Para iniciantes RPG

Dicionário do RPG

Quando eu (re)entrei no mundo do RPG, fui bombardeado por palavras que eu não conhecia ou não lembrava. Me senti tão fora, tão deslocado que corri na internet para achar os significados. Foi então que percebi que não havia, com propriedade, nenhum dicionário, ou lista de termos, com os significados que eu buscava e em formato bacana de explicação.

Então vou fazer aqui, um dicionário de RPG, do meu jeito e espero que você curta e se houver palavra que queira acrescentar. Joga nos comentários que iremos acrescentar.

Como usar o dicionário?

O dicionário vai crescendo conforme suas dicas, pedidos e informações vão surgindo. Por isso, se quer buscar uma informação rápida use o CTRL+F ou CTRL+L no seu computador, ou pesquisar no menu do seu navegador do celular para encontrar a palavra que quer mais rápido.

Termos que irá encontrar em suas mesas de RPG

Ação é literalmente a ação que seu personagem pode fazer. Em alguns momentos, como combate, é necessário colocar todo mundo em turnos. Em cada turno seu personagem pode fazer uma ação. Andar, correr, atacar, defender, usar magia, usar um item e assim vai. É sua decisão o que seu personagem pode fazer naquele turno.

Ação Bônus é um movimento extra que seu personagem tem naquele turno. As ações bônus podem ser um pouco mais simples como preparar uma magia, entrar em alguma posição ou usar algum item. Essa ação geralmente é descrita e em quantidade de vezes também.

Aventura é um arco dentro de uma campanha. Geralmente ligado há uma série de atos que levam ao desvendar de uma história e pode ser dividida em diversos pedações e pode seguir por diversos caminhos. Por exemplo, a aventura de encontra o ovo do dragão, pode passar por festa em taverna, parada para desenvolver habilidade e até abrir uma nova missão que apareceu no caminho. É comum você comprar livros com aventuras prontas em diversos sistemas, economizando o tempo de criar todo o universo, que incluí desde local, história, personagens e eventos.

CA é a sua Classe de Armadura e em alguns sistemas ela oferece a informação de quanto esforço teu inimigo precisa fazer, ou seja, quão mais alto deve ser a rolagem de dado dele, para que ele te acerte. Se você tem uma CA de 16 e o inimigo tirou 15. Ele passou de raspão, você não sofre dano. Se ele tirou 17, você toma dano.

CD é a Classe de Dificuldade que representa o nível de um determinado desafio, por exemplo, não ser impactado por uma nuvem de veneno ou superar a força de um encantamento inimigo. Normalmente só o mestre os CDs, com exceção das magias dos personagens, que os jogadores também sabem.

Cenário é o mundo pelo qual se dá o jogo de RPG. O Cenário é constituído por toda descrição ambiental, NPCs e acontecimentos. Você pode pegar um mundo pronto ou criar o seu próprio, você decide como mestre. Como jogador, seu papel é encaixar e vivenciar o seu personagem nesse mundo.

Classe. É comum em alguns sistemas encontrarmos classes de personagens. A classe representa alguns atributos e habilidades que seu personagem escolheu ter, por exemplo, mago é uma classe com base em magia e que precisa estudar as magias para executar. Bárbaro é um classe focada em força e assim por diante. Cada sistema possui um conjunto de classes, e em alguns sistemas podem ser chamadas de profissões, como em Call of Cthulhu RPG.

d6 é o dado comum de seis faces. Aquele que você sempre usou em qualquer jogo de tabuleiro.

d20 é o nosso querido dado de vinte faces, que não é o maior não. Tem ainda o d100! Porém, o d20 foi concebido para aumentar as probabilidades em uma rolagem de dados. Com 6 lados, existe a probabilidade de 16,6% de cair sobre uma determinada face. É 16% de chance de acertar um crítico e isso é muito para um RPG. Por isso, criaram o d20 que reduz essa chance para 5%. Reduzindo a quantidade de críticos. Tanto para sucesso, quanto para falhas.

d100 é o maior dado de todos. Usado muito no Call of Cthulhu RPG. Ele reduz a probabilidade para 1% de chance de ter um crítico, tanto no sucesso, como na falha. Ele é caracterizado por 2 dados de 10 faces. Sendo um as dezenas e outro os decimais. A junção dos dois números formam o valor da sua rolagem.

