Cultura, Economia e Política: A Tríade do Worldbuilding
Bem-vindo à quarta etapa do nosso processo de worldbuilding! Até agora, você já esboçou a geografia do seu mundo e começou a visualizar seus recursos únicos. Agora, é hora de mergulhar mais fundo nos aspectos sociais e estruturais que darão vida ao seu universo fictício. A tríade composta por Cultura, Economia e Política — o “CEP” do seu mundo — é fundamental para criar um cenário coeso e dinâmico. Pois, esses elementos não apenas definem o funcionamento interno das sociedades que você está criando, mas também como elas interagem entre si e com o ambiente ao seu redor.
Porém, saiba que esse é um texto da quarta aula de worldbuilding e você pode ler todas aqui no guia de worldbuilding ou voltar para a aula anterior de geografia.
Lembrando que este é um texto complementar para o vídeo de Cultura, Economia e Política do mestre Vitão, nosso mestre da Nuckturp, criador de Nindäle e autor da saga O Último Arcanista.
CEP: A Tríade do Worldbuilding
Entendemos que a interação humana acontece com base em três fatores básicos: a cultura, a economia e a política. Aqui vamos explicar um pouco de cada um para que você tenha ideia do que precisar criar em seu mundo. Outro fator importante é que você irá desenvolver, provavelmente, uma cultura geral e uma cultura para cada civilização e povoado. Assim, verá que existe, por exemplo, rituais que são diferentes em cada região, de acordo com suas crenças e filosofias.
1. Cultura
A cultura de um povo é o coração de sua identidade. Sendo assim, ela abrange tudo, desde tradições e festivais até crenças religiosas e estruturas familiares. Ao desenvolver a cultura do seu mundo, considere:
- Arte e Filosofia: Como as pessoas expressam suas ideias e valores? Existem formas de arte ou filosofias únicas?
- Religião e Teologia: Quais são as crenças espirituais? Existem deuses ou mitos que influenciam o comportamento?
- Culinária: Quais são os pratos típicos? Como os ingredientes locais influenciam a dieta?
- Sociedade e Estrutura Familiar: Quem lidera a família? Existem normas sociais específicas?
- Preconceitos e Valores: Existem tensões raciais ou xenofóbicas? Como a sociedade lida com a diversidade?
2. Economia
A economia de um povo determina como ele sobrevive e prospera. Por isso, pense nos recursos disponíveis e como eles são utilizados:
- Recursos Naturais: Quais são os recursos abundantes ou escassos, como água, comida e matérias-primas?
- Autossuficiência: O povo é autossuficiente ou depende de trocas e comércio com outras regiões?
- Comércio e Trocas: Quais são os bens mais valiosos? Como o comércio influencia as relações externas?
- Segurança Militar: Quais são os recursos militares disponíveis? Como a segurança é mantida?
3. Política
A política define como a sociedade é organizada e governada. Também gostamos de chamar de estrutura de poderes. Por isso, considere como as decisões são tomadas e implementadas:
- Estrutura de Governo: O governo é centralizado ou descentralizado? Existem reis, conselhos ou assembleias?
- Distribuição de Poder: Quem detém o poder? Existem classes sociais ou castas?
- Leis e Normas: Quais são as leis que regem o comportamento? Como são aplicadas e por quem?
- Influência Cultural e Econômica: Como a política afeta a cultura e a economia? Existem políticas que incentivam ou restringem certos comportamentos?
Exemplos Práticos de Worldbuilding usando o CEP
Westeros em “Game of Thrones”
- Cultura: Westeros apresenta uma diversidade cultural significativa entre suas regiões. No Norte, a cultura é centrada em valores de honra e lealdade, com os Starks simbolizando essa tradição. Já no Sul, especialmente em Dorne, os costumes são mais hedonistas e liberais, refletindo uma sociedade que valoriza prazeres e liberdade pessoal. As tradições religiosas também variam, com o culto aos Sete Deuses predominando no Sul, enquanto o Norte venera os antigos deuses.
- Economia: A economia de Westeros é marcada por disparidades regionais. O Norte, com seus recursos escassos, depende muito da agricultura e da caça para sobreviver, enquanto o Sul, mais fértil e rico, possui uma economia próspera baseada em comércio, vinicultura e agricultura. As Cidades Livres e Essos também desempenham um papel crucial no comércio marítimo e na economia global de Westeros.
- Política: Westeros é governado por um sistema de suserania e vassalagem, com o Trono de Ferro no topo. A política é complexa e frequentemente instável, caracterizada por intrigas, alianças e traições entre as grandes casas nobres, como os Lannisters, Starks e Baratheons. As guerras e a luta pelo poder são temas centrais, com a política influenciando diretamente a vida das pessoas comuns.
Terra Média em “O Senhor dos Anéis”
- Cultura: A Terra Média é um caldeirão de culturas diversas, incluindo elfos, anões, homens e hobbits, cada um com suas próprias tradições e costumes. Os elfos são conhecidos por sua conexão com a natureza e sua longevidade, enquanto os anões são mestres na mineração e na metalurgia. Os hobbits levam uma vida pacata e rural, valorizando a simplicidade e a comunidade.
