Para iniciantes Para jogadores RPG Vampiro, a Máscara

Dicas de interpretação: Ventrue

Ventrue, sim! Mas calma, caríssimos leitores…É que eu estava com amigos jogando Vampiro: Vendetta adquirido aqui da loja da Nuck e fiquei maravilhado com a forma como os clãs são retratados no jogo através de suas cartas de ações. Conclui inclusive que existiam ali valiosas dicas de interpretação caso se quisesse jogar o RPG da White Wolf.

O estereótipo passado em cada uma das habilidades mostrava com clareza e fidelidade o que se espera que os personagens façam e isso foi maravilhoso. Vou, portanto, aproveitar-me do espaço para descrevê-los aqui na esperança de que te ajude na interpretação desse primeiro clã que escolhi, os Ventrue.

Nós fizemos um sorteio e eu acabei pegando eles na minha primeira partida e foi muito divertido! Por sinal, assim como em Dungeons e Dragons, uma das partes mais divertidas de criar o personagem é descobrir onde você se sai melhor, qual classe e raça combinam com você e seu estilo de jogo, etc. Aqui é a mesma coisa para/com seu clã do coração.

Dica 1: O Poder da Influência

O Clã Ventrue, desde o começo dos tempos, é o clã que assumiu essa responsabilidade de estar a frente dos demais como lideres. Eles assim o fazem por que seu antediluviano foi escolhido pelo próprio Cain para administrar a segunda cidade onde eles viviam, e isso só pode ser um bom sinal, certo? Para o clã de sangue azul, eles, melhor do que ninguém, tem conhecimento e vontade para fazer com que as coisas aconteçam – do seu jeito – em prol de um bem maior e melhor. A Mentalidade deles sempre será, portanto, a de um problem-solver, alguém que soluciona problemas.

Foi também através das crias desse clã que os membros compreenderam que comandar das sombras, ( por trás das cortinas, por debaixo dos panos, pode escolher! ) surte um efeito melhor do que dar na cara o quão poderoso você é e ser caçado por N outros cainitas e/ou mortais no meio do caminho. E isso torna o clã Ventrue um clã MUITO politico.

Não é novidade que eles tem fontes de riquezas imensas, e a bem da verdade, qualquer membro poderia sê-lo se isso importasse igualmente a todos. Quando você vive por centenas de anos, acumular riquezas se torna uma consequência, afinal de contas. Então o que os Ventrue tem, além do dinheiro, para oferecer?

Uma das grandes sacadas desse boardgame entra aqui, ou você se ajoelha ( dando sangue, recurso do game ), ou você perde status ( e ele mantém o dele.). Pois na lore também! Ventrues compreenderam que status é bastante importante, e se você tem status, as pessoas te procuram pra solucionar problemas, para conselhos, para ajuda no geral, te vêem com mais frequência numa posição de autoridade em alguma coisa. E é isso que você quer…

Ventrue Hardestadt, o jovem! Retirado do White Wolf Wiki

Dica 2: Mostrando-se Poderoso

Nesse outro tipo de influência no qual os Ventrues são bons, eles contarão com favores a perder de vista, e uma pessoa que não cumpre com a sua palavra perde status, então é bastante simples. Quer um exemplo de quem executava bem o sistema de favores? Don Corleone. Difícil não conhecer esse personagem né? “Você precisa de algo? Tudo bem, mas saiba que um dia, e pode ser que esse dia nunca chegue, eu precisarei de suas habilidades. Até lá…”

E desse jeito os Patrícios conseguem contatos na polícia, na máfia, na prefeitura, no governo, onde você imaginar, e esse contatos podem ser ghouls, cria dele mesmo ou mortais, mas fato é, eles estarão lá pra você. E é isso que te torna valioso. Os demais familiares do seu clã medirão sua utilidade e capacidade através disso também.

É natural ver Ventrues escolherem esse ou aquele membro por conta de seu status ( algo que ele já tenha feito ) ou por saber que alguém de seu interesse lhe deve um favor, essa dinâmica do clã também é maravilhosa para demonstrar o lado politico do clã, o famoso “eu conheço pessoas que conhecem pessoas”.

Ventrue retirado do Pinterest

Dica 3: Usufruindo do Clã

Ainda falando dessa dinâmica de clã, atesto que os Ventrue são um clã bastante unidos, talvez só ficando atrás dos Nosferatu… Orgulhosos de suas linhagens que remontam sua árvore até o antediluviano, não será incomum ver um pedido de ajuda atendido por eles, contanto que as características anteriores estejam em dia na sua conta.

É claro que sempre existirá aquele que dirá que ajudá-lo é investir recursos que não darão retorno, mas no geral, pela forma como o clã funciona e com base nessa politica dos status, apostar contra você e perder pode significar um problema muito maior pra ele lá na frente… Então só assuma responsabilidades que você julgar conseguir resolver.

Como os Ventrues entendem o clã como uma equipe que, trabalhando em conjunto, faz a empresa se destacar e crescer com eficácia ( e pode-se dizer que a empresa poderia ser a Camarilla ), não vai ser incomum também que o beneficio do todo prevaleça sobre o de seres individuais. Mais uma vez parafraseando “O poderoso Chefão:” – São só negócios. No geral a tentativa será a de que ninguém do clã seja sacrificado, mas se for realmente preciso…

Isso tudo considerando que o clã dos Reis está, de fato, na torre de marfim. Aqui, todos anciões são muito reticentes em dar oportunidades aos neófitos, a frase diz: “Esse seu plano parece bom, mas amadureça-o por mais um século ou dois e depois regresse.” . Essa frase dá a impressão de que são noites de poucas oportunidades e mudanças e nada mais natural para um clã extremamente tradicionalista.

Por isso alguns Ventrues debandaram para os anarquistas ( e eles sempre serão vistos como incompetentes pelos membros da Camarilla ) ou quem sabe algo mais extremo como o Sabbat.

Ventrue Yan Pierterzoon – Personagem capa do livro: Romance de Clã Ventrue da editora Devir

Enfim

Muitas das características ainda serão reaproveitadas, mas você poderá dar o seu toque de extremidade a partir dessas dicas já citadas aqui. Essas são as dicas de interpretação que julguei mais relevantes para dar a vocês ideias de como agir na pele de um sangue azul. Espero ter preenchido as lacunas que por ventura possam ter surgido e claro, te convido a deixar nos comentários quaisquer dúvidas para que possa ajudá-los.

Ah, se quiser saber mais sobre a história do mito do vampiro como um todo, culturalmente, ao longo do tempo e ao redor do mundo, essa matéria escrita pela Luna tá MUITO legal, recomendo!

Fiquem bem, A noite é nossa!