Deslocamento é a capacidade do seu personagem de andar dentro e fora de combate. Cada raça e classe tem vantagens ou desvantagens de deslocamento, dependendo do seu atributo principal.

D&D é um acrônimo de Dungeons & Dragons, um dos diversos sistemas de RPG que existem pelo mundo à fora. O D&D ficou famoso pelo seu mundo fantasioso e cheio de detalhes, com origem nos antigos jogos de guerra de mesa. Só que acrescentando a toque de história e emoções que faltava nas guerras de miniaturas.

DM vem do inglês Dungeon Master, também conhecido aqui no Brasil como Mestre da Dungeon, Mestre do Jogo ou apenas Mestre. Sua função é conduzir a narrativa do jogo e validar as decisões dos personagens. O DM é responsável por preparar e deixa tudo certo para que os jogadores entre no mundo lúdico com seus personagens e possam ter uma excelente experiência.

Encontros são os momentos onde os personagens encontram com NPCs ou inimigos. É o momento onde determinadas habilidades deverão ser testadas. Pode ser um encontro de combate, de interrogação ou de persuasão, como exemplos. Geralmente o termo é bem focado em combate.

Escudo é onde o mestre guarda suas informações. É lá que estão todos os segredos da história, as possibilidades de caminho, fichas de monstros e NPCs. Por trás do escudo é onde também acontecem as rolagens secretas do mestre (ou narrador) caso ele esteja preparando algo para a história.

Iniciativa é o momento em que o mestre precisa montar a ordem dos turnos de combate. No role-play normal, não há uma ordem, é como se fosse uma conversa entre personagens. No combate é necessário ter uma ordem para não ficar confuso, para o mestre controlar os danos e para que todos tomem suas ações. A iniciativa toma como base o atributo destreza.

Lore é a história por trás da história. É o que os atores dedicam semanas e meses estudando para atuar em um filme. A Lore do Coringa, por exemplo, é famosa por deixar seus atores meio conturbados. Geralmente não é explicada e nem exposta normalmente, mas é o que faz o personagem ou o mundo ser daquele jeito. A Lore está constituída de um conjunto de crenças, memórias e experiências que ditam as razões por um personagem agir de um jeito ou de outro.

Mapa é literalmente o mapa! Alguns jogos de RPG usam para combate mapas (ou grids) para análise de distância entre personagens e efeito de magias, por exemplo. Normalmente visto em uma visão superior.

Narrador também conhecido como Mestre, Juiz, General, DM e assim por diante. O Narrador é o responsável pela leitura do cenário, garantir que as regras estão sendo executadas (e até inventar se for apropriado) e narrar a história para os jogadores.

ND é o Nível de Desafio que muitas vezes orienta o mestre na hora de criar os encontros de combate, por exemplo. Se o nível de dificuldade é muito alto, é possível que eles morram. Porém, se for muito baixo, talvez os jogadores morram também, de tédio. O valor do ND representa o nível que quatro jogadores devem ter para ser um encontro equilibrado. Em inglês, você encontrará CR ou Challenge Rate.

NPC é o Non-Player Character, conhecido como personagem sem jogador. São os personagens que fazem parte da história e são interpretados pelo mestre. Os NPCs ajudam no desenvolvimento da história, dão suporte e algumas vezes até trapaceiam, mas é um personagem tão estruturado, com sua lore e tudo mais, quanto o personagem de um jogador.

One-shot é uma aventura de um dia. É uma história que será contada em apenas algumas horas. Tem começo, meio e fim. Usada geralmente para testar um sistema novo, receber jogadores iniciantes ou para interagir com a galera em eventos. A palavra vem do inglês e significa: um-tiro!

Party é também conhecido com o grupo de aventureiros que estão no jogo. Pode ser 2 ou mais personagens dentro do jogo e pode unir NPC também.

Plot é o famoso enredo, é a sucessão de acontecimentos que conduzem a história. A junção de diversos acontecimentos e ações se transformam na Plot, que é responsabilidade do mestre conduzir com o auxílio dos jogadores.

Plot Twist é a virada do enredo, é quando algo inesperado acontece na linha de acontecimentos da história. Por exemplo, quando você descobre que o cara que tem te ajudado nos últimos 10 meses de jogo, o NPC mais bondoso, na verdade é o seu arqui-inimigo e ele estava ao seu lado te manipulando o tempo todo.

