Dicionário do RPG: Dungeons & Dragons (D&D)

Dungeons & Dragons é um sistema de RPG de alta fantasia criado por Gary Gygax e Dave Arneson, que foi publicado pela primeira vez em 1974. Assim, o sistema é considerado por muitos como o pai do RPG moderno, pois Gary Gygax adaptou os wargames de miniatura que gostava de jogar para uma dinâmica com histórias. Portanto ele uniu as miniaturas dos wargames com elementos narrativos, criando uma maior imersão e engajamento dos jogadores.

Livro que deu origem ao D&D que conhecemos hoje.

Pode-se dizer que Dungeons & Dragons foi responsável (e talvez ainda seja) pela popularização do RPG, pois seus elementos são inspirados no universo de J.R.R. Tolkien e outros elementos da mitologia. Que são clássicos de universo fantasioso que as pessoas gostam de vivenciar. Além disso, alguns assumem que D&D também pode ter influencia de H.P. Lovecraft e Lewis Caroll.

O D&D também é conhecido por ser um sistema que estimula a criação de diversas histórias e publica muitas aventuras prontas como Out of the Abyss, Curse of Strahd e Storm Kings Thunder.

Também serviu de inspiração para a criação da série de desenho animado Caverna do Dragão e jogos como Baldur’s Gate, Neverwinter Nights e muitos MMORPGs. Pois seu sistema é bem versátil e atende diversos tipos de jogadores.

História curta do D&D

Hoje o D&D está em sua 5ª Edição e vem sempre sendo aprimorado e validado entre os jogadores.

Em 1977 o D&D recebeu sua primeira divisão, onde separou uma versão mais simples, o próprio D&D, e uma outra mais complexa, chama de Advanced Dungeons & Dragons (AD&D). Deixando uma versão para iniciantes e outra para quem já estava querendo maior nível de personalização e controle no jogo.

Posteriormente, em 2000, a versão simples foi descontinuada e nasce o D&D 3.0, que também marca a abertura do sistema d20 e o Open Game License. Assim, dão espaço para o surgimento de novos sistemas de RPG com cenários licenciados como Star Wars e Call of Cthulhu. Além disso, em 2003 a Wizards of the Coast, atual detentora dos direitos do D&D, lança a versão D&D 3.5 que para muitos é a melhor versão que já existiu, pela sua amplitude e complexidade.

Já em 2008 a versão 4.0 foi lançada dividindo a opinião de muitos fãs devido a diversas decisões editoriais. Em 2010 linha Essentials desta mesma edição foi lançada com o propósito de simplificar e ser mais acessível para novos jogadores. Porém não houve muita repercussão, pois nem mesmo foi localizada para o Brasil.

Em 2014 teve o início de um playtest com mais de 175.000 pessoas por todo o mundo durante 18 meses. Esse playtest ficou conhecido como D&D Next, dando origem a 5ª edição que conhecemos hoje.

Agora, em 2016, a Wizards of The Coast lançou novamente a Open Game License (OGL) do D&D 5ª Edição, deixando o processo criativo novamente aberto.