Descobrindo o mundo de Katana-Ra
Katana-Ra é um cenário de RPG essencialmente cyberpunk, cujo mote é alta tecnologia, baixa qualidade de vida. Você encarnar personagens abarrotados de ciberimplantes, lutando para comer o sushi nosso de cada dia. Mas Katana-Ra vai muito além. É um mergulho na cultura japonesa, com referências diretas ao cotidiano, cultura, folclore e crenças, criando um RPG anacrônico que mistura o cyber o místico, a tradição e a vanguarda, o real e o absurdo.
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Conhecendo Katana-Ra
O mundo ficcional de Katana-Ra é um mundo velho, que experimentou todas as revoluções, guerras, catástrofes e avanços que nós e ainda mais. A tecnologia avançou tanto que permitiu aos humanos a explorar tanto seu mundo, levando a crises ambientais e sociais irremediáveis, quanto a conhecer novos mundos extra-terrestres. Essas viagens fizeram a humanidade a ter contato com duas raças alienígenas – os ulukku, seres que se assemelham a tubérculos sencientes do tamanho de ursos, e o dolgolae, seres que se assemelham a golfinho humanoides.
Além da exploração extra-terrestre, o mundo de Katana-Ra também tem seus mistérios sobrenaturais. A magia é uma realidade. Assim como demônios e criaturas místicas, oni e yokai.
A Grande Catástrofe
Durante a guerra mundial, um bombardeio atômico na cidade de Nagoshima liberou portais jigoku, portai que ligam o mundo com o inferno. Liberando um infinito número de oni e yokai, agora alterados pela terrível radiação atômica, que levam caos ao mundo dos mortais.
Nem mesmo a tecnologia está a salva da mácula do jigoku. Por não possuir essencia vital, a tecnologia é um alvo fácil para os espíritos, que possuem desde fábricas a cibermembros. A vida não é fácil em Katana-Ra.
O Jogo de Poder
Ao longo de décadas, vários grupos surgiram e caíram, na constante dança do poder. Desses, poucos conseguiram se consolidar, tornando-se as principais facções de Katana-Ra, sendo elas:
Os Aprimorados: um culto que vive no Nexus, uma espécie de ciberespaço avançado, e adora o Ser Supremo, uma inteligência artificial absoluta.
Os Keiretsu: a mais poderosa das facções, consistem em cinco clãs: Astanaga, Kimono, Hyojun, Clã Samurai Oculto e Clã do Sangue. A facção Keiretsu tem o controle majoritário de tudo: finanças, indústria e política.
Os Melhorados: aqueles que adotam os melhoramentos, implantes que amplificam a capacidade humana. Esta facção age rápido quando surgem ameaças contra os vassalos de Katana-Ra.
Os Neo-Xintoístas: um ressurgimento de seguidores do xintoísmo dedicados a espalhar a palavra. Suas lideranças podem ser encontradas ao lado dos shogun, oferecendo conselhos quando chegam tempos sombrios.
Os Pilares: um sindicato de trabalhadores operado por um senhor do crime implacável. Seus membros estão infiltrados por toda Katana-Ra e controlam praticamente todos os portos. Nada se move por via marítima ou ferroviária, a menos que os Pilares permitam.
Os Tradicionalistas: seguidores dos velhos costumes, eles se recusam a modernizar mais do que o necessário. Encontrados em regiões mais rurais, levando uma vida mais simples, longe da tecnologia.
Sua personagem
O processo de criação de personagem em Katana-Ra é relativamente simples:
- Escolha uma Shukugyo, a profissão da personagem, isso vai definir os como você aloca seus Atributos e Subatributos.
- Em seguida, distribua as Sukiru, as perícias, da sua profissão.
- Anote as Tokubetsuna da sua profissão.
- Determine o caminho e os equipamentos iniciais.
- Amarre as pontas soltas (mais características derivadas).
- Role o Gerador de Rireki.
Shukugyu
As Shugyu definem sua forma de jogar Katana-Ra. Se você quiser sentir a emoção da carnificina e dominar o campo de batalha, escolha o pistoleiro ou o samurai. Se quiser ter uma sensação mais pura de cyberpunk, escolha o trilha-nexus. Já se quiser uma experiência mais sobrenatural, o onmyoji é a sua escolha! Defina as estatísticas de jogo tendo em mente se sua personagem será mais versátil ou uma especialista. As Shukugyu são:
- Pistoleiro: você é o melhor no que faz, e sabe disso. Um pistoleiro são armas de aluguel, executando quem seu contratante mandar. Sempre com estilo.
