Dicionário do RPG: Beholder – D&D 5e
Beholder é também conhecido como o Observador ou o Olho-Flutuante. É uma criatura clássica do universo de Dungeons and Dragons e cheia de histórias.

Primeiramente entenda que os observadores possuem diversos tamanhos, multiplicidade de olhos e magias, porém são sempre em formas esféricas com um grande olho, uma grande boca e diversos menores olhos que lançam suas magias.
Sua personalidade é agressiva e são extremamente gananciosos. Geralmente escravizam pessoas e controlam suas vidas, criando grandes impérios do mal. Assim como a história de Guilda de Ladrões de Xanathar. Com sua influência e poder, eles dominam cidades e acabam criando um grande império de maldade, escravidão, tráfego e, claro, morte.

Beholder tem magia? Muitas!
O beholder já flutua, isso já deveria dizer muita coisa sobre ele. Porém, são seus olhos que trazem os maiores desafios. Cada olho pode ter, de acordo com cada mestre, alguns raios que podem dificultar a vida de nossos aventureiros. Além disso, quanto mais ancião o beholder for, mais desafiador será essa batalha.
O observador pode ter as seguintes magias:
- Raio Enfeitiçador – Criatura fica enfeitiçada por 1 hora.
- Raio Paralisante – Criatura alvo fica paralisada por 1 minuto.
- Raio Aterrorizante – Criatura fica amedrontada por 1 minuto.
- Raio da Lentidão – Deslocamento do alvo é diminuído pela metade e não pode reagir.
- Raio Enfraquecedor – Sobre dano necrótico.
- Raio Telecinético – Observador move a criatura por 9m e ainda deixa-a contida no aperto telecinético.
- Raio Sonífero – Criatura adormece ou fica inconsciente por 1 minuto.
- Raio Petrificante – Criatura alvo se transforma em pedra e fica contida.
- Raio Desintegrador – Sofre um grande dano e se sua vida for para zero, o alvo vira pó.
- Raio da Morte – A criatura alvo sofre dano necrótico e morre se chegar a 0 PV.
Viu que tranquilo é enfrentar um Beholder? Agora entende porque a maioria das pessoas são escravizadas por essas criaturas e porque eles criam um grande império do mal onde estão?
Você pode pegar muitas informações sobre o Beholder e outras criaturas no melhor de todos os livros de D&D, o Manual dos Monstros. Esse a gente recomenda ter.

Covil do Observador

O observador é inteligente e sabe que para não ser surpreendido por um ataque de oportunidade ele precisa estar em uma ambiente propício. Assim, ele escolhe locais grandes e espaçosos, geralmente com tetos altos, onde ele pode atacar tranquilamente.
Além dos desafios dentro do Covil como a viscosidade do chão e os apêndices nas paredes que podem agarrar os heróis, fora do Covil também dá para sentir a presença do Observador. Assim, o personagem pode se sentir observado quando próximo ao Covil, distorções na realidade podem acontecer e alguns efeitos mágicos podem surgir.
Tirano da Morte
Com todos esses desafios, o Beholder ainda pode se transformar no Tirano da Morte! Quando sua mente é possuída por uma loucura e ele começa a imaginar uma nova realidade, a criatura derrete sua própria pele, mostrando apenas seus ossos, mas mantendo suas magias. Porém, agora suas magias são originadas da não-vida.
Portanto o Tirano da Morte é um grande esqueletão monocular, sem matéria orgânica, mas com bastante magia. Seu Covil também recebe alteração, pois agora é preenchido com olhos e tentáculos espectrais.
Em resumo, interpretar um Beholder e colocá-lo em combate com seus jogadores pode ser bem divertido. De acordo com sua personalidade, coloque-o em locais que sua ganancia possa ser explorada, além da sua característica escravagista.