- Economia: A economia da Terra Média varia entre as raças e regiões. Os anões de Erebor são famosos por suas minas de mithril e habilidades em forjar armas e armaduras. Já, os homens de Gondor e Rohan dependem da agricultura e do comércio para sustentar suas populações. Além disso, o comércio entre as raças, embora limitado por tensões históricas, é essencial para a troca de recursos e bens.
- Política: A política da Terra Média é definida por alianças e rivalidades entre os diferentes povos. Gondor e Rohan são reinos humanos com suas próprias estruturas de governo e liderança, enquanto os elfos e anões mantêm suas próprias políticas internas. A necessidade de enfrentar ameaças comuns, como Sauron, leva à formação de alianças temporárias e à cooperação entre raças que historicamente mantiveram distância umas das outras.
Arrakis em “Duna”
- Cultura: A cultura Fremen é profundamente ligada ao deserto, com tradições que valorizam a sobrevivência e a adaptação às condições áridas. A água é sagrada e central em suas práticas espirituais e sociais.
- Economia: A especiaria melange é o recurso mais valioso de Arrakis, controlando o comércio interestelar e a economia galáctica. Quem controla a especiaria controla o universo.
- Política: Arrakis é um campo de batalha político entre casas nobres que buscam controlar a produção de especiaria. A política é marcada por traições, alianças e guerras de poder.
Pandora em “Avatar”
- Cultura: Os Na’vi têm uma cultura profundamente espiritual e conectada à natureza, com práticas que honram a deusa Eywa e a interconexão de todas as formas de vida.
- Economia: A economia dos humanos em Pandora gira em torno da mineração do unobtainium, um mineral extremamente valioso. Isso cria um conflito econômico com os Na’vi, que vivem em harmonia com o ambiente.
- Política: A política de Pandora é marcada pelo conflito entre as corporações humanas que buscam explorar os recursos naturais e os Na’vi que defendem suas terras e modo de vida.
Nárnia em “As Crônicas de Nárnia”
- Cultura: Nárnia é um reino mágico onde animais falantes e criaturas mitológicas coexistem, com uma cultura rica em mitos e lendas. Cada espécie e raça tem suas próprias tradições e histórias.
- Economia: A economia é simples e baseada em trocas e agricultura, com pouca ênfase em riqueza material. No entanto, a magia é um recurso valioso e influente.
- Política: Nárnia é governada por reis e rainhas humanos, mas a verdadeira política envolve alianças entre diferentes espécies e raças, especialmente durante tempos de guerra contra forças malignas.
Hogwarts em “Harry Potter”
- Cultura: A cultura de Hogwarts é centrada em tradições mágicas, com uma forte ênfase em educação, casas e competições como o Torneio Tribruxo. A escola é um microcosmo da sociedade bruxa.
- Economia: A economia do mundo bruxo inclui o comércio de ingredientes mágicos, poções e artefatos. Além disso, o Banco Gringotes é central para a economia, guardando tesouros e riquezas.
- Política: Primeiramente, há o Ministério da Magia que governa o mundo bruxo, regulando o uso de magia e mantendo a ordem. A política interna de Hogwarts também envolve rivalidades entre casas e decisões do corpo docente.
O Mundo de “The Witcher”
- Cultura: A cultura é marcada por uma diversidade de raças, incluindo humanos, elfos e anões, cada uma com suas próprias tradições e tensões raciais. A magia e os monstros são parte integrante da vida cotidiana.
- Economia: A economia é baseada em um sistema feudal, com comércio de poções, armas e serviços de caçadores de monstros como Geralt de Rivia. Recursos mágicos são valiosos e disputados.
- Política: O mundo de “The Witcher” é politicamente complexo, com reinos em guerra, intrigas palacianas e alianças instáveis. A política é frequentemente influenciada por profecias e intervenções mágicas.
Portanto, esses exemplos mostram como cultura, economia e política pode ser usada para criar mundos fictícios ricos e dinâmicos, cada um com suas próprias complexidades e histórias únicas.
Dessa forma, você percebe como lá no começo, na sua ideia de worldbuilding, há um grande desmembramento? E como a sua decisão inicial, tem um impacto fundamental?
Aplicando o CEP ao Seu Mundo
Agora que você compreende a importância da Cultura, Economia e Política, é hora de aplicar esses conceitos ao seu projeto de worldbuilding. Revise suas notas e comece a integrar o CEP em cada região ou sociedade que você criou. Lembre-se de que este é um processo contínuo. Assim, seu mundo evoluirá à medida que você refina e expande esses elementos. Combinado?
Faça parte do curso de worldbuilding da Nuckturp, clicando aqui.
Leia o próximo post – Camadas profundas de Worldbuilding
Leia o post anterior – A Geografia do seu Mundo
Acesse o Guia Definitivo de Worldbuilding aqui.
Assista a playlist de Worldbuilding aqui.