- Kannushi: você é um sacerdote xintoísta. Suca conexão com um kami, uma divindade da natureza, que ele é capaz de tomar seu corpo para lutar, Um Kannushi incorporado é uma força a ser temida.
- Keibu-Hu: você é um inspetor de polícia, um detetive. Os crimes são rotinas nas ruas litadas das grandes metrópoles e você faz sua parte para minimizar a desigualdade, ou talvez você faça outras formas de justiça. Quem sabe?
- Operador Keiretsu: você é um mercenário treinado para encontrar problemas em megacorporações. Especialista em contraespionagem, seu objetivo é impedir que sua corporação seja destruída, ao mesmo tempo que tenta impedir que outra corporação seja mais bem-sucedida do que a que te paga.
- Nexorcista: você é um exorcista especial, capaz de purificar a tecnologia. As maravilhas tecnológicas não passaram ilesas da mácula do Jigoku, sendo alvo fácil de oni e yokai capazes de tomar posse dessa tecnologia e fazer dela seu corpo. Você usa de nanites abençoados para exorcizar máquinas e cibertecnologias.
- Trilha-Nexus: você é o hacker do novo mundo. Sua capacidade de pensar em códigos binários faz com que você não só seja capaz de entender o Nexus, o ciberespaço, como ser o ciberespaço.
- Onmyoji: você é um usuário de magia e seu dever é proteger o mundo dos desastres sobrenaturais. Onmyoji são conselheiros poderosos capazes de mudar o equilíbrio de poder.
- Rokishi: você é um lutador de sumô. Tendo treinado corpo e mente por décadas para atingir uma constituição descomunal, você é o responsável por proteger templos e pequenos vilarejos em lugar nenhum.
- Samurai: você é um guerreiro que serve a um shogun, você é a linha de frente na defesa da população mais fraca de Katana-Ra.
- Shinobi: você é um ninja, um espião e assassino profissional. Desde a tenra idade você é trinado a se mesclar com as sombras. Um bom shinobi é um shinobi que ninguém sabe a identidade.
- Sukabenja: você é a escória da sociedade. Conhecido como “rato de esgoto” você se banqueteia com o que os ricos descartam. Não há nada de valiosos que passe despercebido pelos olhos trinados de um sukabenja.
Atributos e Subatributos
Atributos são as estatísticas que dão forma à sua personagem, sendo três – Taikaku, que representa a forma física da personagem; Chiryoku, que representa o intelecto da personagem; Seishin, é o estado mental e espiritual da personagem.
Cada Shukugyu tem uma pontuação diferenciada nesses Atributos, que podem ser distribuídas em Subatributos, que moldam ainda mais as capacidades da personagem. Taikaku, por exemplo, é sub-dividido em Agilidade, Constituição e Força.
Além disso, outros atributos derivados, como Kenkou, que representa a saúde física, e Kokoro, que representa a energia espiritual.
Sukiru
Os Sukiru representam os conhecimentos que sua personagem domina. Suas esferas vão de técnicas de luta – arqueirismo, artes marciais, manejo de espada, etc., a conhecimentos mais específicos – primeiros socorros, leis, natação e afins.
Todos os Sukiru começam no nível 2, o que permite que o jogador comece como um membro funcional de sua profissão. Elas avançarão com base no uso, sucesso e falha durante o jogo.
Tokubetsuna
Tokubetsuna são talentos especiais únicos de cada profissão. São habilidades especiais que melhoram ações específicas ou permitem que o jogador acesse ações únicas, como usar magia.
Alguns Tokubetsuna oferecem bônus fixos de rolagens, aumentam o dano ou fornecem regras para situações específicas. Não há pontos atribuídos aos Tokubetsuna.
Amarrando as Pontas Soltas
Nesse ponto você vai definir aspectos mais específica de sua personagem, como o Hyoban, a reputação de sua personagem nas ruas, Tomi, que representa o dinheiro inicial e as condições materiais da personagem, Boei, a defesa em combate, e os equipamentos iniciais descritos na sua profissão.
