Dicionário do RPG: Condições — D&D 5e
No mundo do RPG, especialmente em jogos como Dungeons & Dragons 5ª edição, o conceito de “condições” é fundamental para entender como os personagens interagem com o mundo ao seu redor e as várias situações que podem enfrentar durante suas aventuras. As condições são efeitos que alteram temporariamente as capacidades de uma criatura, podendo ser benéficas ou prejudiciais, dependendo da natureza da condição.
O que são Condições?
Condições são efeitos especiais que podem afetar criaturas de diversas maneiras. Elas podem ser resultado de magias, habilidades de classe, ataques de monstros, ou outros gatilhos específicos dentro do jogo. Portanto, esses efeitos alteram temporariamente como um personagem pode agir ou reagir ao ambiente e situações ao seu redor.
Quais são as Condições de D&D 5e
CONDIÇÃO | |
Agarrado | A criatura não pode se mover a menos que escape do agarrão. |
Amedrontado | A criatura tem desvantagem em rolagens de ataque e testes de habilidade enquanto a fonte do seu medo estiver à vista. |
Atordoado | A criatura está incapacitada, não pode se mover e fala com dificuldade. |
Caído | A criatura está deitada no chão, tendo desvantagem em ataques e vantagem contra si em ataques corpo a corpo. |
Cego | A criatura não pode ver, falhando automaticamente em testes que requerem visão. |
Enfeitiçado | A criatura é impedida de atacar ou alvejar o enfeitiçador com habilidades prejudiciais. |
Envenenado | A criatura tem desvantagem em rolagens de ataque e testes de habilidade. |
Impedido | A velocidade da criatura é reduzida a 0, e não pode se beneficiar de qualquer bônus para sua velocidade. |
Incapacitado | A criatura não pode realizar ações ou reações. |
Inconsciente | A criatura está incapacitada, não pode se mover ou falar, e desconhece seu entorno. |
Invisível | A criatura é impossível de ser vista sem o auxílio de magia ou sentido especial. |
Paralisado | A criatura está incapacitada e não pode se mover ou falar, e ataques contra ela têm vantagem. |
Petrificado | A criatura é transformada em pedra, está incapacitada, e não pode se mover ou sentir. |
Surdo | A criatura não pode ouvir e falha automaticamente em testes que requerem audição. |
Duração das Condições
A duração de uma condição pode variar. Algumas condições duram até serem contrariadas por uma ação específica (como se levantar para contrariar a condição de “caído”), enquanto outras duram por um tempo determinado pelo efeito que as impôs. Se um personagem é afetado múltiplas vezes pela mesma condição, cada instância tem sua própria duração, mas os efeitos não se intensificam; ou seja, ou o personagem está afetado pela condição, ou não está.
Gerenciando Condições
É importante para jogadores e mestres entenderem as condições, pois elas podem ter um grande impacto no desenrolar do jogo. Saber como e quando uma condição pode ser aplicada ou removida pode ser a chave para o sucesso ou fracasso de uma missão.
Por exemplo, se um personagem está “Caído”, ele pode se levantar usando sua ação de movimento. Isso remove a condição “Caído”, permitindo que ele continue a lutar sem as desvantagens associadas a essa condição.
Importância das Condições
Condições são uma parte vital do D&D e outros RPGs, adicionando uma camada de complexidade e realismo às aventuras. Elas podem representar desafios adicionais para os jogadores superarem, ou vantagens que podem explorar em seu benefício. Portanto, entender como as condições funcionam e como gerenciá-las é essencial para qualquer jogador que deseje se aprofundar no jogo e maximizar as chances de sucesso de seu personagem.