Decidindo meu próximo notebook gamer
O que acontece quando seu notebook “frita” duas semanas antes da #BGS2022? Você espera a Brasil Game Show para decidir qual notebook comprar, concorda? E um dos meus objetivos na maior feira de jogos da América Latina, sem o nosso especialista Marcel Alpiste, foi visitar os estandes e decidir a próxima compra.
Os 3 grandes players estavam presentes DELL, Acer e Lenovo. Vou te dizer que você irá se surpreender (ou não) com a minha decisão depois da feira. Pois, eu mesmo não esperava por essa decisão.
O jogo mudou?
Nessas semanas que antecederam a Brasil Game Show eu resolvi buscar na internet e entre meus amigos gamers a melhor opção de notebook gamer para jogar, fazer stream e obviamente o trabalho pesasdo do dia-a-dia. Obviamente DELL G15 e Alienware se destacaram junto com o Acer Predator Helios 300. Ambos foram muito comentados e elogiados.
Dell levando a onda do melhor acabamento e conjunto. Acer recebendo elogios de performance e visual. Lenovo, quase ninguém comentou. Talvez ainda não esteja na mira dos gamers. Porém, elogios também são acompanhados de um grande “mas”.
Dell recebeu reclamações sobre aquecimento e baixo poder de uso do conjunto, o software não otimiza tão bem os elementos apresentados. Acer aquece e é barulhento, principalmente no modo turbo. E sobra o Lenovo Legion, que fica presente para contar uma nova história.
Lenovo Legion 5i 7ª Geração
O notebook conta com o Intel Core i7 de 12ª Geração, placa de vídeo GeForce RTX 3060, 16GB de RAM e o SSD M.2 de 512GB. Até aqui os concorrentes também entregam, não é verdade? Alguns até placa de vídeo superior, mais RAM e mais memória. Porém, não é isso que diferenciou o Legion 5i para mim.
O Legion, após perguntar para algumas pessoas, se mostrou confiável em duas áreas muito especiais e significativas para mim.
A primeira delas é a eficiência térmica e a segunda é a inteligência artificial que controla o desempenho da máquina, pois não adianta ter um máquina de alta performance que não entrega seu máximo, concorda?
O notebook gamer sempre frio
Depois de derreter o meu DELL e sempre queimar minhas mãos ao fazer atividades como jogar, editar vídeos e, até mesmo, editar imagens, uma coisa que eu quero é o conforto térmico. É inigualável que no processo de comparação, pois isso é um post de análise, revisão e decisão, não um publi, que DELL continua sendo esquentadinho e Acer segue o mesmo processo, mesmo com o barulhento turbo ligado.
O estande da Lenovo na Brasil Game Show 2022 me trouxe a possibilidade de jogar Rainbow Six Siege e CS nos Legions e, cá entre nós, eu preferi jogar no teclado do notebook gamer da Lenovo, ao invés de usar o confortável teclado que eles colocaram. Sim, preciso testar como eu vou jogar em casa, no café ou no escritório, não é verdade?
Minha mão, durante o jogo, ficou de boa! Não esquentou. E o que a gente faz para descobrir o motivo? Pergunta para a equipe da Lenovo.
O Lenovo Legion 5i da sétima geração vem com o Legion Coldfront 4.0, que é uma junção de hardware e software que melhoram a eficiência térmica do notebook. Com lâminas 40% mais finas – o que reduz o barulho da ventilação, segundo equipe Lenovo. Porque com o barulho da feira não dá para analisar nada disso – com um bloco de cobre que fica sobre a CPU e o chassi isolado, o Lenovo mostrou que é com frieza que a gente ganha o jogo!
Inteligência Artificial para pilotar a sua máquina
Do que adianta ter uma super máquina que não entrega o que você compra? Uma das grandes reclamações da DELL e da Acer são seus sistemas de análise de performance que não são lá tão eficientes e aí que as minhas pesquisas fizeram a diferença. Antes de chegar na feira eu queria ter certeza se o a IA do Legion também seria mais um blá-blá-blá de publicidade ou se realmente teria diferença. E aí, caro leitor, que a maioria dos reviews que você assiste no youtube e lê em sites elogiam a máquina.
Agora, no estande da Lenovo na Brasil Game Show, eu tive a oportunidade de perguntar sobre seu funcionamento. Eu não estou me referindo ao Q Control que, ao selecionar o modo de performance, dá mais 17% de FPS (Frames Por Segundo) do que em funcionamento normal, ou tirando 25% do desempenho da CPU para silenciar a máquina. Me refiro ao Legion AI Engine que calibra o uso da máquina, calculando o uso simultâneo de CPU e GPU, para entregar o melhor desempenho para o jogo ou programa que você está utilizando.
Isso é sensacional!
Passei o cartão no site da Lenovo?
Ainda não! O Legion 5i da sétima geração está esgotado. E, por uma diferença de quinhentos reais vale a pena esperar para ter a nova super-máquina com Geforce RTX 3060, ao invés da 2060 e com teclado RGB. Saindo do mundo “quadrado” da Lenovo e indo para o mundo dos gamers cujo design, luzes e periféricos cool, fazem a diferença.
Então agora é esperar liberar o Legion e garantir o novo notebook gamer para as streams da Nuckturp e da Nuckturp Space Monkeys. Enquanto isso, o poder de streaming está com Mestre Vitão e Marcel.