Outro aspecto interessante são os Caminhos, uma filosofia de vida que cada personagem escolhe para trilhar seu destino nas perigosas ruas de Katana-Ra, sendo eles:
Caminho do Vuddha: personagens desse caminho devem seguir as cinco leis que regem a religião vuddhianista: nunca matar um ser vivo, não roubar, não abusar dos sentidos, não mentir, não poluir o corpo. Isso não significa que a personagem não pode se defender, e em muitos casos, a expressão “Eu não matei aquele pobre homem, a rua trezentos metros abaixo que matou” pode ser ouvida daqueles que seguem esse caminho.
Caminho do Samurai: ao contrário do caminho do Vuddha, o caminho do samurai permite matar, mas existem sete regras que devem ser seguidas com base no bushi-do. São elas: retidão, lealdade, honra, respeito, honestidade, coragem e consistência. Em Katana-Ra, bushi-do evoluiu para neobushi-do, mas os princípios permanecem os mesmos, embora mantê-los possa ser difícil quando o mundo está sempre mudando.
Caminho do Ronin: a personagem que segue esse caminho não responde a ninguém. Eles não têm empregador ou mestre e são livres para vagar pelo mundo. Para aqueles com status, esta personagem é evitado como uma pária. Para aqueles sob as botas dos nobres, o ronin é temido. A personagem venderá seu serviço ao maior lance, mudando facilmente de lado em um conflito pela quantidade certa de yencoin (o dinheiro de Katana-Ra). Isso não torna esse caminho maligno, um Ronin não precisa realizar atos perversos se optar por não fazê-los.
Caminho do Demônio: o caminho da brutalidade e do terror. O código de uma personagem que segue o Caminho do Demônio é definido pelos eventos cruciais em suas vidas que os colocam nesse caminho. Muitos que seguem o Caminho do Demônio já foram homens e mulheres orgulhosos que seguiam caminhos mais justos, mas foram surpreendidos pelo destino. Agora a personagem busca vingança contra aqueles que a prejudicou, e nada ficará em seu caminho.
Agora vamos falar das mecânicas de jogo, mas antes…
Lembre de acessar a página do financiamento coletivo e garantir a sua cópia.
Ou corra para pegar seu PDF de Katana-Ra no site da Editora Huginn & Muninn.Combate
Mecânicas de Jogo
RPG é um jogo de ações imaginadas. Situações são postas e o jogadores têm que usar sua criatividade de e as estatísticas de sua personagem para superar o desafio.
Katana-Ra usa dados de 10 lados em seus testes, divididos em 3 categorias:
Ações Externas: são ações ativa, visando causar um efeito – pular, hackear um PC, fazer uma manobra em uma moto, arrombar um cofre, etc.
Salvaguardas Internas: são reações, jogadas feitas guando a personagem sofre a ação de outro – resistir a tortura, cair, evitar ser ludibriado.
Rolagens de Resultado: ao ser bem-sucedido em uma Ação Externa, o jogador deve rolar seus “dado de resultado”, que é um d10 de outra cor para não causar confusão, que determina o que aconteceu com a ação executada. Uma Rolagem de Resultado se dá comparando o valor rolado em um d10 com os valores da Tabela de Resultados.
Combate
O combate em Katana-Ra é simples, rápido e mortal. O jogador irá rolar dois d10, um para a Ação e, em caso de uma Ação bem-sucedida, um dado de Resultado.
A rolagem de Ação é o somatório do valor do Subatributo relevante + o valor do Sukiru relevante mais o valor rolado do d10. O total dessa jogada deve superar o valor de Boei (defesa) do alvo.
Além disso, uma personagem pode executar uma quantidade de ações baseados em seu Valor de Ação, definido pelo Atributo relevante – Taikaku para ações físicas, Chiryoku para ações mentais ou no Nexus e Seishin para ações espirituais e mágicas. Cada ação no combate consome uma quantidade variável de Ações. Isso significa que você pode traçar estratégias conforme a situação. Podendo ir de uma abordagem totalmente ofensiva, gastando todos as suas Ações para atacar várias vezes o mesmo alvo ou múltiplos alvos diferentes; uma abordagem mais equilibrada, conservando Ações para se defender; ou mesmo sendo cauteloso e usando suas Ações para uma defesa total.
Além do combate mais tradicional, há regras específicas para confrontos mágicos, entre hackers no ciberespaço e até entre criaturas gigantes e mechas.
Viu como Katana-Ra é um cyberpunk no japão medieval simples de jogar e cheio de oportunidades? Agora quero ver você jogando também!
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