d6 Maneiras de Apimentar Sua Próxima Sessão
Este post foi originalmente postado aqui.
Às vezes, as coisas se tornam monótonas, previsíveis e sem graça. Seus jogadores caem na mesma velha rotina de “arrombar a porta, matar o monstro, pegar o tesouro”. Ou, se o seu grupo é mais voltado para a interpretação, talvez seja “encontrar o NPC, matar o NPC, Falar com os Mortos.” rs.
Na próxima sessão, vamos mudar isso. Vamos injetar um ou dois temperos apimentados. Vamos tornar as coisas mais divertidas para nós e nossos jogadores.
Abra o Campaign Logger ou sua ferramenta de escolha e prepare-se para uma chuva de ideias e crie uma Entrada de Log chamada “Pimentas da Sessão“.
Role um d6 e vá para o item que você rolou na lista abaixo. Escreva todas as ideias que surgirem da leitura do item.
- Adicione Um Objetivo ao Personagem
- Provoque um Evento Mundial
- Intensifique o Conflito
- Inicie um Subenredo
- Adicione uma Reviravolta
- Termine com um Cliffhanger
Não se autocrítique. Você pode cortar, ajustar e combinar ideias mais tarde! Conjure Limpar a Mente no seu crítico interior e simplesmente vamos à chuva de ideias.
Pronto? Vamos lá!
01. Adicione Um Objetivo ao Personagem
Objetivos de personagens funcionam bem porque são pessoais. Pois, eles fazem com que os jogadores se envolvam mais no seu jogo. Dessa forma, eles te dão mais material para o seus enredos.
d6 exemplos de Objetivos de Personagem
- Um terrível segredo familiar é revelado. Os Personagens dos Jogadores devem consertar, encobrir ou lidar com as consequências.
- Um vilão coloca em risco a família, amigo, mentor ou NPC importante para o personagem.
- Rumores de um guia para a maestria surgem, o que melhoraria a habilidade de um personagem.
- Role um d6
1. Livro,
2. Item Mágico,
3. Monstro Conhecedor,
4. Local Secreto Com Mural/Inscrições,
5. Agradar a um Deus/Demônio para Obter Visão Divina,
6. Servir a um Diabo para Obter Visão Infernal.
- Role um d6
- Amigos ou familiares começam uma guerra entre si. Como os personagens podem pará-la antes que haja mais derramamento de sangue?
- Um concurso ou maneira de obter reconhecimento por um ofício, habilidade ou conhecimento.
- Acusado de um crime que não cometeu. Como o personagem pode limpar seu nome e restaurar sua reputação manchada?
02. Provoque um Evento Mundial
O seu mundo não espera pelos PJs como um servo insignificante. Vilões, reis e poderes buscam seus próprios objetivos com grandes efeitos a jusante. A mãe natureza também lança seus dados na mistura de vez em quando.
Crie um evento para sacudir os PJs e, em seguida, crie três pistas ou sinais de aviso para fazer com que pareça que os jogadores fazem parte de um cenário profundo e dinâmico.
d6 Ideias de Eventos
- Rebelião. Um grupo de NPCs insatisfeitos tenta um golpe, causa um motim ou sitia o seu inimigo. Os PJs podem ser pegos no meio, ou receber um pedido de ajuda, ou ter o progresso de sua trama bloqueado.
- Fera Misteriosa. Aqui está a sua chance de trazer o monstro da sua lista de desejos para a sua campanha.
- Descoberta Ameaçadora. Rivais ou inimigos encontram algo com consequências sinistras.
- Ataque de Piratas. Bandidos, trapaceiros ou piratas atacam e roubam mercadorias com más consequências. Talvez tenham roubado medicamentos ou suprimentos importantes. Talvez tenham roubado uma arma perigosa ou informações críticas.
- Guerra! Exércitos se chocam ou múltiplas facções lutam por algum prêmio, como um trono.
- Refugiados. Peste, guerra, piratas ou terrível evento trazem sobreviventes precisando de cuidados para a comunidade dos personagens dos jogadores.
03. Intensifique o Conflito
Você pode usar essa técnica para intensificar suas tramas também. E à medida que o relógio do juízo final se aproxima da meia-noite, os jogadores certamente mudarão de marcha e buscarão uma alternativa.
d6 Maneiras de Intensificar suas Ideias
- Inimigos Caídos Ressurgem. Um inimigo que os jogadores pensavam ter derrotado volta ainda mais forte — e com um rancor.
- Dividir & Conquistar. Separe o grupo. Isso os torna mais vulneráveis e impede as sinergias das quais eles podem depender demais.
- Confronto Tripartido. Uma nova facção entra no conflito.
- Perigos Surpresa. Um evento ou complicação surge, tornando o progresso da trama mais difícil. Talvez um culto transforme espectadores em zumbis ou um terremoto bloqueie uma entrada enquanto agita o guardião.
- Nevoeiro da Guerra. Coloque em risco os planos do grupo ao obstruir informações nas quais eles contavam. Talvez o mapa deles tenha um erro, colocando tudo em dúvida. Ou feitiços de adivinhação param de funcionar nesta área.
- Inimigos Ficam Mais Espertos. Como os inimigos podem pensar à frente e obter algum tipo de vantagem na próxima sessão?
04. Inicie um Subenredo
Na minha campanha em Riddleport, os jogadores tentaram impedir vários vilões de alcançar a divindade. Mas entre o intenso roleplay e as cenas de combate malucas, eles operavam a estalagem Cálice de Prata.
Os personagens descobriram que um de seus funcionários estava sendo abusado, então os Personagens dos Jogadores fizeram uma visita ao namorado da vítima. Essa visita se transformou em uma cena de crime improvisada ao estilo CSI, com ganchos que se reconectavam à trama principal.
Quando as coisas ficam monótonas, lance uma nova trama. Baseie-a em algo menor e pessoal e então veja que vida ela pode dar ao seu jogo. Se ela crescer, que cresça. Se for resolvida rapidamente, então você mudou as coisas, introduziu novos NPCs e adicionou uma profundidade potencial à campanha para reutilização posterior.
d6 ideias de Subenredo
- Convidados para uma festa ou banquete e algo terrível acontece.
- Desafiados para um duelo. (Dica: o melhor do jogo acontece antes da luta, durante o acúmulo. Inclua dilemas morais e complicações na trama.)
- Um artesão quer honrar os personagens criando algo em seu nome, mas algo dá errado.
- Alguém afirma ser um parente e aparece para complicar as coisas.
- Uma nova lei estranha coloca os personagens em desvantagem.
- Um sacerdote declara uma inquisição sobre um ou mais personagens dos jogadores.
05. Adicione uma Reviravolta
A abordagem melhor e mais fácil? Dê a todas as coisas importantes um segredo. Assim você também terá algo surpreendente para revelar e tornar a sessão memorável.
d6 exemplos de plot-twist
- Um personagem descobre que um inimigo é um parente.
- O Grande Obstáculo é na verdade uma distração ou uma pista falsa.
- O tesouro incrível? Agora está nas mãos de um inimigo.
- Um assassino ou vilão é na verdade inocente.
- Jogadores descobrem uma ameaça ainda maior ou um vilão por trás do vilão.
- Monstros são inocentes polimorfados.
06. Termine com um Cliffhanger
Adquira o hábito de terminar sessões com ganchos. Isso deixa os jogadores animados para jogar novamente e os mantém pensando no seu jogo.
Cliffhangers te dão duas grandes vitórias. Eles tornam os finais de sessão emocionantes e também o início das sessões!
d6 exemplos de Cliffhangers
- A Máscara Cai. A identidade de um inimigo misterioso ou outros NPCs é revelada.
- Um Golpe Crítico. Inimigos acertam um golpe terrível no meio do combate e você adia o rolamento de dano até a próxima sessão.
- Você Abre a Porta E…. O grupo chega a um portal importante ou tem a chave certa para revelar informações.
- O Saque. Os jogadores derrotam seu inimigo, mas você anunciará o loot no próximo jogo.
- E o Assassino é…. Um ponto importante da trama está prestes a ser resolvido.
- Role a Iniciativa! O grupo rastreia um inimigo, mas o combate (e seu resultado) começará no próximo jogo.
Se você sentir que seu jogo está perdendo o ímpeto, ou se você tiver alguns momentos extras para planejar como a próxima sessão pode ser ainda mais emocionante, tente usar uma das abordagens acima para apimentar seu jogo.
Registre todas as ideias que vierem à mente.
Escolha suas três favoritas.
Desenvolva-as mais detalhadamente, anotando seus pensamentos ou construindo algumas peças de Lego com elas.
E quando o momento chegar, surpreenda a mesa com a sua apimentada!
Este post foi originalmente escrito por Johnn Four para o blog do Roleplaying Tips em 16 de Maio de 2019.
Acesse: roleplayingtips.com e conheça o Campaign Logger.