando o personagem Hércules
Raça: Humano variante Mark of Passage (fonte: Eberron: Rising from the Last War) OU Aasimar (fonte: Volo’s Guide to Monsters).
Humano Variante Mark of Passage: Essa variante pode servir para representar o atletismo de Hércules e sua habilidade em combate.
Aasimar: Hércules não era um deus, tendo nascido mortal, mas era filho de Zeus e tinha poderes muito além de humanos – tanto que, após a sua morte, ganhou um lugar no Olimpo junto aos deuses. Assim, é possível entender Hércules como um Aasimar – aparentemente humano, porém possuindo sangue diretamente divino.
Classe: Paladino Oath of Glory (fonte: Tasha’s Cauldron of Everything) OU Bárbaro Path of the Zealot (fonte: Xanathar’s Guide to Everything) OU Patrulheiro Hunter (fonte: Player’s Handbook) OU Patrulheiro Monster Slayer (fonte: Xanathar’s Guide to Everything).
Paladino Oath of Glory: Esses paladinos, assim como Hércules, procuram glória por meio de suas ações, não palavras. Encaram desafios com coragem, enxergando-os como testes – o que é adequado considerando os 12 trabalhos de Hércules, tarefas pelas quais ficou conhecido.
Bárbaro Path of the Zealot: Considerando a ascendência divina de Hércules, ele pode ser imaginado como um bárbaro Path of the Zealot, já que esses guerreiros são inspirados por deuses a direcionar sua força à fúria da batalha.
Patrulheiro Hunter ou Patrulheiro Monster Slayer: Vários dos trabalhos de Hércules envolviam lutar contra criaturas e bestas, possibilitando ainda sua construção como patrulheiro especializado em caça. Algumas das feras que Hércules teve que derrotar ou capturar foram o Leão de Neméia, a Hidra de Lerna, o Javali de Erimanto, a Corça Cerinéia, as Aves do Estínfale, o Touro de Creta, as Éguas de Diomedes, os Bois de Gérion e Cérberus (o cão de três cabeças de Hades). Além disso, sabe-se que Hércules utilizava seu arco e flecha, que foi entregue a Philoctetes depois da morte do herói.
Atributos: Priorize Constituição, Força e Destreza.
Antecedente: Herói do povo
Talentos: Atirador Aguçado, Robusto, Resistente, Atleta
Atalanta
Atalanta era uma seguidora de Artemis e ficou famosa por seu enorme talento como caçadora (além de lutar e correr extremamente bem). Quando ainda era bebê, foi abandonada por seu pai, que queria um filho – no entanto, uma ursa (um dos símbolos de Artemis) encontrou e cuidou da criança por algum tempo, até que ela foi achada por um grupo de caçadores, que a criou.
Um dos momentos mais marcantes da vida de Atalanta foi a caça ao javali calidônio, na qual ela, a única mulher dos Argonautas, foi a primeira a acertar o animal com uma flecha – tornando-o uma presa fácil para que Meleagro o matasse. Por esse feito, ela recebeu a pele e a cabeça do javali, mas quando os tios de Meleagro, inconformados com a atribuição dessa honra à uma mulher, tiraram os prêmios de Atalanta, ele os matou e então foi morto por sua própria mãe.
Segundo a lenda, Atalanta ainda derrotou Peleu em uma luta durante uma competição amigável!
Criando o personagem Atalanta
Raça: Humano variante Mark of Finding (fonte: Eberron: Rising from the Last War) OU Humano Variante Mark of Passage (fonte: Eberron: Rising from the Last War).
Humano Variante Mark of Finding: Como uma respeitada e famosa caçadora, Atalanta cabe bem nessa variante, que fornece as habilidades Hunter’s Intuition ou Finder’s Magic, por exemplo.
Humano Variante Mark of Passage: Atalanta também era conhecida por ser uma corredora excepcional, tendo desafiado seus pretendentes a casamento em uma corrida por sua mão. Essa variante focada em velocidade e locomoção, portanto, também é uma opção.
Classe: Patrulheiro Hunter (fonte: Player’s Handbook)
Uma escolha óbvia, porém adequada para Atalanta – afinal, era uma caçadora nata tão talentosa que servia como paralelo humano à deusa Artemis na mitologia.
Atributos: Focar em Destreza e Força.
Antecedente: Herói do Povo, Órfão ou Acólito.
Talentos: Mobilidade, Especialista em Besta
Curtiu a criação desses personagens da mitologia em Dungeons & Dragons? Se divirta criando esses personagens dentro do seus jogos e depois conta para gente qual ideia usou.