Dicionário do RPG: Classe de Armadura (CA)

CA é a sua Classe de Armadura e em alguns sistemas ela oferece a informação de quanto esforço teu inimigo precisa fazer, ou seja, quão mais alto deve ser a rolagem de dado dele, para que ele te acerte.

A Classe de Armadura tem nomes diferentes nos diversos sistemas de RPG. Pois alguns sistemas dizem que a armadura cobre o corpo inteiro, como no Dungeons & Dragons ou por parte do corpo, como em Cyberpunk 2020.

Então a CA diz se você conseguiu fazer dano no inimigo ou vice-versa.

Classe de Armadura no D&D

Sua CA no D&D é constituída pela armadura que você veste, o escudo que carrega e pelo seu modificador de destreza. Porém lembre que nem todos os personagens usam armadura e escudos.

Sem armadura e escudo sua CA será 10 + seu modificador de Destreza.

Existem algumas magias e características de classe que alteram os cálculos, por isso verifique o livro do jogador, do mestre ou dos monstros para ver esses detalhes.

Além disso, lembre que ao usar armadura e escudos você recebe penalidades se não tiver proficiência no uso desses equipamentos.

Entendendo a Classe de Armadura no D&D

Se a sua CA por exemplo é de 16, seu inimigo para conseguir te dar dano precisa tirar nos dados 16 ou mais. Pois, em caso de empate o vencedor é o atacante. Caso ele tire 15 ou menos, seu personagem não sofre dano.

O mesmo equivale para atacar seu oponente, você precisa igualar ou superar o nível de armadura dele no ataque.

Ficha de Personagem do Mufasa Scar extraída do DNDBeyond.