Raça. Para os sistemas um pouco mais fantasiosos existem Raças de personagens. As raças trazem consigo, além do aspecto físico, uma Lore específica. Exemplo: um Tiefling é uma mistura de humano e demônio, é um herdeiro do inferno. Então ele tem habilidades como ver no escuro e resistência a dano de fogo, porém ao andar na cidade ele não é uma criatura bem vista, e geralmente é repudiado pelos humanos. Outra raça são os anões que são fortes como rochas, tem uma certa longevidade, mas são baixos e não são rápidos. Existem dezenas de raças em diversos sistemas e alguns inclusive limitam, para que não haja um péssimo desenvolvimento da história.

Rolagem é o ato de rolar, ou jogar, os dados. Exemplo: Rola um d20 para testar sua força ou rola um d100 para testar sua saniedade, e assim por diante.

Role-play, que vem do inglês, significa interpretar ou jogar/brincar com papéis. O RPG é um jogo de interpretação, mais do que dados, combates e monstros, o RPG é um jogo onde a interpretação traz os efeitos especiais e fazem a brincadeira virar mágica. É entrar no personagem e viajar com o mestre e os jogadores amigos. Então vale um pouco de teatro, mudança de voz e até, em alguns casos, usar roupas diferentes. Se você é iniciante, não se assuste, no começo só interpretar como seu personagem falaria já é o suficiente.

RPG ou Role-Playing Game é o nome que damos para esse tipo de jogo onde o objetivo é a interpretação de papéis. Você cria seu personagem e vive como ele dentro de uma história narrada por um mestre. O objetivo maior é criar uma história em conjunto, mestre e jogadores.

Save. Quando o mestre disser faz um save de algo, você deve entender que ele está dizendo faça um teste de defesa em relação a algo que irá acontecer ou que está em andamento. Exemplo: Você abre uma porta e o mestre pede um save de constituição. É bem provável que você disparou uma armadilha e irá receber algum dano, ele só vai analisar como e quanto.

Sessão é como chamamos um dia de jogo, podendo ser uma parte de uma aventura, uma one-shot ou até uma sessão de criação de personagens.

Sistema é o conjunto de regras pelo qual você está jogando. O sistema geralmente é ensinado nos livros dos jogadores e nos dos mestres. Esse conjunto de regras determina o que todos irão fazer e como seus testes serão avaliados. Em D&D quanto maior, melhor o resultado. Já em Call of Cthulhu, quanto menor o número, maior o sucesso da ação.

Teste. Para algumas ações o mestre irá pedir para você testar alguma habilidade. Você quer pular um muro? Talvez seu mestre peça um teste de força ou de atletismo. Você quer convencer um segurança que você não é o culpado de um homicídio, terá que testar persuasão, carisma ou sedução. O resultado do teste dirá se o movimento foi um sucesso ou um fracasso.

Turno é o seu tempo para agir! Muito usado nas fases de combate para definir a ordem de ação dos personagens de acordo com a iniciativa. É no turno que você executa um ataque, uma magia, um movimento ou se prepara para algo. Cada jogador tem seu turno, inclusive os inimigos e NPCs.

Vantagem e Desvantagem. Em alguns testes o mestre vai pedir para você testar suas habilidades e é possível que você tenha ajuda para realizar ou que algo esteja prejudicando seu desempenho. Por exemplo, você quer escalar um muro e um amigo te ajuda, é possível que você tenha vantagem. Agora escalar o mesmo muro, mas está chovendo e você não consegue segurar direito, aí rola uma desvantagem. Vantagem e desvantagem são caracterizados pelo rolamento de 2 dados. Em vantagem você escolher o maior resultado e em desvantagem você escolhe o menor.

Curtiu esse dicionário do RPG? Vamos tentar mantê-lo sempre atualizado e seguindo as suas ideias, então deixe suas perguntas nos comentários e colabore com novas palavras.

Esse dicionário do RPG é para nós, para você e para os jogadores iniciantes se encontrarem quando esquecerem de algo.

Um grande abraço!

Agradecimentos

Agradecimentos especiais para quem está contribuindo com o crescimento do nosso dicionário do RPG: